Telma

Telma

Descrição

Porte pequeno, 10 anos (Fevereiro de 2008), muito meiga, triste e sossegada. Sem um olho. Do outro olho é cega. 1.ª vacina (21/03/08). 2.ª vacina (18/04/08). Esterilizada.

História

A Telma foi recolhida no dia 26 de Fevereiro de 2008. Tudo aconteceu ao início da tarde, quando uma de nós presenciou o atropelamento desta pequenina. O carro passou por cima dela... e, da mesma forma como passou
depressa, desapareceu ainda mais depressa. Não tivemos tempo de ver mais nada, senão o que restava para trás... Uma menina pequenina, ainda ás cambalhotas na estrada... Que aflição! Que terror!

Deparámo-nos então com uma menina que, além de muito assustada, estava com o maxilar partido e toda toda torta nas patas. Vimos também que não tinha um dos olhos, e que com o outro olhinho deve estar a ver muito mal.

Corremos logo com ela para a veterinária! Ponto de situação:

Esta menina veio bem medicada e tem de comer apenas papas de comida de cão (de latas). Até à data deste texto, ainda não tinha pegado na comida... :(

Desde que se viu no colo, a Telma não quer outra coisa... Sente segurança quando nos sente, quando se sente em contacto connosco. Aí fica tranquila.

Já no seu ninho, dormiu um longo sono... Estava com uma serenidade, uma tranquilidade, que sentimos mesmo que talvez não soubesse o que era tudo isto que agora está a viver. Foi um dia longo para a Telma...

Contamos com a ajuda de todos caso a Telma continue a precisar de auxílio, já que vai ser uma situação bem delicada esta sua recuperação (com ou sem operação!).

Actualização de 27 de Fevereiro de 2008

O dia começou calmo, mas sem a Telma comer. Levámo-la à veterinária, e foi mesmo lá que esta menina finalmente começou a comer. Que alegria!!! Desta forma, já não precisa de ser submetida a esta cirurgia. Fica com o maxilar torto, mas consegue comer bem e escusamos de a sujeitar a uma cirurgia difícil.

Contudo, o olho que resta a esta menina é mesmo completamente cego. Ou seja, esta menina não vê mesmo nada de nada... Tem uma forte dependência de nós e só se sente segura e tranquila à nossa beira.

Em breve, teremos de tratar dos nódulos mamários, uma vez que tem cancro de mama e não podemos deixar avançar. Nessa altura, pediremos a devida ajuda específica para esta menina, pois além de ter de ser operada, terá de fazer umas análises pré-operatórias para verificarmos se está está em condições de ser submetida a uma cirurgia.

Por enquanto, enquanto o maxilar cicatriza, a recuperação passa por muito descanso, comidinha mole e medicação direitinha (bem como aplicação de pomada na zona da boca que abriu).

Actualização em 6 de Março de 2008

Amanhã, dia 7 de Março de 2008, a Telma irá realizar o raio-X para se tentar verificar se tem metástases nos pulmões. No caso de já ter, a operação já não se justifica... já não haverá nada a fazer em relação ao cancro mamário. No caso de não ter, irá realizar, também dia 7, análises ao sangue para se tentar ver se aguenta a operação. Se estiver tudo bem, marcaremos a cirurgia da Telma para a próxima semana, para retirar então as cadeias mamárias.

Esta menina tem-se revelado um doce. Super dependente de nós, vai connosco para todo o lado. Só assim se sente bem e tranquila... Infelizmente, a vida foi má e injusta com ela. Talvez agora, mesmo velhinha, ainda possa ser um pouco feliz.

Assim que haja novas notícias, colocaremos. Estamos verdadeiramente ansiosas por saber o que se passará com esta nossa velhinha a nível de saúde...:(

Actualização em 11 de Março de 2008

No dia 7 de Março de 2008, a Telminha foi realizar o raio-X. Aparentemente, parece tudo limpo sem metástases. Aparentemente... Contudo, o raio-X revelou uma alteração no coração, pelo que, dado esse novo dado e tendo em conta a idade dela, foi feito um electrocardiograma. Felizmente, o coração está normal!!! Realizou também análises ao sangue e os resultados entretanto já chegaram. Felizmente, também se encontra tudo bem para se avançar para a cirurgia.

Assim, esta menina vai ser operada no dia 13 de Março (5.ª feira) para retirar as cadeias mamárias e fazer uma destartarização, dado que os dentes se encontram em péssimo estado. Estamos com o coração nas mãos pela nossa velhinha... Depois da operação, daremos mais notícias!

Actualização em 15 de Março de 2008

A pequena Telma foi operada no passado dia 13 de Março. Foi com bastante ansiedade e angústia que a deixamos na clínica, dada a idade da menina!! Mas, felizmente, ao final da tarde ligaram-nos e o nervosismo acabava: tinha corrido tudo muitíssimo bem. Foi retirado o tumor mamário, foi feita a esterilização e a destartarização. Acordou muito bem, sem problemas.

Fomos buscá-la logo na noite do dia 13, porque a menina começou a ficar agitada. Quando lá chegámos, ficou tão feliz por nos sentir e ouvir, que veio logo a correr para o nosso colo e aí ficou e tranquilizou. Desde então, tem estado bastante sossegada e a recuperar muito bem da cirurgia, estando medicada até tirar os pontos no próximo dia 21 Março. Contudo, em relação ao olho que lhe resta, mas que é cego, além de serem estarem a ser aplicadas gotas, tem de ser rigorosamente vigiado, pois há receio por parte dos veterinários que possa "desenvolver" glaucoma... Agora vai recuperar da cirurgia e torcemos para que o olho cego estabilize.

Tanto o raio-X, electrocardiograma, análises ao sangue e cirurgia já está tudo pago (no total de 255 euros). Muito obrigada por mais uma ajuda neste sufoco e por mais uma menina ajudada!

Actualização em 21 de Março de 2008

Hoje, a Telma foi retirar os pontos. Esta com uma cicatriz perfeita e sem problemas. Portou-se muito bem e já levou a 1.ª vacina (como é passeada em espaços públicos, preferimos não arriscar!). A veterinária aconselhou também darmos-lhe Dermocanis Allercaps, uma vez que perde muito pêlo e ganha muita caspa!! Agradecemos imenso a quem nos poder doar este medicamento! A menina continua a recuperar da cirurgia com bastante calma e tranquilidade.

Actualização em 9 de Abril de 2008

No dia de hoje, a Telma acordou com o olho que ainda lhe resta completamente vermelho. A parte "branca do olho" estava branca, mas a parte do olho que devia ser castanha estava completamente vermelha. Foi imediatamente levada à veterinária. Começou a fazer gotas e será reavaliada daqui a uns dias. A situação pode ser traumática ou devido a infecção. Daqui a uns dias já vemos como esta menina evoluiu.

Tirando este problema que agora surge, esta menina recuperou completamente da cirurgia, e adora o descanso do seu ninho. Tornou-se uma menina muito especial!! Assim que haja novas notícias, colocaremos!!!

Actualização em 18 de Abril de 2008

A Telminha já foi reavaliada e já está um pouco melhor. Ao que parece, foi mesmo traumático, pelo que é o "melhor" cenário. Ponto de situação:

A quem nos puder doar gotas Tobrex, será uma valiosa ajuda! É importante seguirmos o tratamento à risca para evitar qualquer infecção ocular, pois se deixarmos evoluir pode tornar-se um caso mesmo complicado para a Telma.

Hoje, a Telma levou também o reforço da vacina, ficando então com as vacinas completas (já pagámos!).

Actualização em 22 de Maio de 2008

Ontem a Telma foi novamente vista pela veterinária. O seu olhinho (o olho que ainda tem, mas que é cego) começava a apresentar uma espécie de derrame. Além disso, a veterinária detectou uma espécie de massa que se está a formar. O olhinho está todo irregular... :(

A veterinária colocou a hipótese de tumor! Terá de ser vista e tratada com urgência por um especialista, pois a nossa veterinária não tem os meios necessários para esta situação. Amanhã, dia 23 de Maio, ou na próxima 2.ª feira (dia 26), a Telma vai ser vista por um especialista em oftalmologia, o que vai tornar as coisas mais dispendiosas. Vai realizar exames para chegarmos a um diagnóstico certo, para podermos actuar. Vai começar uma nova luta, uma nova angústia... Assim que haja novas notícias, colocaremos.

Actualização em 26 de Maio de 2008

A Telma já foi examinada pelo especialista em oftalmologia e o ponto de situação é o seguinte:

Mais para a frente vamos saber orçamento e pediremos a ajuda de todos!

Actualização em 9 de Junho de 2008

Depois de andar estes dias novamente medicada para o olho, a Telma foi reavaliada hoje. O olho cego está pior e aumentam as probabilidades de ser mesmo tumor. Além de tudo, a Telma tem uma dor ocular que lhe causa muito desconforto. Inevitavelmente, vamos ter mesmo de operar a Telma. Vai tirar o olhinho, fechar e mandar para análise. É uma situação urgente de se fazer, uma vez que a probabilidade de ser tumor é muito alta. Só esperamos ainda ir a tempo...

Vai ficar já internada no dia 11 de Junho e, à partida, será operada nesse mesmo dia. Vamos precisar muito de ajuda. A cirurgia (com tudo incluído) ficará por cerca de 165 euros.

Pobre menina... Não tem paz, sossego... e nós estamos de coração nas mãos por mais uma anestesia, mais uma operação delicada...

Actualização em 11 de Junho de 2008

A Telma ficou hoje internada na clínica, mas ainda não foi operada. Vai ser operada amanhã, dia 12 de Junho, logo de manhã. Dada a idade dela, a anestesia está a meter-nos muito medo. Estamos de coração bem apertado... Por favor, aguenta-te, pequenina... :(

Actualização em 13 de Junho de 2008

A nossa velhinha foi operada ontem de manhã. A operação correu mesmo muito bem e até o acordar da anestesia foi muito bom. Está a reagir lindamente. Que alivio... depois de tanta angústia, temos mesmo velhinha. :)

Hoje já teve alta e quando nos ouviu chegar ficou super feliz veio logo trepar por nós acima... À partida irá ter um pós-operatório tranquilo e, claro, vai ter de ser bem vigiada e medicada até tirar os pontos. O olhinho que foi retirado foi ontem para análise laboratorial e na próxima semana já saberemos o resultado concreto.

Nota: colocamos mais abaixo fotos do dia de hoje, já no pós-operatório.

Actualização em 13 de Março de 2009

Os resultados do olho da Telminha não trouxeram más noticias. Não é maligno, o que é uma óptima notícia para esta menina. Passado este tempo todo, além de ter recuperado muito bem da cirurgia, a Telminha tem-se dado mesmo bem com a sua nova condição física. Faz uma vida perfeitamente normal, temos apenas de ter os cuidados básicos com um
ser que não consegue ver (como escadas, buracos, etc.). A Telminha tem demonstrado ser uma velhinha/ceguinha muito querida e capaz de viver tão bem como os outros.

Actualização em 20 de Julho de 2009: Tumor Mamário Reapareceu - Operação Urgente

Apesar de passado todo este tempo ainda continuar connosco, estava tudo a correr bem, até que no dia 18 de Julho de 2009 foi vista pela veterinária e foi-lhe detectado o reaparecimento dos tumores mamários. Ficámos devastadas. Esta menina precisa de ser operada urgentemente e retirar estes nódulos.

Sendo já uma menina de alguma idade com alguns problemas no coração, todo o cuidado é necessário com a cirurgia. Estamos com o coração nas mãos. Mas não operando estamos a condená-la. A Telma merece continuar a viver, merece continuar a ter qualidade de vida e continuar a ter esperança. Será operada ainda esta semana (à partida, 4.ª feira, dia 22 de Julho de 2009).

Já temos um orçamento de 135 euros. Pedimos a todos os que acompanharam a Telma desde a altura em que a resgatámos daquele terrível acidente e a todos os que conhecem agora a sua história que nos ajudem a poder oferecer à Telma aquilo que lhe vai permitir continuar a viver.

A quem nos puder ajudar, pedimos que consulte o NIB aqui e coloque o descritivo "Telma". Assim que haja novas notícias, publicaremos.

Actualização em 24 de Julho de 2009

A pequena Telma foi operada no passado dia 22 de Julho. Por entre alguns nervos e algum medo, acreditávamos na força desta menina. A operação não podia ter corrido melhor. Apesar da idade que tem e do coração, esteve sempre muito estável e teve um acordar muito calmo e tranquilo. Aliás, momentos depois, já nem parecia que tinha acabado de ser operada. Estava muito bem disposta. Mal ouviu a nossa voz do outro lado da sala, ficou tão contente e com uma vontade tão grande de vir ter connosco, que os veterinários deixaram mesmo, e ficaram muito comovidos com tanto afecto da parte dela.

O pior já passou. É um verdadeiro alívio. Se tudo correr bem, vai já ter alta hoje (dia 24) e virá para nós com todos os cuidados veterinários. Muito, muito obrigada a quem nos ajudou a saldar esta conta e a permitir que a Telma fosse operada e que continuasse a poder viver com esperança. Muito obrigada! Em breve vamos publicar fotos novas da pequena Telma.

Actualização em 17 de Maio de 2010

A pequena Telma tem estado bastante estável passado este tempo todo. Não tem tido quaisquer sinais de doença e a sua velhice não nos tem pregado rasteiras para já. Tem estado calma, bem-disposta e bastante estável.

Deixamos mais abaixo duas fotos novas daquilo que a Telma mais gosta de fazer: estar numa almofada a descansar.

Actualização em 10 de Setembro de 2013

Apesar de viver sem os dois olhos, a Telma tem uma vida perfeitamente normal, pois adaptou-se facilmente ao espaço onde está e aos seus amigos velhinhos. Contudo, o pior estaria para vir... Como costume, vamos analisando as maminhas dela para ver se há reaparecimento de nódulos mamários. E, infelizmente, apareceram... A Telma está novamente com cancro de mama e é urgente retirarmos o nódulo de forma a não deixar crescer nem alastrar. Se não retirarmos o tumor, os dias da Telma estarão contados, além do sofrimento em que entraria com o crescimento e avançar do tumor.

Não temos coragem de eutanasiar, sendo ela uma menina tão feliz, estando ela tão bem. Mas não fazer nada só fará a doença avançar. Já pedimos um orçamento para a cirurgia e temos um preço super amigo de 120 euros. Poderá haver necessidade de se fazer um raio-X aos pulmões (50 euros), mas a prioridade é mesmo os 120 euros da cirurgia.

Precisamos muito também de:

Pedimos encarecidamente a todos os amigos da Telma que nos ajudem a proporcionar-lhe mais uns anos de vida e, quem sabe, não encontrará uma boa família onde descansar o resto dos seus dias. A Telma tem sido uma lutadora e é enternecedor ver a sua alegria de viver...

Ajudem-nos, por favor, a continuar a ajudar estes velhinhos, que é já um esforço muito grande para nós conseguirmos mantê-los com todos os cuidados que um animal idoso já necessita, mas com os problemas de saúde a aparecerem torna-se mesmo muito, muito difícil e sufocante para nós.

Qualquer ajuda que possam dar a esta menina, quer para a cirurgia quer para os medicamentos, pedimos que o façam para o NIB que se encontra aqui, colocando no descrito "Telma". Caso nos possam fazer chegar alguma da medicação referida, por favor contactem-nos para geral@refugiodaspatinhas.org para indicarmos como fazer.

Muito, muito obrigada por ajudarem e/ou divulgarem.

Actualização em 17 de Outubro de 2013

A cirurgia da pequena Telma não podia ter corrido melhor. Velhinha, mas muito rija, esta foi a oportunidade de esta menina continuar a viver sem que o cancro que reapareceu continuasse a aumentar até que nada houvesse a fazer. O resultado é este: a pequena Telma pode continuar a viver e sem problemas (juntamos mais abaixo fotos do dia da cirurgia no pós-operatório).

No dia da cirurgia, detectou-se que a Telma tinha também o início de uma infecção na boca. A destartarização era urgente, como se percebe pelas fotos. Estar a anestesiar esta menina apenas pelos dentes não valia a pena o risco da anestesia, mas uma vez que ela ia ser anestesiada por causa do tumor, então tínhamos mesmo de aproveitar para tratar esta boca, cujo resultado também se vê nas fotos.

Sem olhos, velhinha, e com uma enorme vontade de viver, que não aparenta minimamente a idade que tem, a Telma agradece por poder regressar ao Refúgio sem este problema de saúde. E nós dizemos OBRIGADA por lhe podermos proporcionar tudo isto. Porque enquanto aguarda por uma família, nós somos para ela a sua família.

Actualização em 4 de Novembro de 201

Voltamos com um pedido de ajuda. Há meses em que tudo acontece e esta nossa velhota voltou a adoecer. Já todos que nos acompanham conhecem a velhota Telma que, apesar de a saúde volta e meia lhe ir pregando umas partidas, com a vossa ajuda, temos conseguido dar uma vida digna e cheia de felicidade a esta pequenota. Desde que foi resgatada, já foi operada algumas vezes pelo mesmo motivo: cancro de mama (2008, 2009, 2013). Apesar de ele reaparecer, esta menina ainda não tem metástases, ou seja, não está espalhado. E, apesar de não ter os dois olhinhos, esta menina tem vivido a sua velhice muito feliz e cheia de vontade de viver. Contudo, esta vontade de viver ficará encurtada se não travarmos o aumento dos novos nódulos (são três, desta vez) e um deles já está do tamanho de uma avelã. Se não agirmos rapidamente novamente, sabemos que o fim desta menina será penoso e para breve...

Sabemos que, ao resgatarmos velhotes, a probabilidade de termos de lidar com situações de doenças é mais elevada, mas não podemos desistir por eles, quando eles próprios não desistem. A Telma adora comer, pedir colinho, dormir no colo em posição de bebé, adora dormir com os gatos, adora o cheio da erva e de apanhar sol... adora viver.

Pedimos encarecidamente a todos que nos ajudem mais uma vez. Sabemos que esta menina já entrou também no vosso coração e que estão a torcer muito por ela, por isso se não puderem ajudar a Telma, ajudem pf a divulgar.

O orçamento que temos para a cirurgia é de 150 euros. E temos cirurgia marcada para dia 7 de Novembro. Se puderem ajudar, podem fazê-lo para o NIB que se encontra aqui, colocando o descritivo "Telma". Qualquer ajuda que possam dar é uma preciosa ajuda. Obrigada a todos em nome da nossa menina mais velhinha.

Actualização em 7 de Novembro de 2014

Esta menina foi operada hoje de manhã e a cirurgia foi um sucesso. Retirou os nódulos e voltou a aproveitar-se a anestesia para se tratar novamente da boca, uma vez que estava em mau estado e a saúde oral é igualmente importante.

A Telma teve uma boa anestesia e um acordar muito tranquilo. Para uma menina tão velhota como esta, dá para vermos que é uma menina de armas, uma guerreira.

Contudo, e dado que a última vez que o tumor reapareceu foi ainda no ano passado, esta menina precisa de começar a tomar para a vida os seguintes medicamentos:

Estes medicamentos vão ajudar a abrandar o aparecimento/desenvolvimento de novos nódulos mamários para ver se conseguimos espaçar o máximo de tempo entre esta cirurgia e uma próxima.

Agradecemos imenso a quem nos puder ajudar com esta medicação e/ou a quem puder ajudar a garantir esta medicação, pois esta é a ajuda final de que esta menina irá precisar para manter o seu estado de saúde estável o maior tempo possível.

Actualização em 1 de Maio de 2015

Em Março de 2015, a pequena Telma teve algumas convulsões. Foi levada de imediato a ser vista pela veterinária e teve de fazer análises. As análises deram alterações nos valores do fígado e a menina teve de começar a fazer medicação para esse fim. Desde que iniciou essa medicação, nunca mais teve convulsões e manteve-se sempre bem e bem-disposta e sempre com apetite. Contudo, teria de ser feito um controlo e a Telma teria depois de repetir as análises. Como não havia sinais nenhuns e a menina estava sempre tão bem, nunca esperámos que os valores do controlo não estivessem melhores. A verdade é que um dos valores está pior... bem pior. Mesmo medicada. A Telma nunca mais deu sinais de estar mal, mas o valor diz-nos que algo não está bem.

Aconselharam-nos a fazer uma ecografia para se ver o que se possa passar. A ecografia está marcada para o próximo dia 5 de Maio. É com o coração apertado que aguardamos o resultado. Esta velhota tem sido uma resistente e tem sido feliz, mas a idade começa a não dar tréguas...

Em breve daremos mais notícias.

Quando Foi Encontrada

Telma Telma

Telma Telma

Telma Telma

Telma Telma

Telma

No Início de Março de 2008

Telma Telma

Telma Telma

Telma Telma

Telma

Em 13 de Março de 2008

Telma Telma

Telma

Em 31 de Março de 2008

Telma Telma

Telma Telma

Em 13 de Junho de 2008

Telma Telma

Telma

Em Meados de Novembro de 2008

Telma Telma

Em Março de 2009

Telma Telma

Telma Telma

Em Maio de 2010

Telma Telma

Em Setembro de 2013

Telma Telma

Telma Telma

Em Setembro de 2013, Após a Cirurgia

Telma Telma

Telma

Antes e Depois da Destartarização

Telma Telma

Já no Refúgio, a Recuperar

Telma

Em Novembro de 2014, Após a Cirurgia

Telma Telma

Telma Telma

Telma Telma

Telma

Em Finais de Abril de 2015

Com o Hilário

Telma

Depois da Tosquia

Telma Telma