Bacalhau

Bacalhau

Descrição

Porte pequenino, 2 anos (Setembro de 2007), muito meigo, carente, sossegado, ideal para apartamento. Não liga a gatos e é amigo dos outros cães (não lhes liga também). Desparasitado interna e externamente. 1.ª vacina (07/11/07).

História

O Bacalhau foi encontrado a 19 de Setembro de 2007. Foi mais um caso que nos fez pensar com o coração... É de facto impossível presenciarmos o pedido de ajuda de um animal e conseguir virar costas... Quando os nossos olhares se cruzam, o nosso coração fica tão pequenino, que deixá-lo para trás torna-se mesmo impossível.

O Bacalhau estava deitado na berma de uma estrada movimentada... Quando passámos, ele levantou a sua cabecinha pequenina e fez-nos um olhar tão, mas tão triste, que não conseguimos não parar à sua beira. Acariciámo-lo e depressa vimos que estava magrinho e muito em baixo. Ele estava em baixo... pura tristeza.

Nem foi preciso pegar nele... Mal nos levantámos do chão, ele seguiu-nos até ao carro... sempre com a cauda entre as pernas... E, sem demoras, mal abrimos a porta, ele entrou para a parte do banco de trás e ali se deitou. Fez uma viagem até ao Refúgio de pura tranquilidade. Aliás, este menino revelou-se muito calmo, sossegado, carente, ideal para apartamento, só quer estar encostadinho a descansar.

Foram só precisos uns momentos para aquele olhar triste, carente e abandonado passar a um olhar que nós interpretámos ser de alívio, de se sentir em segurança e acarinhado.

Já no Refúgio, a primeira coisa que fez foi beber e comer... estava esfomeado... Seguia-nos para todo o lado, sempre a abanar a sua pequenina cauda. Quando se deitou a primeira vez, vimos que adorava espalmar-se no chão... E espalma-se mesmo como um bacalhau... Precisa de uma boa família onde possa ser feliz.

Actualização em 24 de Setembro de 2007

O Bacalhau foi hoje, dia 24 de Setembro, à veterinária para ser avaliado e ver-se se poderia já ser vacinado. Durante a observação ao menino, verificou-se que ele tem os olhos (a parte branca), gengivas e pénis amarelos. Alguma coisa está mal e a veterinária aconselhou fazer de imediato ANÁLISES ao sangue.

O Bacalhau ficou logo na clínica para ser retirado sangue e serem feitas as análises. Vamos buscá-lo ao final do dia de hoje, mas das análises só devemos saber alguma coisa amanhã. A quem nos puder ajudar em mais esta despesa, agradecemos imenso... Que angústia, sempre... :( :( :(

Actualização em 25 de Setembro de 2007

As notícias não podiam ser piores... :( Já ficamos assustadas quando chega a hora de saber resultados... :( As análises ao sangue revelaram valores completamente alterados... o que devia estar a 57 está a 900; o que devia estar a 100 está a 3000 e por aí fora... Os valores das análises ao sangue estão TODOS alteradíssimos. O fígado está muito, muito afectado... :( :(

Resumindo o que a veterinária disse: é necessário fazer uma ecografia para se tentar ver exactamente onde está o problema... ao que parece, tanto poderá ser um cancro no fígado, como um abcesso, como qualquer alteração que tenha provocado uma infecção aguda à volta do fígado.

Vai fazer uma ecografia já na 5.ª feira, dia 27 de Setembro. PEDIMOS UMA VEZ MAIS A VOSSA AJUDA COM ESTE MENINO, POR FAVOR. Ele está nos inícios de uma anemia também... Um dos possíveis problemas também implica, além de medicação, ter de comer ração de muito boa qualidade e própria para um desses possíveis problemas.

Tanta coisa que nos disse, que ainda estamos de cabeça em água... e só nos apetece chorar... Estamos com tanto medo pelo nosso menino... :( :( Não é justo... :( :(

Actualização em 28 de Setembro de 2007

Infelizmente, a ecografia que o Bacalhau fez ontem não foi conclusiva. Não há dúvida que as paredes do fígado estão deformadas e que existe uma massa no fígado, mas não foi possível determinar mais do que isso. Apenas uma cirurgia exploratória seguida de eventual biopsia conseguirá ajudar a determinar o que se passa de errado com o Bacalhau... Agora, que o menino não apresenta mais sintomas visíveis e ainda está bem fisicamente, é a altura ideal para se avançar com a cirurgia. Ficaremos muito gratas a quem nos puder ajudar a ajudar o Bacalhau.

Actualização em 3 de Outubro de 2007

O Bacalhau vai ser operado hoje, dia 3 de Outubro, de urgência. Não vai ser feito na nossa veterinária do costume, mas sim em Guimarães, também com veterinários de confiança.

Ele anda bem... Está bastante bem disposto e ontem recebeu-nos, como sempre, aos pulos e com a boa disposição que já o caracteriza. Quem olha para ele não vê mesmo que é um menino com um fígado completamente alterado e com valores completamente alucinantes.

A cirurgia exploratória é agora de manhã e é daquelas cirurgias que temos mesmo de fazer, porque poderá ser uma coisa que ainda possa ter salvação...

Neste momento, as hipóteses são:

O baço também não está em bom estado e quando o abrirem poderá ter de ser retirado também, dependendo de como for o seu estado...

Estamos completamente em pânico... Estamos com muito medo de perdermos mais um dos nossos meninos... Até custa respirar...

A cirurgia vai ficar por 225,00 Euros e teremos 15 dias para pagar. Pedimos a todos que nos ajudem a divulgar este apelo, pelo Bacalhau e pela esperança que ainda nos resta de o podermos salvar... Este menino é simplesmente doce... começava agora a ser feliz...

Notícias do Bacalhau - 3 de Outubro de 2007

O Bacalhau chegou à clínica pelas 11:30 do dia 3 de Outubro... e com ele deixamos o nosso coração... As notícias tardaram a chegar, até que a meio da tarde tocou o telefone... o coração apertou, apertou... mas as notícias acabaram por ser animadoras (apesar das poucas certezas ainda).

O menino acordou bem. Só tem alta amanhã, dia 4 de Outubro, e vem medicado com antibióticos. Passando ao problema em si, o nódulo é muito pequeno, pelo que visualmente e por palpação não conseguiram ter certeza do que é. Contudo, acham que não tem aspecto cancerígeno.

Há uma grande reacção inflamatória na zona onde se encontra o nódulo e uma grande infecção, e já havia "aderências" para outros órgãos. Pode explicar-se isto por qualquer estrutura que tenha perfurado a zona
(um chumbo, por exemplo) e daí o aumento, a infecção e todas as alterações a nível hepático.

Fizeram uma biopsia. Retiraram também amostra de umas bolinhas pequeninas estranhas que apareciam no fígado e no aumento. De resto, o resto do fígado estava em bom estado e os rins também estão bons. O baço tinha umas alterações, mas nada de especial... está bom também.

Os resultados da biopsia chegam daqui a 15 dias mais ou menos. E, nessa altura, voltaremos a ver o que há para fazer tendo em conta o que vier nos resultados.

Ainda não estamos completamente aliviadas, mas sem dúvida o susto maior já passou...

Actualização em 4 de Outubro de 2007

Este menino teve hoje alta. Tem de ser muito, muito vigiado. Já comprámos a medicação, e ele tem de ser medicado duas vezes por dia durante os próximos 8 dias. Para já, tem também obrigatoriamente de comer ração L/D da Hills, específica para cães com problemas de fígado, e tem de tomar Legalon xarope. Ficaremos muito gratas a quem poder doar esta ração ou este xarope. Dentro de uma semana terá de repetir as análises ao sangue.

Actualização em 5 de Outubro de 2007

O pós-operatório está a ser muito duro... O Bacalhau anda murchinho e precisa mesmo muito de acompanhamento. Neste momento, está sozinho e ficamos mesmo apreensivas. Os resultados da biopsia deverão chegar na próxima semana. Estamos todas angustiadas com o que ele possa ter... Felizmente, já a conseguimos reunir o montante total para pagar a cirurgia. Muito obrigada a quem ajudou a fazer face a esta despesa.

Actualização em 11 de Outubro de 2007

Os resultados da biopsia já chegaram. Ao que parece, o que ele tem é "traumático", o que pelos vistos é o melhor dos cenários. Poderá ter levado um pontapé, ter sido atropelado (o que não parece exteriormente), ter levado um tiro (algo que tenha perfurado a zona que infeccionou), alguma coisa que não foi depois tratada e que provocou tudo isto.

Contudo, amanhã de manhã (dia 12 de Outubro), o Bacalhau vai fazer novas análises ao sangue e ao final do dia já se saberá os resultados. Os resultados de amanhã vão ser um indicador muito importante. Pedimos a quem nos possa ajudar em mais esta "meta" com este menino... Estamos muito, muito optimistas.

Actualização em 15 de Outubro de 2007

Os valores das análises ao sangue estão muito melhores, mas ainda não estão dentro dos valores que seriam normais. Como tal, o Bacalhau terá de continuar a comer a ração específica para problemas de fígado, pelo menos até os valores normalizarem.

Actualização em 7 de Novembro de 2007

O Bacalhau está agora com uma conjuntivite. Terá de colocar gotas nos olhos 2x/dia durante uns dias. De resto, este menino está bem.

Actualização em 8 de Novembro de 2007

Hoje, quando chegámos para mais um dia no Refúgio, encontrámos o Bacalhau a vir ter connosco a mancar imenso... nem colocava a patinha de trás no chão. Vinha todo sujo, com uma espécie de baba no pêlo e com o ar mais triste que se possa imaginar. Ficámos logo atarantadas, porque já pensávamos que a patinha pudesse estar partida, e sobretudo porque nos pareceu que houve briga entre os meninos... :( Pegámos nele e levámo-lo logo para a clínica.

Felizmente, parece não estar nada partido, mas pode algo estar estalado, já que ele tem a patinha inchada e com dores... Veio embora medicado e vai ter de estar isolado estes dias. Quando adoece e/ou se magoa, o Bacalhau põe um arzinho que nos parte o coração... Hoje, já só queria estar enroscadinho a nós no sofá. E assim ficou a descansar...

Estes dias não nos têm dado descanso e temos ficado com o coração nas mãos por tantos motivos...

Nota: Além das gotas para a conjuntivite, o Bacalhau vai ter de tomar Rimadyl. Este medicamento tem-nos feito muita falta. Quem nos puder doar, será sem dúvida uma ajuda preciosa para casos imprevistos e importantes de resolver.

Actualização em 16 de Novembro de 2007

No dia 16 de Novembro de 2007, saiu a sorte grande ao pequeno e encantador Bacalhau. Não foi adoptado, mas arranjou uma Família de Acolhimento Temporário (bem perto do Refúgio) que lhe poderá dar todos os miminhos e cuidados personalizados de que ele tanto precisa e pede. Não podia ter vindo em melhor altura, altura em que ainda está a recuperar da patinha e que precisa agora de fazer pensos de 2 em 2 dias e de continuar a aplicação das gotas nos olhinhos por mais uns dias. Vai comer comida de melhor qualidade, vai ter todos os miminhos e, sobretudo, vai saber o que é sentir-se em casa. Queremos agradecer mesmo do fundo do nosso coração à Ana, de Felgueiras, esta oferta de ajuda tão preciosa, que desta forma vai poder proporcionar ao Bacalhau tanto mais do que poderíamos. Muito obrigada, Ana, por todo o teu carinho, empenho e dedicação. Depois de tanto e de tudo por este menino, ficamos com o coração tão pequenino de felicidade por saber que ele vai ter tudo o que precisa e todas as atenções, enquanto espera pela família definitiva.

Adopção

No dia 1 de Janeiro de 2008, tivemos a confirmação de uma adopção que nos iria dar uma alegria enorme. Já não víamos família ideal para ele que não fosse a Ana, que o tinha acolhido no dia 16 de Novembro 2007. A Ana ofereceu a sua ajuda ao Refúgio como Família de Acolhimento Temporário e, como este menino nos dias anteriores andava a precisar de miminhos e cuidados mais personalizados, aproveitámos a oferta da Ana e o Bacalhau foi acolhido na sua casa. Depois de várias peripécias com a sua patinha, que tinha uma feridita que teimava em não fechar e que a Ana tratou com tanto carinho e sempre a responsabilizar-se por tudo... depois de tanto e sempre disponível a dar-nos sempre conta de tudo o que se passava com o Bacalhau, já nós não
desejávamos nada mais para este menino que não ficar com a Ana para sempre.

No dia 1 de Janeiro de 2008, a Ana disse-nos que já não consegue viver mais sem ele, e nós bem a percebemos, pois este menino é de facto muito especial, de uma doçura, de uma carência e de uma dedicação enormes às pessoas... Queremos agradecer mesmo muito à Ana Pinto da Costa por tudo! Desde o início em que se ofereceu para ajudar, por tudo o que fez pelo nosso Bacalhauzinho e por esta oportunidade para a vida!! Obrigada, Ana, é sem dúvida uma adopção que nos faz descansar o coração. Quanto a ti, Bacalhauzinho, será apenas um "até já", porque ganhaste uma família e o Refúgio ganhou uma amiga... :)

BacalhauBacalhau

BacalhauBacalhau

BacalhauBacalhau

BacalhauBacalhau

A Caminho do Veterinário, Para a Cirurgia

Caminho VetCaminho Vet

Caminho Vet

Pós-operatório

Bacalhau Pos OperatBacalhau Pos Operat

Em Novembro de 2007, Magoado na Patinha

Bacalhau MagoadoBacalhau Magoado

Bacalhau MagoadoBacalhau Magoado

Bacalhau Magoado