Jonitas

Jonitas Jan2008

Descrição

Bebé macho com 2 meses (Novembro de 2007). Vai ser de porte grande. É todo branco, só tem umas pintinhas pretas nas orelhas e o nariz quase todo preto. Desparasitado interna e externamente.

História

Este menino estava num canil municipal. Foi resgatado no dia 9 de Novembro de 2007, porque não iria sobreviver muito mais tempo ali. O único sitio que lhe conseguimos é um local sem condições para os animais permanecerem muito tempo, por isso a sua adopção é urgente.

Tem um olhito mais pequeno do que outro, porque tem uma má formação numa das pálpebras; há uns pêlos que estão virados para dentro... :( Já foi visto por uma veterinária e, neste momento, está a fazer a aplicação de umas gotas no olho. Precisa tanto uma família onde possa crescer...

Nota: A quem nos puder doar Conjuntilone e Voltaren, será uma ajuda preciosa!

Actualização em 19 de Novembro de 2007

O olhinho do pequeno Jonitas não está nada bem. Começou a ficar esbranquiçado e a piorar. No dia 16 de Novembro, foi anestesiado e o seu olhinho foi novamente visto. O cenário não é nada bom e avizinha-se uma nova batalha... :(

O menino tem uma oveíte muito rara e não se sabe qual a origem nem no que irá resultar. Foi provocada de dentro para fora e, se for de origem vírica, pouco há a fazer senão esperar (e em breve podemos ter de fazer análises e hemogramas completos). A possibilidade de o outro olhinho ser afectado não está posta de parte.

Neste momento, estamos a atacar todas as frentes... Assim que haja novos desenvolvimentos, actualizaremos. Força, pequenino... por favor, dá a volta por cima... :(

Actualização em 21 de Novembro de 2007

O Jonitas continua medicado. O olhito está muito dilatado e cheio de pus. Vai ser feita uma recolha de sangue para ver se tem diabetes e se será isso a origem de tudo. Assim que haja mais notícias, actualizaremos.

Actualização em 23 de Novembro de 2007

Infelizmente, hoje, o olho do Jonitas "rebentou". O olho criou uma úlcera e, em princípio, vai ficar com uma cicatriz, o que irá implicar que o Jonitas não conseguirá ver a 100% desse olhito... :(

Actualização em 29 de Novembro de 2007

O Jonitas voltou a repetir os testes da glicose e o resultado voltou a não ser conclusivo. Fez recolha de sangue para fazer as análises de outros parâmetros importantes. Contudo, o olhito do Jonitas foi hoje fechado pelo período de 2 semanas, antes que ele perdesse de vez a totalidade da visão. Actualizaremos assim que haja mais notícias importantes.

Actualização em 3 de Dezembro de 2007

Os resultados das análises já chegaram e o cenário não é muito bom. Alguns valores estão bastante alterados, o que, em conjugação com outros factores, pode determinar duas coisas diferentes. Assim, serão realizadas amanhã, dia 4 de Dezembro, novas análises para confirmação de determinados valores. Se o resultado for idêntico, tal pode indicar um problema mais grave (nas adrenais) e, nesse caso, teremos de dar novos passos. A não se confirmarem esses valores, poderá ser um problema facilmente ultrapassado com medicação. É preciso agora detectar-se o problema.

Actualização em 9 de Dezembro de 2007

No dia 7 de Dezembro de 2007, soubemos o resultado das segundas análises que o Jonitas teve de fazer. Infelizmente, o resultado não é nada animador e tudo aponta para que o problema seja nas adrenais. A confirmar-se este problema, e depois de um longo tratamento, o Jonitas terá de ser medicado para toda a vida. É uma doença controlável, mas que tem que ser diagnosticada e medicada.

Neste momento, já conseguimos pagar todas as análises feitas (sangue e diabetes) e toda a medicação. Mas é ainda preciso pagar:

Não queríamos desistir do Jonitas... Este menino tem sido um lutador e, mesmo que se confirme este diagnóstico, ele tem todas as hipóteses de ainda ser um menino feliz e com uma longa vida. Mas só com a ajuda de todos conseguiremos continuar...

Assim que haja novas notícias, actualizaremos.

Nota: a confirmar-se o problema nas adrenais, o Jonitas terá de fazer um tratamento prolongado que permite verificar qual a dose de medicação necessária para ele (que terá de fazer o resto da vida). Contudo, depois disso, será muito simples para ele: tera de tomar o comprimido todos os dias e fazer umas análises de X em X tempo para ser controlado! Mas vamos aguardar então por mais certezas depois do exame específico feito e depois de terem chegado os resultados.

Actualização em 11 de Dezembro de 2007

No dia 11 de Dezembro de 2007, o Jonitas fez o tal exame das adrenais. Assim que soubermos o resultado, actualizaremos. Amanhã, dia 12 de Dezembro, irá "abrir" novamente o olhinho que foi operado. Entretanto, a cirurgia total do Jonas já esta paga. Muito obrigada a quem ajudou. :)

Actualização em 13 de Dezembro de 2007

No dia 12 de Dezembro, o pequenito Jonitas foi à veterinaria abrir finalmente o olhito. Felizmente, está muito, muito bem. Tem de se continuar a colocar gotas Tobrex e, a partir do dia 19 de Dezembro, vai ter de se começar a colocar gotas Frakidex. A quem nos conseguir doar estas gotas, será uma boa ajuda. Em relação aos resultados, continuamos a aguardar ansiosamente que cheguem. Deixamos duas novas fotografias do menino no dia 12 de Dezembro, dia em que foi tirar os pontos ao olhito.

Actualização em 31 de Dezembro de 2007

Os resultados dos últimos exames do Jonitas revelaram-se negativos, pelo que não se sabe o que causou os sintomas que tinha. Contudo, o Jonitas tem-se encontrado bem e a veterinária acredita que o problema possa já ter passado com a medicação que lhe foi dada para combater o máximo de possibilidades. Resta-nos continuar atentas a este menino e vigiá-lo. Contudo, este menino está a crescer e precisava mesmo muito de uma família onde pudesse crescer e ser educado. Precisamos da máxima divulgação do Jonitas!

Actualização em 7 de Janeiro de 2008

O ano já começou atribulado e até o Jonitas nos pregou uma partida... Durante a brincadeira, caiu e partiu uma patita... :( Foi hoje à veterinária ser tratado e colocar uma tala. Ainda assim, continua muito bem disposto, típico de um bebezão muito brincalhão.

Nota: Neste momento, continuamos a precisar de ração para cachorro de melhor qualidade e precisamos também de Calci-Delice para o Jonitas. Ficaremos agradecidas a quem puder doar algum destes géneros.

Actualização em 15 de Janeiro de 2008

A partir da próxima semana, dia 21 de Janeiro, o Jonitas vai ter de começar a aplicar as seguintes gotas: Optimmune. Agradecemos muito a quem nos puder doar esta medicação!

Actualização em 22 de Janeiro de 2008

No dia 21 de Janeiro, depois de mais uma visita à veterinária, verificou-se que a fractura não ficou bem e que o Jonitas está com a patinha torta. Foi imediatamente levado a ser visto pelo especialista, onde se tirou um raio-X. O Jonitas vai ter de andar cerca de uma semana com ligaduras de contenção e terá de comer obrigatoriamente Ração para Cães Júniores de Raças Gigantes de uma boa marca (Royal Canin, Purina, Hill's...) para ainda se tentar a recuperação da patinha sem ser necessário partir para uma operação.

Se daqui a uma semana o problema não estiver resolvido, o Jonitas terá de ser operado, o que será mais uma despesa avultada nesta altura do campeonato em que temos várias frentes.

Neste momento, o próximo passo é dar-lhe ração de boa qualidade e aguardar esta semana. Mas tem mesmo de ser ração para cães juniores de raças gigantes, porque o veterinário acha que com esse tipo de ração a pata pode ficar direita sem ser necessário operar, bem como a pata partida, que também pode chegar a não ser necessário operar (a confirmar para a semana).

Na próxima semana, daremos mais notícias sobre este menino e se teremos ou não de contar com a ajuda de todos para se avançar para a operação à patinha, mas só para a semana é que também vamos ter um diagnóstico mais preciso a esse respeito.

Mais abaixo, deixamos duas fotografias do raio-x do dia 21 de Janeiro. Na pata esquerda, como se pode reparar, tem os 4 metacarpos partidos. Em relação à pata direita, como lhe doi se fizer esforço com a pata partida, o peso dele tempo demais em cima da patinha boa fez com que ficasse muito torta.

Adopção

Foi em meados de Fevereiro de 2008 que encontrámos uma família excepcional para este menino cheio de vida e mimo. :) Depois de tantos problemas e de tantas peripécias, e de estar a crescer cada vez mais, este menino conseguiu uma família bem pertinho de nós. Muito obrigada à família que desta forma lhe deu um lar, uma família!! Até sempre, pequeno/grande Jonitas.

Ainda no Canil Municipal

Jonitas CanilJonitas Canil

Fora do Canil

JonitasJonitas

JonitasJonitas

JonitasJonitas

JonitasJonitas

Antes de Tirar os Pontos

Jonitas PontosJonitas Pontos

No Início de Janeiro de 2008

Jonitas Jan2008Jonitas Jan2008

Jonitas Jan2008

Radiografia de Janeiro de 2008

Jonitas RadiografiaJonitas Radiografia

Já Adoptado, em Sua Casa

Jonitas Adoptado Jonitas Adoptado

Jonitas Adoptado Jonitas Adoptado