Neve

Descrição

Porte médio, cerca de 3 anos (Setembro de 2006), branquinha de pêlo comprido, muito meiga, muito carente, amiga dos outros animais, muito ligada às pessoas. Desparasitada. Vacinada. Esterilizada.

História

A Neve foi abandonada e parava perto de uma escola de crianças. Este apelo chegou-nos através da nossa amiga Maria Teixeira que, uma vez estando o Refúgio perto da escola, nos pediu para vermos a situação e se possível poder acudi-la. Este apelo, contudo, chegou à Maria através de uma amiga que tinha uma outra amiga professora nessa mesma escola e que via a Neve por lá chegando todos os dias muito maltratada, fruto de maldade humana. Umas vezes com furos, outras vezes com fios ao pescoço. Esta menina, além dos maus tratos, estava com muito mau aspecto... um pêlo longo e escuro (a Neve é branquinha) e cheia de chocas.

No dia anterior ao dia em que íamos visitar o local onde a cadelinha parava, esta menina foi levada para uma clínica veterinária pela tal professora que mais nada podia (ou quis) fazer, com o intuito de que a fôssemos lá buscar. Ou seja, ou encontrávamos uma solução para ela até dia 16 de Setembro... ou a pequenina seria devolvida à rua. E foi assim que, no dia 16 de Setembro, depois de ter ficado dois dias internada, esta menina chegou ao Refugio. Foi baptizada de Neve por ter um pêlo tão branco e delicado. Esta menina é linda LINDA de morrer, e quando ficar completamente recuperada vai ficar um encanto.

Infelizmente há uma coisa que lhe retiraram à força, por crueldade. Esta menina enquanto sofria maus tratos na rua, queimaram lhe o olhinho direito com pontas de cigarro e fizeram lhe alguns furos nas costas. Deste olhinho nunca mais irá ver... nunca mais irá recuperar a visão... porque simplesmente alguém se divertiu a fazê-lo. É completamente revoltante!

Não podíamos voltar as costas a uma menina a quem em nada a vida nunca sorriu. Já está medicada e volta a ser vista pela veterinária no dia 19 de Setembro de 2006. Queremos devolver-lhe a paz que nunca teve, pois certamente esta pequenina já viveu o inferno.

Ainda assim, é uma menina muito doce, muito dada, muito meiga, adora encostar-se a nós e sentir-nos perto dela. Uma coisa que nos comoveu imenso, e que nos comove sempre com cada menino, é a gratidão que demonstram. No dia seguinte a ter chegado ao Refúgio abraçou-se a nós numa alegria imensa... isso sim, é reconfortante. Esperamos que pelo menos já se tenha atenuado um pouco a memória das coisas pelas quais passou e que lhe deixaram marcas para toda a vida.

Continuamos a contar com a ajuda de todos na divulgação desta menina, que merece tanto ser feliz. Infelizmente, torna-se complicado para o Refúgio manter grupos alargados de animais, uma vez que se tratam de casas particulares, uma delas onde não mora ninguém e é difícil controlar e vigiar as tolerâncias entre eles.

Felizmente a recepção à Neve foi bastante boa, mas quando se trata de grupos de animais há sempre coisas que devem ser mais controladas, pois há o barulho próprio de vários animais juntos (uma vez que também temos vizinhos)! Além do mais, os próprios animais muitas vezes podem não se tolerar e não temos qualquer
forma de os isolar... pelo que só as adopções nos permitem conseguir manter um número saudável de animais e ir ajudando mais sem estas pressões e preocupações de barulhos e tolerâncias entre eles.

Actualização a 21 de Setembro de 2006

Infelizmente, a Neve traz-nos novas preocupações. Como foi vista por uma veterinária que não conhecíamos (quando foi deixada pela tal professora numa clínica), decidimos ir ouvir uma 2.ª opinião na nossa veterinária do costume. Para além de estar mal medicada, o olhinho é irrecuperável e terá mesmo de ser retirado dado a gravidade do seu estado. Assim, na próxima 5.ª feira, dia 28 de Setembro, esta menina deverá ser operada ao olhinho e esterilizada. Contudo, até lá, está a fazer novos tratamentos a fim de se ver se pelo menos se consegue manter o olho (que está cego). Mas a possibilidade é muito, muito remota.

Esta menina é uma doçura e, apesar ter sido sujeita a tamanhos maus tratos e a uma crueldade tão grande, ainda consegue ter uma doçura e dependência incríveis pelas pessoas. É completamente ligada a pessoas. Esta menina já nos deu algumas angústias para além do seu estado de saúde. É tão ligada a nós que, sempre que nos íamos embora, trepava tudo só para vir a correr atrás de nós. Um acto ternurento de amor incrível, mas que nos deixou bastante preocupadas quanto à sua segurança. Felizmente conseguimos já levantar um pouco mais da vedação do portão para não lhe dar acesso à rua quando vamos embora.

Ajuda Para Cirurgia da Neve

Como informámos anteriormente, infelizmente, o olhinho da Neve é irrecuperável e terá mesmo de ser retirado dado a gravidade do seu estado. Assim, na próxima 5.ª feira, dia 28 de Setembro, esta menina deverá ser operada ao olhinho e esterilizada.

O Refúgio não tem fundos para fazer face a mais uma despesa tão grande. Por favor, ajude-nos a ajudar a Neve fazendo um pequeno donativo para ajudar a custear a cirurgia:

N.º Conta CGD: 0206.699272400
NIB: 0035.0206.00.699272400.97

Cirurgia da Neve - 28 de Setembro de 2006

Felizmente já conseguimos a totalidade do valor para a cirurgia da Neve. Muito, muito obrigada a todos aqueles que ajudaram!! Esta menina já teve de ficar internada ontem porque infelizmente no Refúgio seria impossível fazer o jejum necessário por não termos forma de isolamento. Será hoje operada, sendo que a iremos buscar amanhã, dia 29 de Setembro. Contudo, novamente por o Refúgio não ter forma de isolamento neste momento, a Neve terá de ir para um hotel perto de nós para fazer a recuperação dos primeiros dias. Ela virá bastante combalida e, como temos meninos como o Zezé e a Julieta (que são umas "crianças" e não têm limites a brincar), para não haver incidentes decidimo-nos por esta solução para os primeiros dias de recuperação da menina. Actualizaremos a situação assim que possível.

Pós-operatório Muito Complicado

A esterilização e operação ao olho da Neve correram muito bem, mas o que não está a correr nada bem é o pós-operatório. A pequena Neve fica completamente transformada quando se vê fechada num sítio. Atirou-se com frequência contra as grades e acabou mesmo por rebentar o olhinho. Durante os 3 dias que esteve internada teve de ser acalmada, não sendo possível continuar a utilizar calmantes. A situação está bastante delicada. Ela encontra-se neste momento em hotel, onde estamos a vigiar bem de perto toda a situação, mesmo sem qualquer disponibilidade para estes desvios/imprevistos! Tememos que, caso se continue a sentir fechada, a Neve continue a magoar-se, pois mesmo usando colar ela consegue. Levá-la para o Refúgio é algo que está completamente posto de parte porque, como não há forma de isolamento dos outros meninos, estes acabavam de certeza por a magoar com as brincadeiras. Além de que esta menina agora necessita de calma e sossego para recuperar. Sendo assim, estamos de mãos e pés atados. Até algumas horas depois de a termos deixado no hotel, no dia 29, a situação não estava a correr mal. Apesar de estar muito stressada, ainda não se tinha conseguido magoar. Teremos de estar muito atentas. Mas, na tentativa de ela se magoar, não sabemos mesmo o que fazer (para além de que ela terá de ser vista novamente pela veterinária caso se magoe, o que implicará ainda mais custos). Tem sido tudo uma grande problemática... uma grande angústia que não nos dá descanso.

Actualização a 3 de Outubro de 2006

A Neve continua a manter-se no hotel com bastante vigilância. Foi no dia 2 de Outubro novamente à veterinária porque na noite anterior tinha conseguido tirar o colar e rebentar um ponto. Está a ser uma situação bastante delicada e não vemos o dia de o olhinho estar completamente cicatrizado, sem mais incidentes. Estas asneiras que ela vai conseguindo fazer tornam tudo muito complicado e muito angustiante para nós.

Neve em Recuperação - 12 de Outubro de 2006

Finalmente chegou o dia em que a linda Neve tirou os pontos (11 de Outubro). Tanto o olho como a barriguinha estavam em ordem e com muito bom aspecto. Agora, apenas terá que usar o colar mais uns dias para não se estragar tudo isto e dessa forma tanto a barriga como o olhinho cicatrizarem mesmo bem. Ainda no final desta semana contamos que a Neve regresse ao Refugio... já com tudo tratadinho e complemente recuperada... A doce Neve continua à espera de uma família que a faça esquecer todas estas adversidades por que já passou...

Neve de Regresso ao Refúgio - 17 de Outubro de 2006

A Neve chegou ao Refúgio (vinda do hotel onde esteve a recuperar da cirurgia ao olho e da esterilização) no passado dia 16 de Outubro. Já foi vacinada e no dia 18 de Outubro esta menina recebeu um tratamento de beleza que já há muito precisava, uma vez que tinha já o pêlo em péssimo estado porque sangrou, babou-se, sujou-se... Conheça abaixo as novas fotos de quando a Neve saiu do hotel e regressou ao Refúgio, e as novíssimas fotos já depois de ser tosquiada.

Neve Internada - 2 de Junho de 2007

No dia 2 de Julho de 2007, encontrámos a nossa menina bastante em baixo e sem nos receber da mesma forma, com aquela alegria contagiante tão característica dela. Vimos logo que alguma coisa não estava bem. Ao aproximarmo-nos vimos que estava manca e muito dorida. Procurámos bem no pêlo e vimos alguns furos na zona do pescoço. Estava bastante abatida e com dores... Levámo-la logo para a clínica, onde ficou internada.
Em princípio, não será nada muito grave, mas ficou em observações. As meninas devem ter brigado, uma vez que o Fly infelizmente já não se encontra neste grupo de animais e era ele que impunha o respeito e era o líder, defendendo sempre muita a Neve. Quando chegámos estavam todas a dar-se bem, mas devem ter-se pegado a sério durante a noite na nossa ausência. Assim que possível, trazemos mais notícias sobre a Neve.

Actualização em 4 de Julho de 2007

A Neve saiu do internamento. Pôde já vir embora bem medicada e terá de ser vigiada. Foi tosquiada, porque já tinha o pêlo bastante entranhado e comprido, não se conseguindo ver a totalidade das feridas (que são bastantes) nem proceder correctamente à sua desinfecção.

A Neve teve alta no dia 3 de Julho e não sabíamos o que fazer com ela. Não a podíamos colocar novamente com as meninas, pois agora, sem o nosso querido Fly, já não tem ali protecção. E não temos mais nenhum sítio disponível... :(

A única solução que tivemos foi mesmo um hotel (a pagar). E já esta solução nos vai sair bem cara, logo nesta fase em que estamos a ter tantas despesas... Pedíamos a quem nos possa ajudar a suportar as despesas de hotel que, por favor, entre em contacto connosco.

E esperamos que a Neve possa pelo menos permanecer em hotel ate nova solução (de alguém se oferecer como Família de Acolhimento Temporário ou aparecer uma família que a pretenda adoptar definitivamente).

Está a ser uma situação verdadeiramente aflitiva... e já o facto de a deixar lá nos custou imenso, porque ela estava habituada a um ambiente familiar numa casa e não assim fechada... :( Estamos de coração partido, mãos atadas e muito angustiadas a todos os níveis...

Actualização em 7 de Agosto de 2007

A pequena Neve ainda se mantém em hotel, sendo que o mês de Julho já foi pago. Se nos puder ajudar a suportar as despesas da estadia, por favor, entre em contacto connosco. Contudo, o ideal para a Neve seria encontrar alguém que a pudesse acolher temporariamente ou que a pretendesse adoptar definitivamente como membro da família...

Adopção

Foi uma longa e dura batalha com a Neve. Ia fazer agora em Setembro 1 ano que tinhamos a pequena Neve connosco. Um ano de intensos momentos e apertos com esta menina... de muitas alegrias e de laços que vão ficar para sempre... Nos inícios de Agosto, fomos contactadas pela Vera, que se viria a tornar sua nova família passado uns dias... No dia 15 de Agosto, surgiu uma boleia (graças à ajuda fantástica da Maria Joao Feijó) e a Neve seguiu viagem até ao Montijo, onde a família já a aguardava com muita ansiedade. O que veio a seguir deixou-nos completamente emocionadas e comovidas, porque a história da Neve tocou-nos de forma particular (assim como todos), por ter sido tao difícil desde o seu acolhimento até ao final. Esta menina ficou-nos no coração e a sua nova família foi excepcional com o Refúgio e "matou-nos" as saudades com umas fotografias fantásticas onde podemos perceber que esta era mesmo a "tal" família... a família perfeita para Neve... Este é o nosso adeus, pequenina... Vais ficar para sempre guardada cá dentro e terás sempre um espaçinho no nosso coração... Talvez as nossas vidas nunca mais se cruzem... Ficam apenas os laços e as recordações... e a consolaçao de saber que estás feliz e com uma FAMÍLIA!!!! Termina aqui uma difícil e comovente história. 

Quando Chegou ao Refúgio

Neve

Neve

Neve

Neve

Neve

Neve

Neve

Depois da Cirurgia

Neve Pos Cirurgia

Neve Pos Cirurgia

Neve Pos Cirurgia

Neve Pos Cirurgia

Neve Pos Cirurgia

Neve Pos Cirurgia

Neve Pos Cirurgia

Neve Pos Cirurgia

Neve Pos Cirurgia

Neve Pos Cirurgia

Neve Pos Cirurgia Neve Pos Cirurgia

Depois da Recuperação, a Caminho do Refúgio

Neve Recuperacao

Neve Recuperacao

Neve Recuperacao

Neve Recuperacao

Neve Recuperacao

Neve Recuperacao

Neve Recuperacao

Neve Recuperacao

Neve Recuperacao

Neve Recuperacao

Depois do Tratamento de Beleza

Neve Beleza

Neve Beleza

Neve Beleza

Neve Beleza

Neve Beleza

Neve Beleza

Neve Beleza

Neve Beleza

Em Março de 2007

Neve Mar07Neve Mar07

Neve Mar07Neve Mar07

Neve Mar07Neve Mar07

Neve Mar07Neve Mar07

Em 3 de Julho de 2007, a Caminho do Hotel Depois do Internamento

Neve Antes HotelNeve Antes Hotel

Neve Antes HotelNeve Antes Hotel

Em Agosto de 2007, Adoptada

Neve AdoptadaNeve Adoptada

Neve AdoptadaNeve Adoptada

Neve AdoptadaNeve Adoptada