Tazoo (Ex-Vadio, Ex-Louie)

Tazoo

Descrição

Porte pequenininho (cerca de 6 quilinhos), 7/8 anos (Outubro de 2005), muito meigo e carente, sossegadinho. Dá-se bem com outros animais, mas sobretudo cadelas. É uma óptima companhia, adora miminhos e adora dar beijinhos. Desparasitado interna e externamente.

História

O Vadio estava a ser brutalmente atacado por outros cães quando foi apanhado por um senhor. Apesar de estar prestes a ter a maior sorte do mundo (ser salvo por alguém no momento em que podia morrer), tudo se ficou mesmo apenas pelo salvamento. O senhor entregou o cão na Faculdade de Veterinária de Vila Real para o tratarem, achando que a câmara se responsabilizava pelo tratamento dele. Claro que não é assim! Apenas foi tratado no hospital da universidade por solidariedade dos médicos, e o veterinário municipal ia buscá-lo para o abater (da pior forma possível)!!!

Foi então que tivemos de ajudar este menino... A Joana Sousa (da Associação Rafeiros e Companhia), que acompanhou esta história em Vila Real tentando tudo por tudo para salvar o Vadio, trouxe-nos o pequenino no dia 28/10/2005 e é um menino tão carente, tão meigo, tão pequenino. Deitou-se logo na alcofazinha consolado.

Está em recuperação porque as marcas pelo que passou ainda são bem evidentes. Este menino merece a oportunidade que quase perdia... Nesta sua nova etapa, chama-se Louie.

Actualização em Dezembro de 2005

Já há algum tempo que o agora Tazoo se encontra completamente recuperado. As feridinhas cicatrizaram muito bem e ele está super saudável. É uma óptima companhia, tem uma personalidade fantástica e uma maneira de ser mesmo muito engraçada. É o animador do Refúgio! E já se dá bem melhor com os seus amigos de 4 patas. Para companhia... bem, não há melhor!

Actualização de 7 de Junho de 2006 - URGENTE

Dia 7 de Junho, o Tazoo foi levado para a veterinária porque já há dois dias que se encontrava muito triste e com reacções de estar muito em baixo. Aparentemente parecia bem, mas este seu comportamento nada normal fez-nos desconfiar. E infelizmente a desconfiança tinha motivo... O Tazoo cegou do olhinho esquerdo e não consegue trepar para o sofá nem para nada... atrofiou também a sua patinha esquerda. Assim de repente! Foi um choque verificar que ele estava cego! Contudo, a veterinária aconselhou-nos de urgência uma consulta na Especialidade para se poder detectar ao certo o que se passou: desconfia-se de trombose ou de qualquer coisa infecciosa que se depositou ali. É preciso ter certezas para se medicar bem e sobretudo agir rapidamente para se saber o que se passou, até porque eventualmente ainda se pode ir a tempo de se salvar o olho. Para isso, precisamos de ir a uma consulta no Porto, onde teremos de pagar no acto. Com a consulta e exames que ele terá de fazer, vai ser uma grande despesa imprevista. Contamos levá-lo já de urgência no dia 9 ou 10 de Junho, mas neste momento estamos com "a corda ao pescoço", uma vez que temos de pagar de imediato. Mas não podemos deixar de acudir ao nosso pequenino... São situações destas que nos fazem perder a esperança neste trabalho todo, uma vez que temos de ter condições para prestar socorro aos meninos, mesmo em imprevistos. O Tazoo perdeu a alegria de viver... está triste, confuso... e nós estamos em pânico por ele. Ajude-nos por favor uma vez mais a ajudar.

Actualização a 8 de Junho de 2006 - URGENTE

Estamos desesperadas! Dado que o Tazoo piorou, tivemos de o levar hoje (dia 8) de emergência ao veterinário, onde ficou internado a soro e a fazer antibioterapia! Depois de se fazer um hemograma completo e análises gerais, observou-se um quadro de: elevado grau de leucocitose (aumento do número de glóbulos brancos no sangue), insuficiência hepática e insuficiência renal. Este quadro clínico inicial pode apontar para várias doenças graves, entre elas leishmaniose em estado avançado e esgana. Para que se consiga determinar qual a causa dos sintomas, é necessário fazer-se também uma ecografia e uma urianálise completa. Este primeiro dia de internamento (incluindo meios de diagnóstico e tratamento) fica pelo custo de 181,00 Euros, um valor de todo incomportável para nós. Além disso, por cada dia de internamento com medicação, teremos de pagar 25 Euros! Por favor, ajude-nos a ajudar o Tazoo, fazendo um donativo para a conta indicada na primeira página! Sem se saber qual a verdadeira causa dos seus sintomas, não será possível tratá-lo convenientemente. Ajude o Tazoo, por favor!

Actualização a 9 de Junho de 2006

Queremos desde já agradecer a todas as pessoas que já contribuíram ou venham a contribuir para o internamento, exames e tratamento do Tazoo. Felizmente ele está a reagir relativamente bem ao soro e à medicação, estando já um pouquinho mais arrebitado. Contudo, ainda não se quer alimentar e continua a ser uma sombra do menino alegre e brincalhão que era... Os exames efectuados até ao momento ainda não permitiram ter nenhuma suspeita daquilo que estará a debilitar realmente o Tazoo, pelo que na próxima 2.ª feira serão feitas novas análises para ver se os níveis de creatinina e ureia já baixaram, o que seria um bom sinal. Nessa altura, contamos trazer mais notícias deste mimoso menino. Aguenta-te, Tazoozinho!!

Actualização a 12 de Junho de 2006

Depois de um fim-de-semana em condição estabilizada, hoje o Tazoo foi submetido a mais exames. Mas ainda não há qualquer diagnóstico, ainda não se sabe o que está a debilitar o Tazoo... Embora os valores elevados das primeiras análises tenham descido um pouco, ocorreu um aumento nos níveis das enzimas hepáticas... Apesar de continuar a oferecer alguma resistência à alimentação, o Tazoo está um pouco mais alerta (mas ainda muito aquém da sua personalidade activa e brincalhona). Embora não haja diagnóstico, se a situação do Tazoo se mantiver estável, ele terá alta já depois de amanhã, quarta-feira (há outro meninos que necessitam de cuidados mais urgentes, pelo que o Tazoo terá de ceder o seu lugar). E é aqui que a situação se complica bastante! Como será necessário administrar-lhe antibiótico a horas certas e monitorizar atentamente se ele come e bebe em condições, é urgente encontrar uma Família de Acolhimento Temporário na zona do Porto. Nós não temos nenhumas condições para proporcionar esta vigilância ao Tazoo! Tivemos de encontrar uma solução bastante precária para o Bernardo, mas não temos mesmo solução alguma para o Tazoo!! Por favor, considere acolher temporariamente o Tazoo, só mesmo durante o período de medicação e para controlar se ele começa a comer bem. Passado esse período, o Tazoo regressará ao Refúgio. Por favor, se tiver condições, dê uma mãozinha ao Tazoo!

NOTA: Não podíamos deixar de agradecer a todas as pessoas que nos têm permitido ajudar o Tazoo, contribuindo dentro daquilo que lhes é possível. Pelo Tazoo, muito, muito OBRIGADA!

Actualização a 15 de Junho de 2006

No dia 14 de Junho o nosso menino Tazoo iria ter alta se pudesse ter um acompanhamento rígido em casa. Contudo, como tal é de todo impossível por parte do Refúgio, e dado que infelizmente não se conseguiu nenhuma Família de Acolhimento Temporário na zona do Porto, o nosso pequenino continuará internado. Este menino quando foi internado estava mesmo em estado grave, estaria mesmo em risco de vida. Depois destes dias internado, a sua situação estabilizou um pouco devido ao soro e medicação que tem feito rigorosamente. Qualquer falha nesta altura poderá valer a vida do Tazoo... Portanto, sem a mínima oferta de FAT, é de todo impossível ele sair, nem que fosse por uns dias, do internamento.

No dia 16 de Maio, o Tazoo voltará a repetir exames para verificar quais os níveis actuais dos rins e do fígado, e estamos a ponderar bastante realizar o dispendioso exame à Leishmaniose para começarmos a procurar mais respostas quanto ao seu estado de saúde, já que tudo o que tem sido feito não tem dado nenhuma resposta concreta. Tememos pelo Tazoo e queríamos poder fazer tudo por ele.

Para já, pagámos no dia 12 de Junho uma conta de 247 Euros (para irmos tendo mão na despesa) graças à contribuição de todos os que querem ajudar o Tazoo a ultrapassar esta debilitante condição. A nossa despesa continua então a acumular-se novamente a partir do dia 12 de Junho, onde se inclui internamento, medicação, exames novos a realizar no dia 16 de Junho e exame à Leismaniose. Este último exame fica em mais de 90 euros. Como tal, continuamos a contar com todos para darmos continuidade a esta ajuda.

O nosso pequenino está um pouco mais alerta e adora quando o visitamos, e temo-nos deliciado com os seus beijinhos... aqueles olhinhos apertam-nos mesmo muito por dentro. Temos uma grande ânsia em ajudá-lo!

Queríamos agradecer toda a ajuda dada até agora (e que nos permitiu já pagar a enorme despesa acumulada até dia 12 de Junho) e todo o apoio dado nesta história desesperante e angustiante. Além de tudo o que têm feito pelo Tazoo, queríamos agradecer MUITO à Sónia e ao Miguel (Associação Pelos Animais) e à Fernanda (Mgomes) por nunca, mas NUNCA, nos deixarem sozinhas e estarem a acompanhar tão intensamente e de perto o nosso pequenino. Tem sido mesmo MUITO IMPORTANTE para nós estarem tão presentes em todas as decisões e visitas e toda a ajuda. MUITO OBRIGADA!!

Acompanhe por favor toda a história do Tazoo na secção Animais Para Adopção e, se puder, faça por favor um contributo para que possamos fazer face aos elevados custos que estamos a ter e continuaremos a ter para ajudar o doce Tazoo:

N.º Conta CGD: 0206.699272400
NIB: 0035.0206.00.699272400.97

Pode ver a alegria de viver do Tazoo neste pequeno vídeo com o Nunki. Força Tazinho, volta a ser o que eras, pequenino!!

Actualização a 25 de Junho de 2006 - Acolhimento Muito Urgente

Afinal, o que tanto debilitou o nosso menino foi o seu coração... Uma anomalia numa das válvulas deu origem a um sopro já consideravelmente severo e isso, em conjunto com a pressão arterial alta, estará na origem da sua insuficiência renal (a qual felizmente não é grave). Este diagnóstico de doença cardíaca com insuficiência renal associada requer medicação bidiária permanente e uma dieta específica para doença renal. Para nossa profunda tristeza, o Refúgio não tem hipótese nenhuma de oferecer os cuidados bidiários ao Tazoo. O Tazoo encontra-se de momento num local muito provisório (muito, muito obrigada, Fernanda!), mas sexta-feira, dia 30 de Junho, é o último dia em que lá poderá permanecer.

É muito, muito urgente uma família de acolhimento para o Tazoo ! O Refúgio não tem condições de o medicar devidamente e a medicação é obrigatória para a esperança de vida deste pequenino. Por favor, considere acolher temporariamente o Tazoo O Tazoo recuperou a contagiante alegria de viver, por favor, ajude-nos a mantê-la pelo maior período de tempo possível! Se não o puder acolher, interceda por favor pelo Tazoo junto dos seus familiares, amigos, colegas... Este menino de 6 quilinhos é um autêntico quebra-corações, certamente que quem o acolher não se arrependerá!

Actualização a 12 de Julho de 2006 - Tazoo em FAT

O dia 8 de Julho, sábado, foi um dia marcantemente feliz. O nosso menino conseguiu uma FAT fantástica (Hélia Prata e família) e seguiu viagem até Sintra, onde gostaram logo imenso dele e ele de todos. Adaptou-se muito bem e está tão feliz... Vivemos momentos de grande aperto com o nosso menino... momentos de verdadeiro desespero que, com a ajuda de algumas pessoas (que explicitaremos em breve na crónica destas pesadas últimas semanas) e com a ajuda incondicional e tão presente da Sónia e do Miguel (Associação Pelos Animais) e da Fernanda (Mgomes) foi possível minimizar todo um angustiante problema que piorava de dia para dia a todos os níveis. Felizmente, e graças à ajuda final da HÉLIA PRATA E FAMÍLIA que se disponibilizou como FAT, foi TUDO determinante para que o nosso menino ainda hoje viva...

Ja recebemos notícias dele destes últimos dias e é o nosso menino de Sempre... continua igual a ele próprio... com a sua maneira de ser cativante e tão engraçada... está FELIZ!!!! Deixa sem dúvida tantas e tantas saudades... mais um vaziozinho que por cá ficou... mas este vazio deixa-nos o alívio e descanso de sabermos que ele está tão bem e que pode fazer a medicação e alimentação de que necessita obrigatoriamente para que continue a viver feliz. OBRIGADA MAIS UMA VEZ A TODOS OS QUE TORNARAM ESTA AJUDA AO TAZOO POSSÍVEL! Sónia, Miguel, Fernanda... a vossa ajuda intensa neste último mês terrível está mesmo cá dentro... obrigada por terem salvo o pequeno Tazinho!!! Hélia, OBRIGADA MESMO POR TUDO! Por esta nova oportunidade, por esta nova vida que o Tazoo pode agora ter... Do fundo do coração OBRIGADA MESMO!!!!

O Tazoo Necessita Novamente de Ajuda - 3 de Novembro de 2006

Infelizmente, a Família de Acolhimento Temporário que tem acolhido o Tazoo ao longo destes últimos meses já não o poderá acolher por mais tempo. Como tal, é muito urgente encontrar-se uma Família de Acolhimento Temporário de continuação que possa medicar convenientemente este pequenino até ele ser adoptado.

Relembramos que o Tazoo sofre de doença cardíaca crónica, a qual pode ter como consequência insuficiência renal. Este quadro clínico requer medicação bidiária permanente e uma dieta específica para doença renal. Infelizmente, para nossa profunda tristeza, o Refúgio não tem condições de oferecer os cuidados bidiários necessários ao Tazoo.

É muito urgente encontrar outra família de acolhimento! Se não puder acolher o Tazoo, interceda por favor por este menino junto dos seus familiares, amigos, colegas... O Refúgio assume todas as despesas inerentes.

Actualização em 28 de Dezembro de 2006

Para poupar ao pequeno Tazoo o desconforto e desgaste de andar de casa em casa, a Família de Acolhimento Temporário que de momento cuida do Tazoo irá continuar a tratar deste pequenino até que a sua mudança seja para uma família definitiva. A adopção do Tazoo continua a ser urgente, até porque este menino tão inteligente aguarda uma casinha definitiva há mais de 14 meses.

Actualização em 10 de Abril de 2007 - MUITO URGENTE

A Família de Acolhimento Temporário do Tazoo só pode continuar a tratar dele até ao final de Abril, altura em que terá de ser devolvido. Infelizmente, não temos forma nenhuma de assistir às suas necessidades. É uma situação muito urgente! Estamos de corda ao pescoço e o Tazoo precisa URGENTEMENTE de acolhimento temporário ou definitivo. Relembramos que o Refúgio se responsabiliza por todas as despesas. Por favor, ajude-nos a divulgar este menino!

Actualização em 29 de Abril de 2007

Felizmente, a Sílvia Fernandes quer adoptar definitivamente o Tazoo, mas só o poderá receber em Julho/Agosto. É urgente encontrar acolhimento por 3-4 meses para o Tazoo. O Tazoo requer medicação bidiária (de 12 em 12 horas), mas o Refúgio responsabiliza-se por todas as despesas. O pequeno Tazoo está um passinho de ter um lar para toda a vida! Por favor, se puder acolher este menino apenas por 3 a 4 meses, contacte-nos!

Actualização em 30 de Maio de 2007

Nem sabemos bem como dizer, porque esta história do Tazoo tem sido uma verdadeira mistura de emoções, angústias... No próximo fim-de-semana, o Tazoo terá de deixar a Família de Acolhimento Temporário que o tem vindo a acolher ao longo dos últimos 11 meses, e a quem mais uma vez agradecemos a preciosa ajuda que deu ao Tazoo. O Tazoo iria então para casa da Pura (sempre prestável e disponível a estender a mão quando mais se precisa; muito obrigada, Pura!) até finais de Junho, data em que seria necessário encontrar outra FAT porque a Pura não estaria cá. Contudo, a Mgomes (que tanto, mas tanto, tem acompanhado o Tazinho a todos os níveis e de todas as formas desde que ele esteve no Refúgio, quando esteve internado e mesmo quando seguiu para a nova FAT, sempre a acompanhá-lo e sempre com uma ajuda tão presente), quis poupar o nosso velhinho de andar de FAT em FAT. Sendo assim a Mgomes vai receber o Tazinho em sua casa até ele ser adoptado em Agosto. Não cabemos em nós de tão contentes com este quase final! Nem temos forma de expressar a nossa felicidade e o nosso total agradecimento. Obrigada, Mgomes, por tudo tudo tudo! Por toda a ajuda de sempre e sempre que foi preciso.

Actualização em 10 de Setembro de 2007

Por graves motivos de saúde, a FAT actual do Tazoo (Mgomes) não tem a mobilidade necessária para cuidar dele e, infelizmente, a família que o iria adoptar afinal só o poderá receber no final deste ano... Assim, à falta de alternativa, o Tazoo já está em hotel, mas suportar mais esta despesa inesperada é algo que não temos capacidade para fazer... A longa saga deste menino parece não ter fim... Se puder, por favor, ajude o Tazoo. Ao fazer o seu donativo, por favor, coloque "Tazoo" na referência ou, se possível, confirme o montante por mensagem. Desde já o nosso muito, muito obrigada a quem puder ajudar o Tazoo!

Actualização em 16 de Fevereiro de 2008

Infelizmente, a situação do Tazoo voltou a mudar... Este menino estava acolhido na FAT Fernanda (Mgomes) desde finais Outubro de 2007 (pois o Tazoo necessita obrigatoriamente para o seu bem-estar de ração especial e de medicação rigorosa todos os dias, e no Refúgio não lhe conseguiríamos fazer toda esta assistência de que depende a sua vida), que o tem tratado com muito sacrifício. Contudo, a partir do dia 9 de Março teremos de ter uma nova solução para o Tazoo, porque a FAT Fernanda vai ter de ser operada e a família que o iria adoptar continua a não poder recebê-lo!

A partir de dia 9 de Março não temos solução... :( Uma solução que implica ter a ração especial e dar-lhe a medicação diária (umas 2 vezes por dia, outras 3 vezes por dia).

Assim, vimos reforçar um novo pedido de FAT que possa dar a medicação todos os dias e que tenha condições para que ele consiga comer a ração especial. Pedimos novamente ajuda para este menino já tão sofredor e que não consegue ter paz na vida dele. Senão só nos resta colocá-lo em hotel... Além de ficar extremamente pesado financeiramente, é extremamente duro ter de lhe voltar a fazer isso, sendo ele já um menino sénior... :(

Pedimos a todos que nos ajudem a divulgar este menino!!! A partir de 9 de Março, será o inicio de mais um tormento... :(

Só com este menino, teremos de conseguir suportar:

Agradecemos imenso a quem nos puder ajudar a suportar os custos do hotel (que tem de ser pago ao mês) ou ajudar doando a ração ou alguma da medicação! Ou então, a melhor das ajudas, seria oferecer-se como FAT! Estamos desesperadas e angustiadas com toda esta situação... Não sabemos como vamos conseguir... :(

Adopção

Em Agosto de 2008, talvez uma das adopções mais aguardadas e de grande carga emocional. Um dos velhinhos mais antigos do Refúgio que estava agora a aguardar adopção na fantástica FAT Fernanda Gomes (MGomes), a quem queremos agradecer do fundo do coração tudo o que fez por este menino a todos os níveis. Obrigada, Fernanda, obrigada mesmo! Queremos também agradecer muito à Sílvia Fernandes e marido por todo o empenhamento nesta adopção e por esta oportunidade única na vida do Tazinho. O nosso agradecimento também à Sónia e Miguel (Associação Pelos Animais) por todo o apoio, ajuda e acompanhamento total neste difícil e sufocante caso do Tazoo. E agora, sim, final feliz!

Quando Chegou ao Refúgio...

Vadio

Vadio Confortavel

Vadio Ferida

Vadio Lingua

Vadio Murcho

Vadio Olhinho

Ainda Em Recuperação...

Vadio

Vadio

Vadio

Vadio

Vadio

Vadio

Vadio

Totalmente Recuperado!

Vadio Tazoo

Vadio Tazoo

Vadio Tazoo

Vadio Tazoo

Vadio Tazoo

Vadio Tazoo

Vadio Tazoo

Vadio Tazoo

Internado, em Junho de 2006

Tazoo Internamento

Tazoo Internamento

Tazoo Internamento

Tazoo Internamento

Tazoo Internamento

Tazoo Internamento

Tazoo Internamento

Tazoo Internamento

Tazoo Internamento

Tazoo Internamento

Tazoo Internamento

Tazoo Internamento

Tazoo Internamento

Tazoo Internamento

Tazoo Internamento

Tazoo Internamento

Tazoo Internamento

Tazoo Internamento

Tazoo Internamento

Tazoo Internamento

Em Viagem, a Caminho da FAT

Tazoo Viagem

Tazoo Viagem

Tazoo Viagem

Tazoo Viagem

Tazoo Viagem

Tazoo Viagem

Tazoo Viagem

Tazoo Viagem

Tazoo Viagem

Tazoo Viagem

Na Família de Acolhimento Temporário

Tazoo Fat

Tazoo Fat

Tazoo Fat

Tazoo Fat

Tazoo FatTazoo Fat

Adoptado

Tazoo Adoptado Tazoo Adoptado