Tukinha

Tukinha

Descrição

Porte pequeno, jovem (Janeiro de 2007), meiga, carente, sem cauda. Desparasitada. Esterilizada.

História

A Tukinha foi abandonada com os seus dois bebés (a Paloma e o Pantufas) numa rua deserta muito perto de um canil municipal. Passaram muita fome, sede e frio. Durante algum tempo, as silvas e a terra eram a caminha deles.

Por estarem tão perto do canil, estavam a correr bastante perigo, até porque já andavam a ser perseguidos pelos funcionários (p.f. ver Casos do Canil - Vidas Por Um Fio). No dia 6 de Janeiro de 2007, foram acolhidos de emergência pelo Refúgio. Utilizámos uma boxe que nos foi cedida para casos desesperantes (onde já esteve a Zuli, por exemplo).

Precisam muito de uma família acolhedora que os faça esquecer o que de tão terrível já viveram...

Actualização em 13 de Junho de 2007

No dia 12 de Junho de 2007, a Tukinha foi vista por um veterinário, pois ao longo dos tempos estava começar a ficar mais debilitada. A Tukinha foi analisada e o diagnóstico é muito mau: quase de certeza que tem um tumor venéreo na boca que é transmissível a outros animais. É necessário extrair a massa, enviá-la para análise laboratorial e, em caso de confirmação, começar quimioterapia.

Dado que a Tukinha é uma cadela que não se dá bem retida, ainda não sabemos bem o que vamos fazer... Só com a colaboração de madrinhas e padrinhos poderemos ajudar a Tukinha... Tudo de mal está a acontecer...

Seja como for, e porque é nestas alturas que eles mais precisam da nossa ajuda e não que desistamos deles, vamos avançar com a cirurgia e análise da massa já muito em breve. Tirámos fotografias novas à Tukinha e também à "massa" na boca.

Agradecemos toda a ajuda possível para fazer face a mais este internamento, cirurgia e tratamento imprevistos. Assim que possível, daremos mais notícias.

Actualização em 27 de Julho de 2007

Felizmente, a pequena Tukinha já não tem de ser operada. O tumor acabou por rebentar e desapareceu, já não sendo necessário nenhum cuidado específico. Os fundos que haviam sido angariados para esta cirurgia serão aplicados na ajuda diária à Proxy e bebé. Muito obrigada a quem ajudou!

Adopção

Chegou a hora desta menina e foi para bem pertinho. Muito obrigada à familia que a acolheu. Que sejas muito feliz, pequenita!!

Ainda na Rua

Tukinha

No Refúgio

TukinhaTukinha

Em 15.06.2007, na Clínica Veterinária

Tukinha VetTukinha Vet

Tukinha Vet

Pormenor da Massa na Boca

Tukinha MassaTukinha Massa