Dia 24 de Maio a 5 de Junho de 2007

Está a chegar o Verão. O calor aperta e dá vontade de ir para a praia. Infelizmente, para nós e para as pessoas que vêem todos os dias e cada vez mais os animais a serem abandonados, “Verão” é sinónimo de tristezas e muito, muito trabalho.

Esta semana retirámos do canil a pequenina Pipoka, que está connosco. É uma menina de porte pequeno e muito, muito bonita. Estava connosco numa das Famílias de Acolhimento Temporário (FAT) do Refúgio, mas teve de mudar de FAT durante este tempo (para a FAT Patrícia), porque soubemos que a nossa querida Patuska (há muito tempo roubada) estava numa zona bem perto de nós. A Patuska apareceu gravidíssima e com o seu companheiro. Infelizmente, quando a fomos procurar para recolhê-la, já não a encontrámos. Provavelmente, foi ter os bebés escondida... Mas, saber que está na nossa zona e viva, para já é um alivio.

Esta semana entraram mais meninos para o Refúgio, já se torna hábito depararmo-nos com tantas urgências e situações em que temos de agir no imediato. São tantos e todos com características de casos desesperantes. A Nina, que foi deixada na clínica veterinária pela própria família; a Guidinha, que estava no parque da cidade a ser maltratada por todos; a Melita, que foi deixada amarrada aos rails de uma auto-estrada; o Jip, que estava a dormir no meio de uma estrada e teimava em não sair dali; o Pupa, que estava deitado enrolado ao lado de um pneu à face da estrada; a Chaya, que foi violentamente atropelada e estava com as tripas de fora; o Jonas, que estava desfalecido numa berma; a Nuna, que andava a vaguear pelas ruas; e as bebés gatinhas Filó e Lyara, tão bonitas e deixadas ao abandono.

Os casos multiplicam-se e, para além destes, ainda temos os outros, como os Meninos de Rua e a Família de Gatinhos do Bairro que precisam de FAT urgente ou poderá acontecer-lhes o mesmo que aconteceu ao Lulu e à Missanguinha. Assim como é necessário FAT urgente para o Pupa, pois só temos até sexta-feira, dia 8 de Junho, para o acolher...

A Meiko e o Kaji seguiram para FAT (obrigada, Xana) e continuam à procura de uma família. À Flower, a vida sorriu, e ela foi adoptada pela Marília (obrigada!), foi muito bem para um duplex em Leiria para fazer companhia aos pais da Marília!

As notícias para o nosso querido Rastinha não são as melhores. O menino continua internado e terá mesmo de se submeter a nova operação. Como imaginam, ainda nem sequer conseguimos liquidar o valor da primeira operação, quanto mais o resto do internamento e nova operação. Para além disso, a nossa querida Chaya também teve de ser submetida a uma operação de urgência (que na altura em que escrevemos a crónica ainda não sabemos como correu), e há ainda o internamento do Jonas...

Esta é uma altura muito difícil para nós... Por favor, ponderem mesmo não comprar uma revista, ou não beber um café para ajudar estes meninos. São pequenas ajudas que se podem traduzir em ajudas verdadeiras para estes animais que não têm mais ninguém...

Para além da Flower, também esta semana chegou a vez da Matilde e do Nida. O Nida seguiu para Famalicão e a querida Matilde foi para Lisboa. Obrigada a quem tornou possível estas adopções e obrigada às famílias pela concretização destas adopções!

Para além disso, esta foi a semana em que o nosso querido Tazoo conseguiu uma FAT óptima! Obrigada, Fernanda (Mgomes), por proporcionares a oportunidade a este menino. O Tazoo estará com a Mgomes até final do mês de Julho, altura em que este menino será adoptado. Pura, apesar de não ires acolher este menino, muito obrigada por tudo mesmo, e pela tua disponibilidade de sempre.

Esta semana conseguimos fazer face às esterilizações da Sara (muito obrigada a quem comprou posters e postais!) e da Matilde. Neste momento, temos de esterilizar urgentemente a Carolina e a Pipoka, e a Patuska se a conseguirmos encontrar a tempo!!

Quanto aos Meninos do Canil, a menina Mastim, os bebés e o Rottweiler foram adoptados. O menino de porte pequeno castanho e preto, e um menino bege que entrou depois já não estavam no canil quando lá fomos, e o Dobberman continua. Neste momento, estão 7 animais no canil: o Dobberman (já há mais tempo), um menino arraçado de Boxer, um Cão de Pastor Alemão x Husky, um macho arraçado de Rottweiler, um fêmea pretinha, uma fêmea branca e castanha e uma fêmea castanha.

Nos Meninos de Rua, a situação complica-se... Encontrámos mais duas ninhadas de bebés... Aconselhamos vivamente a verem as fotos, porque realmente são lindíssimos e precisavam de arranjar urgentemente um lar. Porque crescendo mais um pouco, e nós não conseguindo fazer face às despesas, daqui a poucos meses vão ser o dobro ou o triplo de meninos! Isto para além de se encontrarem na rua sujeitos a todos os tipos de perigos.

Esta semana podem adquirir na nossa loja: gravatas, camisolas de senhora, alfinetes, ganchos, broches, pregadeiras, T-shirts de senhora, bolsinhas de senhora, calças de ganga de senhora, brincos, top’s, porta-chaves, pólos de homem, malas, casacos de homem, lápis de cor, corsários, candeeiros, etc.

Esta semana queremos agradecer à Paula Antunes (e família), Noeli, Teresa Ramos, Isabel Banond, Patrícia (D. Pata), Natividade, Marisa (Vivanimal), Marília e pais, Ana Mª, Mª Sousa, Susana Ferreira, Ana (de Aveiro), Sílvia Faria, Mgomes, Cristina Paiva e família, Marisa Santos, Inês, Alexandra Machado, Mª Dias, Pedro Soares, Mariana Sarandão, Carina Calisto, Liliana Costa, rikardo, Maria Teixeira e Joana, Patrícia Martins, Pura, Natividade, Daniela Barbosa, Maria João Santana, Maria Isabel, Luís Marques, Patrícia Clemente, Flavia Fernandes, Maria João Pinto, Nanci Cirne, Sónia e Miguel. Obrigada a todos por de tantas formas nos permitirem tornar tudo isto um pouco mais possível.