Balanço do Ano de 2007

Foi mais um ano que passou e, pela primeira vez, decidimos olhar para trás para fazer um balanço e ver o quanto se conseguiu fazer com a ajuda e solidariedade de todos.

De 1 de Janeiro de 2007 a 31 de Dezembro de 2007, com a ajuda de todos, o Refúgio das Patinhas conseguiu dar um lar a cerca de 200 animais (entre cães adultos e cachorros, gatos adultos e gatinhos). Poderão encontrar 182 destes animais na secção Adoptados, sendo que os restantes acabaram por não chegar a ser divulgados, porque infelizmente os casos multiplicam-se e nem sempre conseguimos divulgar todos.

Contudo, o importante não é a "quantidade", mas antes a "qualidade". Foi com muita atenção, empenho, consciência e rigor que entregámos os nossos animais a famílias para a vida, para desta forma tentar minorar a probabilidade de insucesso de uma adopção.

Foram muitas histórias, muitas emoções, muita luta, muita angústia, muita tristeza, choro e dor... mas também muita alegria em cada vitória, em cada recuperação, em cada adopção... Partilhámos convosco a maioria destas histórias, a maioria destes sentimentos, e sabemos que também os viveram intensamente. Porque foi graças à ajuda de todos que nos estenderam a mão, fosse com 1 euro, um saco de ração, um medicamento, um detergente, um brinquedo ou uma manta, que se conseguiu tudo isto.

Esterilizámos mais de 70 animais, fornecemos cuidados veterinários à maioria dos animais (internamentos, cirurgias, medicações, etc.) e procedemos à desparasitação interna/externa e vacinação de alguns deles.

Não podíamos deixar de agradecer a toda a gente que acredita neste projecto, que ajuda este projecto e que torna possível tudo isto! A todos que nos deixam mensagens no nosso livro de visitas (que são lidas com muito carinho), a todos que nos escrevem e que nos telefonam, obrigada pela vossa força e pelas vossas palavras.

Ainda há muito a fazer, ainda há muitas lutas a travar e muitas prioridades a cumprir. E, por isso, continuamos a contar com a ajuda de todos na divulgação dos nossos animais, dos nossos casos e das nossas necessidades, porque só com a ajuda de todos conseguiremos continuar e ter forças para ajudar e chegar a tantos meninos.

Não queríamos também deixar de recordar os meninos que nos deixaram em 2007... vítimas de maldade, acidente ou doença... recordar os meninos que partiram, deixando para sempre uma saudade e uma dor que ainda hoje sentimos e que carregamos todos os dias. Esmeralda, Bosh, Francisca, Xandre, Rita, Harvey, Lyara, Filó, Zekita, Fly, Narnya, Nura, Mirinha, Cândido, Alexandra, Guidinha e Talita...

Resta-nos desejar a todos um Bom Ano de 2008!

Equipa do Refúgio das Patinhas