Emídia

Emidia

Descrição

Porte pequeno (7 kg), cerca de 11 anos (Março de 2012), muito meiga e muito carente. Dá-se bem com outros animais. Esterilizada.

História

O caso da Emídia é um caso que ainda nos aperta o coração. A Emídia foi também ela vítima da indiferença de todos. Mas, ao contrário da Emanuela, que ainda lutava para viver, a Emídia estava já a desistir. Já há muito tempo que não nos deparávamos com um caso destes, que já nem pedia ajuda com os olhinhos... já não pedia nada. Mostramos abaixo as fotos do local.

A Emídia já estaria ali há alguns dias, pela forma como estava o chão onde estava deitada. Quando passámos de carro e vimos a menina tão enroladinha, não quisemos ficar na dúvida se estaria em apuros ou se só estaria a dormir. Demos a volta e estacionámos ao seu lado. A Emídia nem se mexeu. Falámos com ela com carinho, e os poucos olhares que nos lançou eram olhares vazios, sem vida, sem esperança. Estamos habituadas a que ainda tenham pelo menos aquele olhar "ajuda-me", mas nem isso ela já tinha.

Pensámos que estivesse paralítica, porque tentámos mexer-lhe e não se levantava de forma nenhuma. Felizmente, tínhamos um cartão grande no carro e conseguimos, com muito cuidado, colocá-la em cima dele para fazer de maca. Passámos num dos nossos espaços, e retirámo-la para a analisar melhor e lhe dar um banho, porque o cheiro era nauseabundo e ela estava cravejada de picos.

Após o banho, a menina levantou-se e deu alguns passos a muito custo. Felizmente, andava. Contudo esta menina estava mal, muito muito mal. Estava magrérrima, só ossinhos. E além de estar cheia de cicatrizes, estava amarela e mal andava.

No dia seguinte, levámo-la de imediato para a clínica, onde tivemos de lhe cortar o pêlo porque tinha tantas, tantas chocas com picos a continuar a espetar-lhe... E o prognóstico era mau. A Emídia tinha uma piometra feia. A infecção já poderia estar espalhada. Tinha de ser operada de urgência no dia seguinte, depois de fazer pelo menos 24 horas de soro por causa da desidratação muito severa.

A Emídia é velhota, tem uma luxação das duas rótulas, é cardíaca. Esta menina ou era operada ou teria de ser eutanasiada porque entraria num sofrimento muito grande. Olhámos tanto para ela e pensámos tanto. Aquele olhar desprovido de vida estava a deixar-nos desorientadas. Depois de tudo o que esta menina deve ter passado (a fome, o frio, a sede, a pancada pelas cicatrizes que tem, e a dor horrível de estar com uma piometra) e já estar ali à espera da morte, não conseguimos não tentar a operação e ainda mostrar-lhe o bom da vida.

A Emídia foi operada na semana passada. Apesar de ter tudo contra ela, esta menina conseguiu sobreviver. Foi uma decisão arriscada, mas vale a pena ver agora de dia para a dia a recuperação dela e, sobretudo, voltar a ver o brilho do olhar dela. Esta menina já abana a cauda, já dá beijinhos, já quer brincar...

A cirurgia desta menina ficou em 140 euros. A cirurgia que lhe salvou a vida e que lhe devolveu tudo aquilo que ela já não sabia o que era. Pedimos encarecidamente a todos que nos ajudem com mais esta despesa, por favor... :(

Actualização em 18 de Abril de 2012

A Emídia teve uma recuperação fantástica. Tanto a nível físico (engordou tão bem) como a nível psicológico (brinca, corre, salta, tem muita alegria de viver). É simplesmente reconfortante olhar para a felicidade e recuperação desta menina, porque ainda temos bem presente quando a encontramos e aquele olhar vazio. Felizmente, o pós-operatório correu muitíssimo bem. Pensamos que já é notório as diferenças do antes e depois da Emídia.

Contudo, temos um novo problema em mãos com esta menina. Ao fim de algum tempo, começou a desenvolver um problema de pele que devia trazer "incubado". Começou a ficar sem pêlo e iniciámos logo o tratamento da sarna (fazia as injecções todas as semanas). Contudo, o problema persiste e vamos ter mesmo de comprar/conseguir uma embalagem de Ivertin para iniciar um novo tratamento para casos mais resistentes. Contudo, a veterinária aconselhou vivamente fazer análises específicas a um problema da tiróide porque podemos ter de associar algum medicamento para a vida toda... :(

As análises ficam em cerca de 35 euros. O Ivertin fica em cerca de 40 euros. O champô Dermocanis seborreia fica em 13,50 euros (para banhos recomendados 2x por semana). Só para estas três coisas essenciais serão necessários 88,50 euros, ou então a doação urgente de uma embalagem de Ivertin e champô. É muito, muito urgente iniciarmos o novo tratamento o quanto antes. Obrigada a todos que ajudam a proporcionar estes salvamentos e que ajudam a devolver o brilho a estes olhares...

Actualização em 22 de Junho de 2012

A Emídia fez o tratamento da sarna direitinho, bem como os banhinhos recomendados. Sem resultados. Fez umas primeiras análises, que detectaram alteração no colesterol. Havia uma grande desconfiança por parte dos veterinários que a Emídia sofresse do mesmo mal que a Babita. Aconselharam-nos a fazer uma análise específica mais cara porque, se fosse isso, a Emídia teria de começar o tratamento o quanto antes.

A análise demorou cerca de duas semanas a chegar e, quando chegou, veio negativa para espanto dos veterinários, que acham que pode ser um falso negativo porque tudo faz crer que tenha esse problema. Contudo, começar a medicação sem certezas pode fazer ainda pior... Neste caso, o próximo passo é sedar e fazer-se uma biópsia, mas este exame fica muito caro. Desta forma, vamos aguardar até podermos pesquisar mais.

Esta menina engordou bem e tornou-se uma menina feliz. Quem diria que aquela menina deitada na berma da estrada naquele estado e com um olhar tão vazio está agora cheia de amor para dar e sempre com um arzinho feliz. Assim que possível, publicaremos mais fotos.

Actualização em 22 de Outubro de 2012

Estamos perdidas... :( Já não nos bastava todos os meninos que acolhemos em condições miseráveis e tudo o que envolve a sua recuperação, e agora acontecer-nos isto no "coração" do nosso Refúgio deixou-nos perdidas e arrasadas...

A Emídia tinha sido encontrada em Março de 2012 num estado lastimável e a desistir de viver. Aquele olhar estava já apático e sem reacção. Foi pegar nela e lutar com ela para uma recuperação que se tornou um milagre porque a menina, além de velhinha e cardíaca, estava num estado muito avançado de fome e com uma piometra muito feia. A história e fotografias estão no site, na página da Emídia. As fotos mostram o Antes e o Depois, a sua fantástica recuperação. Esta menina ficou também muito amiga de uma outra menina que temos, a Polónia, e onde quer que uma está, a outra também. Duas velhinhas que se conheceram e que formaram uma amizade tão bonita e enternecedora.

Mas o pior aconteceu... :( No espaço exterior onde estava a Emídia enquanto passeia da parte da manhã, aconteceu uma desgraça... Parte da vedação foi danificada (ainda não sabemos o que aconteceu) e a menina conseguiu sair. A estrada fica muito próxima e o pior aconteceu. :( A Emídia foi brutalmente atropelada e deixada na berma. :( Quem atropelou nem se dignou a parar, apesar de não ser surpresa este comportamento por parte deste tipo de pessoas...

Quando regressámos a esse espaço na hora do almoço, nem queríamos acreditar no que estávamos a ver... :( Quando nos viu, a menina fez um olhar de alívio e fechava os olhinhos completamente aliviada por nos ver, e suspirou fundo quando lhe pegámos ao colo... Mas ao vê-la ali sentada sem se mexer, tememos logo o pior... Por entre nervos, choro e muita aflição, corremos com ela para a clínica, onde foi avaliada e, depois de várias medicações e raios-X, o pior confirmou-se mesmo. A Emídia tem tudo partido do lado esquerdo e a bacia. :( Esta menina precisa de estabilizar e ser operada o quanto antes. Sem cirurgia, só nos resta a eutanásia porque ela nunca mais se conseguirá levantar sem cirurgia.

Já temos um orçamento de 250 euros para a cirurgia e os raios-X foram 40 euros. Qualquer ajuda que nos possam dar, pedimos que seja feita para o NIB que se encontra aqui no site, colocando o descritivo "Emídia". Estamos de cabeça perdida. :( Depois de estar já tão bem , acontecer uma desgraça destas e acabar com tudo não conseguimos fazer-lhe isso. As fotografias mais abaixo são dos raios-x e depois do atropelamento.

Esta menina é tão meiga, tão ternurenta, não merecia isto e não merece que não a tentemos salvar... Precisamos tanto de ajuda de todos para conseguirmos... Estamos desesperadas porque nestas condições já temos a Ferreirinha (a menina paralítica) e sabemos que teremos de ter um enorme esforço no pós-operatório para voltarmos a ter a Emídia a andar... E as forças faltam-nos.... mas estamos muito mais desesperadas por a ajudarmos a ser operada... Sentimo-nos sufocadas e muito, muito aflitas..:(

Em Março de 2012, a Emídia correspondeu a tudo e teve uma recuperação fantástica, como as fotos na página dela mostram. Precisa agora, em finais de Outubro de 2012, da ajuda de todos para ter uma 2.ª oportunidade. Agradecemos desde já a todos que nos possam ajudar urgentemente e/ou divulgar.

Actualização em 17 de Novembro de 2012

Felizmente, tudo correu bem na cirurgia da Emídia. Foi uma longa cirurgia, mas a menina acordou bem e só queria mimo. Já se encontra em repouso e terá de ficar em repouso absoluto durante mais um mês. Para já, a menina já se levanta, mas ainda não quer usar a patinha. Aquela bacia estava desfeita, por isso é preciso ir-se com muita calma. Mas vamos voltar a ter menina. :) A Emídia está salva.

Mais abaixo deixamos as fotos de quando regressou ao Refúgio, depois da cirurgia. Está ainda com mais mimo do que aquilo que já era... É um alívio agora sabermos que é uma questão de tempo e paciência até à sua total recuperação. Entretanto, continuamos a precisar MUITO de resguardos, Rymadyl 50, Rilexine 300, Vetmedin e Previcox.

Actualização em 8 de Abril de 2013

A recuperação foi muito lenta e difícil. A menina já se sentia melhor e queria correr, brincar e juntar-se à sua amiga velhinha Polónia, mas as recomendações do veterinário foram bem explicitas: não podíamos deixar a menina fazer esforços durante alguns meses. E, inicialmente, pensávamos que ela nunca mais iria conseguir pousar a patinha porque não estava mesmo fácil.Mas nada que o cuidado, medicação e muito, muito carinho não resolvam. E podemos vir agora com a boa notícia de que a Emídia está completamente recuperada, já apoia bem a patinha e corre e brinca muito.

Esta velhota tem uma amizade só vista com outra velhinha, a Polónia. Conheceram-se já bem velhotas no Refúgio e desde então não passam uma sem a outra. Um dia havemos de filmar, porque chega a ser comovente ver como uma espera pela outra para passearem, para irem cheirar aqui e ali. A Emídia não dá um passo sem a amiga. Para dormir também tem de ser bem juntinhas e debaixo do mesmo cobertor. É enternecedor ver uma amizade tão bonita entre duas meninas que não se conheciam de nenhum lado e que inicialmente até eram bastante rabugentas. :)

Quando Foi Encontrada

Emidia Emidia

Emidia

Depois do Banho

Emidia

Internada no Veterinário

Emidia Emidia

No Refúgio, Após a Cirurgia

Emidia Emidia

Problema de Pele

Emidia Emidia

Emidia Emidia

Com a Emanuela

Emidia Emidia

Já Recuperada

Emidia

Com a Polónia e a Emanuela

Emidia

Em Outubro de 2012, Depois do Atropelamento

Emidia Emidia

Emidia Emidia

Raios-X

Emidia Emidia

Em Novembro de 2012, em Recuperação da Cirurgia

Emidia Emidia

Emidia Emidia

Emidia

Em Abril de 2013, com a Emanuela e a Polónia

Emidia Emidia