Ferreirinha

Ferreirinha

Descrição

Porte médio/grande, cerca de 6 meses (Abril de 2012), muito assustada. Esterilizada.

História

A história da Ferreirinha é mais uma que nos parte o coração, mas infelizmente já tão comum no dia a dia de quem se dedica a ajudar animais. Dia 21 de Abril de 2012, recebemos uma chamada da GNR às 3 horas da manhã a dar conta de uma cadelinha ainda bebé estendida na berma da estrada. Estava toda molhada, tremia tanto numa mistura de frio, choque, pânico e sofrimento. A Ferreirinha não se conseguia mexer. Tinha sido brutalmente atropelada e deixada para trás como se de um saco do lixo se tratasse.

Esta menina teve a sorte de ser vista por uns militares da GNR que nessa noite estavam de patrulha e tiveram o bom coração de parar e socorrê-la. Porque deixar um ser vivo neste estado para trás é um acto de tamanha insensibilidade e é desumano. Apesar de poucas, ainda há pessoas que param e tentam fazer alguma coisa que não seja deixá-lo ali numa agonia terrível. É também reconfortante saber que esta força de segurança tem militares deste calibre. Orgulhamo-nos mesmo muito destes militares da GNR que, além de zelarem pelo bem estar e segurança das pessoas, zelam pelo bem estar de um animal em necessidade...

Nem queríamos acredita no estado desta menina. É apenas uma bebé. Estava completamente aterrorizada (as fotos mostram bem!) e sem qualquer tipo de sensibilidade nas patas traseiras. Pensámos logo no pior... No dia seguinte logo de manhã, levámos a Ferreirinha para uma clínica veterinária. A Ferreirinha estava infestada de carraças, estava desidratadíssima e com picos de febre e temperatura baixa, e o pior de tudo: tem uma lesão grave na coluna. Foi posta a soro e iniciou imediatamente a medicação de dor e para o problema da coluna. Nos dois primeiros dias, não queria comer, mas felizmente esta situação foi ultrapassada e come agora muito bem.

O prognóstico não é muito favorável, mas a veterinária diz que no local onde se encontra a lesão, apesar de grave, a Ferreirinha poderá conseguir reverter. Será um período de muito esforço para nós e a Ferreirinha também terá de lutar, mas poderá acontecer o milagre de conseguir voltar a andar.

A Ferreirinha deve ter sido muito, mas mesmo muito maltratada. O medo dela de pessoas é arrepiante. Já tivemos muitos casos de maus-tratos e crueldade e que com muito carinho voltaram a confiar. A Ferreirinha está connosco há uma semana e ainda morre de medo. Mas sabemos que, com o tempo, também ela poderá saber o que é o melhor das pessoas e o que é ter uma família.

E o nosso apelo desesperado começa aqui... :( Estamos completamente de corda ao pescoço. Queremos continuar a ajudar, a salvar e a ter finais felizes, mas sozinhas não conseguimos mesmo... :( Temos tido alguns animais dos mais velhotes a adoecer (problemas da idade), os casos graves não param de aparecer e estamos a começar a sufocar, porque de facto já se sente esta terrível crise e a falta de ajuda e meios... Temos muito medo de não poder ajudar mais por falta de apoio... apoio este que cada vez menos as pessoas conseguem dar por tudo o que está a acontecer neste país... :(

A Ferreirinha precisa muito de uma ajuda cuidada porque estando paralítica e sendo para se tentar salvar esta menina, temos de o fazer com condições para ela. Seria muito mais "simples" para nós optar pela eutanásia, onde não teríamos o sacrifício e esforço físico e emocional, nem a despesa, nem a aflição... Mas é tão difícil optar por essa via quando a Ferreirinha tem uma hipótese, mesmo que ainda tão desgastante para nós...

Lançamos este apelo desesperado com uma última esperança de conseguirmos ajudas para continuar a tentar salvar a Ferreirinha. Os nossos recurso esgotaram por completo, até porque temos imensos animais a nosso cargo... :( Não sabemos até quando conseguiremos continuar a salvar. Neste momento, só podemos ser a VOZ da Ferreirinha e apelar muito a todos por mais esta menina.

A Ferreirinha já tem uma conta de 175 euros e neste momento estamos com gastos avultados em resguardos (1 embalagem de 20 resguardos = 5 euros no Pingo Doce), sendo que estamos a gastar uma embalagem em dois dias (num mês são 50 euros), bem como medicação injectável (3,5 euros por dia) e medicação oral (antibiótico, Tramal* e Ulcermin). Ou seja, neste momento, para ajudarmos a Ferreirinha durante um mês precisamos de 330 euros (para saldar a despesa já feita com ela, bem como para a medicação e higiene necessária durante o próximo mês).

Não sabemos o que é desistir, mas neste momento estamos de mãos completamente atadas... Sempre receámos a chegada deste dia, do dia em que estamos completamente dependentes de todos para continuar a ajudar estes meninos... :( Qualquer ajuda que possam dar, pedimos que o façam para o NIB que se encontra aqui, colocando o descritivo "Ferreirinha".

Pedimos a todos encarecidamente que, caso não possam ajudar, que passem a palavra por favor. Divulguem esta menina... é a única esperança que ela tem, que todos nós nos juntemos.

A Ferreirinha é apenas uma bebé que já conheceu o que de pior há nas pessoas, que já conheceu a maldade e a crueldade ao ponto de ainda olhar com estes olhinhos de quem quer confiar, mas que ainda sente um medo profundo...

Obrigada a todos que possam ajudar e/ou divulgar.

Actualização em 8 de Maio de 2012

Infelizmente, as notícias não são as melhores...:( A Ferreirinha foi avaliada novamente pela veterinária e, nesta altura, a Ferreirinha já devia estar com sensibilidade à dor profunda. Passados 18 dias, teria de ter essa melhoria. Pensávamos que a menina estava no bom caminho porque já encolhia as patinhas quando lhe apertávamos uma parte da almofada. Infelizmente, isso era apenas reflexo e não dor. :( Foi bem avaliada pela veterinária, e com a pinça de bicos presa na pata não tinha qualquer tipo de reacção. Foi um choque para nós. :(

E o medo das palavras aumentava à medida que nos ia sendo dito o que avaliação ia mostrando... :( A Ferreirinha não irá recuperar mais... Nunca mais poderá andar. :( Contudo mantém medicação mais 15 dias (para perfazer um mês), isto se optarmos pela solução de a fazer viver... Neste momento, só há duas soluções para ela: a cadeirinha de rodas ou a eutanásia.

Sem cadeirinha de rodas, em breve ela irá abrir feridas de se arrastar e perder MUITO em qualidade de vida. A veterinária deu-nos os parabéns por termos a menina em tão bom estado sem escaras nenhumas nem sinais de a pele estar massacrada. Têm sido dias de verdadeiro esforço... Não é fácil tratar de uma menina paralítica com 15 kg para a manter impecável e com todo o bem estar possível.

A veterinária disse mesmo que a Ferreirinha é uma boa candidata a uma cadeirinha de rodas. Mas se não for para lhe arranjar uma cadeirinha, que temos mesmo de optar pela eutanásia.

Felizmente (e agradecemos muito mais uma vez) já se conseguiu assegurar toda a despesa que foi feita e que está a ser feita para o seu bem-estar. Contudo, temos de voltar a apelar a todos desta vez que nos ajudem a procurar uma cadeirinha de rodas: há sempre alguém que já teve algum animal nestas condições, há sempre uma cadeirinha de rodas "encostada"... Por favor, ajudem nos a procurar, ajudem-nos a passar a palavra até se chegar à pessoa que poderá ter uma.

Esta cadeirinha irá devolver à Ferreirinha a única oportunidade de continuar... Apesar de nos ser muito, muito difícil ter uma menina nestas condições, vai valer o esforço de a ver viver e conseguirmos tempo para a fazer sentir a alegria de viver...

Actualização em 9 de Maio de 2012

Precisamos urgentemente de uma boleia para a Ferreirinha do Porto a Odivelas e de Odivelas ao Porto, no mesmo dia. A Ferreirinha está paralítica e a necessitar de cuidados específicos, daí necessitar de regressar no mesmo dia ao Porto. Além disso, ainda está extremamente assustada. A viagem seria feita com a menina dentro de uma transportadora e com resguardos para a muda. O ambiente tem de ser de muita tranquilidade, porque ela tem mesmo muito medo.

Uma vez que é uma bebé a crescer, é necessário que seja feita uma boa cadeira à sua medida. Contactámos a DogLocomotion e o Sr. Pedro da DogLocomotion quer mesmo vê-la ao vivo para desenvolver uma cadeirinha de rodas à medida desta menina, que será dependente desta cadeirinha e que precisará que seja feita de forma a suportar todo o peso que tiver em adulta. É fundamental. Depois desta avaliação, a cadeirinha ainda demorará cerca de um mês a chegar às nossas mãos. O orçamento que já temos é de 350 + 25 euros (portes).

É urgente levar a Ferreirinha a Odivelas. Alguém nos consegue ajudar com esta preciosa boleia?! Tantos obstáculos e uma vida a depender de que tudo isto seja ultrapassado...:(

Actualização em 17 de Maio de 2012

Faz na próxima 2.ª feira um mês que a Ferreirinha está connosco. Foi um longo e duro mês... Temos andado com a nossa capacidade humana no limite e tem sido verdadeiramente desgastante. É tudo ainda mais duro porque não a temos só a ela... Mas no final desta luta, valerá a pena.

Queremos agradecer muito a toda a gente que ao longo deste mês nos escreveu, que se preocupou com esta menina, que ajudou com medicação ou com os preciosos resguardos, que ajudou a divulgar e passou a palavra, que ajudou com sugestões, boleias, e que ajudou de forma monetária e permitiu que pudéssemos ter resguardos e comprar ração para esta menina e, sobretudo, que a cadeirinha esteja garantida. A ajuda de todos foi mesmo muito importante. Todos foram importantes.

Teremos ainda um longo mês pela frente... Começamos a precisar urgentemente de ração de melhor qualidade para este mês. Já tivemos de comprar um saco porque a Ferreirinha, por estar a comer ração de má qualidade e a variar as rações (conforme o que nos é dado), começou a fazer diarreia. Tem sido o caos... Imaginem o que é mudar os resguardos 8 a 10 vezes por dia, porque se suja toda em diarreia e ter de pegar nela e lavá-la a cada vez que faz diarreia... :( Além de a ração de má qualidade lhe estar a dar para isto, também faz mais vezes cocó e estávamos a desesperar. Tivemos mesmo de comprar um saco e a coisa parece que está a melhorar, mas já começa a querer abrir feridas na zona do rabo....

Por isso, tudo tem servido para tornar a vida da Ferreirinha um pouco melhor e estamos a fazer de tudo para o seu melhor bem-estar até chegar às nossas mãos a cadeirinha. Não é mesmo nada fácil ter uma menina nestas condições. Além dos enormes gastos, há um enorme desgaste humano... :(

Infelizmente, é mesmo necessário ter-se dinheiro disponível para se ir dando estas coisas no imediato, antes que seja tarde e comece a abrir feridas... Desta forma, a partir de agora, utilizaremos eventuais ajudas extra para compra de resguardos e ração, porque esta menina precisa desse apoio durante mais de um mês até a cadeirinha chegar... Se quiserem enviar resguardos ou entregar ração, seria até a melhor opção.

Vai ser um longo mês mesmo...:( Se ela fosse a única menina a nossa cargo, mas é ela e tantos mais... E acabamos de a tratar, viramos costas, e já é preciso dar-lhe uma limpeza outra vez... :( :( Isto porque os nossos meninos são tratados ao pormenor e para o máximo bem-estar deles...

Queríamos também dar uma palavrinha acerca de às vezes haver atrasos. Devido ao nosso dia-a-dia, é humanamente impossível para nós conseguirmos actualizar tudo ao minuto. Mas notícias daremos sempre por e-mail, dentro de horas razoáveis. Infelizmente, somos poucas pessoas e as mesmas para tudo, sendo que esta ajuda que prestamos aos meninos é feita tendo também nós empregos à parte. Tratamos deles de manhã cedo, durante a hora do almoço e à noite. Temos ainda todo o trabalho imenso na Internet que é feito também por nós e, a par disso, também temos os nossos problemas pessoais, doenças, familiares doentes, etc. Pedimos a todos a compreensão por às vezes haver demora nas respostas. O que mais queríamos era conseguirmos desdobrarmo-nos em mil para conseguirmos ter mão para tudo, mas é demais para nossa capacidade humana. Assim, sabemos que compreendem o nosso dia-a-dia e que o que também querem é que estes animais e o seu tratamento estejam em primeiro lugar e só depois, mesmo já desgastadas, venhamos para a Internet. Obrigada do fundo do coração a todos por se terem desdobrado a ajudar a Ferreirinha e na sua divulgação.

Nota: publicamos mais baixo fotos novas do dia 17 de Maio de 2012. Podem ver aqui um vídeo da Ferreirinha.

Actualização em 30 de Maio de 2012

No dia 18 de Maio, a nossa menina fez a viagem até à DogLocomotion com o Luís, que gentilmente se ofereceu para levar a menina até Odivelas. Na impossibilidade de a Ferreirinha regressar no mesmo dia, a Lúcia ofereceu-se como FAT para os dois dias que seriam necessários, regressando a menina até nós no dia 21 de Maio, na mesma pela mão do Luís. Muito obrigada aos dois por terem acolhido tão bem a nossa menina e por terem tornado realidade esta viagem ate à DogLocomotion. :)

A cadeirinha já está em marcha pelas mãos do Sr. Pedro da DogLocomotion, que está a fazer um esforço em apressar-se em concluir a cadeirinha o mais depressa possível. Neste momento, a menina aguarda a chegada da cadeirinha.

Enquanto espera, a Ferreirinha teve mais um acontecimento importante na sua ainda curta vida... No passado dia 23 de Maio, resgatámos mais um ser a precisar de ajuda... Desta vez, uma gatinha bebé minúscula com os olhos todos tapados e espetada no meio de umas silvas. A menina miava desalmada e sem se conseguir libertar, toda espetada pelas silvas... :( Era impensável deixá-la ali. Impensável. Infelizmente, mais um sitio onde passa muita gente, e a menina continuou ali. Apesar de já nada nos surpreender na insensibilidade de muitos humanos, continuamos a ficar arrepiadas com tanta falta de coração... Levámo-la de imediato a ser vista por uma veterinária e a sua história será contada aqui no nosso site em breve, porque estará em breve para adopção com o nome Bianchi.

A Bianchi mudou a vida da Ferreirinha e a Ferreirinha mudou a vida da Bianchi. Esta gatinha bebé perdeu-se de amores pela Ferreirinha e, onde quer que ela esteja, a pequena faz os esforços que for preciso para ir para a sua beira... Pelas fotos mais abaixo, conseguem ver o que falamos. Quando não estamos, a Ferreirinha fica na sua jaulinha, que fica por cima de outra jaula para poder estar à janela a ver os outros meninos. A Bianchi trepa por todos os lados para entrar na jaula da Ferreirinha e ali ficar à sua beira e por vezes com momentos de carícias ternurentos. Apesar de no mesmo espaço da Ferreirinha haver mais animais também muito dóceis, a escolhida pela Bianchi foi mesmo a Ferreirinha... As fotos em baixo mostram tudo.

E mostramos também fotos do consolo da Ferreirinha no seu colchão novo que a Mónica fez chegar até nós. A menina já não quer outra coisa. :)

Assim que houver novas notícias, actualizaremos logo. Esperamos que as próximas notícias já sejam com a chegada da cadeirinha de rodas...

Actualização em 23 de Junho de 2012

No passado dia 13 de Junho, recebemos a cadeirinha da Ferreirinha pela mão do Alexandre (que foi uma preciosa boleia para a cadeirinha chegar até nós). Estávamos ansiosas por este momento porque tem sido uma batalha gigante para a Ferreirinha não abrir feridas e manter-se o mais sã possível.

Foi de ir ás lágrimas ver a Ferreirinha em "liberdade" pela primeira vez em dois meses... Os outros meninos fizeram um trabalho incrível na integração à cadeirinha e foram eles que lhe tiram a estranheza do equipamento. Porque a Ferreirinha estranhou imenso o equipamento e não queria andar, atacando o equipamento da forma que podia. O respeito que todos eles tiveram por ela foi de arrepiar, mesmo os mais conflituosos, e estavam a conhecê-la pela primeira vez.

Esta menina continua extremamente assustada e o contacto humano continua a ser uma luta, mas as fotos mais abaixo e o vídeo que publicaremos em breve mostram a todos este ENORME passo na vida da Ferreirinha e nota-se bem o brilhozinho no olhar e o ar reguila com que ficou...

Mas, infelizmente, nem tudo são boas notícias... :( A Ferreirinha começou a desenvolver um papo na zona do rabo, que julgávamos ser de raspar no chão enquanto esperou pela chegada da cadeirinha. Foi feita desinfecção e aplicação de pomadinhas, mas não resolvia. Além disto, começaram a aparecer umas feridas no dorso sem ter nada a ver com contacto com urina nem zona de raspagem (mostramos estas duas situações em fotos em baixo).

Foi levada a ser vista pela veterinária no dia 22 de Junho, que procedeu de imediato à retirada do líquido da enorme em forma de "bola" que ela tinha na zona do rabo. Saiu imenso sangue... Contudo, sentia-se uma saliência dura nessa zona. Foram feitos dois raios-x e o pior revelou-se... :( A Ferreirinha tem uma pata traseira toda partida e a outra pata traseira com luxação. Ficámos em pânico...

A veterinária apresentou-nos três soluções:

Este "deixar andar" implica que a Ferreirinha tem de fazer antibiótico e dois anti-inflamatórios para aquele papo enorme na zona do rabo desinchar e conseguir controlar a infecção. Caso nem a medicação ajude a controlar esta infecção, então teremos mesmo de pensar numa daquelas duas hipóteses.

Estamos de coração partido...:( Não contávamos com uma coisa destas, logo agora que a menina estava a começar o caminho para ser feliz... :(

Pedimos mais uma vez a ajuda de todos. Neste momento, estamos a tentar o tratamento com medicação para ver se conseguimos controlar esta infecção e aí deixar andar mais um pouco... E precisamos muito de:

E precisamos urgentemente de uma transportadora grande, pois a que tínhamos já não transporta a Ferreirinha. Não temos forma de a transportar sem ela cair, e ela na mala do carro desata aos encontrões a tudo em desespero. Precisamos urgentemente da doação de uma ou que nos ajudem a comprar uma (no valor de 150 euros).

Qualquer ajuda que nos possam dar para o pagamento dos raios-x ou para adquirirmos algum dos géneros que referimos, pedimos que o façam para o NIB que se encontra aqui:

http://www.refugiodaspatinhas.org/ajudar

Qualquer ajuda em géneros que nos possam dar, pedimos por favor que nos contactem pelo nosso email: geral@refugiodaspatinhas.org.

Obrigada a todos os que possam ajudar a Ferreirinha a conseguir agarrar a vida que acabara de começar novamente... :(:(:(

Actualização em 19 de Julho de 2012

Infelizmente, esta nova actualização vem cheia de más notícias... Só agora conseguimos vir actualizar, porque de facto estes últimos tempos têm sido dos mais duros. Além de andarmos a tentar ver tudo com a Ferreirinha, todos os outros também dependem muito do nosso tratamento e presença diária.

A Ferreirinha foi vista pelo ortopedista e começamos pela notícia que mais nos chocou. O doutor acredita que há fortes indícios de que esta menina foi brutalmente espancada e não atropelada. O tipo de lesão que apresenta nas duas patas traseiras e algumas lesões que tem no corpo, e o facto de ela ter um enorme terror no que toca a pessoas, fazem o doutor acreditar que esta menina foi brutalmente espancada. Esta menina é muda, não ladra, não chora, não lhe sai qualquer tipo de som...

E, passados 3 meses envolvida sempre num ambiente calmo, cheio de carinho e mimo, continua a tremer e a ter pânico no que toca às pessoas. Só há uma de nós (que trata dela diariamente) com quem ela consegue ter um olhar um pouco diferente... mas ainda engole em seco só de nos ver e treme toda e sem saber onde se meter. A luta está a ser GRANDE, mas não desistimos.

Contudo, a outra má noticia fez-nos desanimar muito e estamos um pouco de cabeça perdida... O doutor não aconselha a operação das duas patinhas (por estarem partidas e para as colocar direitinhas), mas também referiu que manter a menina assim não é solução. Ou seja, para já não há problema, mas muito, muito em breve a nossa luta vai ceder, uma vez que, por ter as patas assim, mais tarde ou mais cedo ela vai abrir feridas e ter infecções atrás de infecções, por mais que lutemos contra isso.

E amputar as patas também não é solução porque requer um pós-operatório bastante rigoroso e o facto de ela ter este tamanho e também por não se deixar tratar facilmente impedem esta operação. Porque um pós-operatório mal feito ainda seria pior... :(

Ou seja, estamos de pés e mãos atadas neste momento... :( Estamos perdidas... :( Está a ser muito muito duro e iremos buscar forças a todos os sítios possíveis e impossíveis, mas lutaremos contra o tempo para conquistar definitivamente esta menina, a tempo e antes de abrir feridas e de se tornar inviável mantê-la assim.

Vamos manter esta menina enquanto tiver dignidade e estamos com muito medo que ela deixe de a ter em breve... Mas faremos os possíveis para recuperar a vontade de ela viver com pessoas e perdoá-las... :( e permitir esta cirurgia (que, a conseguirmos partir para uma cirurgia, será sempre da correcção das patinhas e não da amputação, uma vez que entre as duas, o pós-operatório é mais difícil na amputação).

Deixamos aqui um pequeno vídeo da Ferreirinha no dia em que recebeu a cadeirinha. Com os outros animais (sejam quais forem) esta menina ainda consegue saber o que é ser feliz... Vídeo aqui: http://www.youtube.com/watch?v=Jrs5PeTdZ2E

Nota: obrigada a todos os que estão a permitir que esta menina tenha esta oportunidade e o que nos permite continuar a tentar. Resguardos, toalhetes, fraldas, ração, mantas, detergentes, rolos de papel, luvas látex, pomadas, medicações, ajudas, seja o que tenha sido, foram todas preciosas MESMO e para já continuarão a ser... Muito Obrigada em nome da Ferreirinha.

Actualização em 20 de Agosto de 2012

Infelizmente, passado um mês da última actualização ainda não há muitos avanços com esta menina. Mas, como ainda não abriu escaras/feridas, porque o nosso esforço contra isso tem sido imenso, ainda podemos continuar a tentar a sua "conquista" de forma a ver se se torna viável a cirurgia de correcção das duas patinhas... Portanto, não há muito a acrescentar à última actualização, a não ser que continuamos a lutar por ela e com ela...

Actualização em 9 de Setembro de 2012

Apesar de esta menina já ter cadeirinha de rodas, este novo dado das patas partidas foi um novo entrave na tentativa de a fazer conhecer o lado bom da vida. Isto porque a Ferreirinha ainda é uma cachorra e desta sua ainda curta vida só tinha conhecido o pior das pessoas. Com este novo entrave, e dado o pânico que esta menina tem de pessoas e, por ser grande, não ser de tratamento fácil num pós-operatório, os veterinários não aconselharam nada a cirurgia. Mas, sem cirurgia, a solução seria apenas eutanasiar, pois com as patas neste estado a menina muito em breve iria criar feridas e infecções sem parar (porque andam ali os ossos "à solta") e acabaria por não ter dignidade quando chegasse a esse ponto...

Soubemos disto em meados de Julho (como publicado mais acima) e desde então sabíamos que ou conquistávamos esta menina a tempo de poder ser operada sem ter aberto feridas e deixar-se manipular melhor, ou teria de ser eutanasiada quando começasse a abrir feridas... A nossa luta começou ainda com mais afinco. É com enorme esforço que a mantemos o mais limpa possível e fazemos de tudo para que aqueles olhinhos confiem mais no ser humano... E não é fácil tratar de uma menina assim, e tão pesada.

Mas deu-se um pequeno milagre... Passados quase 2 meses desta nossa nova luta e ainda conseguindo manter a Ferreirinha sem abrir feridas, conseguimos filmar o comportamento desta menina com uma de nós e mostrar o esforço que ela própria faz em se levantar e a alegria dela com os outros animais... Mostrámos isso de imediato aos veterinários, que ficaram espantados com a nossa persistência e com a persistência da lutadora Ferreirinha, e não hesitaram em nos dizer que depois do que viram era um "SIM" total à cirurgia. Sem dúvida que se devia tentar!

Portanto, neste momento este é o último grito da Ferreirinha. Operar as patas para as corrigir é a ultima oportunidade desta menina... Os veterinários deixaram bem ciente que não passa mesmo disso, de uma tentativa, a última e única que lhe resta...

Com raios-X, cirurgia às pata e esterilização (esta menina não deve sofrer cios), fica tudo por 250 euros. Qualquer ajuda para este caso pedimos que o façam para o nosso NIB (CGD) que se encontra na página Como Ajudar, colocando o descritivo "Ferreirinha".

Precisaremos depois também de ajuda para comprar medicações ou que nos enviem:

Esta medicação é urgente, bem como ração de boa qualidade para o pós-operatório.

Tudo isto pode não dar em nada e a cirurgia poderá não resolver nada. Também queremos transmitir isto a todos, porque de facto a cirurgia poderá não resolver nada, mas havendo já tanta esperança e tendo nós tido o sinal verde dos veterinários, não podíamos deixar de apelar e TENTAR... Porque se não tentarmos, só nos resta mesmo a eutanásia. :(

Depois do trauma enorme que ela sofreu, nunca lhe ouvimos um gemido, um ladrar, um choro... Esta menina ficou "muda"... Não podemos sequer imaginar o que ela possa ter passado para sentir todo este terror, mas o que nos dá um enorme alento é que já sentimos um certo brilhozinho no seu olhar quando nos vê...

E, apesar de esta "tentativa" continuar a representar um enorme esforço e peso imenso, porque além da Ferreirinha temos muitos mais a precisar do nosso apoio e tratamento diário, não conseguimos deixar de acreditar nela, e ver o seu esforço continua a dar-nos força...

Muito obrigada a todos que possam ajudar e/ou divulgar!

Actualização em 13 de Outubro de 2012

Esta nova actualização vem cheia de novidades e boas notícias. Notícias que, para quem trata e para quem está desse lado a acompanhar a história desta menina, são pequenos/grandes passos. Confessamos que algumas delas nos puseram de lágrimas nos olhos.

Antes de mais, começamos pela principal: a Ferreirinha foi operada e a cirurgia correu muitíssimo bem. Quando acordou, já reagia como se nada tivesse acontecido. Foi esterilizada também. Como ainda se sente em pânico com estranhos, fomos logo buscá-la no dia seguinte, pois sente-se muito mais tranquila no seu espaço. Connosco, já se sente tranquilidade no olhar .e um certo brilho. Isso, para nós, é uma ENORME vitória já. Tem sido um dos casos mais difíceis a nível de recuperação em tantos anos.

As fotos abaixo mostram a Ferreirinha no carro no dia em que foi para ser operada. E mostramos fotos também da menina já em casa. Como ela stressa imenso com o colar (funil) e como não consegue chegar às zona suturadas (perna e barriga), optámos por não o colocar.

Ainda é muito cedo para se ver se a cirurgia valeu a pena. Como dissemos no último texto, a operação não garantia nada, mas seria uma tentativa... a última coisa que estava ao nosso alcance de se fazer.

Agora, é continuar a lutar com ela e por ela... O veterinário diz que podemos ter de esperar cerca de 6 meses até ver de facto alguma coisa, e ver se a cirurgia ajudou de facto ou não, se valeu a pena ou não... Até lá, teremos de continuar com a fisioterapia e com os cuidados diários. Nestes primeiros meses após a cirurgia, teremos de ter muito mais acompanhamento em relação à sua higiene também.

Não tem sido nada, mas mesmo nada fácil. Às vezes sentimo-nos sem forças porque é um esforço imenso, dado o feitio dela e tudo o que envolve, e uma vez que não tratamos apenas dela. Mas eis que pequenos nadas se podem tornar lufadas de ar fresco: pela primeira vez em meio ano, esta menina LADROU. E ladrou tanto. :) Nunca tinha sequer tido um gemido. E o que nos deixa completamente enternecidas foi o motivo pelo qual ladrou...

A Ferreirinha estava na parte de baixo e, para se passar para a parte de cima, é obrigatório passar-se por ela. Num dia bem cedo de manhã (às 7h da manhã), uma de nós encontrava-se sozinha na parte de cima. Sem ser costume, uma outra pessoa veio nesse dia e a essa hora e, no silêncio, surgiu de perto e a Ferreirinha desatou a dar sinal, chamando a atenção e a defender. Mal viu que era pessoa conhecida, arrastou-se novamente para o seu canto. Sentimos nesse dia que algo de novo estava a acontecer com esta menina. Além de já defender o espaço e a pessoa que a trata, conseguiu exprimir-se, coisa que durante MEIO ANO não o fez, quer sentisse dor, medo ou qualquer outra coisa...

E também a temos visto cada vez mais brincalhona com os gatos e outros cães... Chega quase a pôr-se de barriga para o ar quando está a brincar com os gatos. (Claro que, para vermos isto, temos de estar ainda bem escondidas, ainda não se "abre" assim se estivermos presentes.) Uma das coisas que nos deixou cheias de esperança foi espreitá-la e ver que se aguentou numa das patas traseiras um pouco mais de um minuto, quase de pé. Deixou-nos em lágrimas e com muita muita esperança.

Esta história ainda se continua a escrever... Felizmente, ainda não foi o final da linha para ela e continuaremos a lutar enquanto ela nos mostrar que quer viver e que tem dignidade para isso.

Para continuarmos a tentar, continuamos a precisar muito de ajuda de todos. É uma menina que, além do desgaste físico diário (isto porque não a temos para um canto, temos de dedicar muito tempo e cuidados para a ter em condições), há também necessidades diárias e com as quais continuamos a precisar muito de apoio: resguardos, pomadas, Neurobion, Rymadyl 100, detergentes, champô de uso frequente, toalhetes.

A ração de melhor qualidade faz verdadeiros milagres no que toca à higiene, porque se evita muita diarreia e que faça muitos cocós. Para esta situação e tendo ela já mais de 20 kg, é insuportável para ela e para nós estar sistematicamente suja de fezes se as fizer com muita frequência. A ração de melhor qualidade, além de fazer com que faça fezes mais sólidas, faz também menos vezes.

Em baixo mostramos também fotos da menina na hora do banho. Já deixa dar banho e esfregar sem que sinta tanto medo de estarmos tão junto a ela. Até gosta.

Em nome da Ferreirinha, obrigada a todos, e esperamos continuar a ter linhas para continuar a escrever esta história que tanto nos tem envolvido e que tantas emoções tem gerado...

Actualização em 7 de Fevereiro de 2013

A Ferreirinha continua a lutar e a querer viver. Tem sido um esforço diário com ela, e a cirurgia, apesar de não ter feito o milagre de a fazer levantar e andar, tem feito pequenos milagres ao longo deste tempo porque a menina não voltou a abrir feridas enormes por causa do osso partido na altura. Contudo, e porque é uma menina paralítica com cerca de 20 e tal quilos, continuamos a precisar muito de pomadas como Bepanthene e Trombocid para aliviar a zona de impacto com o chão. Continuamos a precisar de Neurobion, que é a medicação que continua a fazer também. Agradecemos imenso a quem possa doar esta medicação.

Actualização em 14 de Maio de 2013

Fez um ano, no passado dia 21 de Abril, que esta menina se encontra connosco. Um longo ano cheio de esforço e sacrifícios, mas que valeram a pena por ver a evolução desta menina. Não anda, mas conseguimos controlar muito bem as feridas e, entre voltas de carrinho e arrastadelas quando tem de descansar do carro, tem corrido tudo muito bem. As fotos que mostramos mais abaixo é da data do aniversário dela connosco em Abril. Já é uma menina adulta e muito bonita. Contudo, a Ferreirinha nunca perdeu o medo de pessoas. O pavor que sente do ser humano é bem notório. Só se sente bem e tranquila com outros cães e gatos. Se estivermos escondidas, a Ferreirinha revela-se totalmente, brincando, interagindo tão bem com os outros, apanhando banhos de sol que a deixam com um ar mesmo satisfeito.

Estava tudo a correr tão bem, que pensávamos que nada podia interromper este momento de felicidade desta menina que tanto merecia paz. Como sabem, a Ferreirinha partilha um espaço com outros dois cães quando não estamos neste espaço do Refúgio. Um deles, sem sabermos qual, mordeu na Ferreirinha, numa das patas traseiras. A menina não sente nada das patas, por isso nem se apercebe de que foi mordida, mas a ferida ficou feia e não podemos permitir que isto aconteça. Não sabemos se foi brincadeira e exageraram na brincadeira por ela não "sentir" e não reagir... Não sabemos... só sabemos que não podemos permitir que isto aconteça.

Não temos mais nenhum local isolado para a manter enquanto não estamos no espaço e seria uma crueldade imensa manter esta menina enjaulada nas jaulas tão pequenas que temos enquanto espera a nossa chegada. Além de que continua a fazer o xixi conforme calha... Se soubéssemos que seria uma situação muito temporária e que uma família definitiva apareceria para ela em pouco tempo... mas sabemos que a realidade dela não é essa... Além do porte e da sua limitação, o facto de não deixar as pessoas criarem laços com ela dificulta mais a sua adopção. Não desistimos de lhe procurar uma família definitiva, mas sabemos que pode demorar tempo demais, tempo este que tem de ser de maior segurança e conforto enquanto estiver connosco.

O que nos resta, não aparecendo entretanto ninguém que a possa adoptar, é fazer-lhe um espaço isolado para quando está sozinha e sem vigilância. É um risco enorme deixá-la sem vigilância, estando ela indefesa e tendo acontecido isto agora. :( Contudo, fazer as obras no espaço onde já há outros animais implica materiais mais resistentes. Precisamos de painéis de rede dura, que custam entre os 40 e 50 euros cada painel. São necessários:

A tinta plástica vai servir para alisarmos o mais possível o chão para a menina não raspar no chão áspero, de forma a que consiga rastejar sem se magoar. Todo este esforço implica um gasto de cerca de 350 euros. Qualquer ajuda que nos possam dar, podem fazê-lo para o NIB indicado aqui, colocando o descritivo "Ferreirinha". Caso tenham algum dos materiais e nos possam doar, pedimos pf que nos contactem através do e-mail geral@refugiodaspatinhas.org.

Esgotam-se as possibilidades que temos para esta menina se não arranjarmos forma de a separar. Estamos desesperadas porque a queremos em segurança e com uma vida o mais digna possível e não sabemos o que fazer. Mantemos a esperança de que alguma vez apareça a "tal" família para esta menina... Mas até lá, optando pela vida, esta menina precisa neste momento URGENTEMENTE de novas condições no Refúgio.

Muito muito obrigada a todos em nome desta menina tão lutadora.

Actualização em Janeiro de 2014

Muito se tem passado nestes últimos tempos com esta menina. Depois dos últimos acontecimentos, fizemos um espaçozinho para a Ferreirinha, onde pode ficar em segurança sempre que fica sem vigilância. Quando está com pessoas por perto, pode andar sempre junto de outros meninos, uma vez que adora relacionar-se com eles.

Contudo, apesar de andar de cadeirinha, esta menina não pode andar nela muitas horas seguidas por causa do descanso. Nas fases em que andava sem cadeira, acabou por desenvolver uma infecção numa das patinhas traseiras, inchando de tal forma que já não havia salvação para a pata. Dado que ela não sente as patas traseiras, decidimos, depois de devidamente aconselhadas por veterinários, amputar a patinha. A operação correu muito bem e a pata foi amputada o mais curto possível, como mostram as fotos mais abaixo. Ficou muito bem e ela reagiu muitíssimo bem a esta nova condição, pelo que até melhorou a sua capacidade de se mover mesmo sem cadeirinha.

Esta menina tem sido feliz à sua maneira. Tem sido difícil superar o enorme trauma que ela tem com pessoas, porque o medo de pessoas que não conhece mantém-se. Com as pessoas que já conhece, nota-se aquele brilho no olhar e mais tranquilidade, mas ainda não se sente completamente à vontade para se aproximar de nós de livre vontade. Faz este ano de 2014 dois anos que está connosco... Nunca nos passou pelas mãos uma menina que demorasse tanto tempo a ultrapassar um trauma. Todo este comportamento só nos faz ainda ter mais certezas de tudo aquilo que a Ferreirinha deve ter passado...

Passados todos estes obstáculos e problemas, continuamos a procurar a "tal" família para ela, mas enquanto essa família não aparece, continuamos a precisar de muita ajuda para manter esta menina tão especial. As nossas maiores necessidades com ela são:

Caso nos queiram ajudar a adquirir alguma destas coisas que referimos, podem também enviar uma ajuda para o NIB que se encontra na secção Como Ajudar, colocando o descritivo "ração" ou "medicação". Caso nos queiram fazer chegar alguma destas coisas pedimos que nos escrevam para geral@refugiodaspatinhas.org para indicarmos de que forma nos podem fazer chegar essa ajuda.

Actualização em Maio de 2014

Uma boa notícia que nos deixa muito feliz é que a Ferreirinha já se deixa aproximar da sua "protectora". O medo de pessoas ainda é tremendo , mas a felicidade dela no meio dos outros animais compensa tudo. Mas deixamo-vos mais abaixo uma foto dela no seu 1.º contacto humano com menos medo... Passo a passo com esta menina... Deixamo-la ter o tempo e espaço que ela precisar.

Na Noite em Que Foi Resgatada e à Guarda da GNR

Ferreirinha

No Veterinário

Ferreirinha Ferreirinha

Ferreirinha

Ao Fim de Uma Semana de Medicação

Ferreirinha Ferreirinha

Olhar de Medo

Ferreirinha

Início de Maio de 2012

Ferreirinha Ferreirinha

Ferreirinha Ferreirinha

Em 17 de Maio de 2012

Ferreirinha Ferreirinha

Ferreirinha Ferreirinha

Ferreirinha Ferreirinha

Ferreirinha

No Final de Maio de 2012

Ferreirinha Ferreirinha

Com o Hilário (ex-Bianchi)

Ferreirinha Ferreirinha

Ferreirinha Ferreirinha

Ferreirinha Ferreirinha

Ferreirinha Ferreirinha

Ferreirinha Ferreirinha

Com a Cadeirinha

Ferreirinha Ferreirinha

Ferreirinha Ferreirinha

Ferreirinha Ferreirinha

Ferreirinha

Ferida no Dorso

Ferreirinha Ferreirinha

Em 22 de Junho de 2012, no Veterinário

Ferreirinha Ferreirinha

Raios-X

Ferreirinha Ferreirinha

Ferreirinha

No Carro, a Caminho da Cirurgia

Ferreirinha Ferreirinha

Após a Cirurgia

Ferreirinha Ferreirinha

Ferreirinha

No Banho

Ferreirinha Ferreirinha

Ferreirinha

Em Abril de 2013, Um Ano Depois de Ser Resgatada

Ferreirinha Ferreirinha

Ferreirinha Ferreirinha

Em Janeiro de 2014

Ferreirinha Ferreirinha

Ferreirinha Ferreirinha

Em Maio de 2014

Ferreirinha