Filipe

Filipe

Descrição

Porte médio, 3/4 meses (Março de 2008), muito meigo, brincalhão, tranquilo, sossegado. Atropelado e deixado na berma em choque (já totalmente recuperado). Gosta muito de brincar com outros animais. 1.ª vacina (07/04/2007). 2.ª vacina (07/05/08). Esterilizado.

História

A data em que escrevemos este texto é a data em que acolhemos este menino. É ainda com muita dificuldade em respirar e em acalmarmo-nos que o escrevemos.

Dia 20 de Março de 2008, eram quase 18 horas quando íamos numa via-rápida no sentido oposto ao que este menino levava, quando foi brutalmente atropelado. Com a aflição do momento, parámos como conseguimos e corremos no meio da via rápida para junto dele. De frisar que iam a passar imensos carros e nem um parou. Nem um! Não queríamos acreditar no que víamos... estava cheio de fezes, cheio de sangue no chão, e a deitar sangue pela boca, rabo e pénis... Tentámos logo apanhá-lo, mas mordeu a mão a uma de nós pelas dores horríveis que sentia.

Na azáfama da situação, a outra de nós que estava no carro correu também para lá com um cobertor. Conseguimos imobilizá-lo. Era horrível sentir os carros a passar tão de perto e a tanta velocidade. Nestes instantes, outra de nós que ia a passar nessa via rápida parou também.

Levámo-lo para dentro do carro e corremos para a veterinária. O pânico, o medo, o desespero, a aflição tomaram conta de nós naquele momento... Foi horrível!! O menino estava em choque!!! Pensávamos que nos morria nos braços!!

Já na veterinária foi logo visto, medicado e ficou internando a lutar pela vida. Será uma questão de horas para sabermos se terá lesões internas que lhe comecem a provocar dor até morrer. Se chegar a esse caso, a veterinária vai eutanasiá-lo. Vamos fazer tudo para o ajudar a viver... Mas surgindo uma situação de sofrimento irreversível, estamos cá também para o ajudar a morrer sem sofrer... :(

Ponto de situação:

Mas, para já, a preocupação é vermos se tem lesões internas e, se for esse o caso, terminar-lhe com o sofrimento!!

Estamos também nós em choque!! Além da violência que foi presenciar isto, e da aflição sendo no sítio em que foi, não podíamos deixar de o ajudar!! Pedíamos a todos do fundo do nosso coração que nos ajudem. Sentimos um misto de aflições profundas com os imensos casos que só este mês nos têm levado ao desespero.

Não conseguiremos mesmo sem a ajuda de todos. Se não nos puderem ajudar, por favor, repassem a palavra... :( Humanamente, não o podíamos deixar ali só porque temos dificuldades... :(

Actualização em 22 de Março de 2008

Na madrugada do dia 21 de Março de 2008, o pequenino Filipe começou a recuperar alguma temperatura. Quando chegou à veterinária, estava já muito pálido e gelado, mas ao fim de algumas horas começou a recuperar temperatura (o que já seria um bom sinal, apesar de ainda estar em perigo de vida). Durante o dia 21, reagiu mais, comeu um pouco e urinou (o que foi mesmo bom, porque podia ter ficado com lesão grave na bexiga). Ao fim de mais de 24 horas depois do acidente, parece que podemos pôr de parte qualquer lesão interna. O menino agarrou-se à vida e teve muita muita sorte.

Agora chegou a parte de resolver os problemas restantes, igualmente graves, mas só importantes depois de termos menino!

Neste momento, o Filipe não consegue andar. Tem a pata traseira e outra patita da frente ainda em carne viva e possivelmente tem o fémur e/ou a bacia partidos. Hoje, dia 22 de Março, irá realizar raios-X para se ver o estado dele e ver a urgência da operação. Uma vez que é um bebé em crescimento, se não houver nada a fazer nem com operação, ficará com uma pata bastante mais curta. Se tiver de ser operado (só o raio-X o dirá), será operado de urgência.

Quando tiver alta, terá de fazer repouso numa jaula durante bastante tempo (quer seja operado ou não). Mais uma vez, uma jaula faz-nos imensa falta, quer pela necessidade obrigatória do animal, quer por não termos também mais forma de acolhimento e isolamento.

O próximo passo será então realizar os raios-X. Assim que haja mais notícias, colocaremos (bem como o orçamento da operação, caso seja necessário operar). Contamos com a ajuda de todos em mais um internamento e todos estes cuidados veterinários que vão sem dúvida permitir a este menino poder ainda crescer, brincar e ter uma família.

A vida já lhe foi suficientemente cruel ainda na sua curta passagem por este mundo... Foi uma situação muito violenta... esteve por um fio... Mas o pequeno Filipe agarrou-se à vida!!

Actualização em 23 de Março de 2008

No dia 22 de Março, o Filipe ficou internado na clínica em Guimarães. Já realizou raios-X e nos próximos dias iremos saber se precisará da operação e qual o tipo de tratamento. Apesar de ter recuperado do choque, continua um menino assustado com tudo e com todos. Nem parece um bebé tão pequenino. :(

Depois, quando tiver alta, fará a recuperação numa jaula. Até agora, com este menino já temos despesas com internamento, raios-X, medicações e possível operação. Só conseguiremos "sobreviver" a esta fase se todos nos ajudarem. :( Nunca foi tão mau. :(

Actualização de 26 de Março de 2008

O Filipe continua internado, mas à partida terá alta já amanha, dia 27. Não foi operado, pois não tinha nada partido, mas foi submetido a uma intervenção com anestesia para fechar a patinha que estava aberta e em carne viva (quase osso).

Continua tristinho... pudera. Mas já tem a jaulinha à espera dele e vamos tentar ao máximo que este menino consiga ainda ser um "cachorrinho".

Os veterinários já lhe deram um banho, porque, como não anda, urina-se todo! Vai ser um caso difícil e desgastante de tratarmos e não vemos a hora de o ver bem. Mal haja novas notícias, colocaremos.

Actualização em 31 de Março de 2008

O Filipe era para ter tido alta no passado dia 27 de Março de 2008. Contudo, nesse mesmo dia deixou de comer, de se mexer e, para precaver a eventualidade de se tratar de qualquer doença incubada, continuou internado e a soro, tendo também sido muito bem desparasitado. Foram dois dias em angústia... Mas felizmente no sábado, dia 29 de Março, recomeçou a comer e a mexer-se. Ao que parece foi por causa das imensas "bichas" que ele tinha. Hoje, dia 31 de Março, o Filipe teve alta.

Já abana a caudinha e já gostava muito dos veterinários que passaram este tempo todo com ele. Bom sinal. :) Continua aquele menino introvertido, desconfiado, com medo, mas um pouquinho melhor do que no início.

Ponto de situação actual:

Já está no Refugio, na sua jaula que nos permitiram comprar para lhe proporcionar a sua recuperação (fotografias abaixo). :)

Actualização de 7 de Abril de 2008

O Filipe foi hoje tirar os pontos. Esta óptimo dessa parte! Levou hoje a 1.ª vacina, sendo que isso era muito importante para o proteger. Daqui a 1 mês levará o reforço.

Contudo, hoje a veterinária aconselhou darmos uma ração de muito boa qualidade, dado que a patinha dele esta deformada pela má alimentação. É uma questão que diz que se ultrapassa se começar uma boa alimentação, pelo que se alguém nos puder doar será uma óptima ajuda.

De resto, este menino está como novo! Sempre amoroso e brincalhão, mas ao mesmo tempo consegue ser um bebé muito tranquilo e que, apesar dos seus 3 mesitos, sabe "estar".

In Memoriam - Noite de 5 de Setembro de 2008

Custa sempre tanto escrever um texto como este... Custa sempre tanto perder um dos nossos meninos... E custou tanto perder o Filipe... É das dores mais profundas, porque não há nada que console, nada. :(

Estivemos com o Filipe na tarde do dia 5 de Setembro, Estava feliz, sempre divertido a brincar com o seu eterno amigo Enrique. Estava tudo normal, era um dia como os outros. Saímos deste espaço às 20:00 e regressámos passada uma hora e meia (às 21:30), altura em que encontrámos o Filipe estendido no chão. :( Foi das piores visões que podíamos ter. Corremos para ele, mas já não havia nada a fazer. Estava já sem vida. :(

Fica-nos a imagem do menino mais alegre deste espaço do Refúgio. O menino que nunca estava triste e que era amigo de todos. O eterno amigo do Enrique. Eram inseparáveis! Desde a sua morte, o Enrique ficou muito em baixo e já não quer brincar. O Enrique sente muito a falta dele e nós sentimos tanto a falta do nosso pequenino... Todos os dias. :( E parte-nos ainda mais o coração olhar para o Enrique e ver sentir o quão ele está tão triste também...

Dói demais chegar e já não ver o Filipe. Ver os brinquedos preferidos parados a um canto. Dói demais pensar que, depois de tudo, depois de ter lutado tanto, e apesar de o termos protegido ao máximo, acabou por partir assim, deixando-nos para sempre esta saudade e dor cá dentro.

Por mais que os dias passem e por mais que todos os outros meninos nos façam distrair, é impossível o Filipe não nos vir ao pensamento. E são momentos completamente devassadores pensar e ter consciência de que já partiu. :( Só te queríamos aqui, nosso pequenino! :( :( :(

Quando Foi Encontrado

Filipe Filipe

Filipe Filipe

No Veterinário

Filipe Filipe

Filipe Filipe

De Regresso ao Refúgio, Depois do Internamento

Filipe Filipe

Filipe

Em 1 de Abril de 2008

Filipe Filipe

Filipe Filipe

Sem o Colar e Mais Alegre

Filipe Filipe

Filipe Filipe

Filipe

Em 18 de Abril de 2008

Filipe Filipe

Filipe Filipe

Filipe

Com o Gonçalo

Filipe

Em 28 de Abril de 2008

Filipe Filipe

Filipe

Em Finais de Maio de 2008, Com o Enrique

Filipe Filipe

Filipe

Em Agosto de 2008

Filipe Filipe

Filipe