Kiko II

Kiko Ii

Descrição

Gato adulto, idade a confirmar (Fevereiro de 2012), em mau estado, atropelado.

História

Ligaram-nos hoje de manhã (28-02-2012), mas infelizmente não conseguimos atender. Quando nos foi possível, enviámos mensagem para nos indicarem o motivo do telefonema, como sempre fazemos para não perdermos contactos ou situações urgentes, e recebemos uma mensagem de volta a dizer que estava um gato em grande sofrimento, muito meigo e bonito. Indicaram-nos que tinha sido abandonado naquela zona já há 3 anos e que era alimentado por um senhora que alimenta uma colónia de cerca de 20 gatos. Disseram-nos que não sabiam o que tinha acontecido, se tinha sido atropelado, mas que deitava muito sangue pela boca. O espaço que tínhamos para o recolher e a nossa clínica veterinária era numa zona um pouco longe e durante o dia estávamos a trabalhar. Tentámos durante todo o dia encontrar uma boleia para o levarem a uma clínica veterinária, mas sem sucesso.

Quando saímos do trabalho, fomos logo lá buscá-lo. Chegámos lá por volta das 21:30. O Kiko está num estado lastimável, deita um cheiro horrível, pelo que acreditamos que possa ser uma situação muito mais grave do que parecia inicialmente. Se estiver já a gangrenar de alguma ferida, provavelmente terá de ser adormecido. Estamos completamente de rastos com todas estas situações que nos aparecerem diariamente, tem sido um início de ano horrível. Estamos a torcer que não seja nada assim tão grave, mas sinceramente já custa a acreditar. Se nos puderem ajudar em mais esta luta, apesar não se saber ainda as contas que vamos ter deste menino, agradecemos muito, muito.

Actualização em 28 de Janeiro, 23:46

Saímos agora do Veterinário. O Kiko tem uma grave coriza com muitas úlceras na boca e por isso não consegue comer. Está extremamente magro e debilitado. Deixou fazer todas as análises e até ronronou. Tem que ficar com tubo nasogástrico para comer e a medicação forte durante algum tempo para ver se recupera. Temos um orçamento de 200 euros para a sua recuperação; a conta certa só mais lá para a frente e mediante os desenvolvimentos dele.

Como todos sabem, temos sempre muitos casos complicados connosco, mas não pudemos virar as costas a este menino que não merecia ter chegado a este ponto. Pondere ajudar-nos nem que seja com 1 euro. Acredite que para nós faz a diferença de tantas contas que temos. Outra forma de ajudar é comprar uma agenda do Refúgio (ainda temos muitas para venda). Pode ver como em: http://meninosderuaeapelosexternos.blogspot.com/2012/02/agendas-do-refugio-das-patinhas.html

Se não puder ajudar, pelo menos ajude-nos divulgando o Kiko! Qualquer ajuda para este menino, por favor, entre primeiro em contacto connosco para lhe dizermos como fazer.

Actualização em 29 de Fevereiro de 2012

O Kiko continua internado. Ainda não tivemos qualquer ajuda para este menino e já vimos fazer novo apelo. Precisamos muito de latas de convalescença para gato, pois é a ração que ele tem de comer pelo tubo, e por mês as latinhas ficam em cerca de 65 euros. Não sabemos sinceramente como vamos fazer face a esta despesa. Pondere ajudar o Kiko a ter uma nova oportunidade por favor.

Actualização em 1 de Março de 2012

Toda a gente conhece aquela sensação de angústia, de ter o coração a parecer que vai saltar pela boca, de estar tão ansiosa que só se treme, de ter imensa vontade de dormir, mas sabemos que é só porque queremos esquecer tudo e não ter de lidar com todas estas responsabilidades. Hoje é um dia desses... O Kiko continua internado e ainda faz algum sangue da boca, o que é preocupante. Pedimos para serem realizados os testes FIV e FeLV para sabermos a fundo o que se passa com este menino. FIV veio negativo, FeLV veio dúbio, pelo que teve de se enviar novamente para análises. As doutoras acham que, pelas análises, não é um caso tipico de FeLV, mas e se for? Se vier positivo o que vamos fazer?

Estamos com receio. Estamos a perguntar opiniões sobre se será melhor adormecê-lo se for esse o caso ou se devemos lutar. As veterinárias, pela experiência que têm, aconselharam-nos a adormecê-lo se for o caso, mas também pediram-nos para não pensarmos já nisso. Amanhã à tarde chegam as notícias e é esta a nossa angústia para já, junta com o facto de termos de arranjar famílias para os nossos meninos do hotel, pois a madrinha poderá em breve ter de deixar de ajudar.

Assim, amigos, se quiserem perguntar aos vossos veterinários ou se tiverem experiência com casos destes, gostávamos de saber a vossa opinião também, pois esta não é uma decisão só nossa. Outra coisa, e para verem a maravilha destes meninos que ajudamos, apesar da situação em que se encontra, quando as doutoras lhe estavam a tirar sangue, o Kiko ronronava para elas. Estamos a torcer muito, muito para que o Kiko leve uma grande NEGATIVA neste seu teste de FeLV e uma grande POSITIVA na sua recuperação. Torçam connosco por favor.

Actualização a 2 de Março de 2012

Infelizmente, as notícias do Kiko ainda não são muito produtivas. O novo teste de FeLV veio novamente dúbio e as doutoras explicaram-nos que precisávamos de fazer um teste chamado PCR (Reacção em Cadeia da Polimerase) e que é especifico de alguns laboratórios. As nossas veterinárias não têm acordos com nenhum que faça, pelo que entretanto pesquisamos na net e encontrámos já uma clínica em Gaia que faz e elas vão entrar em contacto para fazer este exame que esperamos seja definitivo. Este
exame custa 75 euros, mas é a única forma de sabermos se continuamos ou não a ajudar o Kiko. Se o exame der negativo, já decidimos que a viabilidade da sua recuperação está muito comprometida, pelo que iremos adormecê-lo. Mas se for positiva, ele em princípio com todos os cuidados conseguirá recuperar.

Agradecemos a quem nos tem ajudado e a quem nos possa continuar a ajudar com os cuidados para este menino, pois merece mesmo e queremos muito acreditar que o resultado será negativo. Se nos puderem continuar a ajudar com estas contas, agradecemos muito porque se o resultado for negativo temos uma previsão de internamento com sonda de um mês e a alimentação é bastante cara, assim como toda a medicação de que necessita.

In Memoriam - Março de 2012

Escrever isto doí imenso. Ontem recebemos a notícia de que o Kiko tinha falecido. Quando as doutoras chegaram, já não respirava. Também nós temos que fazer o nosso luto e e bastante difícil lidar com tudo, com as esperanças que temos que tudo vá pelo melhor e depois perdermos assim estes meninos porque simplesmente não chegámos a tempo. Queremos agradecer a todas as pessoas que nos ajudaram nesta luta e nos deram apoio. Adeus Kiko, sentimos imenso a tua falta...