Julieta

Julieta

Descrição

Aproximadamente 5 meses (em Agosto de 2006), porte médio, muito meiga e brincalhona, amiga dos outros animais, desparasitada interna e externamente. Vacinada. Esterilizada.

História

Pelo que nos foi relatado, a Julieta apareceu no dia 26 de Agosto de 2006 perto do Refúgio das Patinhas. Andava a vaguear pela rua muito triste, com lesões nas patas (manca como a Patinhas mancava) que fazem crer que já foi atropelada em tempos.

A Julieta apareceu na rua do Refúgio num dia em que fomos cedo tratar dos meninos e viemos embora sem a termos visto. Uma das vizinhas (que nunca nos causou problemas, apenas não quer barulhos) viu a bichinha ali muito tempo encostada a um muro perto do Refúgio e pensou que seria uma das nossas meninas. Ainda hesitou em lhe pegar porque não tinha coleira e todos os meninos do Refugio têm coleira. Mas, como a achou parecida com uma das nossas (talvez à cabecinha da Miúda) decidiu arranjar forma de colocá-la lá dentro juntamente com os outros meninos para que não fugisse.

No dia seguinte, quando chegámos para mais um dia com a pequenada, qual o nosso espanto quando vemos esta menina nova que, olhando de relance e apenas vendo a cabeça, também nos pareceu à primeira vista ser a Miúda.

Logo de seguida a vizinha falou connosco a explicar o que aconteceu e que de facto depois tinha visto que a menina não era das nossas porque mal a conseguiu pôr lá dentro, saltaram-lhe todos a fazer imenso barulho durante imenso tempo, mas aí já não conseguiram ir lá buscá-la porque tinham medo e não tinham acesso. A atitude que teve foi de louvar... mas depois, perante o facto de a menina não pertencer ao Refúgio, deu logo o recado: "Deitem-na fora, que fizeram muito barulho de noite e isso não pode ser... deitem-na fora!" Infelizmente são pessoas com quem não vale a pena muita conversa a tentar alguma mudança porque simplesmente não olham para os animais da mesma forma...

Claro que, se um animal estranho e vindo de uma pessoa estranha, é posto num sítio onde já existem meninos, a reacção inicial será má e com barulho. Mas, na altura em que chegámos o ambiente já estava calmo e conseguimos que todos aceitassem a Julieta.

Não fomos capazes de abrir-lhe a porta para a deixar ir... Isso não! Isso é ser completamente desumano. Uma coisa era não termos feito nada com ela na rua porque não podemos (o que já por si custa também muito!). Outra coisa é dar-lhe esperança (o início de uma vida numa casa) e em segundos tirar-lhe isso tudo pondo-a na rua.

Mas, por outro lado, estamos a pôr em causa o bom ambiente e talvez segurança dos meninos já residentes (por causa da vizinhança que é capaz de tudo).

Foi um dia completamente desesperante, sem estarmos a conseguir decidir nada... Optámos por tentar tapar a visibilidade dessa vizinha para uma parte da casa, permitindo a separação em dois grupos de animais. Um grupo mais visível e outro grupo menos visível onde está a Julieta. A nossa Xuguinha chega no dia 27 de Agosto de 2006 e tememos por todo o barulho que eles possam causar, já que são grupos de animais que, por mais tranquilos que sejam, fazem barulho e estão numa casa rodeada de vizinhos.

No dia 28 ou 29 de Agosto, a Julieta vai à veterinária para se saber ao certo o que se passou com as patinhas dela e se ainda pode fazer medicação. É apenas uma bebezinha que já nos parece ter tido o primeiro cio e engravidado, pelo que teremos de esterilizá-la em breve também como prioridade.

Esta menina é um encanto, muito simpática, muito brincalhona. PEDIMOS A TODOS QUE NOS AJUDEM A DIVULGAR ESTA MENINA. SEM ADOPÇÕES, TORNA-SE MUITO COMPLICADO GERIR A AJUDA AOS MENINOS!!

Actualização a 1 de Setembro de 2006

A Julieta foi à veterinária no dia 31 de Agosto para ver se estava tudo bem com ela e para se saber o porquê ao certo do mancar dela, e se se poderia fazer alguma coisa pelas patinhas dela. Descobrimos então que tem a patinha esquerda da frente fracturada em dois sítios, mas que já calcificou. Tem também algumas cicatrizes ténues. A ideia de atropelamento ficou aqui resolvida: foi atropelada faz 3 semanas (mais ou menos). Mas apesar de tudo até solidificou quase na posição normal a sua patinha. Descobrimos também que a Julieta é menina para os seus 5 meses e não 7 meses como tínhamos dito. Ainda está a mudar os dentinhos de leite. Sendo assim, a barriguinha que ela tem não é de gravidez. Mas também não é nada grave, uma vez que também já foi bem desparasitada.

Ou seja, apesar de tudo, esta menina está óptima e pode fazer uma vida perfeitamente normal sem problemas. Para desinchar um pouco mais a patinha, ficou medicada para os próximos dias. A esterilização ficou marcada para o próximo mês (para se evitar um cio no Refúgio). A Julieta tem uma vida, uma energia... é uma bebezona muito bem disposta e sempre pronta para a brincadeira com as pessoas e os outros meninos. E tem uma paixão: adora água. Adora meter-se nas bacias de água (que são grandes) e mergulhar de cabeça... passa o dia nisto para se refrescar. Contamos com a ajuda de todos na procura de uma boa casinha para ela.

Julieta Sob Vigilância - 21 de Setembro de 2006

Apesar de não estar tão mal como o Zezé estava quando foi internado, a nossa pequena Julieta desde há dois dias que também começou a ficar murcha, com remelas, tendo feito diarreia no dia 20 de Setembro. Levámo-la logo de imediato para a veterinária e já está a fazer medicação para os olhinhos (que pode ser derivado do pó ou mesmo dos mergulhos de olhos abertos que ela tanto gosta de fazer nas bacias). O resto pode também ser derivado do mesmo problema do Zezé. Como não vomita, para já fica medicada e vigiada. Se começar a vomitar terá de ser também internada. Estamos atentas e apreensivas com toda estas situações, que nos chegam numa péssima altura...

Actualização a 24 de Setembro de 2006

A nossa pequena Julieta não está pior e já brinca mais um pouco. Já não cria tantas remelas e também não fez mais diarreia. Portanto, felizmente, o alarme já passou e a Julieta está a voltar ao normal. Contudo, iremos manter a vigia.

Notícias em 15 de Novembro de 2006

Desde que foi picada por uma abelha (em Setembro de 2006), a nossa Julieta ainda não conseguiu recuperar o aspecto do seu focinhinho depois de tão grande inchaço. Desta forma, e depois de ter sido vista novamente pela veterinária aquando da última vacina, vai ter de iniciar um tratamento durante 10 dias com Lepicortinolo, a começar no dia 15 de Novembro. Mais um pequeno episódio no dia-a-dia da vida do Refúgio...

Actualização em 23 de Novembro de 2006

A pequena Julieta será esterilizada amanhã, dia 24 de Novembro. Anda muito nervosa e irrequieta, colocando também os restantes animais nervosos e irrequietos. Vai ter mesmo de ser já esterilizada, a ver se acalma.

Actualização em 26 de Novembro de 2006

A Julieta já foi esterilizada. A operação correu muito bem e esta pequenina já esta a recuperar. Mas ainda vai continuar o tratamento ao inchaço do focinhinho...

Julieta Levada de Urgência ao Veterinário - 20 de Dezembro de 2006

Hoje encontrámos a pequenina Julieta toda furada, cheia de feridas em sangue. Ficámos muito preocupadas, até porque não nos pareceu serem resultado de uma briga, mas sim do inchaço provocado pela picada de abelha que tantos problemas tem dado. Foi levada de urgência para o veterinário, onde, depois de lhe ser feita uma raspagem, lhe foi diagnosticada sarna. A Julieta deverá ter tido sarna em cachorra, sarna que regressou agora devido aos problemas de pele por causa da picada de abelha...

A Julieta levou a primeira injecção de tratamento e terá de ficar a antibiótico e anti-inflamatório. Daqui a uma semana, teremos de regressar aos banhos com Clorohexidina e Tak Tik, e a mais injecções... Ficaríamos muito gratas a quem nos pudesse ajudar a fazer face a mais este contratempo doando antibiótico Rilexine, desinfectante Clorohexidina e Tak Tik! As injecções serão tomadas directamente na clínica.

Actualização em 20 de Março de 2007

Com o retomar do tratamento, a pequena Julieta tem vindo a recuperar aos poucos. Ainda não é a cachorrinha que sempre conhecemos, mas temos esperança que recupere totalmente.

Actualização em 2 de Outubro de 2007

Hoje, a Julieta voltou à veterinária. Com o prolongamento do mau estado do pêlo na zona do pescoço, voltámos a ter de a levar para ser novamente vista. Depois de já ter feito alguns tratamentos sem sucesso e perante a persistência deste problema, sobra-nos fazer um novo tratamento durante 3 semanas. Se, ao fim destas 3 semanas, ela mantiver o problema, teremos que avançar para um exame que poderá detectar um problema que ela poderá ter para toda a vida e que implicará medicação diária para toda a vida. Para já, vamos concentrar-nos neste novo tratamento durante as próximas 3 semanas. Pedimos a quem nos puder doar: comprimidos Atarax e Caladryl loção. Muito obrigada!

Actualização em 7 de Novembro de 2007

O aumento de peso da Julieta (está muito gorda), assim como o problema de pêlo, estão a fazer desconfiar de uma doença: hipotiroidismo. Fomos aconselhadas a fazer análises ao sangue para se confirmar ou não essa doença. Caso seja confirmada a doença, a Julieta terá de fazer um tratamento para toda a vida...

As preocupações, de facto, não têm fim... é só imprevistos que surgem com os meninos. Assim que nos seja possível, assim que possamos contar com ajudas, faremos estas analises à pequena Julieta.

Actualização em 27 de Fevereiro de 2008

A Julieta tem vindo novamente a perder pêlo na parte da frente do corpo. Tem sido uma situação que nunca conseguiu ultrapassar completamente. Como voltou a piorar novamente, decidimos desta vez fazer análises ao sangue. Apesar de vir na pior das alturas (em que temos várias frentes muito dispendiosas em mãos), não podemos adiar esta situação também.

No dia 25 de Fevereiro de 2008 já fez análises ao sangue (cujo custo ainda não sabemos indicar) e nestes dias saberemos o resultado e quais os próximos passos a dar em relação a esta menina.

Prevemos uma fase de mais uma "dor de cabeça" também com esta menina... :( Encontram-se mais abaixo três fotografias novas.

Actualização em 29 de Fevereiro de 2008

Os resultados das análises ao sangue já chegaram e está tudo normal. Por isso, o passo seguinte foi retirar uma amostra e fazer uma análise laboratorial. Ficaremos a aguardar os resultados, a ver se estes nos dizem algo mais sobre este problema da Julieta.

Actualização em 4 de Março de 2008

Os resultados sobre a citologia da "bola" que a Julieta tem na parte da frente já chegaram. A "bola" apresenta apenas gordura, pelo que ainda não foi desta que se descobriu a origem dos problemas de pêlo. Muito obrigada ao Dr. Ricardo Marcos e à Dra. Marta Santos por toda a ajuda e colaboração.

O próximo passo será na 4.ª feira, dia 5 de Março, para uma nova análise (a Julieta vai ser sedada e vai ser retirada agora uma amostra da pele). Está a ser um caso verdadeiramente difícil de resolver...

Actualização em 3 de Novembro de 2008

A pequena Julieta tem estado bem desde há algum tempo. Nunca se soube o que foi aquele problema de pele, mas agora está bem. É uma menina muito carente e amiga de pessoas. Precisava tanto de uma família...

Quando Foi Encontrada

Julieta

Julieta

Miuda Julieta

Miuda Julieta

Miuda Julieta

Julieta

Julieta

Julieta

Julieta

Julieta

Julieta

Julieta

Julieta

Julieta

Julieta

Julieta

Julieta Fly

Julieta Fly

Julieta Fly

Xuga Julieta

Xuga Julieta

Xuga Julieta

Xuga Julieta

Xuga Julieta

Julieta

Em Março de 2007

Julieta Mar07Julieta Mar07

Julieta Mar07Julieta Mar07

Julieta Mar07Julieta Mar07

Em Fevereiro de 2008

Julieta Fev2008 Julieta Fev2008

Julieta Fev2008

Em Abril de 2013

Julieta Julieta

Julieta Julieta

Julieta

Em Junho de 2014, com o Taruk e o Hilário

Julieta Julieta