Juma

Juma

Descrição

Gatinha bebé, cerca de 1 mês (Maio de 2009). Luta pela vida (irmã levou pontapés/foi pisada - já partiu). Esterilizada.

História

Um dia como todos os outros. Dia 9 de Maio de 2009 ao início da noite. Íamos a caminho de um dos nossos espaços para tratar dos meninos quando de repente, numa zona rural e com casas, olhámos para o lado e por instantes vimos dois gatinhos mortos (pensámos nós). Ficámos horrorizadas. Quem punha ali na rampa de uma casa ou sucateira (não percebemos bem o que seria) gatinhos mortos?? Que horror!

Fizemos marcha atrás só para tirar as dúvidas e ainda bem. Não estavam mortos! Corremos para lá e a aflição tomou conta de nós. A gatinha branca e cinzenta estava espalmada, não se mexia, mal respirava. A gatinha tigrada não estava espalmada, mas também não se mexia e respirava muito mal. Estavam geladas!

Corremos para a veterinária sempre a achar que nos iriam morrer nos braços, por entre lágrimas de tanta raiva por sabermos que certamente estariam ali já durante o dia a apanhar o calor directo e NINGUÉM FEZ NADA!! Numa zona de casas! Ninguém!!

Mas o pior ainda estaria para vir... Chegámos à clínica e a veterinária deu-nos logo o cenário: estavam completamente geladas, desidratadas... estavam a morrer. Ficaram a ser aquecidas para recuperar temperatura. Esse seria o primeiro ponto... e depois viriam os restantes problemas.

Queríamos tanto poder compensá-las por tudo o que passaram em apenas um mês de vida... :( Viemos embora e passado algum tempo a veterinária ligou-nos a dizer que a gatinha branca e cinzenta estava toda partida... Não tinha sido atropelada. Tinha levado pontapés ou tinha sido pisada... :(

Nem estávamos a acreditar no que ouvíamos! Por isso ela estava tão espalmada. :( Que revolta tão grande! Um ser tão pequenino que sofreu tanto na mão de pessoas monstruosas. A branquinha estava com um cenário muito mau, cheia de diarreia e a temperatura muito baixa e ainda mais por estar toda partida. A veterinária aconselhou a darmos-lhe a paz que precisava e assim decidimos. Que tristeza e REVOLTA...:(

A tigradinha ainda luta pela vida, mas a veterinária acredita que ela consiga dar a volta. Continua internada a lutar! Por favor, ajudem-nos a conseguir dar a esta menina aquilo que NUNCA conheceu. Num mês de vida, conheceu o pior das pessoas, a crueldade, quase conheceu a morte num sofrimento terrível.

Qualquer ajuda que nos possam dar podem fazê-lo para o NIB indicado na secção Como Ajudar, colocando o descritivo "Juma". Assim que haja novas notícias, actualizaremos. Cada minuto desta menina conta..:(

Nota: precisamos muito de ração de melhor qualidade para gatinhos bebés, uma vez que esta menina, se conseguir sobreviver, vai precisar de uma alimentação melhorzinha por causa de todo o restante cenário do seu pequenino corpo.

Actualização em 16 de Maio de 2009

Felizmente, o pior já passou. Temos menina. :) Ainda estava com algumas dificuldades respiratórias e intestinais, mas o perigo já passou. E já mostrou ter boas goelas. :) Quando as encontrámos, elas queriam miar e não conseguiam. Respiravam tão, mas tão devagar e o olhar já estava tão longe... Felizmente a Juma conseguiu resistir a todo o mal que lhe fizeram e vai ter a oportunidade de saber o que é o carinho e o que é poder ser uma bebé. Muito obrigada a quem nos ajudou a dar esta nova oportunidade de vida à Juma e um fim de vida digno à sua pequena irmã (que ainda nos deixa um aperto na alma).

Vamos tentar tirar novas fotos à Juma para já verem a diferença. Ainda é tão bebezinha. Felizmente, mal teve alta da clínica, uma das nossas recentes meninas (a Lucha) está a dar-nos uma ajudinha no que toca à limpeza da Juma e no que toca ao papel de "mãe". Tem sido uma ajuda preciosa!

Uma ajuda preciosa é também a oferta de ração seca para gatinhos, latinhas para gatinhos bebé e leite Mixol. Precisamos mesmo muito.

Actualização em 9 de Julho de 2009

Devido à enorme proximidade entre a Juma e a Lucha, a sua adopção passou a ser uma adopção conjunta. Tendo nós neste caso a possibilidade de não separarmos as meninas (que desde que se salvaram uma à outra, não passam uma sem a outra), iremos então esperar por uma adopção conjunta.

Actualização em 7 de Fevereiro de 2013

A Juma começou a ficar rapidamente no estado que as fotos mais abaixo mostram! Estamos MUITO aflitas e a iniciar pesquisa do seu estado. Já foram feitas análises ao sangue (20 euros) e, mediante o resultado, iremos avançar para mais lados. Porque se nada fizermos a menina acabará por ficar sem pêlo nenhum. A veterinária aconselhou já entretanto o uso de Feliway difusor (32 euros) e de Atarax (nas farmácias).

O próximo passo será um teste à "tinha" (do qual ainda não temos valor) porque é necessário descartar essa hipótese com urgência, dado ela estar com outros meninos. Como nenhum está doente como ela, essa hipótese é quase nula, mas não com certeza porque nem sempre desenvolvem a doença... Há várias hipóteses na mesa e as duas mais fortes são problemas na tiróide ou adrenais (ou seja tumor) ou uma depressão! As fotos mostram bem o avançar rápido do seu problema. :(

O nosso dia-a-dia já é bastante aflitivo, parando, acudindo, correndo para esta e aquela situação, e ainda tendo a cargo todos estes meninos e todas estas necessidades. Mas quando as coisas começam a correr mal e vemos a vida deles a deteriorar-se, temos que agir rapidamente para nunca pôr em causa da saúde deles.

Amigos, a Juma precisa da ajuda de todos para descobrirmos rapidamente o seu problema e a tratarmos. Os meninos do Refúgio precisam muito da ajuda referida em cima. Tudo junto, dá uma conta enorme, que não temos forma de suportar. É sempre preciso tanta coisa, que chegamos a perder as forças por não sabermos bem para onde nos virar primeiro. Sabemos que nunca irá ser fácil, mas por vezes torna-se sufocante demais...

Ajudem-nos, por favor, a continuar! Qualquer ajuda que nos possam dar, pedimos que o façam para o NIB que se encontra na secção Como Ajudar, colocando o descritivo "Juma" ou "Géneros". Ou então que nos escrevam para geral@refugiodaspatinhas.org, caso pretendam fazer-nos chegar algum dos géneros que fomos referindo ao longo deste apelo.

Pedimos encarecidamente a todos que nos ajudem a divulgar e a continuar esta luta.

Quando Foi Encontrada

Juma Juma

Juma

Já Recuperada

Juma Juma

Com a "Mamã" Lucha

Juma Juma

Juma Juma

Juma Juma

Juma Juma

Juma Juma

Juma

Em Fevereiro de 2010

Juma Juma

Juma Juma

Juma

Em Dezembro de 2011

Juma Juma

Em Fevereiro de 2013

Juma Juma

Juma Juma