Enrique

Enrique Recuperado

Descrição

Porte médio, 1 ano e meio (finais de Janeiro de 2008), muito meigo, sossegado, carente de mimos. Desparasitado internamente. 1.ª vacina (03/03/2008). 2.ª vacina (28/03/08). Esterilizado.

História

Este apelo chegou-nos via telefone e via e-mail no dia 30 de Janeiro de 2008. A senhora estava desesperada, porque o bichinho está em muito mau estado e, pelo que nos disse, já há ameaças de chamarem o canil. Quantas pessoas já devem ter passado por ele e nada fizeram? Isto revolta! O animal mete "nojo"? Então chamam o canil!! Que revolta!!

Este foi mais um dos 50 apelos por dia que nos chegam... Mas, dada a proximidade do caso (é numa zona em que passamos diariamente) e devido ao estado em que o menino está, vamos amanhã (dia 31) ao local e já sabemos que não vamos conseguir sair de lá sem o levar a uma veterinária.

Estamos já nós bastante desesperadas com mais este menino, porque não temos MESMO mais sítios, principalmente isolados e, no caso de ser sarna ou qualquer coisa que necessite de isolamento de outros animais, não temos "esse" sítio... E, dado ser um cao adulto, de um porte já maiorizinho, é difícil "encaixá-lo"....

Deixamos aqui este apelo desesperado com esperança que alguém possa ajudar... Vai ficar UM LINDO MENINO depois de recuperado!! Por favor, ajudem-nos a divulgar!!! Infelizmente, "pegar" assim num animal envolve muita coisa logo no momento. Além de termos de ter sítio para ele, precisamos de ajuda para pagar as despesas, pelo que pedimos a todos se nos podem ajudar a minorar um pouco o peso de mais um caso! Não devíamos, mas não conseguimos virar costas!!

Actualização em 31 de Janeiro de 2008

Logo pela manhã do dia 31, uma de nós foi para a zona onde nos indicaram estar o menino. Não foi nada difícil dar com ele. Estava enrolado no passeio a tremer...

Parámos de imediato o carro e com muita calma fomos até ele. Olhou para nós com um ar pouco simpático, o que nos fez voltar ao carro para irmos já com a latinha da comida para o que desse e viesse.

Nesse momento em que voltámos ao carro, vimos pessoas que iam a passar na rua a aproximar-se do passeio onde estava o menino. Ficámos a observar. Passaram, desviaram-se, uns viraram a cara e outros continuaram a falar como se nada fosse... como se fosse um saco do lixo que ali estivesse.

Voltámos a aproximar-nos do menino e sentámo-nos no chão de lado para ele e começámos a falar-lhe meigamente. Ele olhava com uns olhos vazios... A conversa continuou e, aos poucos, sentimo-lo a ganhar confiança e vontade de se aproximar. E não foi mesmo preciso usar o "suborno" da latinha de comida. A muito custo, ele levantou-se e sentou-se ao nosso lado. O momento da primeira festinha era de facto um momento que gostávamos de ter registado em fotografia, mas para não o assustar não o fizemos... Enquanto passámos a nossa mão na sua cabecinha, ele fechou os olhos devagarinho NUM CONSOLO que parecia nunca ter sentido carinho!! Escusado será dizer que nos levou às lágrimas esta nítida carência...

Levantámo-nos e indicámos-lhe o caminho para o carro, mas ele não vinha!! Deitou-se e enrolou-se, como se não acreditasse que realmente iria sair dali. Fomos buscar a trela, pusemos-lha e dissemos: "Anda lá, vamos, menino". Dito e feito... pôs-se a pé, abanou a caudinha e seguiu ao nosso lado. Entrou cordialmente no carro e deitou-se no banquinho de trás.

A viagem até à clínica não demorou muito, mas ele portou-se mesmo bem o caminho todo!! Já na clínica, a veterinária não o conseguiu analisar bem, dado o mau estado geral do pêlo. Tem tantas, mas tantas feridas em sangue debaixo daquelas rastas densas... Já se falou em sarna, mas os problemas podem não ser só estes.

Assim, seguiu para outra clínica, onde ficou para ser tosquiado e tomar um bom banho, porque é de facto um passo fundamental. Foi o único sítio onde encontrámos tosquiadora e que nos tratasse o menino tanto na tosquia como com banho.

E, muito felizmente, ficaram com ele esta noite, após termos pedido muito!! Assim, amanhã (dia 1 de Fevereiro), vamos buscá-lo logo de manha e levá-lo então novamente à nossa veterinária para ser melhor analisado ao pormenor e para se ver tudo de que necessita.

Mas uma coisa já é certa: vai precisar de estar isolado! Por isso, vamos tentar também adquirir outra jaula (já que a jaula que comprámos para o gatinho Scuba ainda esta a ser usado por ele e por tempo indefinido).

Ficam para já as fotografias do dia de hoje deste menino doce, que se encosta a nós e dá-nos turrinhas como os gatos a pedir miminhos. Quantos devem ter passado por ti, pobre Enrique... Porque é que nunca ninguém pára? :(

Assim que haja novas notícias colocaremos. E desde já agradecemos a todos que nos possam ajudar com mais este menino, também com as despesas veterinárias dele, que ainda não sabemos em quanto irá tudo ficar.
Nota: este menino é de raça indefinida, não é Caniche.

Actualização em 1 de Fevereiro de 2008

Logo de manhã cedo fomos buscar o Enrique à clínica onde ficou a pernoitar depois de ser tosquiado e tomar banho. Quando o vimos, ele começou a chorar baixinho, mesmo baixinho. Abrimos a jaulinha e ele deu-nos um abraço de pé. :)

Mas debaixo daquele pêlo horrível escondia-se um "terror" para este animal. Estava cheio de feridas enormes e com o corpinho todo dorido. Algumas partes do corpo doem-lhe mesmo muito!!

Levámo-lo à nossa veterinária, que o examinou. Além de possível sarna (para a qual já iniciou tratamento), tem tantas, mas tantas feridas enormes de possíveis agressões de outros animais... Para já, são estes os primeiros problemas dele. Está verdadeiramente massacrado!!

Além de medicação, para a sua recuperação torna-se FUNDAMENTAL ter banhos regulares (2 a 3 vezes por semana) e cuidados diários da sua pele e feridas. Este menino precisa mesmo de muita dedicação, tempo e carinho!! E tudo isto nos está em falta... :(

Os banhos são fundamentais e obrigatórios, porque a pele está completamente "traumatizada". Mas não temos forma de lhe dar banho, porque não temos água quente, não temos forma de aquecer, não temos sítio para lhe dar banho, nem temos sequer nenhum sítio onde nos façam isso! Não sabemos como vamos resolver isto!! Assim, mais do que tudo, o Enrique necessita de uma FAT onde possa ter este tratamento personalizado que é parte FUNDAMENTAL da sua recuperação!! E este menino precisa mesmo de ajuda a recuperar!!!

Quando saimos da clínica, voltámos a entrar em desespero... O que fazer agora?? E sítio? E ainda para mais um sítio isolado?? Precisávamos de resolver a situação, mas não tínhamos soluções à vista. :(

Andámos às voltas com o menino e a única solução para ter onde o deixar enquanto não aparece FAT foi comprarmos uma jaula. E tivemos de colocar a jaula num espaço onde já há meninos!! Não tínhamos outra forma!! Mas, ainda assim, não estamos descansadas, porque resolvemos por momentos onde ele fica, mas terá de iniciar o tratamento rigoroso e os banhos, algo que não lhe podemos de todo proporcionar.

Apelamos a todos que continuem a divulgar este menino!!! Com este tratamento feito direitinho, em pouco tempo ele começará a ficar outro! E encantador já ele é... Entretanto, vamos tentar ver dia-a-dia como fazer e agradecemos desde já imenso a quem poder doar a este menino:

Actualização em 7 de Fevereiro de 2008

Finalmente, encontrámos um sítio onde nos aceitaram o Enrique para os banhos que tem de tomar 3 vezes por semana (muito, muito obrigada à loja de serviços para animais Pituxa). Desta forma, o Enrique tomou ontem o seu primeiro banho. Cada banho custa-nos 15 euros. Durante algumas semanas, o Enrique terá de os tomar, pois isso é fulcral para o seu tratamento. Felizmente, e muito felizmente, esta loja que fica relativamente perto de nós aceitou dar os banhos ao Enrique, tratando-o também com muito carinho. Foi uma pequena/grande vitória já, e um verdadeiro alívio!

Depois de ter tomado a banhoca (que demorou cerca de uma hora), regressou ao Refúgio, onde lhe aplicámos a pomadita com muito cuidado nas feridas. Ainda sente alguma dor... Mas ontem ele teve uma demonstração de mais carinho (talvez a mais evidente) e já começa a deixar de ser tão "vazio". Deu-nos o abraço da "praxe" e ficou a abanar a caudinha enquanto abraçava, e pediu festinhas com turrinhas tão boas... Demonstrou algo pela primeira vez e foi lindo. :)

São estas pequenas conquistas que vão tornando intenso todo este processo de recuperação!! Devemos dizer que no carro se porta extraordinariamente bem!! Um amor mesmo!!

Amanhã, dia 8 Fevereiro, vai ser novamente visto pela veterinária para nova avaliação e vai tomar outra injecção. Pela primeira vez, estamos optimistas!!! Finalmente, as "portas" começaram-se a abrir e isso tudo graças a esta loja que nos proporciona os banhos e a todos vocês que nos apoiam e ajudam a tornar tudo isto possível. Obrigada mesmo por estarem a acompanhar tanto este menino!! Assim que haja novas notícias, publicaremos!

Actualização em 11 de Fevereiro de 2008

Este menino tem melhorado de dia para dia. Está a ser feito tudo ao pormenor e estamos a fazer tudo direitinho (banhos, aplicação de pomadas, medicação, injecções), e nota-se a olhos vistos o bem que lhe tem feito...

Mais um tempo e estará perfeito. :) Obrigada a todos que acompanham este menino e que ajudam a proporcionar tudo isto!

Esta semana vai tomar mais banhos e na 6.ª feira regressa à veterinária para a injecção. Daqui a mais ou menos um mês (depende da continuação da recuperação dele), pensaremos em castrá-lo e retirar-lhe uma verruga enorme que tem debaixo da patita.

Actualização em 2 de Março de 2008

Faz hoje, dia 2 de Março, um mês que o Enrique foi acolhido!! Foi um longo mês com cada dia uma pequena melhoria, em cada semana uma mudança...

Passado este mês, mudou o visual, mudou a parte emocional... Todas as mudanças nele nos tocaram e tocaram a todos (a quem agradecemos mesmo todo o apoio e ajuda). Mas sem dúvida que a parte emocional nos tocou bem cá no fundo. Era um menino triste com a vida, desligado de tudo... com um olhar vazio e desprendido de emoções. Não demonstrava nada de nada. Não queria brincar, não queria estar connosco, só "estava aqui" simplesmente!!

Mas, passado um mês, recuperou a vontade de viver, de brincar e até já interage e brinca muito bem com cadelas (ainda não há experiência com machos e já sabemos que não se dá com gatos). Quando nos vê a 1.ª vez no dia, faz uma festa. Parece um autêntico cachorrinho pequenino e está sempre pronto a dar-nos um bom abraço super ternurento. Mudou tanto... Adora andar de carro e, pelo menos uma vez por dia, tem de dar uma volta. Nota-se o quanto fica feliz.

Passado este mês de tratamentos rigorosos e de banhos (fulcrais para vermos "hoje" o Enrique bem melhor), além do banho, vai ser todo tosquiado (pois a 1.ª tosquia foi mal feita devido o mau estado dele e às imensas feridas e dores). Assim, desta forma, o pêlo vai cresce todo ao mesmo tempo e o banho vai acabar por ajudar a que nas partes ainda mal tratadas o produto seja melhor absorvido. A boa notícia é que a frequência dos banhos vai diminuir. :) Amanhã também vai regressar à veterinária para ser avaliado e para ser já vacinado.

É este o Enrique que agora conhecemos, passado apenas um mês!!! (Fotografias novas mais abaixo.)

Nota: Continuaremos a precisar de ajuda para este menino para custear a 1.ª vacina, tosquia/banho do dia 3 de Março e depois para um banho/semana.

Actualização em 11 de Março de 2008

O Enrique já levou a 1.ª vacina e, no final do mês, levará o reforço. Entretanto, continua os banhos semanais. Não foi possível levá-lo no dia 10 de Março à tosquia/banho dado o mau tempo, mas irá assim que possível. Toda e qualquer ajuda para custear os banhos e a 2.ª vacina é uma óptima ajuda!

Actualização em 1 de Abril de 2008

No passado dia 28 de Março de 2008, o Enrique tomou o reforço da vacina (já pago), estando agora com as vacinas completas. Hoje, dia 1 de Abril, o Enrique foi esterilizado (ainda não pagámos!) uma vez que partilha espaço com uma menina ainda esterilizada e que tão cedo (por motivos de saúde) ainda não pode ser. Desta forma, também evitamos que futuramente, se estiver no espaço exterior, não fuja para a rua atrás de alguma cadela que passe com o cio. Ainda não foi tosquiado (e nessa altura levará o seu último banho) por causa do tempo. Assim que ele recupere da esterilização, levamo-lo.

Actualização em 23 de Abril de 2008

Hoje, finalmente, o Enrique foi tomar o seu último banho com o champô de tratamento e foi todo tosquiado para o pêlo agora crescer certinho e saudável. Já pagámos esta conta (tosquia/banho). Está como novo este menino! Definitivamente recuperado!

Actualização em 29 de Abril de 2208

No dia 28 de Abril de 2008, o Enrique voltou a ter problemas de pele. Desta vez, qualquer alergia começou a querer reactivar-lhe a sarna antiga que já estava há muito tempo controlada. Por causa deste tempo, criou também uma dermatite húmida no pescoço que lhe dá muito desconforto e comichão. Foi já visto pela veterinária e o ponto de situação é o seguinte:

A quem nos poder doar Linfo-Scrub (clorohexidina) e pomada Fucidine-H será uma óptima e preciosa ajuda!

Actualização em 31 de Maio de 2008

Felizmente, o Enrique conseguiu recuperar novamente do problemazito de pele que lhe apareceu e que teimava em não desaparecer, apesar de todos os cuidados. Mas, depois do tratamento, finalmente passou... E está assim, lindo, como as fotografias o demonstram.

Ainda na Rua

EnriqueEnrique

EnriqueEnrique

No Carro

EnriqueEnrique

Na Clínica

EnriqueEnrique

EnriqueEnrique

EnriqueEnrique

EnriqueEnrique

EnriqueEnrique

Já Tosquiado, no Refúgio

Enrique TosquiadoEnrique Tosquiado

Enrique TosquiadoEnrique Tosquiado

Enrique TosquiadoEnrique Tosquiado

Enrique TosquiadoEnrique Tosquiado

Em 8 de Fevereiro de 2008

Enrique 8fev2008 Enrique 8fev2008

Enrique 8fev2008 Enrique 8fev2008

Enrique 8fev2008 Enrique 8fev2008

Em 11 de Fevereiro de 2008, Após o Banho

Enrique Pos Banho Enrique Pos Banho

Em 18 e 19 de Fevereiro de 2008

Enrique 19fev2008 Enrique 19fev2008

Enrique 19fev2008 Enrique 19fev2008

Em 26 de Fevereiro de 2008

Enrique 26fev2008 Enrique 26fev2008

Enrique 26fev2008 Enrique 26fev2008

Enrique 26fev2008 Enrique 26fev2008

No Final de Março de 2008, Totalmente Recuperado

Enrique Recuperado Enrique Recuperado

Enrique Recuperado Enrique Recuperado

Enrique Recuperado Enrique Recuperado

Em 23 de Abril de 2008

Enrique 23abr2008 Enrique 23abr2008

Enrique 23abr2008 Enrique 23abr2008

Enrique 23abr2008 Enrique 23abr2008

Enrique 23abr2008 Enrique 23abr2008

Enrique 23abr2008

Em 31 de Maio de 2008

Enrique 31mai2008 Enrique 31mai2008

Enrique 31mai2008 Enrique 31mai2008

Enrique 31mai2008 Enrique 31mai2008

Em Agosto de 2008

Enrique Ago2008 Enrique Ago2008

Enrique Ago2008 Enrique Ago2008

Enrique Ago2008

Em Maio de 2009, Com o Zeppo

Enrique Zeppo

Em Abril de 2013

Enrique Enrique

Com o Pirolito, o Zeppo e o Taruk

Enrique Enrique

Em Junho de 2014, com a Emanuela

Enrique