Era

Era

Descrição

Porte grande, 5 anos (Outubro de 2008), muito meiga, sossegada, bem comportada, limpinha. Esterilizada.

História

A Era deambulava no meio de uma estrada perigosa que percorremos diariamente. O mesmo sítio onde havíamos encontrado o Suma, o Miró, a Duda... Enfim...

A presença daquela menina esquelética, de olhar triste e profundo marcou-nos a alma. Sentimos que esta menina se estava a despedir do mundo. As fotos conseguem mostrar um pouco do estado em que está. Mas tão pouco daquilo que realmente se vê ao vivo.

As nossas dificuldades têm sido tantas. Onde a iríamos meter? Ocorreu-nos dar-lhe um fim mais digno do que morrer na estrada de fome, sede, desilusão e solidão. Após três dias de buscas cansativas, conseguimos finalmente apanhar esta menina, que acabou por ganhar alguma confiança e desistir de fugir. Já era tarde nessa noite do dia 2 de Outubro de 2008 quando a conseguimos meter numa transportadora. Não comeu, nem bebeu nada do que lhe demos. Apenas adormeceu profundamente e com uma respiração incerta. Só nos ocorreu que realmente estivesse a deixar de lutar pela vida...

Na manhã seguinte, a situação mantinha-se e a menina continuava a dormir, não reagindo nem às nossas festinhas nem à comida. Seguimos de imediato com ela para a veterinária, momento em que lhe tirámos as primeiras fotos.

A veterinária ficou chocada com o estado em que a Era se encontra. Está muito debilitada, extremamente magra, subnutrida, sem pêlo. As privações por que passou devem ter sido mais do que muitas e, de facto, esta menina estava a morrer à fome e tão maltratada. Ficou a soro e medicada e vai necessitar de:

Agradecemos imenso a quem possa doar alguns destes artigos. A Era vai ter de realizar análises ao sangue e, a partir daí, ver-se-á do que precisará mais. Vamos precisar de muita ajuda de todos para que esta menina possa recuperar do péssimo estado em que está.

Para já, já temos uma conta de 125 euros (internamento e medicações) e 30 euros (análises a realizar), num total de 155 euros. Quem puder ajudar a fazer face a estas despesas, é uma ajuda que neste momento é muito, muito preciosa. Podem consultar o NIB directamente na secção Como Ajudar. Pedimos que coloquem o descritivo "Era".

O olhar da Era toca mesmo cá dentro. Pelo seu olhar, conseguimos perfeitamente perceber os maus-tratos pelos quais já passou. As mazelas no corpo também o mostram.

Ao ponto a que alguns animais chegam... sem que nunca ninguém pare e os socorra. Queríamos não ter de pedir tantas vezes ajuda, mas infelizmente a realidade é esta. Os meninos a precisar de ajuda urgente são muitos, ajuda esta que faz muita diferença na vida deles. Merecem tanto voltar a ter outra oportunidade... :(

Por favor, ajudem-nos a divulgar a Era!

Actualização em 10 de Outubro de 2008

No dia 9 de Outubro, realizaram-se as análises ao sangue. Os resultados já chegaram hoje e a Era encontra-se com os valores muito alterados. Contudo, para já, ainda não se vai valorizar muito os resultados, porque esta menina passou mesmo muita fome e as privações foram muitas. Vamos deixá-la recuperar mais e depois voltará a repetir as análises.

Entretanto, esta menina também tinha uma bola enorme na cabeça e estava tudo infectado e cheio de pus. Foi drenada e mantêm-se medicada. Esta bola na cabeça foi causada certamente por uma paulada ou pancada. O pavor que ela tem de pessoas (agora connosco já tem muita mais confiança e é mesmo muito querida) demonstra bem que foi extremamente massacrada pelas pessoas. Inclusive viemos a saber por uma pessoa da zona que há duas semanas tinha visto essa cadela a ser apedrejada por crianças... Como é possível? :(

Isto é o certo... Nem queremos imaginar TUDO pelo que deve ter passado todo este tempo na rua. Aos poucos, a Era revela-se uma menina muito meiga e que começa a gostar do que é sentir carinho pela primeira vez...

A conta inicial da Era já foi totalmente liquidada. Muita obrigada a quem ajudou. Para já, é darmos estes cuidados de recuperação à Era e deixar que o tempo a recupere também. Quando houver novas notícias, colocaremos.

Actualização em 19 de Outubro de 2008

A Era tem vindo a recuperar devagarinho. As diferenças físicas ainda não são muitas, mas publicamos mais abaixo umas fotos novas da menina. Na parte emocional, é que já tem recuperado MUITO. Já confia muito mais nas pessoas. Come com muito apetite e gosta de passear. Contudo, já demonstrou que com outros animais é preciso ter-se reservas, pelo que a adopção dela deverá ser para uma casa onde não haja mais animais.

A nível físico, só com o tempo e a continuação dos tratamentos é que se poderá ver as diferenças. Quando houver novas notícias ou qualquer diferença no seu aspecto, actualizaremos. Se não dissermos nada entretanto é porque ainda não há nada de novo a dizer.

Esta menina precisa muito de uma família.

Actualização em 9 de Dezembro de 2008

A Era continua a sua recuperação. É uma recuperação muito, muito lenta, mas que já começa a dar sinais. Está um pouquinho mais "gordinha" e nas zonas onde não tinha pêlo ele está a começar a querer "rebentar". Apesar de ainda ser cedo para mostrar fotos novas, mostramos abaixo novas fotos desta menina neste período de recuperação.

Ainda vai demorar algum tempo a ficar totalmente bem. É uma recuperação mesmo muito lenta, dado o estado debilitado em que se encontrava. Continua medicada e a comer ração de melhor qualidade.

Qualquer ajuda para esta menina continua a ser muito útil, como ração de melhor qualidade, produtos para os banhos (Dermocanis Seborreia e TakTik), Conofite, Synulox injectável e pipetas Advocate (muito, muito importantes e urgentes).

Actualização em 7 de Fevereiro de 2009

A pequena/grande Era tem estado a recuperar muito bem. O pêlo está a crescer muito saudável e ela está a ficar muito bonita. Ainda não está totalmente a 100%, mas as fotos novas já conseguem mostrar uma nova Era. O estado dela era lastimável, mas sem dúvida que está no bom caminho. :)

A confiança nas pessoas tem estado a ter progressos, apesar de ainda só conseguir estar à vontade com quem já conhece. A nível de feitio com outros animais é que a situação continua complicada.

Quando houver alguma notícia relevante sobre esta menina, actualizaremos. Se até lá não publicarmos nada é porque não há nada ainda a acrescentar.

Actualização em 22 de Maio de 2010

Infelizmente, desconfia-se que a Era tem uma doença que todos se recordam como a doença da nossa querida e terna Babita, que a vitimou no passado mês de Dezembro.

A Era engordou muito e está com falhas de pêlo típicas da doença, além de outros sintomas apontados pela veterinária, que nos aconselhou dois tipos de análises à Era para se detectar o problema e começar a tratar antes que seja tarde demais.

As análises ficaram em 65 euros (incluindo as tais análises em que a Era teve de ficar um dia inteiro internada).

Caso a doença se confirme, vamos precisar de começar uma nova luta como tivemos com a Babita, que viveu mais cerca de dois anos com qualidade de vida.

Assim que tivermos notícias, publicaremos.

Actualização em 10 de Junho de 2010

Ainda há boas notícias! E quando tudo parece mau, eis que há reviravolta. Apesar de TUDO apontar para uma determinada doença, o resultado das análises específicas desfizeram todas as dúvidas e toda a ansiedade. Felizmente, a Era não tem síndrome de Cushing (também aqui conhecida como a doença da nossa Babita). Foi um total alívio.

Ao que parece, a menina tem o colesterol alto e terá de fazer dieta (comer um bocadinho MENOS do que come). É um alívio saber que esta menina pode continuar a ter paz na sua agora recuperada vida.

Muito obrigada a quem ajudou a Era. :) Assim que se justificar, voltaremos a dar notícias sobre esta menina.

Adopção

Felizmente, conseguiu encontrar uma boa família onde pode agora ser feliz num lar definitivo. Até sempre. :)

No Início de Outubro de 2008

Era Era

Era Era

Era Era

Era Era

Era Era

Era Era

Em Meados de Outubro de 2008

Era Era

Era

No Início de Dezembro de 2008

Era Era

Era Era

Era Era

Era Era

No Início de Fevereiro de 2009

Era Era

Era Era