Márcio

Marcio

Descrição

Porte médio, cerca de 2 anos (Abril de 2014), meigo, submisso com pessoas.

História

Baptizámo-lo de Márcio. Qualquer animal deve poder ter um nome, uma identidade. Qualquer animal devia ter mais dignidade e não ser sujeito a este tipo de coisas cada vez mais frequentes. As fotos elucidam bem a forma como encontrámos o Márcio. Escondido, cheio de medo, tremia tanto... um misto de pânico por sentir que tinha sido "descoberto" e podia "apanhar", e uma vontade de querer ser ajudado...

Passámos nesta zona por mero acaso. E, por mero acaso, sentimos rosnar. Inicialmente parecia apenas uma impressão, mas cismámos que algo se passava e procurámos. Deparámo-nos com o Márcio escondido no meio de arbustos (como as fotos mostram) e nem queríamos acreditar no que víamos. Depois de lhe falarmos de forma muito meiguinha e o "incentivarmos" a sair dali, a muito custo, o Márcio saiu. A sua forma submissa e a forma como tremia deixou-nos de coração partido. Ele não sabia bem se iria "apanhar", porque os seus olhinhos semi-serrados mostravam medo e quase que rastejava na nossa direcção.

Mas o pior ainda estava para ser visto. O Márcio tem golpes feitos com algo cortante na zona da pata traseira, como as fotos mostram. Custa-lhe muito pousar a patinha e as feridas estão com mau aspecto. Oferecemos-lhe uma latinha, que devorou. Parecia não ver comida há muito tempo. Tem tanto medo que, além das marcas físicas, a sua forma de agir denuncia isso logo. Fizemos um pequeno vídeo.

Obviamente, não pudemos deixar o Márcio ali... :( Mas estamos de corda ao pescoço neste momento e não temos um sítio seguro (vedado) onde o colocar. O Márcio precisa de ser visto por um veterinário urgentemente e já tem cirurgia marcada para dia 8 de Abril. Precisa de ser anestesiado para ser rapado e suturado. Aproveitaremos a anestesia para o esterilizar (95 euros) e talvez precise de um raio-X para ver se tem a pata partida (30-40 euros).

Precisávamos urgentemente de uma família de acolhimento temporário (FAT) ou de ajuda para hotel durante um mês (120 euros) para a recuperação dele, enquanto nos dá tempo para arranjarmos um sítio seguro para ele no Refúgio. Mas ele precisa de ser ajudado JÁ e é desumano deixá-lo à espera de tratamento. Tudo junto, para conseguirmos ajudar no básico e no imediato este menino, são precisos 255 euros. Um valor demasiado pesado para nós neste momento... :(

Se nos puderem ajudar de alguma forma, pedimos que o façam para o NIB indicado aqui, colocando o descritivo "Marcio".

A doação de uma casota de plástico é também de imensa importância para começarmos a tratar de um abrigo para o Márcio no Refúgio.

Aproveitamos o apelo do Márcio para pedir material de desinfecção de feridas e medicações para estes casos. É muito urgente:

Caso nos queira fazer chegar algum destes géneros, escreva-nos pf para geral@refugiodaspatinhas.org.

O Márcio sozinho não conseguiria. Nós sozinhas não conseguimos. Só todos juntos conseguimos fazer estes pequenos milagres e só todos juntos conseguiremos ajudar o Márcio a confiar novamente no ser humano, que tanto sofrimento já lhe provocou.

Ficamos tão revoltadas com situações como esta e sentimos um sufoco imenso, porque já estamos de mãos tão atadas com tantas necessidades e sacrifícios que se torna desesperante este dia a dia... :( Mas olhamos para casos como o do Márcio e sabemos que, se não agirmos nós no momento, depois poderá ser tarde de mais ou mais ninguém ajudará... :( :(

Adopção

Felizmente, conseguiu encontrar uma boa família onde pode agora ser feliz num lar definitivo. Até sempre. :)

Marcio Marcio

Marcio Marcio

Marcio Marcio

Marcio Marcio

Marcio Marcio

Marcio Marcio

Marcio