Nela

Nela

Descrição

Caniche branca, 8 anos (Abril de 2008), muito meiga. Tem um tumor enorme na barriga. Esterilizada.

História

Quando se esperava que se os dias não pudessem piorar, no dia 13 de Abril de 2008, apanhámos mais dois casos complicadíssimos.

Encontramos a Nela na berma de uma estrada — nada de anormal para a zona onde estávamos — mas, quando olhámos com um segundo olhar mais atento, reparámos logo que algo não estava bem: a Nela tem uma bola enorme na barriga, o que supomos que seja um tumor benigno, porque já deve andar assim há muito tempo. Depois, para piorar vimos que esta menina já é bem adulta, a entrar para a terceira idade.

A Nela tem que ser operada de urgência, porque não sabemos se os intestinos estão a ser empurrados. Estamos muito, muito preocupadas, mas não podíamos virar costas a esta menina. As fotos falam mesmo por si.

Segundo o que já nos adiantaram, a conta deverá rondar os 300 euros, mas não temos a certeza — quando tivermos mais informações, colocamos.

Esta menina não merecia cair na indiferença de quem passa... :( Qualquer ajuda que nos possam dar, por favor, entrem em contacto telefónico ou por email. Por favor.

Actualização em 15 de Abril de 2008

A Nela já foi operada e correu tudo bem. Afinal não era um tumor, mas sim uma hérnia imensa. Tinha o útero, a bexiga, o intestino e o baço dentro da hérnia. Devia estar a sofrer imenso!! O veterinário fez-nos o preço espectacular de 200 euros já com esterilização, internamento e análises. Valor que já conseguimos liquidar!

Vamos ter de lhe dar um xarope (que ainda vamos ter de comprar) e se alguém nos puder doar um spray dentário (por exemplo, Eludril) e snacks dentários (por exemplo, Dentastick) seria óptimo, uma vez que ela cheira mesmo muito mal da boca devido à idade avançada e por ter os dentes mesmo muito maltratados. Por outro lado, a menina está cheia de cataratas e quase cega, pensamos que não haja nada a fazer.

Actualização em 17 de Abril de 2008

Pensa-se que o problema nos olhos da Nela se deve a deslocamento da retina/cataratas, o que só poderá ser tratado mais tarde. Por isso, vamos deixar isto de parte para já. Quando ela recuperar desta cirurgia, temos de pensar na limpeza dentária, porque é um factor muito importante para a qualidade de vida dela.

Além destes problemas que já tínhamos detectado antes, notamos agora que a menina está com tosse e que pode ter um sopro no coração. Além disso, é muito provável que também tenha artrose. Nestes últimos dias, a Nela ganhou também líquidos da barriga, pelo que hoje teve de ir drená-los e mudar o penso.

Regressa ao veterinário no sábado, dia 19, para continuação do tratamento. As notícias não são muito boas, mas tem de ser aos pouquinhos... :(

Actualização em 21 de Abril de 2008

No passado dia 19 de Abril, a Nela voltou ao veterinário. Infelizmente, continua a ganhar líquidos na barriga e teve de voltar a tirá-los. A tosse continuava (o que nos estava a preocupar) e os veterinários pensam que poderá ter sido devido ao tubo que teve de ser colocado durante a operação. Se ela continuasse a tossir até à consulta, teríamos de ver o que poderia ser feito neste sentido. Esteve medicada com Romefen, Ananase e antibióticos. Estamos a precisar muito de ajuda em termos de géneros e deixamos aqui a lista de necessidades urgentes para este caso:

A ração é especialmente cara e ela não come outra, apenas comida caseira e sabemos que, nesta situação, para uma boa recuperação seria mesmo necessário uma boa ração.

Hoje, dia 21 de Abril a Nela ficou internada. A tosse não pára e vai ter de realizar raio-X. Assim que haja novas notícias, colocaremos.

Actualização em 23 de Abril de 2008

Ontem de tarde foi realizado o raio-X, mas não foi muito conclusivo. A veterinária viu que a traqueia está um pouco subida e que o coração é demasiado grande para o corpo. A Nela começou a fazer uma medicação para o coração e vai fazê-la à experiência até 5.ª feira a ver se a tosse melhora. Se melhorar, vai ter de fazer esta medicação para o resto da vida.

Adopção

Foi em pleno mês de Junho de 2008 que a seniorzinha Nela conseguiu uma família que lhe irá proporcionar a partir de agora todo o tratamento e tudo aquilo que ela precisa. Muito obrigada a esta família por esta oportunidade. Até sempre, pequenita!

Nela Nela Nela

Antes da Cirurgia

Nela Nela

Nela Nela

Nela