Rastinha

Rastinha

Descrição

Porte pequenininho, não tem ainda 1 ano (Maio de 2007), muito meigo, obediente, limpinho, sossegadinho, simpático. Desparasitado interna e externamente (Maio 2007).

História

Este menino é muito novinho, tem cerca de um ano ou menos, e é de tamanho mini-mini. Já sabíamos da existência dele há uns tempos, por estar em perigo numa estrada com muito movimento e por estar em tão mau estado. Mas, como havia uma senhora que lhe dava de comer na rua e o deixava dormir no tapete da entrada de casa, e como não havia onde o colocar e não havia nenhum pedido concreto para Caniches, não era uma prioridade... Os meninos do canil têm estado sempre à frente de qualquer outro...

Com estes dias de calor intenso, resolvemos pelo menos tosquiá-lo... Após a tosquia e depois de ser desparasitado interna e externamente, dado que estava cheio de feridas pelo corpo todo por causa das carraças enormes que tinha e precisava de ser tratado pelo menos durante 3/4 dias, foi para uma loja comercial vazia que se arranjou perto da casa de uma de nós... É muito sossegadinho, meigo, simpático e obediente.

À noite, quando lá se ia para o passear e tratar com Betadine, verificámos que ele atacava as patas de vez em quando e mordia mesmo as patas de trás até fazer sangue, sobretudo a direita!! E não havia forma de o fazer parar quando estava nisso!! Pusemos-lhe um colar, ligámos à veterinária, demos-lhe um anti-histamínico, mas sem sucesso... Começámos a pensar que seria um problema comportamental qualquer porque ele andava bem e corria, comia bem...

Quando fomos à veterinária com ele, após alguns testes, a veterinária disse que ele estava num sofrimento horrível porque tinha a bacia deslocada, as articulações de encaixe das pernas danificadas e as rótulas a sair constantemente da posição normal, e por isso é que ele se atacava...

Por causa da dor, ficámos logo a pensar que teríamos de tentar aliviar o Rastinha de tanta dor com a máxima urgência!! Fosse como fosse. Ou adormecendo-o ou operando-o se houvesse essa possibilidade.

Entretanto, soubemos através da senhora que o alimentava por pena (na tal estrada onde ele vivia) que ele tinha sido atirado da sua própria casa, da varanda de um 2.º andar, para uma pedreira que fica nas traseiras da casa, a uma altura de 20 a 30 metros!!! Há cerca de dois meses!! Uma coisa horrível... :(

Depois de muitos telefonemas da veterinária para um ortopedista amigo, o Rastinha foi visto na 6.ª feira, dia 11 de Maio, e foi feito um raio-x. O veterinário deu garantias de sucesso com uma intervenção às duas pernas e deu uma estimativa de gastos nunca inferiores a 300 Euros. Assim, no dia 14 de Maio, o nosso Rastinha deu entrada na clínica onde ia ser operado.

A operação começou por volta das 16 horas e pouco passava das 23 horas quando o veterinário ligou a dizer que tudo tinha corrido muito bem e que ele estava a acordar. O Rastinha iria lá ficar os próximos dois dias e dentro de uma semana seria um miúdo cheio de alegria por poder viver sem dor!!

Precisamos da máxima ajuda na divulgação deste menino o mais rápido possível para adopção e para pedir ajuda para custear a operação e recuperação deste verdadeiro herói.

Actualizaçao em 15 de Maio de 2007

Tivemos hoje notícias do Rastinha e ele já não esta a reagir tão bem... terá de ficar internado pelo menos até 6.ª feira para ser muito bem vigiado. Força, Rastinha, aguenta mais um bocadinho.

Por favor, divulgue e ajude o Rastinha!!

Actualização em 21 de Maio de 2007

Como previsto, o Rastinha saiu do internamento no dia 18 de Maio de 2007. Estava tudo a correr bem na sua recuperação. Contudo, hoje, dia 21 de Maio, o estado do Rastinha piorou imenso. Ontem à noite ele já se encontrava bastante agitado e hoje era preciso segurá-lo para ele não se morder... era sangue por todo o lado...

Foi levado de imediato para a clínica e, quando lá chegou, já tinha conseguido rebentar os pontos. O veterinário explicou que nem foi preciso fazer raio-x, a patinha virava toda. Explicou que ele tinha conseguido o impossível: rebentar com as duas suturas da operação.

Vai ser novamente operado e, ao que parece, ficará bem desta vez... vamos ver... pobre Rastinha...

Actualização em 22 de Maio de 2207

O Rastinha terá de ficar internado pelo menos durante 15 dias, para ser rigorosamente acompanhado. E ainda será operado. Estamos a torcer por ti, lindo Rastinha!

Actualização em 7 de Junho de 2007

O Rastinha foi operado novamente no dia 5 de Junho de 2007. A operação correu muito muito bem. O nosso herói está óptimo, teve um acordar super tranquilo... Vai continuar sob os cuidados dos veterinários por mais cerca de 8 dias. Abaixo encontram-se nova fotografias dele, antes da cirurgia (já com um pêlo compridote) e depois da cirurgia.

Actualização em 17 de Junho de 2007

No dia 14 de Junho de 2007, o Rastinha saiu do internamento. Esta óptimo de saúde e completamente recuperado. Contudo, existem novas condicionantes na sua adopção... O Rastinha foi operado porque ele atacava constantemente a sua perninha (ataques mesmo violentos que levavam à carne). Quando foi visto e se verificou aqueles problemas todos, pensou-se que seria esse o motivo dos ataques. Contudo, embora já recomposto desta última cirurgia, o Rastinha continuou a atacar a sua perninha e verificámos que só o fazia em situações de extremo stresse para ele, como andar de carro, ser contrariado quando vai passear de trela, etc.

Infelizmente, por ele e por uma família que o queira adoptar, nem todas as situações serão boas para ele. Vamos tentar encontrar uma família que tenha uma casa com quintal, para que ele possa fazer as necessidades cá fora. Uma família que não tenha de andar muito de carro e que tenha mais animais (perante companhia de outros animais, ele fica completamente relaxado).

Desde que evitámos que ele andasse de carro, deixámos de o levar à rua e lhe demos companhia de mais animais, ele simplesmente não mais atacou a perna. Ainda temos esperança que o Rastinha possa ter uma família. Ele é mesmo MINIATURA e tão AMOROSO!!

Nota: O nosso obrigada às pessoas que ajudaram a fazer face as despesas do Rastinha. Muito obrigada.

Actualização em 27 de Junho de 2007

O Rastinha necessita urgentemente de acolhimento temporário. Embora seja amigo dos outros animais, ele não se está a dar bem no meio de muitos animais. Com tantos animais, há um stresse enorme para o Rastinha, o barulho é enorme e os vizinhos são um problema muito grave. Desde que o Rastinha saiu do internamento que o barulho não pára dia e noite, porque são muitos e ele quando se irrita com a perna stressa todos os outros animais... Esta situação está a ser completamente insustentável... não dá para manter mais o Rastinha nesta situação... não dá... :( Fazemos aqui um último apelo a quem possa adoptar o Rastinha ou acolhê-lo temporariamente... urgentemente...

Pedido Urgente de Boleia

Felizmente, o Rastinha tem à sua espera uma família com as condições ideias para ele, mas na zona de Lisboa! Fazemos um pedido urgente de boleia do Porto para Lisboa o mais depressa possível, pois é urgente que o Rastinha saia do local em que está.

Actualização em 30 de Junho de 2007

Já arranjámos boleia para o Rastinha, ou para dia 1 ou para dia 3 de Julho. Muito, muito obrigado à Fernanda por ir ajudar a permitir a concretização desta adopção. Depois contamos como foi para finalmente colocarmos o pequeno lutador na secção dos Adoptados.

Adopção

No dia 3 de Julho de 2007, graças à boleia da Fernanda (amiga do Refúgio), o Rastinha seguiu viagem até Lisboa, onde o aguardavam para ser finalmente adoptado. Ficou tão bem e com pessoas já conhecidas de longa data do Refúgio... Obrigada, Maria, pela adopção. Obrigada, Patrícia Clemente, pela ajuda de SEMPRE e por toda a disponibilidade. E obrigada, pura, por também teres ajudado na concretização desta adopção. Agora sim, Rastinhas, sê feliz.

Quando Foi Recolhido

RastinhaRastinha

Rastinha

Depois da Tosquia, no Veterinário

RastinhaRastinha

RastinhaRastinha

Na Clínica, Pós-operatório

RastinhaRastinha

Antes da Segunda Cirurgia

Rastinha

Depois da Segunda Cirurgia

RastinhaRastinha