Scuba

Scuba Jan2008

Descrição

Gato macho, adulto, 2 anos (Dezembro de 2007), meigo. Dá-se bem com cães e gatos. Saudável.

História

O Scuba foi atropelado no final do dia de 9 de Dezembro de 2007. Esta situação foi assistida por uma amiga do Refúgio que, além de ter presenciado uma coisa tão violenta (que ainda por cima quem o atropelou nem parou), ouviu os gritos de ajuda deste menino. Era impossível ficar-se indiferente a isto. Contudo, esta nossa amiga não podia fazer mais nada por ele e, depois de andar 3 horas com ele ao colo, conseguimos ir buscá-lo e correr para uma veterinária.

Quando o vimos foi um sufoco. Pensámos que estivesse com a coluna partida. E aquele chorar assustava no verdadeiro sentido da palavra... o nosso coração apertava mesmo de cada vez que ele gritava com dores. Seguimos logo de carro para a nossa veterinária, que felizmente estava disponível e, mesmo sendo domingo, nos atendeu logo.

Mesmo antes de chegarmos à veterinária, deixámos de o ouvir... Olhámos para a transportadora e ele estava esticado numa posição esquisita... Chamámos por ele e chamámos, mas não reagia... Pensámos que tivesse morrido. Foi uma angústia tão grande... que aflição!! Estava contorcido de dores...

O Scuba tem a bacia partida e está sem sensibilidade na cauda. Não é o mesmo caso que a nossa Kisha, que tinha a bacia partida em 3 sítios, sendo um desses sítios operável. Este menino vai ter de ficar cerca de um mês numa jaula, medicado inicialmente e em princípio recuperará bem.

Contudo, daqui a uma semana terá de ser novamente visto, porque não tem sensibilidade na cauda. Se estiver com um problema na parte onde começa a cauda e não recuperar a sensibilidade, a cauda terá de ser amputada para não apodrecer. Mas só daqui a uma semana saberemos o ponto de situação da cauda.

Além do que foi feito hoje e da medicação para pelo menos esta semana, este menino vai precisar muito de uma jaula. E é aqui que apelamos a todos: já por várias vezes uma jaula nos tem feito imensa falta para uma boa recuperação e nalguns casos como o da Kisha e este do Scuba, são imprescindíveis à sua recuperação e bem-estar.

Uma jaula é cara, custa cerca de 100 euros. Mas sabemos que será um investimento para este e, infelizmente, mais casos que nos possam aparecer. Tem de ser uma jaula onde possamos colocar comida, água, potezinho de areia e caminha.

O Scuba já teve alta e já veio para o Refúgio (para a arrecadação de uma de nós... não há mais locais disponíveis). Neste momento, o Scuba está dentro de uma transportadora pequenina, como se vê nas fotografias, onde nem conseguimos colocar a areia. Precisamos com a máxima urgência de uma jaula.

Se todos nos ajudarem com um pouquinho conseguiremos juntar para comprar uma jaula. Agora para ajudar o Scuba e mais tarde para outro menino que nos apareça e necessite (que infelizmente não têm sido poucos...).

Daqui a uma semana, e se tudo correr bem entretanto, daremos mais notícias sobre o estado da cauda deste menino. Apesar de ainda não estar em condições de ser adoptado, apelamos também a todos na divulgação deste caso para o Scuba poder encontrar uma boa família onde possa passar em segurança e tranquilidade o resto da sua vida. Este gatinho é um amor. Apesar de estar a MORRER DE DORES, este menino chorava baixinho e ia deixando fazer tudo... Este menino merecia conseguir ser feliz...

Actualização em 12 de Dezembro de 2007

Felizmente, já conseguimos pagar toda medicação de domingo, pagar a medicação da restante semana e comprar a jaulinha para alojar com melhores condições o pequeno Scuba (estão abaixo fotografias do seu novo alojamento). Muito obrigada a quem tornou isto possível! Tivemos também de comprar latinhas e resguardos para a jaulinha. A quem puder doar latinhas Active Pet Paté e resguardos, ficaremos muito agradecidas.

Este menino ainda não anda e, se tenta rastejar, dói-lhe (apesar da medicação). Desta forma, ainda faz as necessidades (urina) onde está deitado. É preciso limpá-lo muito bem todos os dias e mudar as toalhinhas todos os dias. Ainda não fez fezes, o que nos está a preocupar... A veterinária deu até 4.ª feira, dia 12 de Dezembro, para começar a fazer... Que angústia...

Este menino tem-se revelado a cada dia um verdadeiro amor. Quando nos vê, já nos enche com um ronron delicioso... Vê-se mesmo que fica feliz.

Actualização em 17 de Dezembro de 2007

Desde o dia 12 de Dezembro de 2007, o lutador Scuba tem conseguido fazer as fezes sozinho, sem ter de ser diariamente estimulado. Foi um alívio. Contudo, tem sido um gasto muito elevado com resguardos, porque este menino continua a fazer as necessidades (e agora as fezes também) no sítio onde estiver deitado. Pela manhã e pela noite, é necessário limpar sempre muito bem o menino e trocar os resguardos por novos para que ele possa estar impecavelmente limpo e com o maior bem-estar possível. Em relação à sua caudinha, ainda não sabemos se a poderá manter ou não. A veterinária quer voltar a vê-lo no próximo dia 21 de Dezembro.

Actualização em 22 de Dezembro de 2007

Já achámos que o Scuba estivesse a melhorar a olhos vistos (da parte locomotora até está), mas na verdade estamos um pouco apreensivas quanto ao resto...

No dia 21 de Dezembro de 2007, o Scuba foi à veterinária, como estava destinado. A doutora gostou muito de o ver e diz que há uma pequenina possibilidade de ele poder manter a cauda. Tudo agora depende do "tempo" e da recuperação da sensibilidade. Para já, ele ainda não tem nenhuma sensibilidade, mas isso poderá dever-se à inflamação que ele tem na parte que partiu. Como só há dois dias começou a querer andar, temos que lhe dar mais tempo.

Uma coisa boa é que o pêlo ainda não cai sozinho, nem puxando-o, o que é óptimo. Daqui a 15 dias, em 4 de Janeiro de 2008, voltará a ser avaliado. Nessa altura, se o Scuba ainda arrastar a cauda, poderá ter de se ponderar então corta-la, para evitar a criação de feridas e o tal futuro apodrecimento. Até lá, continuará a fazer o repouso em jaula.

Uma coisa que está a preocupar é ele ainda fazer as necessidades no sítio onde está deitado. Já tenta andar e, apesar de tortinho, já caminha um pouco e até nos vem dar turrinhas nas pernas. Mas não vai à areia... Esperemos que seja uma situação provocada ainda pela dor que sente ao "puxar" pelas necessidades. Como o rabinho está inflamado, vamos continuar a aplicar Halibut.

Actualização em 26 de Dezembro de 2007

Passados uns dias depois de ter sido reavaliado, o Scuba já parece andar bem melhor da parte locomotora. Contudo, o rabinho inflamado está pior! Apesar de já andar e passar obstáculos quando estamos a limpar a jaulinha, continua a não ir ao pote de areia e continua a fazer tanto urina como fezes no sítio onde estiver deitado. Estamos bastante apreensivas com isto!!

Já falámos à veterinária deste agravamento do rabinho e continuaremos a colocar a pomadita... Se não melhorar, terá de ser visto novamente e possivelmente só cirurgicamente se conseguirá corrigir este problema.

Está a ser um verdadeiro impasse tudo isto... porque está tudo dependente de outras coisas!! Assim que possível, daremos mais notícias!!

Actualização em 28 de Dezembro de 2007

Antes do tempo, o Scuba teve de regressar à veterinária. Além da inflamação do rabinho que não melhora, apareceu agora uma ferida enorme na parte lateral da barriga, estando o pêlo a cair nessa zona. Na sequência do atropelamento, no início, não havia sinais exteriores visíveis. Contudo, além de o Scuba ter partido a bacia, obviamente magoou-se, ficou dorido da pancada e a pele começou a apodrecer (naquele sítio), só agora dando para ver, porque o pêlo começou a querer cair e vimos então a carne. Foi-lhe tirada uma boa parte de pêlo que estava a abafar a pele, que estava cheia de pus por dentro. À nossa preocupação inicial, juntou-se esta ferida... nada de grave, mas que vai dar que fazer. É necessário desinfectar muito bem todos os dias e colocar Cicatrin... e lá vai ele ter de ficar condenado ao colar durante um tempo... A juntar a isto, volta a estar medicado durante mais uns 8 dias (Ananase e Romefen).

Infelizmente, há a probabilidade de o Scuba ter ficado incontinente e de a "ajuda" que lhe damos na parte final de quando faz as fezes poder ter de ser feita sempre.... Ainda é cedo para se dizer, mas este cenário ganha terreno agora... Da cauda, ainda não se sabe. Temos de lhe dar mais uns dias (até ao final da medicação) para sabermos se a mantém ou não. A cada dia que passa, este menino revela-se cada vez mais doce... A veterinária volta a vê-lo de hoje a oito dias!

Actualização em 6 de Janeiro de 2008

Infelizmente, o Scuba não tem melhorado nada da cauda. O pêlo começou a cair, a pele a ficar muito irritada e a querer ganhar feridas. Ao fim deste tempo todo sem sensibilidade na cauda, a veterinária aconselhou uma cirurgia para a retirar. Assim, amanhã (dia 7 de Janeiro), o Scuba será operado e castrado. Vai ser um pós-operatório difícil e que vai envolver muitos cuidados.

Em relação à incontinência, a veterinária aconselha a esperarmos mais 3 semanas para podermos ver a evolução ou não da situação. Faz xixi onde quer que esteja, em que posição esteja; e, com as fezes, na parte final precisamos sempre de o ajudar a expelir o que fica lá dentro entupido. É uma situação que nos está a deixar muito angustiadas... O Scuba é um menino saudável, come bem, brinca, faz ronrom, enrola-se nas nossas pernas, pede mimos, anda bem... Poderá ter qualidade de vida se tiver para sempre um acompanhamento paliativo. Mas quem quer um animal assim?? :( Estamos muito desgostosas e a agarrarmo-nos à última esperança da sua recuperação... Passado este tempo todo, depois de tanto empenho e sacrifício e depois de tantas mostras de carinho da parte do Scuba, não podemos virar lhe as costas... Mas, de facto, é uma situação muito difícil se ele não recuperar da incontinência...

Neste momento, além de ajuda para custear a cirurgia à cauda, a castração e medicação, necessitamos também de ajuda para resguardos e comida húmida de gato, que são necessários diariamente. Também agradecemos se alguém tiver um peitoral de gato que nos possa doar, para pelo menos lhe podermos proporcionar alguns passeios no pátio depois da recuperação desta cirurgia.

Actualização em 7 de Janeiro de 2008

O Scuba já foi operado e já acordou. :) Acordou bem e, para já, está a reagir muito bem. Retirou-se então a caudinha e foi castrado. Amanhã, se tudo continuar bem, já regressa ao Refúgio e durante algunsdias o tratamento terá de ser mais cuidado e ficará medicado.

Actualização em 8 de Janeiro de 2008

O Scuba já regressou ao Refúgio e veio bem medicado. Contudo, esta manhã teve de se fazer exames à urina e detectou-se uma infecção urinária. Além disso, há uma desconfiança séria que o Scuba possa sofrer de diabetes (a confirma-se fará tratamento para toda a vida!). Assim, esta semana fará tratamento à infecção urinária e regressará à veterinária na próxima 2.ª feira (dia 14 de Janeiro) para serem feitos novos testes à urina. Se já estiver melhor da infecção, ficará internado 3 dias para se diagnosticar a diabetes. Estamos novamente com o coração nas mãos...

Actualização em 15 de Janeiro de 2008

Felizmente, a caudinha do Scuba está a sarar muito bem! O pós-operatório, que se previa difícil, não está a ser nada difícil. Está a correr muitíssimo bem. Tanto que, enquanto estamos com ele, tiramos-lhe o colar e ele nem lá vai mexer. Ficamos sempre atentas, mas nunca lá vai, o que é muito bom!

Estávamos a contar levá-lo ontem, dia 14 de Janeiro, novamente à veterinária para se ver se a parte da infecção já esta controlada e se avançamos então para os exames de diagnóstico da diabetes (ficará 3 dias internado), mas esta semana a nossa veterinária não se encontra na clínica, pelo que levaremos o Scuba no dia 21 de Janeiro para se determinar tudo isto.

As necessidades continua a fazê-las nos resguardos... Mas há uma boa notícia: já não é com tanta frequência que necessitamos de o ajudar a terminar de fazer as fezes. Contudo, da parte da incontinência continua tudo igual, pelo que a doação de resguardos é de facto muito importante (que se compram em supermercados, normalmente com o nome "resguardos" ou "protectores", para pessoas incontinentes). Damos mesmo muito uso aos resguardos, porque este menino faz mesmo muita urina e não vai ao pote.

Deixamos mais abaixo uma fotografia dos "resguardos" para quem ainda não conhece e no caso de querer ajudar. E deixamos também umas fotografias do primeiro passeio do Scuba na garagem (não tem ido ao pátio por causa do mau tempo). O menino gostou do passeio! Muito obrigada a quem nos doou o peitoral. Na próxima semana daremos então mais notícias!!

Actualização em 22 de Janeiro de 2008

Este menino ficou internado no dia 21 de Janeiro e realizou um exame laboratorial à urina (nos próximos dias sabemos o resultado) e um teste de glicose, que mostrou valores alterados. Nos próximos dias, voltará a repetir estes testes. Em relação à infecção urinária, o problema ainda não está resolvido. Assim, quando tiver alta da clínica, virá medicado com antibiótico, que teremos também de comprar, para mais 3 semanas.

Assim, só estamos neste momento a dever os gastos feitos a partir do dia 21 de Janeiro de 2008. Assim que haja novas notícias deste menino, colocaremos.

Actualização em 1 de Fevereiro de 2008

O Scuba foi novamente visto. A incontinência permanece da mesma forma e, infelizmente, a parte de já não o ajudarmos a fazer as fezes regrediu, pois voltou a ser necessário ajudá-lo. Ele acumula sozinho as fezes, pelo que, se não o ajudamos, até faz sangue! Continua bem medicado!! No próximo dia 4 de Janeiro de 2008 vai regressar à veterinária e fazer novo controle com teste da urina.

Entretanto, a veterinária aconselhou que este menino começasse a comer uma das seguintes rações:

Mas também pode ser a ração equivalente da marca Hill's.

Os resguardos continuam a ser de extrema importância, dado que são a coisa mais fundamental para o seu bem-estar dentro da jaula. Ele continua a fazer as necessidades todas fora do pote e é num instante que enche por completo de urina os resguardos. O uso dos resguardos (dado o seu poder de absorção) vai permitindo que até à muda seguinte ele se mantenha o menos possível em contacto com a sua urina e restos de fezes. Entretanto também vai recomeçar a tomar Laevolac (2x/dia) por causa das fezes.

Estamos agarradas à esperança que este problema seja ultrapassado e seja resultado da infecção urinária... Assim que haja novas notícias, colocaremos.

Actualização em 7 de Fevereiro de 2008

No dia 4 de Fevereiro, o Scuba voltou à veterinária. Fez novamente o teste à urina e, felizmente, já está sem sangue na urina e está melhor. Mas ainda tem o PH alterado, pelo que ainda terá de continuar bem medicado.

A veterinária disse que ele precisa então de comer ração S/D da Hill's (e
futuramente mudar para C/D da Hill's). Agradecemos muito a quem nos poder ajudar com esta alimentação importante...

No próximo dia 14 de Fevereiro de 2008, regressará à veterinária para ser avaliado e fazer novo teste. Agora, além de termos de o ajudar a fazer as fezes, também temos de o ajudar a urinar. Além de ele fazer muito, ainda fica com a bexiga a acumular mesmo muita urina. Assim, teremos de ajudá-lo todos os dias a "desinchar". Para as fezes, de 2 em 2 dias teremos de lhe colocar um pouco de vaselina no rabito para "aliviar" a zona, que fica em sangue das fezes que acumula.

Relativamente à incontinência e de fazer assim tanta urina, já se começa a pensar num problema neurológico. A veterinária ia estudar melhor a situação e ver que medicação ele pode tomar depois. Se resultar, terá de ser para a vida, mas poderá nem fazer efeito (nalguns casos, há esse problema e a medicação nada faz). O problema neurológico (se existir) é devido ao acidente!

O Scuba tem andado mesmo muito bem disposto. Brinca imenso e adora cães. É sempre muito meigo connosco e adora andar, apesar de já há tanto estar a maior parte do seu tempo confinado à jaula... sozinho!

Rezamos para que esta situação se ultrapasse depressa... Este menino já merecia...

Actualização em 15 de Fevereiro de 2008

Desde que começou a ração S/D (Hill's) que sentimos algumas melhorias. Pelo menos, "parece" que não faz tanta urina. Contudo, o Scuba continua incontinente.

O ânus não tem estado inflamado (não está tão vermelho e para fora), mas temos continuado a ajudá-lo a fazer as fezes. Pelos vistos, será sempre assim... Uns dias andará muito bem, sem estar com o ânus inflamado e só precisando de alguma ajuda para fazer; outros dias precisará muito de ajuda para fazer as fezes e ficará com a zona mais irritada... Temos aplicado a vaselina de 2 em 2 dias e a pomada Halibut para amaciar a zona do ânus.

Desde há uns dias que o lábio do Scuba está um pouco inchado (talvez pela picada de algum insecto), pelo que a veterinária aconselhou aplicar uma pomada e, se daqui a uns dias não passar, teremos de avançar para algum exame.

Acabou a medicação anteontem e já está bom da infecção. Ainda tem o pH um pouco alterado, mas também isso deve ficar controlado com a continuação da ração S/D por mais uns dias. Daqui a 8 dias terá de iniciar a ração C/D (Hill's) para mais tempo. Reforçamos o pedido desta ração a quem nos poder ajudar.

O Scuba adora passear cá fora de trela e peitoral. Adora! Mas só se a amiga canina for com ele. É a guia dele... nota-se que se sente mesmo à vontade quando a tem por perto!!

É um menino cheio de vida, que se diverte a valer nas correrias queddá cá fora quando o passeamos. Ainda temos esperança que um dia possa conhecer mais do que uma jaula... mas, continuando incontinente, essa esperança fica muito longe... A ajuda com resguardos continua a ser de extrema importância!

Actualização em 20 de Fevereiro de 2008

O Scuba tem sido avaliado e feito tiras urinárias (já pago!) todas as semanas. Foi visto ontem, dia 19 de Fevereiro de 2008, e o ponto de situação é o seguinte:

Actualização em 27 de Março de 2008

Desde há alguns dias que o pequeno Scuba tem melhorado muito da parte da incontinência. Há dias que já não faz nada nos resguardos e vai fazer ao pote de areia. A ração C/D tem feito milagres! Contudo, quando o saco C/D (que já tivemos de comprar outro novamente) acabar, irá fazer uma nova análise para vermos como está. Se estiver tudo bem, terá de começar a comer outra ração para manutenção.

Foi um processo mesmo longo e esgotante, mas agora começa a dar sinais do quanto valeu a pena. Para além, claro, de o próprio Scuba valer a pena cada minuto com ele. É um amor com pessoas, muito brincalhão e tem uma paixão por cães!!

Actualização em 9 de Maio de 2008

O Scuba voltou à veterinária para fazer novas análises. A ração que estava a comer estava já quase a acabar e era necessário saber através de análises para qual iria mudar agora. As análises detectaram ainda uma pequena infecção urinária, pelo que:

O saco de S/d Hill's deve ser o mais pequeno, uma vez que depois de comer essa quantidade já deve poder mudar (e talvez para uma ração normal). A quem nos poder doar esta ração, será uma preciosa ajuda!

De resto, o Scuba está um menino normal: muito meigo, brincalhão, adora cães, está muito bonito, grande e gordinho, e já vai fazer as suas necessidades todas ao pote de areia. Este rapaz merecia a oportunidade de saber o que é uma casa, uma família... de saber o que é a vida de gato de casa!

Actualização em 11 de Setembro de 2008

Já há muito tempo que o Scuba é um menino completamente normal. Já não tem problema de saúde nenhum. Brinca, corre, continua a adorar cães (mesmo que não os conheça) e já se dá muito bem com gatos também. Este menino está um amor e precisa imenso de uma boa família.

Adopção

Depois de tanto tempo de luta e sacrifício na recuperação deste menino, finalmente a sua vez chegou e valeu a pena tanto tempo de espera. Conseguiu aquilo de que tanto precisava, uma família que lhe pode oferecer tudo aquilo que ele tanto precisava. E, além de uma família humana, ganhou também uma família felina e canina de que ele tanto, tanto gosta. As fotos que mostramos mais aaixo são já na sua nova casa. O nosso muito, muito obrigada a esta família por ter escolhido o Scuba para esta oportunidade de vida. Até sempre, Scubinha... sê feliz!

Quando Foi Encontrado

ScubaScuba

ScubaScuba

ScubaScuba

Na Jaula, Com Mais Espaço

Scuba JaulaScuba Jaula

Scuba JaulaScuba Jaula

No Início de Janeiro de 2008, Antes da Operação

Scuba Jan2008Scuba Jan2008

Scuba Jan2008Scuba Jan2008

Scuba Jan2008Scuba Jan2008

Scuba Jan2008Scuba Jan2008

Depois de Operado

Scuba Pos OperatScuba Pos Operat

Scuba Pos OperatScuba Pos Operat

Scuba Pos OperatScuba Pos Operat

Resguardos Necessários

Scuba Resguardo

Primeiro Passeio

Scuba PasseioScuba Passeio

Scuba PasseioScuba Passeio

Em 13 de Fevereiro de 2008

Scuba 13fev2008 Scuba 13fev2008

Scuba 13fev2008 Scuba Labio

Em Finais de Março de 2008

Scuba Mar2008 Scuba Mar2008

Em Fevereiro de 2009

Scuba Fev09 Scuba Fev09

Scuba Fev09 Scuba Fev09

Em Julho de 2009

Scuba Scuba

Scuba Scuba

Scuba Scuba

Adoptado

Scuba Adoptado Scuba Adoptado