Sininho

Sininho

Descrição

Porte pequenino, 12/14 anos (Março de 2007), muito meiga e submissa, não ladra, obediente, adora colinho e é amiga de todos. Desparasitada externamente (20.03.2007).

História

A Sininho foi encontrada no dia 20 de Março de 2007, deitada num buraco na berma de uma estrada no início de uma serrinha... numa zona sem habitações.

Estava ali, simplesmente deitada... ali, naquele buraco, sem se conseguir mexer. Estava toda suja, cheia de frio e, pelo aparato do cenário, já devia ter sido ali deixada há um ou dois dias, ou até mais. Não iria sobreviver...
Foi imediatamente acolhida.

No seu pescoçinho trazia uma espécie de coleira (não era coleira) cheia de agrafes e arames espetados para o corpinho dela. Só ao fim de algum tempo, de forma a não a magoar e com a ajuda de um alicate, é que foi possível retirar-lhe aquela coisa pesadíssima e cheia de picos de arame...

Esta menina, mal se viu num colinho, suspirou... Nem queremos imaginar o que uma coisinha tão pequenina e já com tanta idade já deve ter passado...

Possivelmente, alguém a atirou para ali de passagem com o carro...
Possivelmente, ao atirarem-na, com a violência da queda ela magoou bastante a patinha e ali ficou...
Possivelmente, foi atropelada depois de ter sido ali abandonada...
Possivelmente...

Só sabemos que esta menina estava ali no meio do nada... num cenário de frio, fome, medo, dor...

Já foi desparasitada externamente e foi ligeiramente vista por uma veterinária mais perto da situação, mas que não nos soube dizer grande coisa.

No dia 21 de Março, vai ser novamente vista por um outro veterinário e talvez no dia 22 de Março já faça raios- X (se o veterinário achar necessário fazer-se) e vai ter de fazer uma ecografia (tem a barriga um pouco dilatada... poderá estar gravida, poderá ter algum problema que tenha de ser imediatamente solucionado).

Esta menina encontra-se connosco em recuperação e, assim que possível, daremos mais notícias acerca do seu estado de saúde. Para já come bem (estava esfomeada) e bebe bem.

É simplesmente doce... e só nos enche de beijinhos... beijinhos mesmo especiais de puro agradecimento... é de levar às lágrimas!

Actualização em 24 de Março de 2007

Dado o seu estado de saúde, no dia 23 de Março, a Sininho foi para a clínica para realizar alguns exames. Em relação à patinha, não está partida, mas tem uma luxação de uma articulação. Já esta medicada e, em princípio, ficará bem.

Em relação à ecografia abdominal que se ia realizar, foi encontrado líquido e uma estrutura no útero compatível com qualquer tipo de massa (abcesso, quisto, tumor, etc.), mas pode ser esterilizada (até convém).

Descobriu-se também um sopro cardíaco, sendo este a possível causa da dificuldade respiratória que ela tem apresentado, principalmente à noite. Segundo o veterinário, é provavelmente uma deterioração natural devido à idade.

Contudo, desde ontem que ela tem apresentado uns novos sinais, perdendo o apetite... Associando a isso, o veterinário verificou que a mucosa bocal da Sininho estava pálida e ligeiramente amarelada. Por isso, há também esta possibilidade de febre da carraça, que vamos tentar averiguar através de análises sanguíneas. Como prevenção, a Sininho já começou também medicação para isto.

Estamos agora a torcer pela nossa pequenina... :(

Actualização em 28 de Março de 2007

No início da semana, foram realizadas análises ao sangue que confirmam a febre da carraça. A Sininho já estava medicada e continua... e, apesar de ter recuperado algum apetite e de a mucosa da boca estar a perder a cor amarelada, tem tido picos de temperatura (que o veterinário aconselhou ir controlando). Agora é esperar que ela continue a reagir à medicação e ir vigiando, e torcer para que ela também ultrapasse esta doença... :(

Em relação ao útero, o líquido acumulado já parece estar a desaparecer, mas continua uma massa lá. Por isso, a esterilização é mesmo recomendada quando a Sininho se estabilizar dos outros problemas. Só depois é que vamos poder saber do que se trata.

A única boa notícia é em relação à patinha, que tem tido uma boa evolução... Já a pousa completamente no chão quando anda. De vez em quando, ainda a levanta quando corre, mas está praticamente normalizada.

Força, Sininho... aguenta-te mais um bocadinho!!

Actualização em 7 de Abril de 2007

A menina Sininho voltou a ser vista pelo veterinário e o cenário continua a piorar... Apesar de já ter melhorado clinicamente o seu estado em relação à febre da carraça e de já estar recuperada, numa nova ecografia descobriu-se que a Sininho está grávida de dois bebés... O seu coraçãozinho não é nada bom, a velhice não ajuda à decisão... e vamos ter de ponderar muito bem o que fazer neste caso. Vamos procurar o melhor para esta menina e em breve traremos mais notícias.

Actualização em 9 de Abril de 2007

Em princípio, a Sininho será esterilizada já no início desta semana. Há risco das duas formas, mas vamos evitar o que será mais um risco agravado, que é mais 2 bebés neste mundo...

Actualização em 10 de Abril de 2007

A Sininho foi hoje esterilizada. Pesou-se os prós e os contras e avançámos mesmo com a sua esterilização. Ia ter 4 bebés (estando um já morto), que nasceriam daqui a mais ou menos 3 semanas. Dois dos bebés tinham um tamanho acima do que seria normal. Felizmente, a menina aguentou a anestesia e a cirurgia correu muito bem. Foi um alívio e finalmente podemos respirar e sair do sufoco. Agora, é só recuperar. ;)

Actualização em 17 de Abril de 2007

Na noite do dia 16 de Abril, a Sininho, de repente, começou a latir de uma forma esquisita. Quando fomos ver, estava toda contraída no chão, com as patinhas todas esticadas e a espumar-se pela boca. Ela não reagia a nada. Demorou talvez 1 a 2 minutos até que finalmente parou. Fez as necessidades no local.

Levámo-la logo de urgência para o veterinário. Nessa altura, a Sininho já estava acordada mas debilitada.

O veterinário disse-nos que o mais provável era um ataque convulsivo. Disse-nos muitas possíveis causas. Entre outras, falou de o diagnóstico mais frequente ser tumoral devido à idade, visto a história de trauma ser pouco provável pelo ambiente que ela se encontrava no momento (ela estava deitadinha na caminha dela). Outras possibilidades eram infecciosas (vírus, fungos, bactérias, etc...), baixa concentração de glucose ou cálcio no sangue, problemas renais ou hepáticos, intoxicação ou epilepsia.

O veterinário tirou-lhe sangue para análises e agora aguardamos os resultados dos exames. Confirmou-nos o sopro do coração de grau III (em 5) e fez-lhe um electrocardiograma que deu normal. Por isso, o ataque em princípio não teve nada a ver com o coração.

Só prescreveu umas bisnagas de S.O.S. (Stesolid 5mg) para usar por via rectal no caso de ela voltar a ter algum ataque. Dependendo dos resultados das análises, o veterinário depois vai acrescentar alguma medicação. Esta menina tem-nos deixado com o coração nas mãos... :(

Vamos todos rezar pela Sininho!

Actualização em 19 de Abril de 2007

Hoje, o veterinário disse-nos que as análises estavam normais. Segundo ele, essas mesmas análises eram para despistar outras causas de ataques, como a Hipoglicémia, Hipocalcémia, Insuficiência Renal Aguda, Encefalopatia Hepática, Infecções (fungos, vírus, bactérias, protozoários, etc...).

Como a Sininho estava deitada na caminha dela quando teve o ataque, trauma e intoxicação não eram hipóteses pouco prováveis.

Por isso, segundo o veterinário, associando à idade, as únicas hipóteses que restam não são as mais animadoras: processo degenerativo do cérebro, neoplasia (tumor na cabeça) ou metástases, e epilepsia.

O diagnóstico é feito por T.A.C. ou Ressonância Magnética. Ele estimou, pelo caso que já teve e que mandou para o Hospital Veterinário, que o custo deve andar por volta dos 600 euros (o que pomos completamente de parte, uma vez que o tratamento quer para uma, quer para outra é o mesmo!).

O tratamento é de prevenção de mais ataques, pois não existe cura para nenhum dos casos e vai piorando com o tempo. Além da bisnaga SOS intrarrectal, vai fazer uma medicação oral de Fenobarbital e vai ter de voltar mensalmente à clínica para fazer controlo da concentração dessa medicação no sangue. Notícias nada animadoras...:(:(:(

Adopção

Depois de mais uma tentativa de adopção falhada, a pequena Sininho acabou mesmo por ser adoptada no dia 4 de Julho de 2007 pela família de uma de nós. Depois de tanto tempo a verem, conhecerem e lidarem com ela, o amor que já há por ela falou mais alto, terminando assim um dos capítulos da história e vida da pequena Sininho. Neste caso é apenas um "até já, pequenita"!! 

Quando Foi Recolhida

SininhoSininho

SininhoSininho

SininhoSininho

SininhoSininho

SininhoSininho

Já Limpinha

SininhoSininho

SininhoSininho

SininhoSininho

SininhoSininho

SininhoSininho

SininhoSininho