Tecka

Tecka

Descrição

Porte médio, cerca de 2 anos (Junho de 2009). Desparasitada externamente. Está esquelética. Mãe da Muffa e do Muffi. Esterilizada.

História

A mãe Tecka e seus filhotes Muffa e Muffi foram recolhidos de um terreno baldio que fica nas traseiras da escola de uma de nós. Da janela da sala, já há muito que víamos esta menina e já a tínhamos tentado apanhar, mas ela escapava sempre. Depois deixámos de a ver e pensámos que tinha encontrado um outro rumo ou que qualquer outra coisa se tinha passado.

Contudo, há uns tempos começámos a vê-la outra vez, mas muito mais cabisbaixa e triste. Tentámos aproximar-nos de novo, mas ela continuava a não deixar e reparámos que estava com as maminhas grandes. Comentámos com alguns alunos, e eles disseram que ela tinha bebés e que alguns deles já lhe tinham sido tirados ainda com os olhos fechados e que acabaram por morrer por tanto andarem de mão em mão, por ainda precisarem de mamar e sabe-se lá mais o quê... A nossa preocupação com esta mãe ficou ainda mais acrescida. Apercebemo-nos que mudou várias vezes os filhos de sítio na tentativa de os proteger da miudagem.

Finalmente, no dia 3 de Junho de 2009, conseguimos ir até lá sem haver ninguém nas redondezas e encontrámo-la prostrada em frente da toca, onde já só tinha 2 bebés, sem forças, completamente desidratada e só pele e osso. Não ofereceu qualquer tipo de resistência quando pegámos nela, só olhava fixamente para a toca, gemia e tinha os olhos varejados de lágrimas.

No Refúgio, quando percebeu que estava num local seguro e que tinha os filhos junto dela, embora assustada e desconfiada no início, toda ela se transformou num poço de gratidão e de submissão. É uma ternura, esta menina. No dia seguinte já abanava a cauda e dava muitos beijinhos. Comeu e bebeu tanto....

É mais uma história triste no curriculum humano e uma prova de fidelidade e grandeza maternal dos animais, que esperamos que tenha um final feliz para estes 3 sobreviventes... Assim que possível, tiramos fotos melhores.

Adopção

Esta menina foi adoptada por uma boa família, que lhe deu assim a oportunidade de saber o que é ter um lar só dela. Muito obrigada a esta família por ter escolhido esta menina. Até sempre, linda.

Quando Foi Encontrada

Tecka Tecka

Tecka Tecka

Filhotes Muffa e Muffi

Muffa Muffi Muffa Muffi

Muffi Muffa

Em Finais de Junho de 2009

Tecka Tecka

Tecka

Em Finais de Agosto de 2009

Tecka Tecka

Tecka Tecka

Em Outubro de 2009

Tecka Tecka

Tecka