Xuga

Xuga Recuperacao

Descrição

Porte pequeno (ficará média), 5 meses (Abril de 2006), castanhinha, muito meiga, muito carente. Muito limpinha, dá-se bem com outros animais. Desparasitada. Vacinada. Chipada. Esterilizada.

História

A Xuga foi encontrada no dia 16 de Abril de 2006 na mesma berma onde encontrámos o Nunki atropelado. Esta menina estava cheia de frio, cheia de dores, com o pelinho molhado... simplesmente ali... sozinha sem se mexer e sem que ninguém lhe deitasse a mão.

A primeira reacção dela perante nós foi de autêntico pavor, medo. Mas mal lhe deitámos a mão a sua atitude mudou logo. É apenas uma bebé. Foi imediatamente vista por uma veterinária: esta menina está sem qualquer tipo de sensibilidade no seu corpinho. Por isso é tão importante que faça pelo menos cocózinho, porque isto não funcionando... esta menina não tem muitas esperanças.

Está fortemente medicada e estamos com ela, a lutar pela sua ainda pequenina vida.

Actualização a 17 de Abril de 2006

A Xuguinha já fez dois cocós, mas ainda não se mexe... Se o problema for na coluna, o caso fica muito complicado... Mas o mais importante ela já fez! Um passo de cada vez, e as esperanças para esta menina aumentam a cada minuto.

Actualizaçao de 23 de Abril de 2006

Felizmente conseguimos uma maravilhosa FAT (Margarida Côrte Real) para a nossa pequenina. A situação cada vez estava piorar mais, muito devido à falta de assistência que não conseguíamos dar e de que a Xuguinha necessitava com bastante urgência para a sua recuperação. Infelizmente a pontinha da caudinha apodreceu e acabou por cair. Mas agora, a partir do dia 23 de Abril, esta menina vai ter toda a assistência necessária para poder recuperar num instantinho. Da locomoção, ela já demonstra ter muita vontade em andar... e nós como
sempre ACREDITAMOS!!!! Obrigada, Margarida, por teres recolhido a pequena Xuga num dos momentos que
ela mais precisava. Em breve traremos mais notícias desta pequenina.

Notícias da Xuguinha a 26 de Abril de 2006

A nossa querida amiga Margarida (FAT da Xuga) já nos trouxe notícias da menina... Infelizmente, apesar de já ter dado sinais de ter muita força de vontade, a pequena está bem pior do que se podia imaginar:

"Ela tem duas fracturas enormes, na zona das ancas. Quando está sob o efeito do analgésico ainda está bem dispostinha, mas quando lhe passa o efeito vê-se mesmo que está a sofrer, e o pior é que não se pode dar nenhuma dose mais forte. Amanhã, vai ser vista pelos especialistas, pois não consigo ver mais aqueles olhinhos tristes... a suplicar ajuda. Eles é que vão ver se tem mesmo que ser operada às duas patinhas ou não. Deve ter levado uma pancada muito forte de certeza absoluta. Se amanhã eles virem que não passa sem ser operada, eu dou logo autorização para ser operada. Em relação ao rabito, também parece que não passa sem cirurgia. Gostava de dar melhores notícias, mas esta é a realidade. A minha esperança é que eles digam, que mais vale não mexer, por ter sido há muito tempo... mas não sei... porque ela quase não anda quando não está sob o efeito máximo do medicação. Vamos ter fé , e esperar pelo dia de amanhã."
OBRIGADA MARGARIDA!!! Vamos ACREDITAR, XUGUINHA!!!

Actualização de 2 de Maio de 2006

A Margarida disse-nos: "A Xuga já está a andar mais tempo seguido, durante todo o dia. Não faz xixi nem cócó na caminha dela. Ainda faz um xixi , e depois parece que quer fazer muitos mais xixis. É por ainda não estar bem dos rins ou da bexiga". Força, Xuguinha!!!

Actualização a 15 de Maio de 2006

No dia 13 de Maio, a linda Xuguinha teve mesmo de ser submetida a uma cirurgia. Conseguiu recuperar muito bem das patinhas, movendo-se normalmente, mas o seu cotovelozinho estava a piorar... Teve mesmo de ser operada e agora esta um pouco em baixo.

Apesar de medicada, deve estar com doreszinhas... Foi colocado durante a cirurga uma agulha e um arame no cotovelozinho. Esta menina já passou por tanto... e ainda é uma bebezona.

É muito limpa e dá-se lindamente com outros meninos. Merecia uma família à maneira e continuamos a contar com a ajuda de todos na procura de uma casinha para a Xuga. Obrigada, Margarida, mais uma vez, por tudo o que estás a fazer por esta menina.

Actualização a 8 de Junho de 2006

Por motivos de saúde, a FAT que tem acolhido a Xuguinha já não a pode ter mais. A partir da 2.ª quinzena de Junho é URGENTE uma família de acolhimento para a Xuguinha... Ela já está recuperada e é uma querida. Porta-se bem, é muito mimalha e precisa urgentemente de uma solução. É uma bebé apenas...

Actualização a 26 de Agosto de 2006

Voltamos a reforçar o apelo de acolhimento ou adopção muito urgente da Xuguinha Estamos de mãos e pés atados! A única solução passa por a acolhermos no Refúgio, onde hoje entrou uma nova menina à força, a Julieta!! Esta nova menina já está a ser impossível de manter no Refúgio, não só porque não temos condições para ter mais animais, mas também porque já há queixas dos vizinhos e tememos fortemente pela segurança e pela continuação do bom ambiente para os meninos já residentes! Se acolher mais um animal já é insuportável para o Refúgio, acolher mais dois é tarefa impossível! Por favor, se não puder acolher a Xuguinha, ajude-a divulgando-a entre os seus familiares, amigos e conhecidos! Salientamos que esta doçura já está esterilizada, vacinada, desparasitada e chipada!! Está prontinha para uma nova etapa na sua vida ainda tão curta, mas já tão atribulada.

A Xuga Já Chegou ao Refúgio - 29 de Agosto de 2006

No dia 28 de Agosto a doce Xuguinha foi-nos entregue pela FAT Margarida. O prazo já há muito estava ultrapassado e a FAT já não podia mesmo mais mantê-la com ela, tendo-nos dado um tempo extra na tentativa de lhe conseguirmos arranjar uma solução. Infelizmente, nem um pretendente esta menina conseguiu... Chegou ao Refúgio e ao fim de algum tempo estava a dar-se bem com os outros meninos. Os vizinhos é que já não acham piada... Até porque, por mais sossegados que sejam, quando se trata de grupos de animais, há sempre o barulho próprio que nem todos toleram. Assim, continuamos a contar com todos na tentativa de arranjarmos uma boa casa para a Xuguinha poder ser definitivamente FELIZ. Não podemos deixar de agradecer novamente à FAT Margarida Corte Real que tanto, mas TANTO, fez por esta menina. MUITO OBRIGADA MARGARIDA. A Xuga está um autêntico doce, uma ternura... Tem um maneira de ser que derrete-nos completamente. Conheça melhor a Xuguinha na secção Animais para Adopção.

Vídeo: Xuga Brinca Com Meninos do Refúgio

Adopção

A nossa já antiga Xuguinha foi aceite pela família adoptiva da Esperança e do Josephe para serem FAT da Xuga e, dessa forma, não se separaria a amizade entre a Esperança e Xuga. Esta oferta de ajuda como FAT antes do Verão de 2008 acabou por se tornar em adopção definitiva em finais de Agosto de 2008, permitindo dessa forma que estas duas meninas não se separem mais. Obrigada à Teresa e Helena por esta oportunidade tão boa.
Até sempre, menina linda.

Regresso ao Refúgio - Acolhimento Urgentíssimo Até Dia 14 de Março de 2009

Foi com muito desespero que recebemos esta notícia. Primeiro, porque a nossa querida Xuga vai perder a sua família; e segundo, porque não temos minimamente onde a colocar... :( É mesmo muito difícil gerir tudo isto..:(

A Xuga foi para esta família em regime de acolhimento temporário para que pudesse continuar com a sua amiga Esperança (que tinha sido adoptada por esta mesma família). Com o passar do tempo e com a falta de pretendentes para a Xuga e com a adaptação fantástica que tiveram com ela, acabaram por ficar com ela.

Contudo, desde há uns tempos para cá que a Xuga arranja sempre forma de fugir da casa. E esta última fuga gerou de tal forma problemas com os vizinhos, que a polícia foi chamada e houve ultimato. A família não consegue arranjar forma que ela não fuja... :(

Ao sabermos disto, não podíamos deixar a nossa menina sem sítio e vamos buscá-la no próximo dia 14 de Março de 2009. Mas a verdade é que nós também não temos sitio. No dia 14 vamos buscá-la, mas sem saber para onde, nem o que fazer! Os problemas diários já nos levam ao desespero, mas quando surgem imprevistos desta natureza, vamos completamente abaixo.

Esta semana tivemos também um problema grave (uma queixa de barulho) num dos nossos espaços e tivemos de retirar os animais desse mesmo espaço sob uma pressão enorme e muita dificuldade.

Pedimos encarecidamente a todos que nos possam ajudar a divulgar o caso da Xuga. Precisamos urgentemente de uma família de acolhimento temporário ou definitivo.

Relembramos que a Xuga é de porte médio, tem cerca de 3 anos, é extremamente meiga e amiga dos outros animais. Está vacinada, desparasitada, esterilizada e chipada. Neste momento, encontra-se perto de Paredes de Coura.

Actualização em 24 de Março de 2009

A pequena Xuga já chegou. Graças à oferta de ajuda da Felicia Vianna e da mãe, conseguimos trazer a Xuga no passado dia 22 de Março. O nosso muito obrigada à Felicia e à mãe pela boleia e por todo o carinho e preocupação com esta menina. Foram incansáveis. Muito, muito obrigada. Muito obrigada também à Sandra por todo o acompanhamento incansável com mais um caso.

A Xuga chegou, está em hotel e isso é uma enorme crueldade para esta menina... :( Depois de ter estado tanto tempo connosco (antes de ser adoptada) e depois de conhecer durante um ano o que seria estar numa família é uma maldade agora ter-lhe sido tudo retirado..:( Estar sem ser no seio de uma família mexe muito com ela. :(

Voltamos a reforçar que a Xuga, além de esterilizada, está vacinada, chipada, é extremamente meiga com todos (cães e gatos), muito querida, calma, sossegada, porta-se impecavelmente dentro de casa, não estraga nada, não faz barulho, dorme à noite o tempo que for preciso, e não faz quaisquer necessidades dentro de casa, esperando sempre pela saída. É extremamente ligada às pessoas com quem está.

Esta menina merecia tanto voltar a sentir-se em família... Por favor, ajude-nos a divulgar o caso da Xuga, ajude-nos a dar-lhe um lar, desta vez definitivo.

Adopção

É com o coração completamente preenchido que damos a notícia da confirmação da adopção da Xuga em inícios de Maio de 2009. Afinal há meninos cheios de sorte. Depois de tantas peripécias na vida da Xuguinha, finalmente tem a paz e a segurança com uma família que tanto precisava. Queremos agradecer muito a esta família que tem sido muito amiga do Refúgio (Isabel Pimenta, Sandra Magalhães e Ana Magalhães) por esta nova
oportunidade à Xuguinha. Ficou bem pertinho e ficou a pertencer à família da nossa adoptada Drica (adoptada pela Sandra). É desta, Xuguinha, até sempre. :)

Quando Foi Encontrada

Xuga

Xuga

Xuga

Xuga

Xuga

Xuga

Em Recuperação na FAT

Xuga Fat

Xuga Fat

Xuga Fat

Sobre as Quatro Patinhas!

Xuga Pe

Depois da Operação ao Cotovelo

Xuga Recuperacao

Xuga Recuperacao

Totalmente Recuperada, Linda!

Xuga Recuperacao

Xuga Recuperacao

Xuga Recuperada

Xuga Recuperada

De Regresso ao Refúgio

Xuga Refugio

Xuga Refugio

Xuga Refugio

Xuga Refugio

Xuga Refugio

Xuga Julieta

Xuga Julieta

Xuga Julieta

Xuga Julieta

Xuga Julieta

Em Março de 2007

Xuga MarXuga Neve

Xuga NeveXuga Mar 07b

Xuga Mar 07Xuga Mar 07d

Xuga Mar 07eXuga Mar 07f