Dia 11 a 30 de Setembro de 2006

Mais uma vez, o dia-a-dia intenso que se tem vivido no Refúgio não nos permitiu sequer escrever as nossas usuais crónicas. De facto foi quase um mês de angustiantes histórias e de bastantes aflições.

O mau tempo fez-se sentir quase em grande parte destas semanas, algo que para nós representa uma aflição enorme para os casos pendentes e situações menos boas como é o caso da Silvinha e do Lopes.

Estes dois bebés de apenas 2 mesinhos estão num terreno emprestado à espera de adopção. O sítio onde têm de estar fechados é pequininíssimo, nada próprio para um animal, quanto mais sendo bebés. A verdade é que não há mais soluções e este sítio surgiu para apenas se "desenrascar" a situação. Contudo, a adopção ou mesmo uma FAT está longe de chegar... Pedimos a todos ajuda na divulgação destes dois meninos em situação tão urgente. Conheça melhor a Silvinha e o Lopes nos Animais Para Adopção.

Também foi neste mês que tivemos de responder a um apelo bem perto de nós. A Neve estava a ser brutalmente mal tratada na zona onde vivia abandonada. Desde vários furos no corpo, a ter ficado cega de um dos olhos por ter sido queimada com pontas de cigarro, esta menina estava em muito mau estado.

Foi uma situação bastante delicada que nos fez ter de agir de momento, mesmo ultrapassado já o nosso limite de razoável. Depois de 3 dias internada numa veterinária, chegou ao Refúgio. A início não correu tudo nada bem. Já são grupos de animais juntos, exigindo muito cuidado na introdução de um novo "residente".

Mal sabíamos que o nosso maior problema não iriaa estar aí (porque ao fim de umas horas conseguiu-se que houvesse tolerância e aceitação entre todos)... O problema iria estar no facto de ela estar tão ligada às pessoas (ficou extremamente ligada a nós) e arranjar forma de saltar os portões todos (mesmo sendo altos e com picos) e de vir atrás de nós sempre que queríamos ir embora. Uma situaçao verdadeiramente desesperante!

Felizmente também este problema foi ultrapassado... Mas mais uma estava para vir, sendo para nós o mais grave de todos. A nossa menina foi a uma consulta de 2.ª opinião na nossa veterinária do costume e soubemos que esta menina tinha mesmo de retirar o olhinho. Assim, marcou-se a esterilização juntamente com a operação ao olhinho. Tudo correu bem durante a cirurgia, o pior veio depois... Esta menina não se suporta ver fechada, atirando-se violentamente contra as grades. Quer sair, quer estar com as pessoas, não se quer sentir fechada. Foi um autêntico pesadelo. Levá-la para o Refúgio estava fora de questão, uma vez que não temos forma de isolamento, os outros meninos iriam magoá-la pela certa. A única solução passou pelo hotel, que ainda assim nos deixou bastante apreensivas. Estamos a torcer para que corra bem, senão vemos todas as hipoteses esgotadas e será uma verdadeira dor de cabeça resolver este problema. Esta menina é fantástica. Porta-se lindamente no Refúgio, adora andar de carro indo muito sossegadinha... e dá uns abraços que só ela mesmo sabe dar. Conheça-a melhor em Animais Para Adopção.

Também o Zezé nos pregou umas partidas este mês. A certa altura reparámos que há cerca de dois o Zezé já não tinha a "vida" que lhe é tão característica. Ao fim do 2.º dia, quando encontrámos vomitado e diarreia (estando já o Zezé um pouco desidratado), não hesitámos em levá-lo para a veterinária. Chegámos a temer o pior. Ficou internado a soro e bem medicado. Felizmente, ao fim de poucos dias tinhamos o nosso Zezé de volta. Ao que parece, comeu alguma coisa que lhe caiu menos bem, deixando-o muito mal disposto. Felizmente não passou de um grande susto.

Até a nossa Julieta se sentiu mal, também este mês. Teve um problemazinho nos olhos (talvez por causa do pó, ou qualquer coisa assim) e andou com umas diarreias que já conseguiu controlar. Todos estes pequenos sinais fizeram-nos ficar de alerta e com bastante receio e alguma aflição. Felizmente, dessa vez tudo não passou de dois sustos sem gravidade.

Contudo, outro grande susto, também passado com a Julieta, foi uma vez termos chegado ao Refúgio e vermos a cabeçinha dela tão inchada, mas tão inchada, que nem parecia um cão! Estava tão disforme, que nos assustou imenso! Corremos com ela para a veterinaria e resultado: tinha sido picada por uma abelha. Tomou logo uma injecção e foi medicada para 10 dias. Foi um valente susto este, nunca tínhamos visto nada assim.

Foram valentes apertos este mês, felizmente sem gravidade.

Foi possível ainda este mês esterilizar a nossa menina Bequinhas. Graças à ajuda da campanha "Ajude a Esterilizar Um Animal Sem Família" da Associação Pelos Animais, esta menina foi esterilizada e tudo correu muito, muito bem. Muito obrigada uma vez mais a todo o apoio e ajuda da Associaçao Pelos Animais.

E, sem que nada o fizesse prever, tivemos de ajudar uma família que tinha sido abandonada na noite anterior do dia em que os encontrámos. Íamos a passar naquele local e vimos uma bebé pequeniníssima na estrada com mais dois cães adultos. Demos logo a volta e quando chegámos ao local novamente já estavam na entrada (dentro mesmo) de uma casa. Pensámos que possivelmente podiam ser de alguma casa, mas que mesmo assim deviam ser chamados à atenção porque não é desta forma que se cuida dos animais.

Mas, depois de falarmos com uma vizinha, soubemos da verdadeira história: foram abandonados naquele local nessa noite e um dos maninhos tinha sido mesmo deitado para o camião do lixo por um dos moradores quando o viu! Ao que parece, ninguém tinha reparado na filhotinha. Para além de nos contarem isso, disseram-nos que naquele sítio são abandonados bastantes animais, acabando a maioria por morrer atropelados porque é uma zona sem visibilidade e onde os carros passam a grande velocidade. Aliás, uma das meninas que essa vizinha tinha adoptado recentemente tinha sido encontrada mesmo ali na rua, já depois de ter sido atropelada.

Não podíamos simplesmente virar as costas. Não podíamos pegar na bebé Estrelinha e deixar aqueles olhinhos da Mãe Violeta (que será esterilizada em breve) e do Pai Banzé para trás... simplesmente não podíamos. Também não podíamos receber mais meninos no Refúgio, por todos os problemas que isso implica (barulho já em excesso, limite já ultrapassado, falta de recursos, entre muitos outros), mas não podíamos virar costas e deixámos um pouco o coração falar. Chegaram ao Refúgio no dia em que recebemos a visita de uma madrinha de dois meninos (madrinha do Zezé e da Julieta) a quem queremos agradecer muito a visita e toda a ajuda. Os meninos simplesmente adoraram!

A recepção por parte dos residentes aos novos meninos não foi má de todo. Mas o barulho tem sido demais, próprio de vários animais juntos. E tememos por queixas, desta vez já com razão!!! Mas a nossa alma ficou completamente aliviada por sabermos que esta bonita família já estava fora de perigo. E contamos com a ajuda de todos para a divulgação dos nossos meninos, a fim de lhes podermos encontrar uma boa casinha, uma boa família!

Estamos sem dúvida numa fase de bastantes inquietações e com as adopções novamente estagnadas. Mas continuamos a ter esperança que, com a ajuda de todos, mais uma vez consigamos ultrapassar mais esta fase.

Queríamos agradecer a todos os que neste mês nos ajudaram a tentar ultrapassar todos os problemas e aflições constantes. Muito obrigado por de tantas e diferentes formas nos ajudarem a continuar a ajudar e poder proporcionar a alimentação, o conforto, as necessidades básicas, os cuidados veterinários a estes meninos. MUITO, MUITO OBRIGADA A TODOS.

Queríamos agradecer a: Andreia Almeida e marido, Ana Pereira, Joana Leite Faria, Ana Silva, Mónica Alves, Maria Joao Santana, Maria Joao Magalhães, Isabel Alves, Karen Kurten, Mãe e Pai da Lau Maia, Carina Fonseca e amigo, Xana Barbosa, Helena Justino, Lurdes Moreira, Ana Isabel (aisd), Marta Cunha e Carolina, Fernanda (Mgomes), Nuno Rottweiler, Ana Viann Nunes, Nanci Cirne, Patrícia Clemente, Luísa Coelho, Maria Teixeira, Isabel Oliveira, Carla Braga, Mónica Vargas, Elia, Isabel Prates, Sandra Rodrigues, Trajecto (D. Fernanda Pinto), Abílio(a), Júlia Coutinho, Sílvia Pedro. A TODOS UM MUITO MUITO OBRIGADA POR TUDO!

Em breve traremos mais novidades numa próxima crónica.