Dia 12 de Junho a 23 de Julho de 2006

Estas últimas seis semanas foram vividas de forma quase alucinante. De entre tantos problemas, tantas dificuldades, tantos contratempos, tantas urgências, não nos foi deixado qualquer tempo e capacidade física para darmos andamento a esta nossa crónica semanal. Mas como houve tanta gente envolvida nestas semanas, tantas pessoas que no momento certo fizeram a diferença para mais um obstáculo, sendo por um saco de ração, uma manta, um donativo ou por simplesmente ter estado presente, conseguimos ultrapassar quase a 100% todos os problemas. Claro, que "hoje" surgiram novos problemas, novas dificuldades, novos desesperos... Mas não podemos adiar mais uma crónica, que o devemos a tantas pessoas.

Comecemos então pelo nosso Tazinho. Foi um tormento desde o dia em que foi internado, até ao dia que finalmente seguiu para uma FAT que o recebeu tão bem e que permitiu que hoje tenha acesso a cuidados determinantes para continuar a viver em saúde. Vivemos momentos de grande aperto, que se não fosse a presença diária da Fernanda (Mgomes), Sónia Vieira e Miguel (Associação Pelos Animais), certamente não tínhamos conseguido aguentar o desespero da situação, nem muito menos dar todas as condições para o Tazoo hoje estar devidamente acompanhado e tratado. Apesar de ainda se encontrar em FAT e necessitar da ajuda de todos para encontrar uma família definitiva, podemos dizer que depois de tanto sufoco, de tanto medo, de tanta angústia, o nosso menino teve um "Final" muito feliz!

Já assim não podemos dizer do nosso Bernardinho, que nos deixa tantas e tantas saudades... Este menino estava a dar luta, estava a querer lutar pela vida e já havia diferenças notórias do seu estado inicial... Infelizmente ele trazia problemas graves e que o estavam a matar... Tentámos por isso evitar todo o sofrimento em que já estava a entrar... Uma decisão que ainda hoje nos pesa... ainda hoje nos custa... Foi um período também muito mau que ainda nos abateu um pouco mais... (Antes de sabermos que o Bernardo não tinha salvação e que podia haver uma cirurgia que o salvasse, esta mesmo custaria à volta de 600 Euros. Cirurgia esta que, ou era feita no momento, ou o nosso menino morria. São situações destas que nos fazem pensar muito e entrar num desespero imenso. Caso o Bernardo tivesse a sua única salvação de vida nesta cirurgia, que tinha de ser feita no momento, como faríamos?? Tínhamos de avançar de imediato e avançaríamos! Mas seria uma despesa a que de alguma forma teríamos forma de fazer face! Infelizmente não houve cirurgia que lhe valesse... Esta história do Bernardo faz-nos viver sempre um medo terrível... um medo do dia-a-dia... um medo do que se possa passar com algum dos meninos que já temos recolhido, com algum com quem nos possamos cruzar em urgência... e daquilo que possamos ou não fazer por eles! Tem sido um tormento desde então!!!)

Pelo menos algumas adopções trouxeram-nos um pouco de alento... A Pipa, a Smile, o Preto, os restantes bebés abandonados no carro, e uma gatinha preta que está em FAT, encontraram todos o seu caminho onde estão mesmo muito felizes.

Este mês também se conseguiu finalmente esterilizar a Julina (ainda para adopção) e a Smile (já adoptada). Prosseguimos então assim com a próxima menina para esterilização muito importante: a Becas. Contamos com a ajuda de todos para mais esta esterilização!

A questão da esterilização apoquenta-nos um pouco porque ainda temos bastantes meninas a necessitar de esterilização e temos tão poucas formas de o conseguir fazer... Se não puder ajudar de outra forma e quiser contribuir para um melhor futuro para estas meninas, ajude-nos a esterilizar uma das meninas, por favor.

Um dos últimos casos a aparecer foi o da Missanguinha e Lulu... os dois gatinhos muito bebés vítimas de puros actos de crueldade e maldade num bairro. Infelizmente dois dos maninhos não sobreviveram. A Missanguinha e Lulu resistiram apesar de estarem em muito mau estado... no próximo dia 25 de Julho cada um vai retirar um olhinho. São ainda tão pequenininhos e já com uma vida tão dura. Felizmente, outro dos grandes problemas que tínhamos com estes meninos (alguém que lhe pudesse dar o cuidado que tanto necessitam depois da
cirurgia) foi resolvido. A nossa querida Helena/Lucarina que já nos havia adoptado a Patinhas e ajudado imenso, disponibilizou-se a acolher como FAT estes dois bebezinhos... Assim, no dia 26 de Julho, e se tudo correr bem, estes dois meninos são acolhidos em Vale de Cambra! Para a semana há mais notícias sobre estas duas miniaturazinhas.

Queríamos agradecer IMENSO, mesmo do fundo do coração a todos os que neste ultimo mês nos acompanharam, nos ajudaram, apoiaram e acarinharam e que nos possibilitaram ultrapassar cada obstáculo. A todos os que nos continuam a deixar mensagens no Livro de Visitas, o nosso muito, MUITO OBRIGADA TAMBÉM.

Queríamos então agradecer MUITO a: Sónia e Miguel (Associação Pelos Animais), Fernanda (Mgomes), Nanci Cirne, Luisa Coelho, Mónica Vargas, Susana e Sandra de Gaia, Silvia Pedro, Frida Frickk, Joana Leite Faria,
Armando, Lurdes Moreira, Patricia Clemente, Julia Coutinho, Helena Justino, Luisa Cervantes, Conceição Reis, Andreia Machado, Sara Monteiro, Natividade, Leo, Ana Viann Nunes, Daniela Barbosa, Hélia Prata e família, Silvia Faria, Maria João Magalhães, Maria João Sousa Graça , Margarida Corte Real, Helena (Lucarina), Maria João Santana, Isabel Silveira, Isabel Taveira, Luís, Sara Martinho. A TODOS UM MUITO, MUITO OBRIGADA POR TUDO!!!

Até para a semana! ;)