Dia 1 a 7 de Abril de 2007

Como esta é semana de Páscoa, as coisas têm andado mais paradas. No fim de semana passado, duas das nossas meninas pequeninas foram adoptadas: a Gabriela e a Sumi. A Gabriela foi com a Paula Aguiar para a Maia e a Sumi ficou bem pertinho de nós. São tantas as meninas de porte pequenino, que é sempre uma alegria quando elas arranjam lares à maneira.

A nossa querida Pity Bolinha apanhou uma gastroenterite, esteve alguns dias no veterinário a recuperar e agora já está melhorzinha, mas ainda em recuperação. Esta menina foi retirada do canil ainda bebezinha, está a crescer connosco e já ultrapassou mais uma prova de luta pela vida. Agora, merecia uma casinha onde pudesse crescer em paz e sem mais contratempos.

A Sininho também nos caiu nas mãos há duas semanas. Apanhámo-la toda encolhidinha na beira de um estrada. Podem ver mais sobre a história dela na secção Animais Para Adopção –> Meninas do Refúgio –> Sininho. Teve de ser submetida a exames médicos e análises para determinar qual era o problema e soubemos que era febre da carraça. Já recuperou, mas infelizmente os problemas não param. A menina está grávida, mas infelizmente tem também problemas do coração e uma massa estranha no útero. Ou seja, a sua esterilização pode fazer com que fique na marquesa, mas o parto também. Vamos ouvir opiniões de vários veterinários para ver melhor o que podemos fazer. No entanto, qualquer das decisões será muito difícil.

Também durante esta semana, as últimas duas bebés da fábrica foram adoptadas. Quando as íamos levar para FAT recebemos dois telefonemas (obrigada, Doutora Teresa) e ficaram muito, muito bem entregues.

Estivemos com o bebé Óscar, que já está um matulão. É muito bom ver a evolução destes meninos, que antes eram muito medricas e desconfiados e que agora estão tão dados. O menino vai mancar para sempre, mas está feliz e vive muito bem.

Esta semana também chegaram ao Refúgio mais seis bebezinhos lindos, desta feita uma ninhada de gatinhos. Ainda só têm duas semaninhas. Mas, e como o tempo passa rapidamente, em breve já quererão casinhas e famílias para os verem crescer. São todos pretinhos, mas adoptar um gato preto é também símbolo de que combatemos o estigma dos preconceitos e eles são lindíssimos.

Esta semana, retirámos também o querido Cinzas do local onde estava. Infelizmente, ainda há muita falta de educação por parte das pessoas, e os animais a cadeado ainda são muitos. Por vezes, as pessoas não se importam de dar o animal; por vezes, é mais difícil conseguir ajudar os animais acorrentados. É nossa politica, assim como da Associação Pelos Animais, que se não se conseguir retirar os animais, pelo menos podemos tentar dar-lhes uma vida mais digna com tudo o que é importante: comida, água limpa, um tecto e um pouquinho mais de liberdade. Tudo isso faz diferença na vida de um animal. No caso do Cinzas, e como as pessoas estavam dispostas a dá-lo, retirámo-lo para hotel. No entanto, e visto o Refúgio ser apenas um grupo de pessoas que ajuda os animais da forma que pode, sem apoio a nível institucional de qualquer tipo, é muito complicado gerir todos os gastos que temos com os meninos. O Cinzas não é também o único menino a estar em hotel e por isso mais um (mesmo que seja apenas mais um) é já um peso muito grande para nós. Agradecemos a quem mantiver este menino em mente e nos ajude a divulgá-lo. Ele merece muito sair do hotel para uma casinha confortável e só com a saída de meninos conseguiremos ajudar outros.

Juntando a este gasto acrescido nas despesas, mas que tinha que acontecer, pois já não conseguíamos ver o sofrimento que este menino estava a passar, temos também as esterilizações. Sendo que é muito urgente castrar o menino Vitó, pois está junto com outras meninas desde bebezinho, e também a menina Íris, que se encontra em hotel na mesma boxe que o papá Rubi. A nossa querida Íris é também de porte mini e é mais uma bebé que está a crescer connosco... Já merecia uma casinha para ser feliz! Apesar da vontade imensa de se começar a esterilizar as várias meninas de rua que alimentamos todos os dias, em vários sítios da zona norte do país, é quase impossível fazer isso com esterilizações urgentes de meninos e meninas que se encontram connosco. Mas devagar se vai ao longe!

Esta semana, os donativos de ração e outros itens foram poucos, mas há sempre semanas piores e semanas melhores. Queríamos também dizer que neste momento podemos receber donativos na zona de Lisboa graças a dois voluntários que fazem a viagem regularmente. Obrigada, Ana Duarte e Pedro! Quem estiver interessado em enviar é só falar connosco por e-mail ou para os nossos números.

A nossa lojinha (que em breve terá coisinhas novas) mudou de endereço para ááhttp://lojadorefugio.greatestjournal.com e está com nova cara. Visitem e divulguem! Toda a ajuda que consigamos é muito agradecida.

Esta semana, queríamos agradecer a Doutora Teresa (Clínica Vetistuta), Doutora Flora e pai, Pura, Mena P., Paula Aguiar, D. Olívia, Maria João Santana, Sheila, Nanci Cirne, Ana Cristina Silva, Nélia Domingos, Lurdes Moreira, Maria José Delaere, Patrícia Clemente, Xana Barbosa, Vânia Neves, Mónica Vargas, Helena Silva e Susana Guimarães, por de várias formas nos terem permitido tornar tudo isto um pouco mais possível. A todos MUITO OBRIGADA!!!