Pedido Especial - 5 de Dezembro de 2007

Caros Amigos do Refúgio das Patinhas:

Vimos com mais um caso em que é necessária a ajuda de todos. Mas, desta vez, é para uma amiga do nosso coração que tem sido uma defensora dos animais e que agora precisa muito da nossa ajuda. Esta lutadora, cujo nome não vamos mencionar, é uma pessoa maravilhosa. É um ombro amigo do Refúgio perante as inúmeras tristezas que nos acompanham e um sorriso presente em cada conquista... É uma pessoa com um coração gigante e que os nossos animais AMAM.

Neste momento, esta amiga está com uma leucemia e precisa urgentemente de transplante de medula. Mas, para isso, precisa de encontrar um dador compatível. Por isso, escrevemos para apelar ao vosso coração e humanidade, porque podemos ajudá-la através de um gesto muito simples: tornarmo-nos potenciais dadores de medula.

O processo é muito simples! Basta que se dirijam ao centro de histocompatibilidade mais próximo da vossa área de residência. Quem tiver entre 18 e 45 anos, pode participar no Registo Português de Dadores de Medula Óssea (CEDACE) como potencial dador de medula óssea. Os contactos são os seguintes:

CEDACE, Registo Português de Dadores de Medula Óssea
Hospital Pulido Valente
Alameda das Linhas de Torres, 117
1769-001 LISBOA
Tel. 21 750 41 00
Fax. 21 750 41 41

Centro de Histocompatibilidade do Centro
Pcta Prof. Mota Pinto - Edf.São Jerónimo, 4º Apartado 9041
3001-301 Coimbra
Tel: 239480700/719

Centro de Histocompatibilidade do Norte (perto do Hospital de S.joão)
R.Roberto Frias - Pavilhão Maria Fernanda
4200-467 Porto
Tel. 22 51 9102 ou 22 557 3470

O processo é muito simples. Inicialmente, basta dirigirmo-nos ao centro e dar um pouquinho de sangue. Os dados serão inseridos numa base de dados internacional onde apenas constam cerca de 9 milhões de dadores em todo o mundo (muito poucos, infelizmente) e, se um dia alguém precisar de nós, somos contactados. Procede-se depois ao transplante, que é um processo muito simples e sem riscos... O único risco que se corre é SALVAR UMA VIDA!!

Por isso, vimos por este meio pedir a vossa ajuda para pormos a nossa amiga boa e, quem sabe, ajudar mais pessoas que sofrem à espera de um dador compatível. Esta seria um das melhores prendas de Natal, quer para quem recebe, quer para quem dá!!

O Refúgio pede-vos com o coração apertadinho um bocadinho do vosso tempo para AJUDAR!! As voluntárias do Refúgio já se tornaram dadoras e o sentimento é muito bom. É gratificante sentirmos que um passo tão simples pode fazer uma diferença tão grande na nossa vida e na vida de alguém.

Quanto a ti, NOSSA AMIGA, obrigada por nos consciencializarmos para mais uma humanidade... e AGUENTA, amiga, que os amigos dos animais quando se juntam, não há quem os pare!!

Para mais informações sobre o transplante de medula óssea, consulte o seguinte site:
http://www.apcl.pt/

Muito obrigada!