Outubro de 2006 a Abril de 2007

Passaram 6 meses desde a última crónica... A verdade é que durante os meses de Verão de 2006, tudo no Refúgio mudou. A Sandra Lopes (nossa voluntária) afastou-se por razões pessoais; todos sabemos que, infelizmente, a vida leva-nos para caminhos diferentes. Por isso, ficámos reduzidas a duas voluntárias a nível de organização (sendo o Refúgio representado ao todo por 5 pessoas) e muita coisa teve de ser mudada. Novos contactos, um novo método de encaminhamento de adopções, tudo o que foi necessário fazer.

Com esta mudança, e com a entrada de muitos meninos novos, o nosso tempo para vos escrever foi-se perdendo. Também na altura do Verão de 2006, juntámos ao projecto Refúgio das Patinhas uma nova Família de Acolhimento Temporário (FAT) que já possui muitos animais, mas que trabalhava sozinha sem nenhuma ajuda e sem hipótese de divulgação na Internet. Foi assim, e aos poucos, que integrámos os seus animais nos nossos e os acolhemos como nossos, aumentando desta forma a capacidade de ajuda e alargando a área de ajuda a mais animais.

Durante estes últimos meses, aconteceram muitas novas adopções... muitos meninos, 63 ao todo, até à data. Acabámos por perder 4 meninos para a morte (o querido Bosh, a querida Esmeralda e dois bebés da ninhada da Fifi e Lili). Toda e cada uma destas perdas, todos os animais que não pudemos ajudar por falta de apoios ou de local, todos nos custam um bocadinho... e não poder agir na hora deixa-nos um grande aperto no coração e faz-nos sentir mais pequeninas...

Nos últimos meses, começámos também a ajudar duas grandes amigas dos animais (a Marta Leal e a Elisabete), que fazem um grande trabalho com os meios que possuem. A cada passo, o nosso grupo vai crescendo e actuando de formas diferentes para uma sempre consciente adopção dos animais.

O canil e os animais de rua (em várias zonas) são outra forma de ajudar em que investimos. Divulgando os animais, espera-se encontrar FATs ou lares definitivos que lhes possam dar uma esperança diferente e condições que proporcionem uma nova vida a estes meninos que tanto precisam.

Este mês, criámos também uma lojinha online que já tem ajudado, e que podem visitar e ver. Aqui, queremos agradecer imenso à Ana Duarte e ao Pedro (que já fazem parte do Refúgio) pela sua criação.

Casos que nos marcam são o da Neve, o do Bosh, todos os meninos que conseguimos retirar do canil, a excelente adopção da Becas, que já estava connosco há tanto tempo, assim como todas as outras adopções. Houve alturas melhores, outras piores, dias difíceis e dias muito bons! A adopção do Puiguy tão recente na nossa memória e o sentimento de que o menino foi tão, tão bem!

Gostávamos de colocar aqui os nomes de todos os que nos ajudaram durante estes longos meses, mas foram tantos e de tantas formas. Obrigada a quem nos ajudou monetariamente. Sem vocês não seria possível a operação o Óscar, a esterilização de todas as meninas que esterilizámos, as vacinações, medicações, internamentos, e coisas tão básicas como dar-lhes a comidinha que tanto merecem. Obrigada também a todos os que contribuíram em géneros. Tudo, tudo o que nos trouxeram foi imensamente agradecido e tão, tão preciso. Obrigada àqueles que simplesmente nos deram uma força nos momentos difíceis e obrigada a todas as famílias que adoptaram os nossos meninos. Deixam todos imensas saudades...

Até breve!