Babita

Babita

Descrição

Porte pequeno, 3 anos (Março de 2008), muito meiga, calma, sossegada, sociável. Óptima companhia. 1.ª vacina: 19/06/2008. 2.ª vacina: 25/07/2008. Esterilizada.

História

A Babita foi encontrada no dia 9 de Março de 2008. Estávamos a passar numa zona pouco movimentada e esta menina surgiu mesmo à nossa frente. Vimos qualquer coisa toda cheia de lama, que nem sabíamos bem qual sua forma. A menina arrastava-se devagarinho pela rua fora... Que estado deplorável..:(

Além da lama, estava cheia de fezes coladas ao pêlo... Estava tudo entranhado... Era impossível deixar para trás esta menina tão pequena e num estado tão mau, ainda mais sabendo que tão pouca gente pára para ajudar um animal, quanto mais um animal em mau estado. :( Sendo tão pequenininha, ainda a conseguiríamos introduzir num dos nossos espaços.

A menina foi logo tomar banho, que durou cerca de 4 horas. Nunca se viu tanta, mas tanta sujidade. :( Tinha bichas coladas ao pêlo, fezes completamente entranhadas no pêlo, a água saía preta durante horas...

Além de estar muito, muito obesa (ainda teremos de saber se terá algum problema de saúde ligado a esta obesidade extrema), esta menina está completamente massacrada debaixo do pêlo que tinha e que entretanto já foi tosquiado. Umas partes do corpo parecem ter cortes, outras queimaduras, e outras partes parecem ter lesões de pancada... Só vemos este pequenino corpo gordo completamente massacrado.

As fotos conseguem ilustrar muito pouco do verdadeiro estado em que foi encontrada. Esta menina precisa tanto de uma família onde possa finalmente saber o que é ser feliz. Porta-se muito, muito bem.

Uma coisa que nos tocou muito foi dar-lhe a primeira carícia... Reagiu como
se nunca tivesse sentido tal coisa... Uma boa família para esta menina!

Nota: Entretanto, esta menina vai ser acompanhada pela veterinária. Qualquer notícia ou ajuda de que precisemos, colocaremos aqui.

Actualização em 15 de Março de 2008

No dia 12 de Março, a Babita fez análises ao sangue para se ver como estavam os rins, para se começar já a "eliminar" ou não algumas hipóteses. Os resultados já chegaram: a Babita tem valores alterados e apresenta problemas a nível hepático. Como tal, para já, não se vai esterilizar a menina.

Eventualmente para a semana poderemos ter de fazer uma ecografia para ver o que se passa naquela barriga. Além de não se perceber bem se estará grávida, poderá ter qualquer problema... Iniciou agora uma rigorosa dieta e medicação durante 15 dias.

Toda e qualquer ajuda para fazer face às nossas despesas é uma óptima ajuda e permite-nos ajudar mais e melhor todos estes meninos. Tem sido tudo muito difícil. :( Assim que haja novas notícias importantes, colocaremos.

Nota: Agradecemos muito a quem puder doar ração L/D da Hill's para problemas hepáticos. Será uma óptima ajuda.

Actualização em 20 de Março de 2008

No dia 19 de Março, a Babita regressou à veterinária. Começou a desenvolver uma espécie de "borbulhas" brancas e arredondadas por todo o corpo, que criavam crosta e tinham pus por dentro. Verificou-se que esta situação é fruto de uma infecção forte que a menina tem na pele e que pode ser controlada se, rigorosamente durante um tempinho, fizer banhos (2 vezes por semana) e desinfecção diária da pele. Começou também a tomar antibiótico durante 21 dias.

Contudo, a grande barriguita dela continua a preocupar-nos muito, pelo que no dia 26 de Março de 2008 irá realizar uma ecografia onde veremos melhor como está o fígado, o que está na barriga e se está gravida. Como tem problemas hepáticos, é uma situação bastante complicada.

A conta com esta menina já vai em 61,50 euros (análises, medicação para 21 dias e champô desinfectante). Contudo no dia 26 de Março aumentará para 101.50 euros (com a ecografia). Pedimos a todos que nos possam ajudar mais uma vez... Esta menina precisa da ajuda de todos nós e só seremos capazes de aguentar e continuar a decidir positivamente por ela se todos nos ajudarem a ajudar!!

Esta menina merece todo o tratamento rigoroso que se possa dar, para finalmente conseguir recuperar e esperar que o problema da barriga não seja nada grave! Mais uma vez apelamos a todos nesta fase em que tudo surge ao mesmo tempo e em que temos mesmo de agir logo! :(

Actualização em 27 de Março de 2008

A Babita realizou ontem a ecografia (que já pagámos). Não está grávida, mas as restantes notícias não são boas. Tudo aponta para que a Babita sofra de uma doença chamada doença de Cushing (da hipófise). Tanto a ecografia como os sinais clínicos são muito fortes nesse sentido.

Assim, amanhã, dia 28 de Março de 2008, a Babita ficará internada na clínica para realizar um protocolo de análises que irão confirmar a doença. Depois de completamente confirmada, terá de se iniciar o tratamento (para o qual ainda não temos valores, mas que a veterinária já nos informou ser caro). O tratamento consiste na administração do medicamento e em análises ao
longo do mês, e vai sendo alterado de acordo com os resultados dessas análises. À partida, será um tratamento para a vida! Mas, com o tratamento, pode controlar-se a doença e a Babita pode ser feliz e ter uma vida normal (estando resolvidos os sinais clínicos de que padece).

Quando tudo é tão mau, confirma-se ainda o pior para alguns dos meninos... :( Esperamos contar com o apoio de todos... Esperamos conseguir dar o tratamento à Babita e conseguir encontrar-lhe uma família especial que olhe para ela com o coração. A nós, resta-nos respirar fundo e tentar aguentar todas estas más notícias... Assim que haja novas notícias, colocaremos.

Actualização em 31 de Março de 2008

Recebemos hoje os resultados das análises da Babita e confirma-se a doença: "Síndrome de Cushing". Iniciará tratamento no próximo sábado, dia 5 de Abril de 2008. Só o medicamento custa 60 euros (já o encomendámos e vamos ficar a dever). Resumindo, o tratamento será:

O tratamento poderá ir até 6 meses! Só ao fim do 1.º mês se saberá se continua ou não e qual o estado da doença nessa altura! Mais uma luta... mas a Babita merece... :(

Já conseguimos pagar as contas anteriores que tínhamos da Babita (análises, medicações, ecografia). Muito obrigada! Agora temos já como despesa: a nova análise (do dia em que ficou internada, 28 de Março) e o tratamento. Vamos precisar muito da ajuda de todos pela Babita... Mais abaixo publicamos fotos novas da menina num dos seus momento predilectos, quando lhe damos um osso ela adora e, por momentos, é feliz. Precisamos agora nós de lhe prolongar em saúde esses momentos de
felicidade...

Actualização em 2 de Maio de 2008

Os resultados das análises da Babita já chegaram. Felizmente, já não tem os valores tão alterados , apesar de o rim ainda estar um pouco alterado. Mas as notícias são animadoras. No dia 5 de Maio, vai iniciar uma nova embalagem de Vetoryl (que custa 60 euros) para mais um mês de tratamento e daqui a cerca de 15 dias fará novamente as análises do protocolo. Precisamos muito de ajuda para aguentar tudo isto!

Nota: Já conseguimos pagar esta última caixa de Vetoryl e as últimas análises. Muito obrigada a quem ajudou!

Actualização em 13 de Junho de 2008

No dia de ontem encontrámos a nossa "gordinha" sem conseguir aguentar-se em pé. Ficámos apreensivas porque, apesar da boa disposição e de toda a sua maneira de ser estar igual, ela estava magoada na pata, o que lhe causaria alguma espécie de dificuldade em andar e em estar sentada.

Hoje de manhã fomos logo com ela à veterinária, que a avaliou e verificou que seria indispensável fazer um raio-X. Como tínhamos de ir buscar a recém-operada Telma à clínica onde nos fazem também os raios-X, levámos logo de imediato a Babita também.

Mas nada fazia esperar que fosse algo tão grave... A Babita fez o raio-X e detectou-se que a cabeça do fémur estava fora do sítio, o que lhe causaria evidentemente muitas dores. Nesta altura, a Babita já não conseguia quase levantar-se, estando sempre deitada e sendo preciso pegar-lhe ao colo para a movimentar. Quando estava deitada, tentava arrastar-se a muito custo... :(

Foi então aconselhado (e uma vez que detectámos isto logo) que fosse anestesiada e que, por manipulação da pata, se tentasse colocar no sítio (por vezes, e quando a deslocação é recente, conseguem voltar a colocar no sítio desta forma, mas com anestesia, claro). Mas, infelizmente, não foi possível. Ao que parece, poderá haver mais qualquer coisa ali no osso que não permita este procedimento.

Inevitavelmente, e sem haver outra forma (a Babita está com muitas dores e é um problema que não se resolve por si só), a Babita terá mesmo de ser operada à pata para lhe ser cortada a cabeça do fémur e resolver este grave problema. Espera-se uma cirurgia difícil. Pelo tipo de cirurgia ortopédica que é, mas também por esta menina sofrer de Cushing e ser tão obesa. Há muito risco... :( Se, no decorrer da cirurgia, a anestesia estiver a correr bem, esta menina será também esterilizada, sendo uma coisa também muito favorável para a saúde dela.

Como não podia deixar de ser, ainda estamos a meio de situações urgentes e surge mais uma... :( É simplesmente horrível olhar para esta menina de olhos tão doces (olha-nos bem nos olhos sempre) e ver o enorme esforço que faz para se arrastar um bocadinho... :(

Só com a ajuda de todos conseguiremos ajudar, mais uma vez... :( O orçamento nunca será inferior, podendo ser mais:

Ou seja, um total de 220 euros.

A Babita também realizou um teste à diabetes (uma vez que em doentes de Cushing surge muitas vezes mais tarde diabetes associada, sendo necessário ir-se controlando) e, para já, ainda não desenvolveu a doença.

A operação está marcada para dia 16 de Junho de 2008, segunda-feira. Até ao dia da cirurgia, a Babita está bem medicada para conseguir suportar as dores. Pedimos encarecidamente a todos que nos ajudem a divulgar este pedido de ajuda! Estes últimos tempos têm sido arrasantes a todos os níveis... :(

Nota: a Babita está a terminar mais uma caixa de Vetoryl e terá de realizar em breve as análises do costume (por causa do seu problema de síndrome de Cushing). Mas, em termos de custos, para já a prioridade será a operação do dia 16 de Junho.

Actualização em 17 de Junho de 2008

A cirurgia da Babita acabou por não se realizar, nem vai ser possível realizá-la. Ontem à tarde, quando estavam a anestesiar a Babita com o tipo de anestesia mais segura dado o risco enorme desta cirurgia, a Babita acordava. O risco era demasiado e toda esta dificuldade com a anestesia foi suficiente para se desistir da intervenção.

Contudo, aproveitando a situação, realizaram mais um raio-X, desta vez à outra patinha. Verificaram que também nessa pata a Babita tinha uma ruptura de ligamentos e uma luxação da rótula (tudo operável e que lhe daria muito mais qualidade de vida). Mas, se fosse operada, talvez não resistisse, pois só a indução da anestesia foi muito complicada, porque ela acordava.

Foi feito um novo raio-X à pata do fémur que estava de fora e, nessa posição, conseguiu ver-se que possivelmente já está a calcificar, pelo que a situação urgente seria a da ruptura de ligamentos e luxação da rótula. Mas, dado a dificuldade em se anestesiar a Babita no momento, e dado que a pata com o fémur de fora apresenta já sinais de calcificação, quer dizer que ela conseguiu mesmo assim recuperar de uma situação grave.

Assim, e com fortes analgésicos, faremos um tratamento durante muito tempo para evitar dores e ajudar a que, com o tempo, ela possa calcificar esta pata onde tem a ruptura de ligamentos e a luxação da rótula. Não é a situação ideal por tudo o que envolve, mas será preferível a perdermos a Babita na cirurgia.

Pensa-se que este problema grave nas patas possa ser mais uma consequência da Doença de Cushing, dado que é frequente os animais perderem massa muscular e desenvolverem fortes problemas nas articulações. Dessa forma, é muito importante que a Babita tome protectores articulares e continue o tratamento à doença.

Esta menina não deixa de nos preocupar... Além de tudo o resto, agora surge mais este impeditivo de nunca poder ser operada, senão podemos "matá-la mais depressa"...

Agora, é fazer-lhe a medicação à risca durante um tempo prolongado, esperando que ela consiga calcificar depressa e que todo este mal-estar passe depressa. Custa tanto ver a nossa menina assim... :(

Os valores da Babita foram:

Perfaz um total de 101,15 euros e já conseguimos liquidar esta conta.

Amanhã, dia 18 de Junho, irá novamente à clínica fazer as análises de rotina do Síndrome de Cushing e, possivelmente e quase de certeza, terá de iniciar mais uma embalagem de Vetoryl (o que ficará em 60 + 30 euros = 90 euros).

Agradecemos a quem nos possa doar:

Será uma preciosa ajuda para esta menina, dado que será um tratamento longo e por tempo indeterminado.

Actualização em 22 de Junho de 2008

A Babita realizou as anáalises no passado dia 18 de Junho. Ficou internada o dia inteiro e aproveitámos para acabar de a tosquiar (preferimos ir à tosquiadora, porque a Babita tem a pele mesmo muito sensível e teria de ser alguém que soubesse fazer bem, para a pele não ficar em ferida). Pagámos um total de 70 euros (47,50 das análises e 22,50 da tosquia), que já liquidámos. A Babita foi também vacinada para estar mais protegida, dado que é extremamente frágil.

Entretanto, já soubemos os resultados destas análises: apesar de os valores estarem melhores (em relação aos anteriores), ainda estão muito, muito alterados. A Babita terá de continuar a tomar Vetoryl por mais tempo... :(

Entretanto o ponto de situação é o seguinte:

A quem nos puder ajudar com alguma destas coisas e/ou medicamentos será uma ajuda muito preciosa!

Actualização em 25 de Junho de 2008

A 2.ª parte dos resultados da Babita já chegaram e as melhorias são bastante visíveis. Irá continuar a tomar Vetoryl durante mais um mês, mas quase de certeza que precisará de Vetoryl mais meses. Contudo, a 2.ª parte das análises demonstrou também que os valores de ureia estão muito alterados. O rins não estão nada bem.

É urgente que esta menina comece a comer comida especial para ajudar os rins, senão a qualquer momento podem descompensar e ela ficar com uma insuficiência renal que levará à morte.

Na actualização anterior, pedíamos uma ração especial para as articulações que os veterinários aconselharam a Babita a comer, uma vez que tem aqueles problemas graves nas patas e uma vez que não pode ser operada. Mas, sendo o caso dos rins bastante mais grave, é com muita urgência que necessitamos de Ração K/D (Hill's) ou N/F (Purina), a mesma ração que a Jade tem de comer com igual urgência!

Actualização em 21 de Agosto de 2008

A Babita está de novo a precisar de Vetoryl e de ração K/D (da Hill's) que já tivemos de encomendar para ser possível continuar o tratamento, uma vez que a interrupção do tratamento pode ser bastante prejudicial à sua saúde (podendo mesmo provocar-lhe a morte). Estamos já com uma dívida de 96 euros e temos ainda em dívida a vacina de reforço no valor de 20 euros. Em breve, terão de se realizar de novo as análises do protocolo da doença de Cushing, o que representa um gasto de mais 40 euros.

Esta menina precisa imenso de uma família que lhe possa dar o tratamento específico. Por outro lado, para nós tem sido um enorme peso toda esta despesa. Tem sido muita coisa neste último mês... sobretudo pequenas coisas diárias que acumuladas se tornam em grandes dívidas. :(

A quem nos puder ajudar, pode fazê-lo para a conta que se encontra na secção Como Ajudar. Pedíamos, por favor, que colocassem o descritivo "Babita". Obrigada a quem nos puder ajudar e/ou divulgar!

Actualização em 22 de Setembro de 2008 - Operada de Urgência

Hoje, tivemos a notícia que nos deitou completamente abaixo. Reparámos que o cio da Babita nunca mais passava e levámo-la à veterinária. Infelizmente, está a desenvolver uma piometra, o que é extremamente grave: a Babita tem de ser operada ou morre.

Só que a Babita não resiste à anestesia (quem acompanha a história dela, sabe que não pode ser operada). Já esteve para ser operada ao fémur e não estava a aguentar a operação, que ficou sem efeito. A Babita teve de ser apenas medicada e foi ficando deficiente das patinhas. Só que agora não temos escolha... :(

Estamos com o coração nas mãos e com um medo terrível que amanha seja a nossa despedida. :( A Babita tem de ser operada de urgência já amanhã, dia 23 de Setembro de 2008. Temos de operar esta menina para evitar que ela morra em puro sofrimento. O desgaste emocional já há muito chegou ao limite... Tudo isto custa mesmo muito... :(

Já temos um orçamento de 150 euros para a cirurgia. Mais uma vez, precisamos da ajuda de todos. :( Já não sabemos que mais fazer. Este mês tem sido terrível e, como têm tomado conhecimento, os casos são imensos e todos graves. Agora chegou a vez da Babita, novamente... E queremos acreditar que um milagre vai acontecer. Esta menina, apesar de todos os problemas que tem, ainda é tão feliz... Qualquer ajuda que possam dar, podem fazê-lo para o NIB que se encontra na secção Como Ajudar.

Actualização em 24 de Setembro de 2008

A Babita foi operada ontem e, felizmente, correu muito bem. Contra tudo e contra um quadro clínico muito negativo, esta menina deu luta e resistiu. Foi um alivio tão grande... Estávamos muito angustiadas e com muito medo! Felizmente, o pior já passou e a menina já teve alta. De regresso ao Refúgio, já voltou a sorrir... :) Está a mesma Babita de sempre! Durante a cirurgia, foram também detectados tumores mamários, pelo que os nódulos também foram retirados. Toda a conta da Babita já foi liquidada. Muito, muito obrigada a todos os que ajudaram! Ontem, tudo fazia crer que seria a "despedida", mas, mais uma vez, os pequenos/grandes milagres acontecem. Obrigada a todos pela preocupação e pelo apoio! Publicamos mais abaixo fotografias do pós-operatório. Temos menina!

Actualização em 20 de Novembro de 2008

Agora é a pele da Babita que nos traz uma nova preocupação. Devido à sua doença, a pele da Babita tem fases. Nunca chegou a melhorar totalmente, mantendo-se uma pele típica de Síndrome de Cushing. Mas agora um novo problema surgiu. Primeiro, apareceu uma pelada à beira de um dos olhos e depois o queixo inchou muito e ficou roxo. Já esteve na veterinária no início da semana, quando surgiu o primeiro problema (tomou banho com Spiderma e aplicação de Tedol) e vai voltar por causa ainda do 1.º problema que não melhorou e por causa do 2.º problema. Estamos apreensivas. Custa muito olhar para esta menina e ver-lhe assim estes problemas que a tornam ainda mais frágil. As três fotos novas mostram a Babita a caminho da veterinária no início da semana, ainda apenas com o problema à beira do olhito. Quando houver novas notícias, colocaremos.

Actualização em 22 de Novembro de 2008

A Babita foi ontem novamente vista. A pequena está com ACNE na parte do queixo. Para isto, a veterinária aconselhou colocar pomada Halibut diariamente. A pele no resto do corpo está a piorar também. Aconselhou colocar Halibut Spray em todo o corpo e aplicar pomada Tedol nas "feridinhas" que tem ao longo do corpo, também todos os dias. Além disso, a Babita vai ter de realizar mais análises na próxima semana (no dia 26 ficará internada a fazer medição de valores). Desconfia-se que terá de se aumentar a dose da medicação. Publicamos mais abaixo fotos novas com este novo problema.

Agradecemos a quem puder ajudar com:

Quando houver novas notícias, actualizaremos.

Actualização em 26 de Novembro de 2008

A nossa pequenina ficou hoje internada, pelo menos até amanhã. Ficou para as análises (que são feitas ao longo do dia) e para ficar medicada com antibiótico injectável. A Babita está muito pior da ACNE do queixo, tendo já passado para a parte de cima do focinho e também para o outro olho. Está muito em baixo e num estado que nos custa olhar...

Esta parte vamos tentar controlar dando antibiótico e aplicando agora uma outra pomada mais forte. Mas os problemas não se ficam por aqui. Há dois dias, apareceu uma massa nos olhos da Babita que tem vindo a piorar. Há desconfiança de ser tumoral... Ou seja, o síndrome de Cushing pode estar a ser causado por um tumor no hipotálamo, e pode agora ter metastizado para os olhos...

Para se ter total certeza disto, só realizando-se uma ressonância à cabeça. Era preciso pesquisar-se tudo isto, mas não há fundos e não sabemos para onde nos virar... :( Estamos numa tristeza profunda com esta menina. Queremos muito lutar por ela e queremos tanto que ela consiga viver... É completamente inevitável não nos irmos abaixo. Faltam as forças, a coragem... Não somos "máquinas" e sentimos uma aflição e angústia enorme por pensarmos que podemos perder esta nossa menina.

Mostramos novamente o vídeo que fizemos quando a Babita foi operada em Setembro. Queremos partilhar com todos um pouco mais desta menina, e para que a possam sentir um pouco também como "vossa": cliquem aqui para ver o vídeo da Babita.

Pedimos encarecidamente a todos os que possam ajudar esta menina. Para já temos:

Assim que haja novas notícias, colocaremos. Por favor, aguenta-te, pequenina... :(

Actualização em 4 de Dezembro de 2008

Há uma boas e más notícias, sendo que a "boa" é relativa... A boa notícia é que a Babita está a reagir ao tratamento rigoroso que está a fazer agora. Já não sangra, já está a ficar mais "arrebitadazita" do focinho e sentimos que está com melhor aspecto. A má notícia é que os resultados das análises especiais estão completamente alterados, e a Babita já está a tomar a dose máxima do medicamento (Vetoryl) que tenta controlar a doença.

Ponto de situação:

1. Continua o tratamento para o problema do focinho que está a ser consequência da doença dela (antibiótico, spray queixo e gotas olhos). Este problema deitou-a mesmo muito abaixo. Estava a ficar com um aspecto lastimável. Felizmente, está a começar a controlar.

2. Continua com o Vetoryl todos os dias também.

3. Daqui a 2 semanas, faz análises para se saber como está o panorama geral do organismo.

3.1. Se o organismo (fígado, rins etc) estiver bem, vai pensar-se num tratamento com um fármaco para tentar destruir uma das glândulas, tratamento este que pode resultar ou não, e que pode também ter muitos efeitos secundários....

3.2. Se o organismo revelar estar mal e insuficiente para aguentar, então volta-se à estaca zero e a ter de se pensar que soluções restam.

O que nos anima é vê-la a melhorar do aspecto. Continua com a sua boa disposição e gulosa como sempre. Esta menina tem-nos ensinado muito. Tem-nos mostrado todos os dias porque é que vale a pena lutar por ela. Obrigada a quem tem vivido a história da Babita tão intensamente e por lutarem connosco por ela. A sua situação continua delicada pelo que amanhã, dia 5 de Dezembro, será novamente avaliada pela veterinária.

Actualização em 24 de Dezembro de 2008

A pequena Babita tem demonstrado mais uma vez porque é que vale a pena lutarmos por ela. Esta menina tem uma enorme força de viver e, da mesma forma que desta vez ficou mesmo muito mal, também recuperou consideravelmente bem. Claro que ainda não está aquela Babita (como nas fotos de Agosto de 2008), mas está bem melhor para aquilo em que estava a transformar-se. A pele do queixo está quase bem, apesar de não ter pêlo. À volta dos olhos também conseguiu recuperar o pêlo, bem como na parte de cima do focinho. Os olhos estabilizaram. O que parecia que iria cegá-la, regrediu um pouco e estabilizou.

Foi acompanhada no dia 5 de Dezembro e no dia 15 de Dezembro de 2008, e a veterinária ficou muito contente com esta evolução positiva. Continua a fazer o tratamento rigoroso (gotas nos olhos, antibiótico oral e spray no queixo). Mantém o Vetoryl e a ração específica K/D.

A todos os que ajudam esta menina a travar cada uma destas batalhas, o nosso muito, muito obrigada. Sem a vossa preocupação e ajuda, sozinhas não conseguiríamos. Quando houver novas notícias, actualizaremos.

Actualização em 6 de Fevereiro de de 2009

Como que por milagre, a pequena Babita resistiu a mais este obstáculo. Conseguiu recuperar todo o pêlo na zona do focinho e ficou sem feridas. Mantém-se estável desde finais de Dezembro de 2008. Continua a manter a medicação rigorosa e a ração específica (ração K/D da Hill's). A medicação e a ração têm tornado possível manter a Babita bem. Neste momento, estamos com a ração a terminar, pelo que agradecemos a quem nos possa doar. Esta ração ajuda a que esta menina continue a viver. Obrigada a quem nos puder ajudar.

Actualização em 9 de Abril de 2009

A pequena Babita voltou novamente de urgência ao veterinário no passado dia 6 de Abril de 2009 por ter aberto novas feridas na cabeça. A doença começa a ganhar terreno a pouco e pouco...

Precisa agora de mais coisas para se continuar a conseguir controlar a doença e permitir que esta menina mantenha a boa disposição e felicidade que tanto a caracterizam. Continua a manter o Vetoryl e a ração K/d e necessita dos seguintes cuidados:

Mal iniciou este novo tratamento no início da semana, já começámos a notar a diferença. Andamos com o coração nas mãos com receio que o "tal" dia esteja a chegar. Até lá, continuaremos a lutar sempre com o coração bem apertadinho.

A Babita continua muito activa e muito bem disposta e com aquela vontade enorme de viver... É uma menina muito especial. Quando houver novas notícias, actualizaremos.

Actualização em 3 de Junho de 2009

A Babita tem estado com altos e pequenos baixos. Este último "baixo" pregou-nos um enorme susto. As patinhas estavam a começar a secar de tal forma que pareciam estar a apodrecer. Cortámos-lhe o pelinho todo e aumentámos a hidratação diária nessa zona. Felizmente, parece que conseguimos controlar a situação. Só não sabemos até quando. O susto foi valente. Pensámos que seria desta, porque é impensável deixarmos a Babita estar a degradar-se dessa forma.

Mas a sua vontade e alegria de viver são notórias. As novas fotografias mostram uma Babita mais debilitada, mas ainda mantém a alegria e a boa disposição de sempre. E para uma guloseima e festinhas está sempre pronta. Ao fim deste tempo todo, a Babita ainda luta e tem valido cada minuto!

Continuamos a precisar muito de material de enfermagem (gaze, luvas, soro fisiológico) e Conjuntilone-S e Conofite, pelo que agradecemos imenso a quem nos possa doar.

Actualização em 14 de Setembro de 2009

A Babita precisa SEMPRE com muita necessidade porque faz uso para o resto da sua vida de:

Qualquer ajuda que nos possam dar neste sentido é mesmo uma ajuda muito preciosa. Ajuda esta que permite que a Babita continue a ter qualidade de vida. Não podemos falhar nestes tratamentos. Com uma única falha, esta menina piora logo... :(

In Memoriam - 30 de Dezembro de 2009

Escrevemos este texto com uma dor profunda no coração e na alma. É inevitável que as lágrimas não se soltem porque só de escrever o seu nome, a recordação é ainda muito dolorosa.

A Babita sofria de uma doença sem cura. Uma doença que, graças à ajuda regular de algumas pessoas, foi-nos possível dar-lhe todos os meios para lutar contra esta doença. Nunca lhe faltou nada. A veterinária por diversas vezes nos avisou que um dia a doença iria tomar conta dela e teríamos que tomar "aquela" decisão... O momento ainda não tinha chegado. Por diversas vezes pregou-nos alguns sustos em que nós próprias púnhamos prazos para a sua recuperação de dois, três dias e que caso não desse sinais de melhorias, tínhamos de tomar "aquela" decisão. A Babita deu luta e mostrava sempre que não seria o momento, recuperando sempre desses angustiantes sustos que de vez em quando nos pregava.

A sua alegria, energia, e meiguice eram inigualáveis. E que felicidade que tinha quando de manhã nos ouvia chegar. Acordava o resto dos amigos todos. :)

A Telma era a sua companheira de quarto.

A Babita estava no que se pode chamar "boa fase" sem sustos.

No dia de 30 de Dezembro de 2009 pela hora do almoço, estivemos a tratar dos meninos, incluindo a Babita. Hora de refeição, medicação, e desinfecção. Quando viemos embora para irmos trabalhar, como de costume percorremos os espaços todos e pelos vidros das portas espreitámos os meninos. Espreitámos na porta onde estava a Babita e a Telma, e quando o fizemos a Babita estava de costas no seu ninho e olhou para trás, e ficou a olhar-nos. Estava tudo sossegado, tudo a descansar.

Mal sabíamos que seria a última vez que a veríamos com vida...:(

Nessa noite, quando regressámos do trabalho, voltámos ao Refúgio para tratar novamente deles. Acendemos as luzes, e começámos a ouvir os meninos com a alegria de nos ouvir chegar. Todos, menos ela! Estaria adormecida e nem nos sentiu, pensámos. Abrimos a porta e acendemos as luz do quarto. A imagem que tivemos foi de choque total. Encontrámos a Babita já sem vida... Agarrámo-nos a ela e não podíamos acreditar...:( Não parecia verdade...:( Ainda estava quente... Como isto nos aconteceu? Como é que não conseguimos chegar a tempo de a envolver nos nossos braços ainda com vida? :(

Apesar de sabermos que prolongámos a vida desta menina e que ela conheceu o que era ter amor, a dor que sentimos é insuportável. É demasiado tempo a cuidar dela diariamente, ela fazia parte da nossa vida. Esta menina implicava um enorme esforço diário da nossa parte e muita dedicação. Passado todo este tempo, vermo-nos sem ela é um vazio tão, tão grande.

Já não conseguimos passar nesse quarto sem nos desfazermos por completo. Às vezes parece que ainda a ouvimos chamar...:( Damos por nós a mexer com muito cuidado nos sacos de ração dos outros meninos sem fazermos muito barulho, só para ela não ouvir... E quando nos damos conta do que estamos a fazer, é um aperto horrível cá dentro. Ela não podia ouvir mexer nos outros sacos de ração... Começava logo a chamar daquela maneira tão engraçada e única que ela tinha, só de ouvir que estávamos a mexer na ração e pensar que seria para ela. Só se acalmava quando lhe levávamos um miminho de comida.

Não há um único dia que passe que não nos lembremos de ti , nossa pequenina. Estarás sempre, sempre aqui connosco. Vamos tentar recordar as tuas alegrias e as tuas macaquices e um dia havemos de conseguir sorrir outra vez. Fazes-nos tanta, tanta falta...

A única coisa que nos consola é saber que não estás a sofrer e que um dia talvez te voltemos a ver nesse sítio a que chamam Céu.

Termina aqui a tua história, mas nunca, nunca te esqueceremos...

Obrigada por cada dia, Babita!

Vídeo de Homenagem à Babita

Nota: Um especial agradecimento à equipa Pata Vermelha, à Maria João Santana e Maria Fernanda Serra por todo o acompanhamento e preocupação com esta menina. Sem a vossa ajuda nada teria sido possível, muito, muito obrigada.

Estado em Que Foi Encontrada

Babita Babita

Babita Babita

Babita Babita

Babita Babita

Depois do Banho e Já Tosquiada

Babita

Em 18 de Março de 2008

Babita 18mar200 Babita 18mar200

Babita 18mar200 Babita 18mar200

Babita 18mar200 Babita 18mar200

Babita 18mar200

Babita e o Osso

Babita Osso Babita Osso

Babita Osso Babita Osso

Em 13 de Junho de 2008, no Veterinário

Babita Babita

Babita

Em Agosto de 2008

Babita Babita

Babita Babita

Em Setembro de 2008

Antes de Ser Operada

Babita Babita

A Caminho do Veterinário

Babita

Depois de Operada

Babita Babita

Babita Babita

Em Meados de Novembro, a Caminho do Veterinário

Babita Babita

Babita

Em 21 de Novembro de 2008

Babita Babita

Babita

Em 24 de Novembro de 2008

Babita Babita

Babita

Em Março de 2009

Babita Babita

Babita Babita

Babita

No Início de Junho de 2009

Babita Babita

Babita Babita

Babita Babita

Babita

As Últimas Duas Fotografias da Babita...

Babita Babita