Bernardo

Bernardo

Descrição

Gatinho siamês com um aninho, muito meigo, muito carente. Dá-se bem com outros gatos logo no primeiro contacto. É muito sossegado e adora dormir. Desparasitado interna e externamente.

História

O Bernardo foi encontrado na berma de uma estrada, possivelmente atropelado dado o seu estado deplorável. Além de estar bastante magro e desidratado, tem uma enorme ferida na boca. Já foi visto pela veterinária e já iniciou um tratamento.

O Bernardo foi encontrado no dia 7 de Abril e nesse mesmo dia deu entrada no Refúgio das Patinhas. Está bastante debilitado e a lutar pela vida. Está muito sossegadinho e é de uma meiguice enorme e tão ternurento.

Merece tanto uma nova lufada na sua ainda pequenia vida. Logo logo ele recuperará e era tão bom que ele pudesse fazer parte da vida de alguém nesta sua nova etapa.

Actualização a 19 de Abril

No dia 18 de Abril, o Bernardo foi novamente visto pela veterinária. A medicação que estava a tomar não estava a surtir nenhum efeito e o menino estava a piorar... Mudou a medicação e voltou à estaca zero com os dois buraquinhos que tem: um na cabecinha e outro na boquinha, de lado. Pelo menos 20 dias este menino vai ter de fazer uma boa recuperação... mas depois vai ficar LINDO.

É extremanente meigo, calmo e mimalho. Está habituado a andar de carro, porque não se assusta nadinha, pelo contrário, vai direitinho no banquinho e até pede mimos a rebolar O Bernardo apenas precisa de recuperação... precisava tanto de pertencer à vida de alguém... O Bernardo apenas precisa de recuperação... precisava tanto de pertencer à vida de alguém...

Actualização a 15 de Maio

O nosso Bernardo foi internado no dia 14 de Maio na clínica. O seu estado degradou-se muito e, apesar de comer bem e beber bem, não engorda e estava já muito desidratado. Além disso as suas feridinhas (com as quais chegou da rua, talvez por ter sido atacado por algum cão) tambem não cicatrizam... e já lá vai tempo...

Desconfiou-se de tudo (diabetes, FIV)... Entretanto, dia 15 foram feitos os 1ºs testes à diabetes e à urina. O Bernardo não é diabético, mas da urina detectou-se uma infecção urinária.

O Bernardo continua internado a ver se se consegue hidratar mais e controlar melhor a infecção. Já iniciou nova medicação e continua a soro. Ainda esta semana fará os devidos testes do FIV (quando sair do internamento). Mas estes testes valem o que valem, e o Bernardo ou luta, luta muito pela vida e dá a volta por cima... ou o pior dos cenários aproxima-se.

Estamos desoladas e a lutar muito pelo Bernardo. Quando tiver de sair de internamento, o Bernardo precisava tanto de um acompanhamento mais cuidado (medicação de 12 em 12h, e latinhas pelo menos 3 vezes ao dia, e desinfecção das feridinhas).

Se alguém tiver condições de receber um gatinho completamente debilitado, mas que está a lutar pela vida, vai ajuda-lo certamente a recuperar muito melhor. Esperamos nós que recupere... mas temos de tentar. Temos de tentar tudo.

Dia 16 de Maio, visitámo-lo, tirámos-lhe novas fotos (que pode ver mais abaixo) e enchêmo-lo de mimo... e ele pediu tanto miminho. Adormeceu ao colo e ali ficava horas e horas. Foi com muito custo que teve de regressar novamente à sua jaulinha. Muita força, Bernardo... aguenta-te, pequenino!! Aguenta-te!!!

Actualização a 19 de Maio

Perante a falta de soluções, o Bernardo teve de ir para casa de uma de nós quando saiu do internamento, onde está a recuperar (a tentar recuperar). Já está um pouquinho de nada hidratado e está a fazer medicação rigorosa e a alimentar-se com latinhas várias vezes ao dia... Estamos a lutar por ele, e ele deu pequenos sinais de querer lutar também. Está cada vez mais mimalho!! Na 4ª feira, dia 24 de Maio, fará os testes ao FIV e FELV.

Actualização a 4 de Junho

No dia 24 de Maio o Bernardo realizou os tão esperados testes do FIV e FELV. Os resultados apontaram para: FIV positivo e FELV negativo. Comprovou-se então o FIV do Bernardo que de certa forma nos desiludiu um pouco (apesar de já estarmos à espera). Contudo, o lindo Bernardo continua a dar sinais de querer lutar! Conseguiu cicatrizar de vez as suas ferinhas da cabeça (a de cima e a do lado direito). Para nós, essa já foi uma grande vitória, uma vez que desde que chegou ainda não as tinhamos conseguido controlar. Agora o seu pelinho já se prepara para crescer. Continua a comer bem e várias vezes ao dia as latinhas que tanto aprecia. Está também a tomar uma pastazinha de vitaminas. Já notamos uma melhorazinha no seu estado de magreza (apesar de ainda estar numa magreza extrema). Está cada vez mais querido e pede imensos miminhos. Força, Bernardo, aguenta-te rapaz!

OBRIGADA A TODOS QUE MESMO AO LONGE ESTÃO A TORCER TANTO PELO NOSSO/VOSSO PEQUENINO! POR O ACOMPANHAREM TÃO "DE PERTO". OBRIGADA MESMO!

Actualização a 17 de Junho

O Bernardo está cada vez mais bonito. Apesar de ainda muito, muito magrinho, tem dado sinais visíveis de lutar pela vida. Já tem pelinho novo a crescer no sítio das feridas e tem estado muito guloso. E agora até gosta de passear em dias de sol.

In Memoriam – Bernardo – 29 de Junho de 2006, aprox. 21:00 Horas

Este foi um dos textos mais difíceis de escrever... talvez pelo choque que foi, talvez pelo pouco tempo que ainda nos separa do angustiante e triste dia 29 de Junho de 2006... mas, sem dúvida, pela perda do nosso menino que ficará para sempre no nosso coração e memória.

E para todos os que gostavam dele e que se preocupavam com ele mesmo ao longe, não pudemos deixar de partilhar agora também convosco esta triste notícia.

No dia 28 de Junho à noite o nosso pequenino alterou repentinamente o seu estado normal... começou a vomitar imenso, várias vezes seguidas, esforçava-se imenso para fazer as necessidades e sem conseguir... perdeu o apetite todo e deixou de beber... deixou-se ir abaixo por completo. Durante a noite manteve os vómitos e continuou com os mesmo sintomas anteriores... e já nem da caminha se queria levantar no dia seguinte (29 de Junho).

Perdi um pouco de mim nesse momento... senti que algo de grave se passava...e levei-o de imediato para a cliníca que sempre o acompanhou. Foi a olhar para mim o caminho todo.

Chegando à clínica, as notícias não foram nada animadoras... podia ser qualquer coisa menos grave... mas desconfiaram de uma intussuscepção (problema no intestino que, a confirmar-se numa ecografia, significaria que o Bernardo teria de ser operado de urgência no momento, ou morreria em poucos dias...).

Levámo-lo de emergência para o Hospital Veterinário do Porto para realizar a ecografia onde, a confirmar-se a intussuscepção, seria o local mais seguro para fazer uma operação tão delicada e complicada.

Foi aí, que todo o meu mundo se desmoronou....

À medida que ouvia as palavras do veterinário nem podia estar a acreditar... Após um exame detectou-se um problema gravíssimo no cólon: megacólon... um problema que já trazia com ele pelo menos há um ano e para o qual não havia qualquer tipo de hipótese , estando ele no estado em que estava, sendo ele imunodeficiente... Não havia cirurgia , medicação, nada, nenhuma alternativa que nos valesse... que lhe valesse...

Não pudemos deixar o nosso menino aguentar mais dor, pois iria mesmo acabar por morrer em sofrimento... A decisão de o eutanasiar nesse momento seria o melhor para ele, seria o que de melhor estaríamos a fazer por ele...

Mas nunca uma despedida nos custou tanto....

Abraçámo-lo uma última vez... e deixámo-lo adormecer para sempre , ficando com ele até ao último suspiro...

Hoje é uma dor profunda que sentimos, ainda estamos em choque com tudo o que aconteceu... o nosso dia-a-dia tornou-se mais triste, e sentimos um vazio enorme...falta-nos alguma coisa.

O nosso Bernardinho estava a reagir tão bem a tudo...

Sentimos tanta, mas tanta falta dele, das turrinhas com que nos recebia, o passeio que adorava dar sempre ao nosso lado...

Teve uma madrinha, Nanci Cirne, à qual queremos AGRADECER mesmo MUITO por todos os miminhos que lhe foi mandando... o Bernardinho teve muito bons momentos e quando, lhe abria as latinhas mandadas pela madrinha, era sem dúvida um consolo vê-lo comer. No dia em que o Bernardo partiu tinhamos recebido mais uma encomenda da madrinha cheia de miminhos... os preferidos dele...

O quartinho dele continua intacto... custa tanto chegar lá e não o ver. São estas pequenas coisas que, quando olhamos, ainda custam tanto...

Bernardinho, nunca, mas nunca me vou esquecer do quanto me deste neste tempo todo... espero que estejas bem, agora... onde estiveres...

Nunca me irei esquecer dos teus olhinhos... da tua vida...

Espero ter-te dado a paz que estavas a precisar e eu por cá tentarei um dia encontrar a minha...

(Quero agradecer MUITO, do fundo do meu coração MESMO, toda a ajuda, todo o apoio, toda a presença e ombro amigo da Sónia e Miguel (da Associação Pelos Animais), que estiveram desde o 1º minuto até ao último comigo e com o Bernardinho... MUITO, MUITO OBRIGADO MESMO. Nunca conseguirei retribuir tudo aquilo que já fizeram por mim, e pelos meninos...)

Quando Foi Recolhido

Bernardo

Bernardo

Bernardo

Bernardo

Bernardo

Bernardo

Bernardo

Bernardo

Bernardo

Bernardo

Depois da Segunda Ida ao Veterinário

Bernardo Apos Vet

Bernardo Apos Vet

Bernardo Apos Vet

Bernardo Apos Vet

Bernardo Apos Vet

Bernardo Apos Vet

Internado

Bernardo Internado

Bernardo Internado

Bernardo Internado

Bernardo Internado

Bernardo Internado

Bernardo Internado

Bernardo Internado

Bernardo Internado

Bernardo Internado

Bernardo Internado

Bernardo Internado

Bernardo Internado

Bernardo Internado

Bernardo Internado

Em Recuperação, Depois de Ter Estado Internado

Bernardo Porto

Bernardo Porto

Bernardo Porto

Bernardo Porto

Bernardo Porto

Bernardo Porto

Bernardo Porto

Bernardo Porto

Bernardo Porto

Bernardo Porto

Bernardo Porto

Bernardo Porto

Bernardo Porto

Bernardo Porto

Bernardo Porto

Bernardo Porto

Bernardo Porto

Bernardo Porto

Bernardo Porto

Bernardo Porto

A Passear no Jardim

Bernardo Jardim