Emílio

Emilio

Descrição

Porte médio, cerca de 5/6 anos (Janeiro de 2015). Encontrado dentro de um contentor de lixo.

História

Nem sabemos como começar esta história... Existem histórias em que as palavras se tornam insuficientes para descrever tudo aquilo pelo qual estes meninos passaram. Nestes casos, as imagens conseguem contar bem melhor... Esgotam-se as palavras no meio de tanta revolta por, em pleno século XXI, continuarmos a assistir a actos de tamanha crueldade e monstruosidade. Apesar deste menino já ter sido o lixo de alguém, baptizámo-lo de Emílio porque todos devem ter um nome pelo qual se possa chamar.

Na noite de 20 de Janeiro de 2015, uma noite bem gelada em que os termómetros marcavam 1 grau, fomos contactadas pela GNR porque estaria um cão dentro de um contentor do lixo ainda vivo, mas estaria bastante mal. Não pudemos hesitar em acudir nesta situação. Alguém teria atirado o Emílio para um contentor do lixo, onde já estava coberto de lixo e com uma enorme lata pesada em cima dele (fotos mais abaixo). Há quanto tempo, ninguém sabe, mas o suficiente para se tornar num imenso terror para este menino. Foi o chorar desesperado de dentro do contentor que um senhor ouviu quando estava de passagem pela zona e que o levou a chamar a GNR.

Queremos agradecer aos militares da GNR pela imensa sensibilidade e humanidade e por toda a preocupação pelo bem-estar deste menino. Mais uma vez, voltamos a orgulhar-nos por haver militares nesta força de segurança que zelam pelo bem-estar não só dos humanos, mas também dos animais. Se o Emílio conseguiu ter uma segunda oportunidade para ser tratado, foi graças à intervenção destes militares e do seu exímio carácter, que hoje em dia são cada vez mais fora de série.

Só de imaginar a morte terrível que este menino teria ainda nessa noite quando o lixo fosse recolhido... :( Fomos imediatamente buscar o Emílio para o podermos levar para uma clínica. Mal chegámos, sentimos o imenso cheiro a podre. O choro dele era agonizante. Mas mal se sentiu quentinho e protegido, acalmou-se bastante... e o olhar de pânico depressa se transformou num olhar completamente vazio. Ainda assim, quando lhe oferecemos comida e água, comeu e bebeu de forma desesperada... Na clínica, verificámos que não tem chip... Infelizmente, não conseguiremos identificar o responsável por tudo isto!

O Emílio está internado em estado muito grave. Está atrofiado das patas de trás e tem vários sinais de maus-tratos e de espancamento. Na cabeça, tem um enorme golpe que já seria de há alguns dias. Levou alguma pancada que o deixou no estado que as fotos também mostram. Desconfiamos que ele, além dos inúmeros maus-tratos a que seria sujeito, estaria também à fome e à sede, dado o extremo grau de magreza e de atrofio das patas, situação que se arrastou até ser atirado para o contentor do lixo.

Neste momento, o Emílio está a lutar pela vida. Dado o seu estado debilitado e de extrema magreza, ainda nem se consegue levantar. Contudo, como nos foi dada alguma esperança por partes dos veterinários, e como teríamos de decidir no imediato o que fazer, decidimos dar esta oportunidade ao Emílio, mas precisamos muito da ajuda de todos para garantir todos os cuidados a este menino que, neste momento, ainda tem uma longa batalha pela frente. Qualquer ajuda que nos possam dar, podem fazê-lo para o NIB indicado aqui, colocando o descritivo "Emílio". A oferta de resguardos é também muito preciosa neste momento. Caso possam ajudar com resguardos, pedimos que escrevam para geral@refugiodaspatinhas.org, que indicaremos como no-los fazer chegar.

Tudo isto nos deixou bastante chocadas e queremos acreditar que este menino consiga ainda vir a saber o que é viver com dignidade e carinho. Actualizaremos com notícias sempre que se justificar.

Actualização em 22 de Janeiro de 2015

O Emílio está a lutar! Ainda não consegue manter a temperatura, pelo que tem de estar permanentemente aquecido e a soro e sempre bem controlado com muita medicação injectável para as dores (com medicação, ele fica mesmo tranquilo e calminho). Já se lhe cortou as imensas chocas carregadas de lixo e xixi e foi-lhe dado um banho (novas fotos mais abaixo).

Hoje, fizeram-se raios X que revelaram que não tem nenhuma fractura na coluna nem nenhum osso partido. O que é uma boa notícia e nos aliviou imenso. Ainda não se levanta nem se mexe, mas hoje já quis mexer um pouco as patinhas posteriores, começando a ter alguma força para as mexer. E, se o ajudarmos a levantar a cabeça, ele come e bebe sozinho. Para já, ainda só come latas, porque não tem força para mastigar.

Fez também análises ao sangue que mostram que, apesar de ter alguns valores alterados, como não estão muito alterados, permite que ele aguente fazer toda a medicação de que precisa. Mais uma boa notícia! Se ele ultrapassar esta fase tão crítica, terá uns longos meses de recuperação, mas está no bom caminho e está a lutar!

Contudo, hoje descobriu-se que tem um sopro cardíaco e que talvez seja cego de um dos olhos... De momento, não vê nada desse olho, resultado da forte pancada que levou na cabeça... :( Portanto, a pancada foi de tal maneira forte que, além do enorme e fundo golpe na cabeça, também lhe cegou um olho... :( Mais para a frente, se se confirmar a cegueira neste olho e se ele realmente não recuperar a visão, terá de ser operado para fechar o olho, porque mantendo-o aberto vai criar úlceras e infecções graves.

Mas um passo de cada vez, já que há tanta coisa a acontecer e para acontecer... Ou seja, primeiro tem de conseguir estabilizar a temperatura sozinho (está sempre baixa) e depois tem de ir recuperando a parte motora e recuperar da extrema fraqueza... E então depois, se o olho estiver mesmo cego e sem recuperação, terá de ser operado para não criar as infecções. Mas ainda é tudo muito vago porque ainda há muito para acontecer primeiro. É profundamente triste e impensável tudo aquilo pelo qual este menino deve ter passado!!

Esquecemo-nos de referir que ele foi encontrado em Gandra, Paredes. As autoridades foram incansáveis com o caso do Emílio. Foi feita uma participação por parte das autoridades e foi enviado para tribunal mas, como não se sabe quem é o responsável, é mais um caso que apenas contará para as estatísticas. Entretanto, não vamos desistir de procurar o responsável, mas sabemos que isso será muito difícil...

Pelo seu aspecto, vemos que o Emílio deve ter passado parte da sua vida acorrentado, talvez num fundo de um quintal, como é ainda costume tantos animais viverem uma vida inteira. E, dessa forma, ninguém de facto vê nada nem o poderia reconhecer, porque são seres completamente invisíveis. A coleira que trazia estava tão apertada... Certamente foi essa a sua história... além de desprezado e depois maltratado, acabaram por lhe dar este desfecho... Seja qual for a história de vida dele, as marcas no corpo contam que essa história foi de um imenso terror e privação do que é mais básico.

Ainda há muita coisa a acontecer com este menino e o certo é que, se sobreviver nesta fase crítica, terá uns longos meses de recuperação. Será um imenso sacrifício físico e psicológico também mas, enquanto o Emílio lutar, cá estaremos para o ajudar juntamente com toda a gente que se preocupa, ajuda e pergunta por ele.

Iremos actualizando o estado dele aqui no site juntamente com fotos sempre que haja oportunidade e houver alguma alteração importante. Vá acompanhado aqui toda a história.

Actualização em 26 de Janeiro de 2015

Tem sido de coração apertado que temos assistido à luta do Emílio, que continua internado. O seu estado ainda muito débil e muito grave deixa-nos numa expectativa muito grande, porque ainda não sabemos como tudo isto irá correr. Só sabemos que o Emílio luta e muito... e uma coisa que nos deixa muito comovidas é que, apesar de não se levantar e mal se mexer, come e bebe por ele sem que seja preciso forçar-lhe. Como mal tem força para levantar a cabeça, tem de lhe ser dada essa ajuda e, estando já com a cabeça segura, come muito bem... mas à colher. :)

Uma outra situação que nos deixou comovidas é ele já tentar seguir as pessoas com o olhito do qual vê. Já mostra alguma curiosidade dessa forma sobre o que se passa à volta dele. Também já mostrou saber "chamar" quando quer alguma coisa. Chora quando quer beber, quando tem chichi, quando tem cocó... ou quando quer apenas ser aconchegado! Já comunica! :)

Agora é a parte da sobrevivência que é mais importante e na qual está tudo focado. Durante o fim-de-semana, o Emílio conseguiu manter a temperatura normal sem ajuda de aquecimento extra, mas hoje voltou a descer. O olho que supostamente teria cegado por causa da forte pancada que levou na cabeça, de facto, não tem salvação. Está completamente cego e está a fazer úlceras. Para já, esse olho vai estar medicado com gotas (Optimune e Tropocil) para o Emílio não sentir dor nem desconforto, porque o olho neste estado causa-lhe dor. Já temos a confirmação de que a cirurgia terá mesmo de ser feita para retirar o olho, mas o Emílio ainda não pode ser operado devido ao seu estado.

Hoje, o Emílio está um bocadinho mais em baixo e foram feitas novas análises, desta fez o hemograma. Ainda não sabemos se será necessário fazer-lhe uma transfusão sanguínea. Temos de aguardar pelo resultado das novas análises.

Entretanto, juntamos mais abaixo novas fotos do dia de hoje. Cada dia que passa é uma vitória para o Emílio! Ele está a agarrar-se à vida.

Para terminar esta actualização, queremos agradecer ao Jornal de Notícias, à jornalista Marcela Vilas Boas e à comercial do JN e DN Cátia Domingos por terem dado destaque à história do Emílio, que merece ser partilhada pela monstruosidade pela qual este menino passou. Foi demasiado cruel, demasiado repugnante, em tudo foi demasiado (anexamos a notícia também mais abaixo).

Adenda: o resultado das análises (hemograma) revelaram uma infecção e foi adicionada mais medicação para ajudar o Emílio a combater.

In Memoriam - 27 de Janeiro de 2015

É com a cara lavada em lágrimas que escrevemos um dos mais difíceis desfechos... Um misto de enorme tristeza com um enorme nó no estômago juntamente com uma revolta incontrolável. Um sentimento de imensa frustração por não se conseguir apanhar o escumalha que transformou este menino num autêntico trapo... O Emílio lutou mesmo muito, mas acabou por não resistir a todos os maus-tratos a que foi sujeito... Foi demasiado o que ele passou, demasiado...

O seu pequeno corpo esquelético, fraco, cheio de marcas de tanta pancada não teve força suficiente para resistir e, apesar da sua enorme vontade em se agarrar à vida, acabou por não conseguir... Estava a receber TODOS os cuidados médicos que precisava, recebeu todo o carinho sempre envolto de muita, muita ternura e, durante 7 dias, encheu-nos de esperança de uma (lenta) recuperação...

Apesar de ter tido uma vida privada de tudo o que é digno e ter sido um humano a infligir-lhe tanta dor, reagiu sempre com muita meiguice com toda a gente e nunca, mesmo sentindo muita dor (como na noite em que foi acolhido), nunca tentou jamais morder alguém... mesmo apesar da dor, do pânico e do medo, mesmo tendo sofrido tanto nas mãos dos humanos!

Fica a imagem daquele olhito já a querer seguir-nos e a querer ouvir o que se "falava" com ele. A imensa vontade com que sempre comeu e bebeu, que tanto alento nos deu. E o facto de "chamar" sempre que precisava de comer, beber ou porque tinha cocó e xixi revelava já a imensa cumplicidade que sentia...

Não tivemos oportunidade de lhe mostrar que ainda havia uma vida tão boa à espera dele... Fica apenas o único consolo de que nestes 7 dias sentiu-se parte de uma família...

Que agora tenhas a paz que precisas, pequenino... :(

Queremos agradecer a TODA AS PESSOAS que nos ajudaram a tornar possível OFERECER TUDO ao Emílio... Que ajudaram quer com palavras de apoio e conforto, quer monetariamente, quer com géneros, seja uma manta, um resguardo, um medicamento... Tudo foi e é importante!

E não podemos deixar de finalizar com isto... A ti, escumalha, que fizeste isto ao Emílio, tu, sim, lixo da sociedade, não iremos ter descanso nem dar por terminada a nossa ajuda ao Emílio e "Emílios" enquanto não te encontrarmos e continuarmos a encontrar pessoas como tu! Andaremos o que for preciso para que pessoas monstruosas como tu não saiam impunes e sejam denunciadas e punidas! Cada vez somos mais e a vontade de vos apanhar vai fazer com que um dia vocês, seus monstros, paguem por tudo o que andam a fazer!!!

Adenda: podem ver aqui um vídeo de homenagem ao Emílio que ilustra bem o quanto este menino lutou...

No Contentor

Emilio Emilio

Emilio

Depois de Retirado do Contentor

Emilio Emilio

Depois de Resgatado

Emilio Emilio

Emilio Emilio

Emilio Emilio

Emilio Emilio

Emilio Emilio

Emilio

Internamento e Raio-X, em 22 de Janeiro de 2015

Emilio Emilio

Emilio Emilio

Emilio Emilio

Emilio Emilio

Em 26 de Janeiro de 2015

Emilio Emilio

Emilio

Hemograma

Emilio

Artigo no Jornal de Notícias

Emilio

A Última Fotografia...

Emilio