Nero

Nero

Descrição

Cerca de 7 anos (Fevereiro de 2009). Meigo, mas bastante assustado. Será actualizado de acordo com os progressos que fizer. Desparasitado. Esterilizado.

História

O Nero foi entregue pela sua própria família num canil municipal. Está magríssimo e muito mal-tratado, já foi entregue assim. Por todo o seu aspecto, parece que viveu acorrentado e num local pouco higiénico, onde se alimentaria mesmo muito mal (quando o deixámos ter liberdade pela primeira vez já no Refugio, parecia um cachorrão que estava a dar os seus primeiros passos).

Duas amigas dos animais (Marlene Dias e Rita), pela coragem que têm em entrar em canis municipais e tentar salvar as vidas dos animais que lá se encontram, fizeram-nos chegar este apelo e sendo uma de nós completamente apaixonada por esta raça, fez o esforço de o acolher e tentar que não fosse parar a mãos erradas, ou então ser abatido. O apelo destas duas amigas era bastante urgente, porque todos sabemos qual é o destino de um cão num canil municipal se não for rapidamente retirado. Fomos buscá-lo no dia 11 de Fevereiro de 2009.

O estado do Nero é evidente nas fotos. Não totalmente, mas consegue ver-se parte do estado em que este menino está. De corpo débil e sem força, carrega consigo um olhar triste e que pouco acredita no ser humano. Foi levado imediatamente à veterinária e a situação é a seguinte:

O Nero poderá ser já um animal idoso. Quando o deixaram no canil, terão dado a informação de que teria 3 anos. Contudo, a veterinária que o viu deu-lhe cerca de 7 anos. Fica a dúvida, mas tudo indica para que seja mesmo mais velho.

O Nero está extremamente magro e débil. Está cheio de feridas nas orelhas e nos "cotovelos". E as feridas das orelhas não paravam de sangrar e já nos deram uma verdadeira "dor de cabeça" para se tentar controlar este problema.

Foi desparasitado e vamos vigiar as fezes e o comportamento para ver se não traz mais nada de mal.

É obrigatório comer ração de boa qualidade, porque além de isso o ajudar a ter uma melhor recuperação, a ração vai tentar recuperar-lhe as patas que estão um pouco tortas. Temos também de ter cuidado com a sua alimentação na dose certa e com os cuidados inerentes, por causa do risco de torção gástrica.

Em relação às feridas, vai fazer um spray antibiótico. Vai fazer medicação durante um mês, pelo menos, por causa das patas também.

Levámo-lo também a tomar um bom banho. Cheirava mesmo muito mal e estava com o pêlo muito feio e a cair. O banho demorou mais de 1h30 e ele foi lavado 7 vezes até a agua sair limpinha.

Em relação ao seu temperamento, ainda pouco podemos dizer. À medida que o formos conhecendo, vamos poder avançar mais sobre o seu comportamento e maneira de ser.

É certo que está a precisar de MUITO carinho para voltar a confiar nas pessoas. Ainda hoje, tremia só por levantarmos a mão para o acariciar. Ainda está muito desconfiado e o tempo vai fazê-lo ver que pode acreditar desta vez!

Com outros cães, para já deu-se bem com algumas fêmeas. Com cães machos ainda nao arriscamos, porque uns já residentes não o aceitaram e tivemos receio do seu comportamento em "resposta". Com pessoas é muito desconfiado e mete algum respeito por ainda não demonstrar muita coisa. Mas com o tempo começa a dar pequenos sinais e a cada hora que passa demonstra mais um carinho por nós.

Quando houver notícias, publicaremos.

Actualização em 21 de Dezembro de 2009

Só agora temos possibilidade de actualizar a parte do Nero, porque tem sido um vai e vem de desenrolar de situações sobre ele. O Nero nunca engordou verdadeiramente desde que saiu do canil. Mas engordou qualquer coisa. Desde há uns tempos para cá, o Nero começou a emagrecer MUITO. Está extremamente magro. Nunca teve qualquer outro sintoma. Está bem disposto e com apetite normal. Mas algo não está bem... o Nero está cada vez mais magro e escanzelado. Por isso, iniciámos a procura de uma resposta:

Temos vindo a passo a passo para tentar ir descartando aos poucos, mas ainda não se conseguiu saber o que se passa com o Nero. Não podíamos continuar a vê-lo a emagrecer até não ter forças para se aguentar em pé... :(

Neste momento, temos uma dívida de 222 euros. Quem nos puder ajudar com este menino, pedimos que entre em contacto connosco por email ou então poderá enviar a ajuda para o NIB que se encontra na secção Como Ajudar e escrever o descritivo "Nero".

Estamos com o coração nas mãos e a aflição é muita na incerteza do que ele terá. Se se confirmar a leishmaniose, teremos de iniciar o mais depressa possível o tratamento... :(

De qualquer das formas, vai iniciar medicação para o coração para toda a vida. A doação de Banacep 5mg e ração K/D (Hill's) ajudará o Nero a viver mais tempo com qualidade de vida.

Quando tivermos mais notícias, actualizaremos.

Actualização em 17 de Fevereiro de 2010

As notícias são tanto de animadoras como de angustiantes. O resultado do exame à leishmaniose já chegou e o resultado foi negativo. Ficámos obviamente muito contentes com este resultado, mas angustiadas por ainda não estar descoberta a razão pela qual o Nero está como está. Para já, vamos ficar por aqui...

O Nero está a fazer a medicação para o coração (Banacep) e a ração especial para o coração. Qualquer doação neste sentido é para nós uma grande ajuda para conseguirmos dar melhor qualidade de vida a este menino.

Obrigada a todos os que ajudam e se preocupam com o velhinho Nero. Quando houver novas notícias, publicaremos.

Actualização em 29 de Março de 2010

Em Fevereiro de 2010, foi detectado um dos problemas que afectava severamente a saúde do Nero: problemas cardíacos graves. Foi imediatamente medicado e o uso de ração especial (K/D da Hill's) era imprescindível. E, de facto, agora que estamos em finais de Março, conseguimos dizer que o Nero se encontra francamente melhor. A ração K/D tem feito verdadeiros milagres e o Nero deixou de ser aquele menina cadavérico e magrérrimo que era.

Contudo, estamos mesmo muito aflitas para conseguir proporcionar-lhe esta ração (que para o Nero é uma autêntica medicação para vida). Em finais de Fevereiro, tivemos de comprar um saco (96 euros) que ainda não conseguimos pagar e agora, em finais de Março, já precisamos de comprar mais outro, porque já não temos mais ração para ele. Ou seja, em ração especial, estamos já com uma dívida de 192 euros.

Estamos de coração nas mãos porque sabemos o quão importante é para o Nero continuar a poder comer esta ração. Para ele, significa mesmo ter qualidade de vida, porque sem ela o coração não funciona e ele chega a uma magreza desesperante.

A doação de ração K/D da Hill's é uma oferta preciosa para a saúde do Nero.

NOTA: Felizmente, já não temos a dívida passada. Muito, muito obrigada. Em 20 de Abril de 2010, o Nero já estará com ração em falta. Qualquer doação desta ração é para o Nero a diferença para tudo.

Actualização em Dezembro de 2010

O Nero tem estado a aguentar muito bem o seu estado de saúde. A ração K/D (Hill's) e a medicação para o coração têm feito verdadeiros milagres. É bastante importante que consiga continuar este tratamento para continuar a ter esta dignidade de viver. Nunca mais ficou caquético.

Continuamos a contar com ajuda e divulgação para proporcionar a este velhinho um fim de vida o mais prologado possível.

Actualização em 18 de Abril de 2012

No dia 17 de Abril, o Nero adoeceu muito... Estava muito bem, quando de repente começou a ficar mais paradito e acabou por se deitar e não se levantar mais. Apanhámos um enorme susto, até porque estava tão doloroso que não se deixava tocar.
Isto já perto da meia-noite. Felizmente, tivemos a preciosa ajuda de uma veterinária que nos auxiliou por telefone com todos os passos. Foi feita medicação para as dores e no dia seguinte (18 de Abril) levámo-lo de imediato à clínica. O Nero teve uma crise aguda de artroses. Partiu-nos o coração ver este velhote daquela maneira. Mesmo cheio de dores, o Nero levantava uma patinha pedia-nos a mão...

Agora, necessita muito de ajuda para conseguir passar esta crise e voltar a ter a alegria de viver. Precisa urgentemente da seguinte medicação:

As fotos que mostramos mais abaixo foram tiradas dias antes e a foto da noite de 17 de Abril é quando teve a crise.

Actualização em 19 de Agosto de 2012

Felizmente, com muito esforço e graças à preciosa medicação, o Nero conseguiu ultrapassar a crise de "velhice" que teve em Abril. Até parece que rejuvenesceu um bocadinho... :) Este rapaz continua a viver a velhice da melhor forma e sem "crises"...

Actualização em 11 de Julho de 2013

Sentimo-nos completamente derrotadas psicologicamente e fisicamente. Pedimos desesperadamente a ajuda de todos. Na noite de dia 4 de Julho 2013, chegámos a um dos nossos espaços do Refúgio para mais uma visita e último tratamento do dia nesse espaço. Estávamos particularmente cansadas nessa noite e já só pensávamos em dormir, mas ainda faltava a rotina da noite para pôr os meninos todos prontos e tratados.

Reparámos que o Nero estava deitado e se levantava com muita dificuldade. Como já teve uma crise de artroses no passado, pensámos tratar-se novamente desse problema. Contudo, e como já temos muitos "traumas" com dilatações e torções de estômago (que é FATAL se não forem logo assistidos), não estávamos completamente descansadas e começámos logo a falar com uma veterinária (Dra. Estefânia, a quem agradecemos do fundo do coração e que muito nos ajudou por telefone). Como a dúvida persistia, decidimos levá-lo até essa veterinária para nos confirmar o que seria. Se fosse grave, seguiríamos para um hospital; se fossem realmente as artroses, ficaríamos então descansadas de noite. Corremos com ele para lá, local que ainda ficava a meia hora do local onde estávamos. Chegando à veterinária, verificou-se que não eram de facto artroses. Não era dilatação, mas algo grave se passava. O conselho foi seguirmos com ele de urgência para um hospital para ser avaliado com uma ecografia. Esta veterinária foi de uma generosidade enorme ao atender-nos não estando de serviço só para tentar perceber se era grave o que se passava com o menino e acabou por se revelar determinante.

Eram 2h da manhã e ligámos para o Centro Clínico Animal em Guimarães, que tem serviço de urgência e veterinários em quem confiamos a 100%. Estávamos a 45 minutos de lá. Com um menino já mais prostrado de 60 kg no assento de trás do carro, as lágrimas a correrem-nos pela cara e com uma ansiedade muito grande, seguimos para mais uma viagem. Chegados a Guimarães, fomos imediatamente atendidos e fez-se a ecografia. Havia uma alteração gigantesca no abdómen, algo tão grande que não se percebia ser baço ou fígado. Se fosse fígado, já nada havia a fazer por este menino, nada... E com esta incerteza, nervosismo, ansiedade e cansaço, estava tudo a ser doloroso demais. Chamou-se outro colega veterinário desse centro clínico e a dúvida persistia. Contudo, algo fazia acreditar que seria o baço e teria de ser retirado no dia seguinte. Tínhamos de optar pela cirurgia ou pela eutanásia. Se não fosse operado, o Nero morreria em sofrimento. Saímos do Centro Clínico Animal às 5h da manhã. Às 9h da manhã teríamos de lá estar com outra menina para dar sangue ao Nero. E assim fomos. Não nos aguentávamos com tanta pressão e com tanto medo do pior, e com o cansaço a tomar cada vez mais conta de nós...

O Nero foi operado da parte da tarde do dia 5 de Julho e confirmou-se a situação do baço. O baço estava GIGANTE e torcido. O baço estava a pesar 4 kg. Surreal. Teria morrido se não fosse operado tão depressa. Tendo sido operado e retirado o baço, este menino teve uma NOVA oportunidade de viver porque vai ficar bem. A amiga do Nero deu-lhe dois sacos de sangue para transfusão, que o ajudou a viver também. Quando fomos buscar a menina ao fim do dia de 5 de Julho, o Nero estava a acordar e ficou tão contente por nos ver que nos emocionou. E, pelo que os veterinários disseram, ficou a chorar baixinho quando nos fomos embora... Ficámos rendidas por esta demonstração...

O Nero esteve em excelentes mãos com os veterinários Dr. Manuel e Dra. Catarina do Centro Clínico Animal de Guimarães, que salvaram o nosso menino e aos quais estamos tão gratas por todo o profissionalismo, toda a ajuda e atendimento de madrugada sempre com um carinho enorme para com o nosso Nero. E também foram muito nossos amigos na conta final. Tendo em conta tudo o que foi feito e tudo o que foi gasto e tudo o que se passou, fizeram-nos um preço super amigo, porque temos noção de que se tivéssemos ido para outro sitio àquela hora e por tudo o que envolveria esta cirurgia, facilmente chegaríamos a uma conta de 800 ou 1000 euros. Contudo, apesar de ser um preço muito amigo e bom, o preço é muito pesado para nós neste momento. São 400 euros que caíram como uma bomba neste momento em que estamos a passar por algumas necessidades urgentes a nível diário com eles. Mas era cirurgia em que não tivemos opção de esperar para ver se conseguiríamos ajudas, porque nessa altura o Nero já estaria morto... Uma cirurgia de urgência que o salvou e lhe devolveu a vida e alegria de continuar à espera de um futuro melhor.

Não podíamos deixar o Nero morrer, mas só agora conseguimos fazer o seu apelo... São 400 euros... :( Sentimos um medo enorme de que algo se passe de repente e que as contas continuem a aumentar ainda mais e de não podermos socorrer mais sem liquidar onde devemos... Caso nos possa ajuda a pagar esta ENORME conta, pedimos p.f. que o façam para a conta que se encontra na secção Como Ajudar, colocando o descritivo "Nero".

Estamos também a precisar MUITO de Rilexine 300, Rymadyl 100, Ferrum-Fol e Becozyme comprimidos, porque já não temos e o Nero vai precisar para um longo período.

O Nero já se encontra a fazer a recuperação do pós-operatório e já parece que nada se passou. Já pede muito miminho novamente, já quer voltar à sua rotina e à companhia dos seus amigos, apesar de as recomendações para já serem de muito repouso. Sentimos um ALÍVIO enorme, mas tudo isto desgastou-nos imenso, porque não tratamos apenas de um, porque não paramos, porque as contas não param de surgir de repente e, se não agirmos no imediato, isso pode fazer toda a diferença na vida desse menino...

Se não nos puder ajudar, ajude-nos por favor a divulgar. Estamos de mãos atadas e sem forças para aguentar tanta coisa... :( Muito obrigada!

Actualização em 9 de Setembro de 2013

O Nero tem estado muitíssimo bem, tendo recuperado novamente a alegria de viver e com qualidade. A cirurgia salvou-lhe mesmo a vida. Esperam-se mais uns aninhos de vida deste menino. Esperamos encontrar-lhe uma boa família onde repousar na sua velhice.

In Memoriam - Agosto de 2015

O nosso pequeno/grande Nero acabou por falecer. Estamos de coração partido e já com uma saudade imensa... Este menino viveu muito mais que todos acreditavam e contra tudo o que seria lógico, dado os inúmeros problemas de saúde que foram surgindo, mas que sempre combateu com sucesso e com a ajuda de todos. Para muitos, foi o Dogue Alemão mais velho que alguma vez conheceram.

Mas a velhice que já há muito tinha chegado acabou por o levar juntamente com um tumor que lhe apareceu repentinamente na zona do nariz. Custou-nos uma imensa dor de alma esta despedida porque, se todos nos tocam, há uns que nos tocam ainda mais pela sua imensa gratidão constante.

Agora abrimos a porta do espaço onde dormia e ele já não vem mais apressado para nos cumprimentar como fez todos os dias durante estes mais de 6 anos. O Nero foi muito feliz e disso temos a certeza. E contou connosco até ao último minuto e esse é o único consolo que nos fica. Até sempre, meu menino...

Nero Nero

Nero Nero

Nero Nero

Nero Nero

Nero

Em Março de 2009

Nero Nero

Nero

Em Finais de Março de 2010

Nero Nero

Nero

No Início de Abril de 2012

Nero Nero

Nero Nero

Nero

Em 17 de Abril de 2012

Nero

Em 5 Julho de 2013

Antes da Cirurgia

Nero Nero

Após a Cirurgia

Nero Nero

Em 2015

Nero