O Que Somos/O Que Fazemos?

Como "Nascemos"... Até aos Dias de "Hoje"

O Refúgio das Patinhas é um projecto particular que "nasceu" em 2002 com apenas duas pessoas. Desde então, todo este projecto tem crescido e fomos formando uma equipa, sendo actualmente uma equipa coesa de 9 pessoas.

O site do Refúgio surgiu em Outubro de 2005 e desde então conseguimos expor os casos dos nossos animais, bem como as necessidades com que nos deparamos dia-a-dia, entre todos os outros assuntos que fazem parte do conteúdo do site.

O Refúgio das Patinhas mantém-se activo com quatro Famílias de Acolhimento Temporário (FATs) na zona do Grande Porto (Portugal), repartindo o seu trabalho pelas suas casas particulares (e por vezes também em um ou dois espaços cedidos para acolher animais em situações de "desenrasque"). Em situações pontuais, o Refúgio conta com a oferta como FAT de outras pessoas, mas nesses casos também o Refúgio se responsabiliza pelo acolhimento. Embora as voluntárias fixas sejam nove, a gestão do trabalho do Refúgio é feita por duas pessoas, sendo uma delas uma das FAT.

Não sendo uma Associação, e trabalhando apenas com os pouquíssimos recursos que tem, o Refúgio das Patinhas tenta ajudar ao máximo os animais com os quais se cruza. Contudo, o Refúgio não tem capacidade financeira, psicológica nem logística para dar a mão a todos os casos que aparecem. Temos dezenas e dezenas de animais a nosso cargo, o que implica um elevadíssimo desgaste financeiro e emocional diário.

Já várias pessoas puderam contar com a ajuda do Refúgio das Patinhas (às quais demos resposta positiva aos seus apelos), assim como vários animais de que fomos tendo conhecimento e que nos propusemos a ajudar (para além daqueles que as próprias voluntárias do Refúgio encontram e querem ajudar). Mas, com muita pena nossa, não podemos nem conseguimos resolver todos os casos que nos chegam às mãos e para os quais nos apelam. Como as pessoas compreenderão, há um limite para o que tão poucas pessoas com tão poucos recursos conseguem fazer, sendo-nos de todo impossível acolher ainda mais animais para além dos que já estão a nosso cargo.

O Que Somos?

Somos um pequeníssimo grupo de pessoas da zona do Grande Porto que acolhe e trata animais que já tiveram um passado triste. Tentamos dar-lhes o melhor, permitindo-lhes acesso a cuidados veterinários e uma boa adaptação a uma casa, e promovemos a esterilização das fêmeas.

As despesas destes animais que recuperamos das mais diversas situações (abandono, maus-tratos, canis) são suportadas por este pequeníssimo grupo que se dedica e luta diariamente contra este flagelo do abandono animal, bem como por algumas ajudas que generosamente nos chegam para nos ajudarem com tanta e tanta despesa diária, e com ajuda em géneros. Toda a ajuda que nos façam chegar é, de facto, uma ajuda preciosa para conseguirmos fazer face a todas as despesas urgentes que temos.

O Que Fazemos?

O trabalho do Refúgio já vem desde 2002, sendo desde então uma luta diária com muitas pequenas/grandes vitórias e com alguns desgostos também! Tentamos acudir ao máximo de casos e tentamos dar uma mão aos apelos urgentes que infelizmente se multiplicam de dia para dia. Às vezes, simplesmente um dia, uma semana ou um mês faz a diferença para um animal poder ser FELIZ!

Caso a caso, temos conseguido dar um lar a meninos que tiveram um passado sofrido, penoso e desumano, mas que com um acompanhamento cuidado e carinho são hoje felizes e conseguiram uma casa!

Infelizmente, o Refúgio das Patinhas não tem terreno próprio onde possa fazer este trabalho de forma mais eficaz. Contamos apenas com os nossos próprios espaços onde desenvolvemos todo este trabalho. Contudo, tentamos também cooperar com algumas associações e FATs que passam igualmente por dificuldades para tratarem dos animais acolhidos.