Jokinhas

Jokinhas

Descrição

Porte médio, 8 meses (Outubro de 2007), carente e meigo.

História

Este menino foi descoberto por uma de nós na noite de 15 de Outubro de 2007, deitado debaixo de um viaduto na zona de Valongo. Nessa noite, nem se queria mexer... e comeu sofregamente o que lhe demos. Não o conseguimos ajudar nessa noite, não tínhamos mesmo forma física e restante de ajudar. Fizemos um apelo super urgente e pusemos a circular na Internet, com a esperança que alguém que ainda possa dar uma mão o pudesse ajudar.

Com o caso do Jokinhas, tinha chegado o dia em que nos deparámos com um caso e não conseguimos mesmo ajudar... Não há mais sítios para acolher animais, nem forma de nos desdobrarmos em tantos casos... E, apesar de estar mal, não havia garantia de ficar internado, podendo vir embora com tratamento. E púnhamos o menino novamente na rua?! Não podia ser... pelo menos não conseguíamos mesmo fazer isso.

Felizmente, o apelo chegou a muita gente e mexeu com muita gente que ajudou na sua mega-divulgação. E apareceu muita gente sensibilizada a querer ajudar, mas ninguém o podia acolher. Estava a ser uma pressão e um desespero tão grande por esta situação tão urgente, que precisávamos mesmo de um milagre.

E aconteceu mesmo. Uma amiga do Refúgio, perto da zona do Refúgio, ofereceu a sua ajuda disponibilizando-se como Família de Acolhimento Temporário e, nesse mesmo dia, 18 de Outubro, levámos o menino imediatamente para a clínica, onde foi visto.

É mais uma vez de frisar a importância de oferta de FATs e da cooperação de todos com cedência de espaços, porque chegámos a uma situação em que é humanamente impossível tratar de tantos casos urgentes e introduzir determinados animais, sobretudo muito debilitados. Não temos locais isolados e, neste caso, colocar o Jokinhas juntamente com outros seria condená-lo a ser "desfeito" pelos outros!

O Jokinhas tem o corpo todo cheio de feridas, mas não está nada partido. Chora muito e agarra-se muito a quem está com ele, tem medo e dores. A doutora que esteve a analisá-lo durante duas horas diz que ele foi atropelado e que andou debaixo de carros. Este pequenino só tem 8 mesinhos e já sofreu tanto...

Levou duas injecções de antibióticos e foi tosquiado. Tem um grande buraco no queixo e foi medicado. Seguiu em seguida para a FAT, onde tem que fazer curativos todos os dias!!! Ele terá também de fazer exames mais profundos para ver se não tem nenhum problema interno, mas a doutora decidiu esperar uns dias, porque ele tem imenso medo de tudo, chora imenso como um cachorrinho mesmo.

Na 2.ª feira, dia 22 de Outubro, se ele já estiver mais confiante, vai fazer os exames. Se ainda não estiver, vai só na 6.ª feira. São estes próximos exames que serão mais caros.

A primeira conta foi de 17,99 euros (injecções), mais 42 euros (medicação); ou seja, 60 euros. Entretanto fomos obrigadas a comprar uma transportadora, porque o menino não pode mesmo estar sem ser dentro de uma. Só dessa forma a FAT podia acolhê-lo e tratar dele.

Actualização em 24 de Outubro de 2007

O Jokinhas foi visto novamente pela veterinária no dia 23 de Outubro de 2007. A veterinária esteve a observá-lo e parece estar tudo óptimo. Tirou um raio-X à patinha que está em pior estado. A veterinária acha que está tudo bem, mas o raio-X seguiu para o ortopedista, para ele ver com mais atenção e dizer com mais certeza se esta tudo bem ou não. Esperemos que esteja tudo bem!! A veterinária ficou de ligar durante esta semana para dar as notícias. Entretanto, continua a fazer curativos todos os dias, mas ele parece mesmo estar óptimo.

Adopção

Foi no dia 28 de Outubro de 2007 que esta tão esperada adopção se concretizou. A Joana já tinha conhecido o Jokinhas na semana passada e desde então foi uma contagem decrescente... e o dia chegou. Queremos agradecer MUITO a todas as pessoas que permitiram que mais um menino fosse ajudado. E aqui está a prova de que TUDO vale a pena... "Hoje" este menino está feliz, a recuperar do que quase o matava, e integrado numa família. Muito obrigada a todas as pessoas que se juntaram a este menino e tornaram tudo isto possível. Muito obrigada à FAT que o recebeu tornando este tratamento todo possível... Por fim, muito obrigada à Joana e à Filomena por esta oportunidade ao menino! Que sejas muito feliz, bebé.

Actualização em 3 de Novembro de 2007

A Joana (família do Jokinhas/Mel) escreveu-nos. Excepcionalmente, decidimos publicar (com autorização prévia) este texto, porque de facto esta adopção foi um exemplo de como actuando TODOS juntos se consegue TANTO!! Deixamos aqui o texto de como se tornou possível retirar mais um menino das ruas e que "hoje" a Joana possa ter mais um membro na família... Mais uma vez, obrigada a todos!! (Fotografia nova no final da página.)

Queridas amigas dos animais!

Como se costuma dizer: há males que vêm por bem. Pois é, se o "Jokinhas" não tivesse sido encontrado desta forma, talvez não estivesse onde está agora.

Não queria que isto lhe tivesse acontecido, mas estou muito feliz por o ter encontrado na minha vida!

No dia 21 de Outubro de 2007 fui finalmente conhecê-lo. Saltou-me e lambeu-me bastante, é muito querido. Conheci a Anita que tomou conta dele e que o tratou muito bem. Muito obrigada!

Mudei-lhe o nome para "Mel", não só pela cor do seu pêlo e olhos, mas principalmente pelo seu ar meigo e carinhoso. É um nome de que gosto muito.

No dia 28 de Outubro foi, finalmente, para minha casa, onde o esperava ansiosamente!

Demos um grande passeio e levei-o a conhecer o Parque da Cidade. Voltámos para casa, brincámos muito com os novos brinquedos e dormiu uma boa soneca na sua nova cama.

Cheirou, cheirou, cheirou... andou a fazer o reconhecimento da casa até se cansar...

Mais tarde comeu a sua comidinha, toda, e voltámos a ir passear para fazer as suas necessidades... brincámos mais um bocado e mais tarde fomos dormir. Ficou na sala na sua caminha de que tanto gostou...

Que bem disposto que acordou! Fez uma grande festa quando me viu! Comeu, fomos passear e fomos à veterinária para ver como está tudo.

Portou-se muito bem, levou a vacina da raiva, pôs uma nova pomadinha nas feridas e mediu a febre (não tinha), momento que não gostou muito... Já tem boletim de vacinas!

A veterinária disse que ele vai ficar óptimo! Acha que foi atacado por outro cão e não atropelado, pelo tipo de ferimentos que tem. Tem alguns músculos e articulações inflamados por causa dos ferimentos, mas vai tudo ficar bem e, com o tempo, deixa de coxear. Fiquei muito contente!

Daqui a 3 semanas volta lá para tomar as outras vacinas e para pôr o chip.

Depois da consulta tive de ir trabalhar e deixei-o na sua casinha, com tudo aberto, com acesso a todos os compartimentos. Quando cheguei à hora do almoço, estava tudo impecável, não estragou nada e ficou muito contente por me ver.

Fomos passear, fez as suas necessidades e foi conhecer a praia. Gostou muito! Ficou excitado e correu muito.

No primeiro dia estranhou muito o elevador e tinha de pegar nele ao colo para entrar. No dia seguinte já entrou sozinho apesar do medo. Eu nem queria acreditar, julgava que ia demorar uma semana para se habituar. Ele é mesmo esperto!

De resto tem sido um querido, porta-se super bem, come bem, é bem disposto, está sempre pronto para brincar. É super inteligente e muito fácil de ensinar. Estou super contente com o novo membro da família!

O Mel está fantástico! Podem comprovar pelas fotos!

Beijos e lambidelas,

Joana e Mel

Actualização em 20 de Abril de 2008 - Novamente Para Adopção

O Jokinhas está de novo para adopção. Não, não foi "devolvido". O Jokinhas continua a casa da Joana até encontrar a sua situação ideal. Passando a explicar: a Joana já se tinha vindo a aperceber que o Jokinhas estaria melhor num apartamento com um terraço grande ou quintal. Aliás para quem conhece a raça Podengo sabe bem que são animais dinâmicos e brincalhões.

Então tem vindo a ponderar conseguir um local com estas condições para ele (coisa que desde o inicio sabíamos que não tinha). A Joana começou também agora uma fase nova, pelo que terá menos tempo para o Jokitas e o Boogie. Assim, a pensar apenas nos meninos e com grande pesar, pensa que o melhor para eles não será continuar com ela.

A Joana não se quer desfazer deles, vai aguardar que apareça esta situação ideal para os meninos, mas tendo em conta que eles podem estar melhores do que estão agora (não em termos de carinho, mas em termos de tempo e espaço), ela vai fazer tudo para o conseguir.

O Refúgio, depois de várias conversas com a Joana, decidiu tomar a adopção destes dois meninos em mãos, pois temos mais experiência e o Jokitas não deixa de ser um menino nosso, pelo que estamos agora empenhadas em arranjar uma família com algum espaço para estes dois meninos.

A sua adopção ideal seria em conjunto, mas se isso não for possível, tentaremos individualmente conseguir. Agradecemos a todos os que possam divulgar estes meninos, pois merecem mesmo ter um espacinho para correr e brincar e uma família que lhes possam dar o que a Joana já dá e mais.

Adopção

Felizmente, este menino teve um final feliz juntamente com o seu amigo canino Mel. Foram adoptados juntos para Gaia. Que bom que estes dois meninos puderam permanecer juntos. Que sejam muito felizes, pequenitos.

Quando Foi Encontrado na Rua

Jokinhas Rua Jokinhas Rua

Jokinhas Rua Jokinhas Rua

Jokinhas Rua

No Veterinário

Jokinhas Vet Jokinhas Vet

Jokinhas Vet Jokinhas Vet

No Conforto do Seu Novo Lar

Jokinhas Adoptado

Novamente Para Adopção

Jokinhas Jokinhas

Com o Amigo Boogie

Jokinhas Boogie Jokinhas Boogie