Tozé

Toze

Descrição

Gato macho, adulto (Junho de 2007), meiguinho, querido. Sem um olho.

História

O Tozé tinha uma família... tinha até à última semana de Junho de 2007, altura em que soubemos da situação que o Tozé passava. Apanhava tanta pancada, que um dia a pancada foi demais e o Tozé perdeu um olho... Perdeu um olho e a cabeça inchou tanto, mas tanto... Está magrinho, certamente nem bem alimentado era.

Felizmente, o Tozé foi resgatado a tempo. Foi visto por uma veterinária e está tudo bem (dentro da medida dos possíveis). Precisa de muito carinho para recuperar e terá de viver sem o olhinho (que mais tarde, por opção da futura família, poderá ser fechado por cirurgia). Este menino já passou por muito e necessita de uma família que seja uma FAMÍLIA no verdadeiro sentido da palavra. O Tozé merece ser feliz.

Actualização em 9 de Julho de 2007 - Acolhimento Urgente

A Família de Acolhimento Temporário que acolheu o Tozé não pode continuar a acolhê-lo, pelo que o Tozé necessita urgentemente de um lar que o acolha. Por favor, ajude a divulgar este lindo menino e, se possível, pondere acolhê-lo temporariamente.

Actualização em 17 de Julho de 2007

Felizmente, a FAT Carolina e a FAT Miguel continuam a poder acolher o Tozé. No sábado, dia 14 de Julho, o Tozé foi levado ao veterinário pela FAT e, infelizmente, os dentes rachados que tem na boca estão a infectar e terão de ser retirados cirurgicamente. A cirurgia será feita em breve.

Depois disso, o pequeno Tozé precisa muito de uma família onde possa viver sossegado e onde possa ser acarinhado e sentir-se em segurança. O Tozé precisa de um lar... é apenas um menino igual aos outros...

Queríamos agradecer MUITO à FAT Carolina, Miguel e Aurora por todo o acompanhamento incondicional e a todos os níveis a este menino. Muito obrigada!

Actualização em 7 de Agosto de 2007

No dia 26 de Julho de 2007, o Tozé foi à clinica fazer os testes de FIV/FeLV. Felizmente, os resultados foram negativos, o que foi bastante animador. Nessa altura a infecção de alguns dos dentes estava mais controlada, mas não podiam escapar à cirurgia. O Tozé pesava 3,850 kg. A cirurgia aos dentes e a castração ficaram então marcadas para dia 31 de Julho de 2007. E nesse dia o Tozé foi operado, tendo tudo corrido normalmente.

Foram detectados 2 pequenos nódulos na garganta , resultantes das infecções nos dentes, assim como uma pequena infecção no céu da boca. Mas nada de inesperado ou preocupante. Ele despertou à tarde, mas por conveniência e boa vontade dos veterinários ficou na clínica até ao dia seguinte de tarde em observação, voltando depois para casa das FAT (Carolina, Miguel e Aurora).

Fica aqui um pequeno relato da Aurora sobre o Tozé no dia seguinte à operação (1 de Agosto de 2007):

"O Tozé acordou da cirurgia cheio de vida e de fome! Esteve sempre muito bem disposto e até engordou mais de 50 gramas depois da operação. Pesa neste momento 4.100 Kg. Quando o fomos buscar e o tiramos da jaula para matar saudades e fazer festinhas, ele esticou a pata, agarrou em comida de dentro da jaula, atirou-a para o chão e recomeçou a comer cá fora!!! LOL!! Ninguém diria que tinha acordado de uma operação nem 24 horas antes!

Além da castração, a cirurgia consistiu na remoção dos 4 caninos (um deles deu mesmo muita luta para tirar) e de todos os incisivos. Os molares foram mantidos uma vez que o estado destes é razoável. Mesmo assim durante os próximos 15 dias só vai poder comer comida mole. Foi também detectada uma fractura no palato (céu da boca) mas já em cicatrização, que segundo o veterinário foi também resultante da tareia que levou. Com o antibiótico e o anti-inflamatório que está a tomar vai ficar bom! Relativamente ao olho afectado, mantém-se a decisão de não o remover, mas está a tomar um segundo antibiótico para recuperar melhor, pois continua inflamado. Segundo o veterinário, provavelmente sofreu danos na estrutura óssea e tecidos atrás do olhito também.

O que aquela cabecita não deve ter sofrido... Mas felizmente tudo está a ficar bem. Alegria não lhe falta, só quer mimo e brincadeira!! Daqui a 2 semanas volta ao veterinário e se tudo estiver bem é então vacinado. Depois só falta mesmo uma família que o mereça!"

Graças a esta FAT fantástica (Aurora, Miguel e Carolina), o Tozé teve acesso a tudo o que precisava para ser devidamente tratado e recuperar em condições.

Queremos mais uma vez agradecer à FAT do Tozé todo o seu empenho, dedicação e toda a ajuda incondicional a todos os níveis com este menino, tendo tomado conta de tudo o que se relacionasse com ele. O NOSSO
MUITO OBRIGADA.

Entretanto fica aqui um pequeno vídeo do Tozé feito pela FAT: Vídeo do Tozé. Este menino precisa muito de ser feliz numa nova família e esquecer de vez o terror que um dia viveu...

Adopção

A começar Dezembro de 2007, tivemos a confirmação da notícia que tanto ansiávamos. O pequeno Tozé, depois de tudo o que passou com a FAT Aurora e Miguel, acabou mesmo por ficar definitivamente com eles. Não podia haver melhor final. Obrigada, Carolina, por nos teres estendido a tua mão com este menino e por tudo o que fizeste por ele. E muito obrigada, Aurora e Miguel, por tudo o que fizeram por ele e por o terem acolhido temporariamente, permitindo-lhe assim tudo o que ele precisava. Um bom e bonito presente de Natal. :) Até sempre, pequenito!!

Na Clínica Veterinária

TozeToze

TozeToze

Toze

Na Família de Acolhimento Temporário

Toze FatToze Fat

Toze FatToze Fat