Talita

Talita Vet

Descrição

Gatinha adulta, muito meiga. Sem mais detalhes dado o seu estado grave...

História

A Talita foi encontrada hoje, dia 3 de Outubro de 2007, por uma de nós. A situação é desesperante e ponderou-se o adormecimento na hora. Conseguimos dar-lhe água, mas nada mais. A Talita não come, não consegue... a língua e o maxilar estão podres... Embora a qualidade seja fraca, as fotografias dizem tudo...

O problema desta menina é: fractura bilateral da articulação da mandíbula e fractura tripla da mandíbula esquerda. Conseguimos um local que faz a cirurgia necessária, mas temos de pagar na hora: 150 euros foi o que nos disseram. Não conseguimos ainda nenhum local que nos deixasse pagar aos poucos.

Das duas uma: ou conseguimos 150 euros para amanhã (dia 4) ou mais tardar sexta-feira (se a menina se aguentar) ou então se alguém conhecer um veterinário que nos possa ajudar na zona do Grande Porto, isso seria o ideal.

E esta menina é um doce, é isso que nos custa... Quem puder ajudar esta menina, por favor, escreva-nos um ou contacte-nos via telefone.

Actualização em 4 de Outubro de 2007

As meninas do grupo Bichanos do Porto arranjaram-nos um veterinário que nos deixará pagar aos poucos. Contudo, a cirurgia vai sair muito mais cara: entre 300 a 450 euros. A menina ficou já hoje, dia 4, na clínica para ser observada. Logo à noite vai ser anestesiada e o veterinário vai tirar raio- x ao maxilar. Se der para reconstruir o maxilar, ela vai ser operada logo e será retirado um pouco da língua. Se não der, será imediatamente eutanasiada sob anestesia.

Se der para operar, vai ter de comer por um tubo durante 15 dias. Serão necessários uns dias de internamento e depois virá embora com mais medicação. Calcula-se que a conta será de cerca de 350-400 euros (cirurgia, raio-x, aplicação de soro, internamento, antibióticos, cortisona, anti-inflamatórios, etc.). Agora, toda a nossa concentração está em ver se é possível (vale a pena) a cirurgia.

Esta menina está tão, mas tão magra... Tem a mandíbula com fractura exposta e ainda assim tem sido sempre tão meiga e deixa fazer tudo. Força, Talita, aguenta-te para um dia ainda saberes o que é ser acarinhada e amada.

Actualização em 5 de Outubro de 2007

Felizmente, a cirurgia correu bem e a menina aguentou-se muito bem. Foram colocados vários ferros para estabilizar a mandíbula, que estava partida em vários locais. O veterinário optou por não cortar porção nenhuma da língua. A Talita esteve a ser operada até as 3 horas da manhã.

Hoje de manhã, dia 5, já queria comer por ela, mas o veterinário não deixou. Já tem o tubo colocado e já foi alimentada. O veterinário está optimista, mas a parte importante agora é a infecção ser debelada. A Talita está a receber doses cavalares de antibióticos. Se a infecção regredir, e o osso solidificar direitinho,o prognóstico é bom. Se por acaso continuar ou até já ter atingido o osso, nesse caso há que se pensar novamente.

Foram feitos testes de FIV/FeLV, pois era importante para a capacidade de reagir à infecção. Felizmente, ambos deram negativo.

Já se sabe a causa de tudo isto: um tiro de caçadeira! O veterinário disse que ela está cheia de chumbos. Quando já nada nos surpreende na maldade humana, ainda conseguimos ficar chocados...

Em princípio, esta menina ficará internada até 2.ª feira, mas está tudo dependente da sua recuperação até domingo. Agora é uma luta pela recuperação até domingo.

Queremos AGRADECER MUITO TODA A AJUDA, COLABORAÇÃO E EMPENHO da voluntária SUSANA do grupo Bichanos do Porto. Tem sido uma ajuda fantástica a todos os níveis. Obrigada, Susana, por todo o teu carinho com a Talita. Ficam aqui umas palavras da Susana depois de a ir visitar:

"Vim agora da clínica. Dentro do possível, achei a Talita muitíssimo bem. Já tem boca (apesar de inchada), está sem febre (óptimo sinal), quer muito sair da jaula e fica tristinha por ter o funil. Fiz-lhe muitos mimos e ela subia por mim acima para vir ao colo. É mesmo um doce.Tirou-se o funil e estive a ajudar a desinfectar a boca. Dentro da boca ela não deixou, o que é natural, pois deve doer-lhe. O veterinário amanhã vai dar-lhe um calmantezinho para lhe poder desinfectar bem. Ela baba-se um bocado (ele disse que é normal) e aquilo tem um cheiro e está muito sujinha, mas sei que lhe vão dar banho na 2.ª feira antes de ter alta. Também assisti ao jantar dela (35 ml de convalescente) e é realmente fácil de dar. Só tem que haver o cuidado de misturar bem o pó (não pode ficar com "grumos") e meter antes um nico de água (para garantir que o tubo continua bem colocado) e no fim (para "lavar"). A cirurgia demorou 2 horas e como tal, bastante tempo de anestesia, e até por isso é de admirar ela estar tão bem. O veterinário continua a dizer que o importante é o controlo da infecção. Ela está a tomar 2 antibióticos injectáveis+ protector de estômago."

Força, Talita! Aguenta-te pequenina!!

Actualização em 11 de Outubro de 2007

A Susana Alves (voluntária do grupo Bichanos do Porto), que acompanhou com muito empenho a Talita enquanto ela esteve internada, descreveu-nos o último dia de internamento da Talita e todas as recomendações a termos em conta:

"No dia 10 de Outubro de 2007, a Talita teve alta e rumou à recuperação em casa da FAT Marta, cheia de recomendações:

- Tem de ser alimentada pelo tubo 3x por dia, para se garantir que fica bem alimentada. Ao mesmo tempo, tem de iniciar fisioterapia "lingual", isto é, ela só tem sensibilidade do meio da língua para trás. Tem de aprender a safar-se a comer, levando a comida até essa parte. Lá na clínica, já fizeram essa experiência e, apesar de ao principio ela ter feito uma chafurdice, para o fim já conseguiu comer alguma coisa. Ela fome tem, o que é um óptimo incentivo . Disso depende a recuperação dela, para ficar autónoma. Na opinião do vet. ela vai conseguir (ele deu como exemplo as pessoas que ficam sem braços e aprendem a pintar com os pés), mas não é garantido e vai demorar ainda umas semanas.

- A fisioterapia que a FAT Marta terá de fazer todos os dias é dar-lhe comida húmida, daquelas aos pedaços, para a Talita treinar.

Ontem, dia 10, já estava com bem melhor aspecto porque lá na clínica deram-lhe um banho para ela ir bonita e cheirosa para casa. Ao dar banho, descobriram umas feridas já com crostas na zona da omoplata direita, que amoleceram com a água e sairam, mostrando umas feridas que mais parecem de uma coisa qualquer de raspão. Raparam o pêlo nessa zona e agora é ir desinfectando.

O veterinário quer ver a Talita ao fim de 10 dias para avaliar o estado da infecção e a evolução dela e ver se ela já pode tirar o tubo de alimentação. Depois, se tudo correr bem, talvez tire os ferros mais daqui a umas 3 semanas."

A conta foi de 349,60 EUR + 36,20 EUR de 10 saquetas de convalescença (tem de comer 1 por dia) e antibiótico para os 10 dias. Este último valor foi pago pela Susana (a oferta dela para a Talita). De salientar que o veterinário fez desconto tanto no internamento como nos injectáveis, assim como não cobrou nada pela aplicação de soro, colar e tubo para alimentação. Também não cobrou um dos antibióticos (3 frascos de Rocephin injectável -1 g).

A Talita continua a precisar de muita energia positiva e sorte, para ver se recupera o mais possível... e espera-a um tempo de recuperação ainda longo.

Actualização em 23 de Outubro de 2007

No dia 19 de Outubro de 2007, foi retirado o tubo por onde a Talita se alimentava. Agora é uma grande luta da menina para comer sozinha, pois atrapalha-se ainda bastante a comer. Voltará ao veterinário daqui a 3 semanas para retirar os ferrinhos da boca.

E, felizmente, graças à ajuda de todos, foi possível liquidar mais esta enorme conta. Obrigada a todos. Assim que haja notícias relevantes e fotografias novas, colocaremos.

Actualização em 26 de Outubro de 2007

A Talita já consegue beber água sozinha, o que já é uma pequena/grande vitória. Passa a vida a devorar latinhas de paté que adora.

Actualização de 1 a 4 de Novembro de 2007

No dia 1 de Novembro, a Talita foi vista de urgência pelo veterinário. Estava bastante mal e desconfiávamos que tivesse a ver com os ferrinhos. Ficou internada e ficou a soro, para no dia 2 de Novembro ser anestesiada e se ver o que se passava e o que se podia fazer.

No dia 2 de Novembro, as notícias eram estas: foram-lhe retirados 2 dos 3 ferros que tinha, que poderiam estar a incomodá-la. Ficou ainda um ferro e o veterinário pôs-lhe também um arame para segurar a mandíbula, pois a fractura ainda não está completamente cicatrizada. Foi-lhe receitado antibiótico para mais 15 dias. Contudo, o veterinário disse que a boca estava muito melhor, que a língua está cicatrizada também e que a ponta não mexe e provavelmente não vai ter nunca mobilidade. Decidiu-se que seria melhor a Talita ficar internada até ao dia 3 de Novembro.

No dia 3 de Novembro, a Talita veio embora. Mas, ao fim de algumas horas, não estava nada bem. Como foram retirados os ferros e o maxilar estava a balançar, ela deixou de comer de novo (só com a seringa) e parecia estar cheia de dores. Ponderámos levá-la ao Hospital Montenegro, porque houve uma pessoa que se ofereceu para pagar a consulta para confirmarmos que não haveria mesmo nada mais a fazer. Estava a custar-nos muito vê-la sofrer e estávamos com muito medo que não voltasse a comer sozinha nunca...

Ainda no dia 3 de Novembro, levámo-la então ao Hospital Montenegro. A situação estava má. Veio para casa medicada por 3 dias. Se ao fim deste tempo ela continuasse com dores, teria de se ponderar o que se fazer, sendo uma nova operação uma alternativa.

Contudo, no dia seguinte, dia 4 de Novembro, a Talita não estava mesmo nada bem, estava com dores. E foi
levada novamente para o Hospital. O mais provável é que tenha de ser operada de novo... Mal haja novas notícias, actualizaremos. Está a ser demais... demais... :(

Actualização de 5 de Novembro de 2007

No dia 5 de Novembro, a Talita foi operada de novo. A parte esquerda está muito boa, mas parte direita da mandíbula, não estava consolidada.

Todas as recuperações na parte de ossos são demoradas, muito mais no caso da boca, que é local "porco" e que não pode estar em descanso. Para além de que, no caso da Talita, a fractura já tinha uns tempinhos e já se tinha instalado uma brutal infecção.

Desta vez, o veterinário limou um pouquinho o osso e colocou ferro mais direito (o que da primeira vez não tinha conseguido a 100%, por causa da enorme infecção que ela tinha e do estado em que estava o osso). Correu muito bem e a Talita reagiu bem à anestesia (que era outra coisa que preocupava, pois foi a terceira no espaço de 1 mês). Ficou de novo com 3 ferros... a ver se é desta vez que aquilo consolida bem.

O veterinário prefere tê-la internada por uns dias e não arriscar outra infecção. Por isso, estava a pensar alimentá-la estes primeiros dias com sonda, para a boca não ter contacto com bactérias nem mexer muito.

Em relação aos custos ainda não se sabe nada. Mais uma vez, obrigada à Susana por todo o acompanhamento a esta menina enquanto ela está internada.

In Memoriam - 18 de Dezembro de 2007

A nossa menina lutou tanto, tanto ao longo do tempo. Sofreu tanto também para ter qualidade de vida... E teve-a, durante algum tempo, mas teve. A Talita voltou a ser operada no dia 18 de Dezembro, mas, infelizmente, as coisas não correram bem. Ouvimos o telefonema do veterinário a dizer: "O maxilar da Talita desfez-se." O dr. disse que tínhamos de decidir... "Se continuar, não vai ter qualidade de vida, temos de decidir se continuamos ou se a eutanasiamos."

Entre vários telefonemas entre nós e a sempre presente Susana, do Bichanos do Porto (obrigada, obrigada mesmo), estávamos a tentar decidir e ver outras hipóteses. Estávamos todas incrédulas (ainda estamos), nada fazia prever este desfecho. Pouco depois recebemos a notícia... A Talita tinha partido, não aguentou.

Nada fazia prever isto, ela estava a comer! Não estava bem, mas estava a recuperar. Vale a pena mais uma vez dizer que foi um ser humano que fez isto a esta menina e que isto deixa-nos ainda pior. E, além do choque, restam as saudades que deixa... depois de uma luta de 2 meses e meio. Talita... Esperamos que estejas melhor agora, que já não sofras.

O nosso único alento é que sabemos que, enquanto esteve connosco, ela esteve bem, lhe demos todo o mimo e toda a papinha...

Madrinha, também não nos esquecemos de ti e de todos os que nos ajudaram com as contas desta menina...

Adeus, bebé linda...

Quando Foi Encontrada

TalitaTalita

TalitaTalita

Antes da Cirurgia

TalitaTalita Rx Antes

Depois da Cirurgia

Talita Rx DepoisTalita Pos Operat

Talita Pos Operat Talita Pos Operat

Talita Pos OperatTalita Pos Operat

Na FAT

Talita FatTalita Fat

Talita FatTalita Fat

Talita FatTalita Fat

No Veterinário, em Novembro

Talita VetTalita Vet

Em Dezembro de 2007

Talita Dezembro2007Talita Dezembro2007

Talita Dezembro2007Talita Dezembro2007