Daniela

Daniela

Descrição

Porte pequenino, cerca de 10 anos (Junho de 2008), muito meiga, querida, adora colo, adora companhia de pessoas. Amiga de outros cães e gatos. É cega dos dois olhos. 1.ª vacina (01/09/2008). Esterilizada.

História

O nosso estado de espírito começa a ficar muito em baixo. Quando queremos que apenas haja um dia sem se ver desgraças (apesar de sabermos que elas existem em todo o lado), eis que passa mais um dia em que um regresso a casa não pode ser feito de forma tranquila e descansada.

No dia 25 de Junho de 2008, estávamos de regresso a casa quando vimos a Daniela a andar no meio da rua, bastante desorientada e sem se desviar dos carros. Enquanto procurámos parar o nosso carro, estávamos com o coração nas mãos, porque a qualquer momento e por segundos poderíamos ver ali uma desgraça.

Depois de parar e de nos "lançarmos" a ela, o pior ainda estava para vir. Foi um autêntico terror tentar apanhá-la. Ela, com o medo, ficou muito agressiva e tentou morder-nos. Mas, claro, não podíamos desistir, até porque, quando nos aproximámos dela, reparámos nos seus olhinhos que estavam cegos (por isso não se desviava dos carros). A muito custo, conseguimos o que inicialmente parecia impossível. Levou apenas 10 minutos a acalmá-la já no colo e, de repente, já com confiança, transformou-se numa menina extremamente meiga, dócil e que deixa fazer tudo!

Levámo-la logo à veterinária e o ponto de situação é o seguinte:

Ou seja, mais uma menina que necessita de ajuda, se lhe quisermos dar mais anos de vida e qualidade de vida. Seria impensável virar costas a uma situação destas. Há meninos que mais um segundo de hesitação e já é tarde! Este mês temos tido tudo de seguida. Foram imensos os casos que necessitaram de ajuda urgente! Esta é mais uma menina que precisa de uma oportunidade de ser tratada...

Assim que haja novas notícias (incluindo orçamento), colocaremos. Vamos necessitar mesmo muito de ajuda.

Actualização em 26 de Junho de 2008

Hoje, a Daniela foi realizar o raio-X. Detectou-se um problema no coração (o coração está muito aumentado e empurra a traqueia: de facto, reparámos durante a noite em dificuldade em respirar e alguma tosse). Pelo menos os pulmões estão limpinhos, o que à partida nos diz que o tumor não estará espalhado.

A Daniela ficou internada. E o ponto de situação é o seguinte:

Amanhã, dia 27 de Junho, já saberemos o orçamento para esta menina que precisa tanto de ajuda para poder viver e ter qualidade de vida.

Actualização em 30 de Junho de 2008

A pequena Daniela continua internada e ainda não foi operada. Os resultados dos exames que já realizou (raio-X, electrocardiograma, análises) indicam que esta menina pode ser submetida à cirurgia. Contudo, a pequena vinha também com tosse. Sem estabilizar esta tosse primeiro, não será operada. Está medicada e tratada desde que ficou internada e talvez no dia 1 ou 2 de Julho já possa então ser operada ao tumor da mama e ser esterilizada.

O ponto de situação a nível de despesas é o seguinte:

Pedíamos encarecidamente a ajuda de todos que possam contribuir para fazer face a este dia-a-dia de despesas avultadas com estes meninos que nos chegam a precisar de ajuda urgente e imediata. Mal haja novas notícias, colocaremos.

Actualização em 5 de Julho de 2008

Ao contrário do previsto, a Daniela não foi operada nesta semana que passou. Continua com tosse forte e o tratamento continua também. Mal estabilize (que contamos ser já nesta próxima semana) será operada.

Actualização em 8 de Julho de 2008

A pequena Daniela iria ser operada ontem. Contudo, o problema da tosse ainda não passou e é um risco enorme operá-la sem tratar completamente este problema. Assim, ficou medicada (com mais medicação) até ao dia 10 de Julho. Se, nessa altura, já estiver estável, avançaremos com a operação.

Actualização em 12 de Julho de 2008

Ontem, a pequena Daniela foi novamente vista. Infelizmente, o problema da tosse ainda não está completamente resolvido, mas pelo menos já pode parar com o antibiótico e continua agora apenas com o anti-inflamatório por mais uns dias, para que a tosse desapareça totalmente e não haja sinais de "ruídos".

A veterinária achou por bem realizar mais análises ao sangue e no dia 14 já devemos saber os resultados. Quanto às análises anteriores, não chegámos a indicar os resultados por esquecimento, mas a menina não é diabética. Pelo menos isso.

O tratamento que tem sido feito aos olhos já está a surtir efeito, pelo que a Daniela recuperou um pouco a visão. Pouquinho mesmo, sempre cautelosa, mas nota-se que já vê qualquer coisinha.

Fará este resto de medicação para a tosse até 3.ª feira, dia 15 de Julho, data em que a veterinária a verá novamente e onde esperamos que já possa ser submetida à cirurgia.

Actualização em 23 de Julho de 2008

Amanhã, dia 24 de Julho, a pequena Daniela vai ser operada. Depois de ter sido novamente avaliada na passada 6.ª feira, já podemos avançar com esta operação. Já está recuperada daquela tosse forte e aflitiva, permanecendo agora apenas a tosse uma a duas vezes por dia (e nem sempre), devido ao problema na traqueia que se tinha verificado no raio-X por o coração estar aumentado e comprimir a traqueia. Amanhã, será então operada ao tumor e será esterilizada.

Continuamos a precisar muito de Lubrithal, pelo que agradecemos a quem nos possa doar estas gotas/gel. Já tivemos de comprar uma nova embalagem e este gel terá de ser aplicado durante um período indefinido (possivelmente a vida toda) e a sua aplicação é de extrema importância para os olhos desta menina.

Actualização em 27 de Julho de 2008

A operação acabou por não se realizar no dia 24 de Julho. Por a nossa veterinária ter ficado doente, foi adiada para a próxima 4.ª ou 5.ª feira (dia 30 ou 31 de Julho de 2008). A Daniela estava bem e pronta para a cirurgia, mas entretanto no dia 26 de Julho começou com vómitos e diarreia feia. Foi imediatamente medicada e entretanto já parou com o vómito, mas ainda estamos a tentar controlar a diarreia. Esta menina não tem um momento de paz... :( Contamos que esteja recuperada disto até à data em que ficou marcada a cirurgia.

Actualização em 21 de Agosto de 2008

A operação desta menina estava marcada para o dia de hoje e foi com uma enorme angústia que a levámos para a clínica. Ficou super aflita quando nos viu sair e nós saímos de coração bem apertadinho! Ao início da tarde, já tínhamos notícias: tinha corrido bem e já podíamos ir buscar a menina para ela poder recuperar já connosco. Ela está agora bem vigiada por nós e tem estado muito calma (na clínica já estava a ficar bastante exaltada sem nós).

A Daniela tinha tumor em 3 maminhas, mas foi tudo retirado. O tumor foi enviado para análise e informaremos assim que haja notícias. Foi também esterilizada e agora está bem medicada e bem vigiada. Esperamos que recupere depressa! Deixamos mais umas fotos do pós-operatório e já de regresso ao Refúgio.

Actualização em 1 de Setembro de 2008

Os resultados das análises já vieram e, infelizmente, a Daniela tem um carcinoma misto (maligno). Segundo a veterinária, é muito mau... Vamos ter de vigiar os nódulos semanalmente por palpação e através de raios-X regulares, porque podem facilmente metastizar para os pulmões. Mal apareçam novamente teremos de a voltar a operar, até que não seja
possível sequer operar... :(

A Daniela já tomou a 1.ª vacina de modo a ficar o mais protegida possível. Daqui a um mês, toma o reforço da vacina.

Foi um choque para nós saber os resultados... E dói mesmo muito pensar... Tentamos manter pensamento positivo, mas às vezes é tão difícil. :( Iremos actualizando a situação desta menina já tão especial.

Actualização em 21 de Janeiro de 2009

A Daniela tem-se mantido estável. Ainda não há sinais de a sua doença ter reaparecido. Mantém o gel nos olhos (Lubrithal) várias vezes ao dia. Vê muito mal. Mas, felizmente, não nos tem pregado mais sustos. Caso haja alguma alteração do seu estado, actualizaremos.

Actualização em 10 de Novembro de 2009

A pequena Daniela tem-se mantido estável. Dos olhos continua cada vez mais cega. Vê mesmo muito, muito mal. Continua a colocar o Lubrital várias vezes ao dia. Mantém a tosse e o problema cardíaco. Qualquer novidade, actualizaremos.

Actualização em 21 de Junho de 2011

Desde há umas semanas que a Daniela tem vindo a diminuir muito o seu peso. Como mantinha o seu comportamento normal e sempre alegre e continuava a comer normalmente, não valorizámos muito, porque quem está com ela todos os dias não se consegue aperceber muito. Contudo, ela está a chegar a um estado de magreza tal que qualquer dia não se conseguirá levantar e seria vê-la a agoniar. Antes que chegasse esse dia, decidimos fazer alguma coisa. As fotos mais abaixo mostram bem o estado em que ela está a ficar... :( Estamos de coração apertado porque nunca ninguém a quis adoptar e ela precisa agora da ajuda de todos para conseguir viver... :(

A Daniela esteve internada a levar soro e a fazer medicação. Teve de fazer um raio-X para se ver se o tumor teria reaparecido (uma vez que a análise deu maligna) e se estaria já espalhado para os pulmões (nesse caso, não haveria nada a fazer mais!). Felizmente, não apareceu nada nos pulmões. Fez também análises ao sangue para se ver o rim e o fígado e outros parâmetros importantes. Fez análises urinárias. Verificou-se que o coração dela está muito pior e que está com uma anemia grave (de 16; se chegar aos 14, terá de fazer uma transfusão).

Com isto, já chegámos a uma conta de 189 euros. E o problema maior é que ainda não se sabe o que está a provocar esta anemia que a está a matar aos poucos. Mas, sem conseguirmos abater a conta que já temos, não podemos avançar... Sabemos que os exames que ainda faltam fazer para ajudar a saber qual o tratamento que ela terá de fazer para ajudar a travar isto ficam ainda por 125 euros. Ou seja, tudo num total de 314 euros.

O que mais custa no meio disto tudo é que ela merece viver... Ela está agarrada à vida. Quem conhece a Daniela sabe que não há menina com mais vontade de viver do que ela. Mas é desumano vê-la emagrecer sem parar sabendo que se não se fizer nada ela irá morrer aos poucos... :(

Pedimos encarecidamente ajuda a todos em mais esta luta. Em 2008, conseguimos todos juntos devolver a "vida" à Daniela. Em 2011, estando ela ainda tão agarrada a essa "vida", esta menina merece continuar a ter uma oportunidade. A quem nos puder ajudar, pedimos que o façam para o NIB indicado na secção Como Ajudar, colocando o descritivo "Daniela".

Estamos com o coração nas mãos por vermos o estado dela a avançar e por haver sempre tanta, mas tanta necessidade para todos os meninos.

Actualização em 15 de Julho de 2011

A pequena Daniela está já a ser medicada de uma forma abrangente, uma vez que ainda não se conseguiu detectar o problema. A qualquer momento poderá ter de ser internada caso o seu estado agrave. Com o início da medicação, sentimos que teve algumas melhoras, mas não as esperadas. Assim que haja mais desenvolvimentos, actualizaremos. Obrigada a todos.

In Memoriam - 10 de Agosto de 2011

Acabou a luta para esta menina... Ainda não conseguimos acreditar, mas o coração desta menina deixou de bater na noite do dia 10 de Agosto de 2011 nos braços de uma de nós.

A Daniela desistiu de lutar.... No dia 9 de Agosto, começou a ficar um pouco esquisita no seu comportamento e já não resmungava tanto como de costume e preferia estar mais pelo seu ninho do que atrás de nós. Mas, no resto, mantinha-se igual. No dia 10 de Agosto, deixou de comer e não se conseguiu levantar. Corremos com ela para a veterinária, onde ficou logo internada com o prognóstico muito reservado. O coração mal se ouvia, fizeram-se novas análises de urgência e estava tudo a descompensar... :( Esteve também durante a maior parte do dia com a glicose muito baixa, apesar de já estar a soro e suplementado. Estava já tudo a parar ...:(

Ainda assim, chamava por nós, mesmo deitadinha e sem se mexer... :( Chamava e, mal a acariciávamos, acalmava-se e fechava os olhinhos. Tinha o mesmo comportamento quando a púnhamos ao colinho. Com este cenário todo, decidiu-se que iria para casa para não passar a noite sozinha, uma vez que o que fazia na clínica podia fazer em casa, com a vantagem de que não estaria sozinha durante a noite e podia estar com o nosso miminho. Assim foi.

Estivemos todos os segundos com ela... até que perto da meia-noite a Daniela partiu... :( O seu pequenino e já fraquinho coração deixou de bater... :( Esteve até ao seu último segundo no nosso colo a ouvir a nossa voz e a receber o nosso carinho... É ainda com um enorme nó na garganta e mergulhadas em lágrimas que escrevemos este texto... Ainda não nos conseguimos conformar que esta menina tenha partido... As saudades já apertam muito... :(

Ao fim destes longos três anos cheios de histórias com esta menina tão doce e de personalidade tão única, chegou agora o momento de escrever o seu último texto... Estarás para sempre aqui nas nossas memórias, pequena Daniela... :(

Quando Foi Encontrada

Daniela Daniela

Daniela Daniela

Daniela Daniela

Depois da Cirurgia

Daniela Daniela

Daniela Daniela

Em Janeiro de 2009

Daniela Daniela

Daniela Daniela

Daniela

Em Junho de 2011

Daniela Daniela

Daniela