Dennis

Dennis

Descrição

Porte médio/pequeno (cerca de 10 kg), cerca de 11 meses/1 ano (Junho de 2010). Muito, muito meigo, querido e carente.

História

Estamos cansadas! A história repete-se. Mais um animal atropelado e NINGUÉM PÁRA. Um cão é atropelado, dá meia dúzia de cambalhotas no chão e fica a pedir ajuda. Visivelmente ferido sem conseguir levantar-se, ainda assim ninguém parou, mesmo estando ele numa zona onde passam sempre carros de segundo a segundo em duas faixas. Ninguém.

Por mais dificuldades que tenhamos, jamais deixaremos algum animal a morrer sozinho na estrada. Jamais. Qualquer ser humano que não seja desprovido de sensibilidade não devia conseguir ver isto e seguir em frente como se nada fosse.

Pegámos no Dennis e corremos para a veterinária. Apesar das imensas dores em que se encontrava, nunca nos tentou morder (como é hábito, temos todas as precauções sempre que se acode animais acidentados). O Dennis chorava, chorava muito.

Por momentos pensámos: e agora? Uma das hipóteses seria eutanasiá-lo e resolver assim o problema da forma mais fácil e com menos trabalho. Mas nunca ficaríamos bem connosco próprias se não soubéssemos se haveria uma hipótese.

Depressa foi visto, tirou raios-X e o diagnóstico foi o seguinte: o fémur da pata traseira partido e sem hipótese de cicatrizar sem cirurgia. A bacia também está partida. Ou se amputava a pata, ou se operava ou se eutanasiava. Não fazer nada é que não podia ser, porque não ia resolver nunca sozinho e estaria a sofrer sem parar.

Não temos recursos para tantos casos. Não temos recursos para ajudar sozinhas. Pensámos e repensámos e tínhamos de pensar rápido.

Pensámos também nos amigos do Refúgio e queremos acreditar uma vez mais que todos juntos conseguiremos dar uma vida digna ao Dennis. Não queríamos optar por amputar a pata (ficando mais barato), havendo a hipótese de operar e ficar completamente BEM.

Decidimos então avançar para a cirurgia ao fémur (será também castrado). A questão da "bacia" será ponderada pelo ortopedista no dia da operação: se vir que pode cicatrizar assim, então não se mexe; mas o mais provável é, nessa questão da bacia, ter de cortar a cabeça do fémur.

Já temos o orçamento de 600 euros (com tudo incluído: cirurgia ortopédica à pata, à bacia, castração, raios-X, medicações, internamento).

Se tudo correr bem, será operado no dia 14 ou 15 de Junho de 2010, no máximo.

Só com a ajuda de todos para conseguirmos. É um desespero tão grande. :( É tão, tão difícil termos que fazer as coisas sem sabermos com o que contar. São urgências destas que nos desfazem. :( E estamos tão cansadas de ver que nunca ninguém pára. E o esforço ser sempre para os mesmos. :(

E estamos a falar de vidas... sendo que é a diferença entre a vida e morte se não se age.

Assim que haja novas notícias, actualizaremos.

Actualização em 17 de Junho de 2010

O pequeno Dennis foi operado na passada 2.ª feira, dia 14 de Junho. Foi uma cirurgia que demorou mais de 4 horas. Foi uma operação muito trabalhosa e difícil. A bacia estava em péssimo estado, o que tornou a cirurgia mais minuciosa. Na parte da bacia, foi cortada a cabeça do fémur. Na pata partida, foi colocada uma placa. Felizmente, conseguiu-se que fosse ainda castrado.

O pós-operatório é que está a ser um pouco difícil. Desde a operação que tem estado internado e assim continuará mais algum tempo, pois desde a operação tem feito imensa diarreia com sangue e tem sido difícil controlar o inchaço da pata. Por isso, necessita mesmo de estar sobre cuidados veterinários permanentes.

Com tudo isto, a conta do Dennis irá ultrapassar um pouco mais os iniciais 600 euros, pois também já iniciou outras medicações que não estariam previstas. Ainda não sabemos bem quanto mais aumentará, mas assim que houver dados concretos actualizaremos. Muito, muito obrigada a todos os que possam ajudar e divulgar.

Mostramos mais abaixo novas fotos do Dennis, já no pós-operatório. O Dennis tem-se revelado um menino muito doce e muitíssimo meigo.

Actualização em 15 de Julho 2010

Faz hoje um mês que o Dennis iniciou a recuperação do pós-operatório. Foram umas primeiras semanas bastante difíceis, porque o Dennis desenvolveu hemorragias que não estavam a conseguir ser controladas. Vivemos esses dias com o coração nas mãos...

Passado esse susto, começou então a verdadeira recuperação. Esteve bastante tempo internado e no final de Junho teve alta, porque retirou os pontos e o que fazia na clínica poderia fazer em casa (mas tendo de estar igualmente restringido de movimentos). Teve alta e manteve a rigorosa medicação em casa.

Passado um mês após a operação que lhe salvou a vida, temos agora a mostrar um novo menino. Ainda precisa de mais tempo até ficar definitivamente bem, mas está no bom caminho.

Apesar de ainda mancar e ser bastante cauteloso com as posições em que pode estar, o Dennis tornou-se num menino extremamente mimalho e sempre à procura de mimo, e vive completamente vidrado em nós. É de uma gratidão sem limites.

Agradecemos mesmo muito a todos por toda a ajuda. Quando houver novas notícias, actualizaremos.

In Memoriam

Infelizmente, não é só de adopções que se enche o nosso coração. Deixas-nos muita saudade, Dennis... :(

Antes da Cirurgia

Dennis Dennis

Dennis Dennis

Dennis Dennis

Dennis Dennis

Dennis

Raios-X

Dennis Dennis

Depois da Cirurgia

Dennis Dennis

Dennis Dennis

Dennis Dennis

Dennis Dennis

Dennis Dennis

Dennis Dennis

Em Julho de 2010

Dennis Dennis

Dennis Dennis