Nita

Nita

Descrição

Porte pequeno, cerca de 10 anos (Setembro de 2009), meiga, com cataratas. Esterilizada.

História

A história da Nita é brutal e ainda nos custa escrever sobre isto. A Nita foi acolhida nos finais de Setembro de 2009, quando nos deparámos com um cenário revoltante. Íamos na estrada num meio rural, quando ao longe vimos um aglomerado de miúdos. Por segundos, enquanto nos aproximámos, apercebemo-nos do que se passava: estavam a rodear a Nita e a pontapeá-la. Mal nos sentiram a chegar, fugiram sem que sequer conseguíssemos pôr a vista em algum em concreto. O nosso coração quase saltava fora.

Ali no chão, estava um ser tão pequenino que com o terrível medo e pânico, estava paralisada. Não se mexia. Nunca sentimos um corpo tão pequenino a tremer tanto, tanto, tanto.

Levámo-la de imediato à veterinária e, além de estar dorida dos pontapés que levou, ficou sem os dentes de baixo. Tem cataratas nos olhos, pelo que também faremos análise às diabetes.

A juntar a tudo isto, tem uma hérnia enorme maior do que uma bola de ténis a roçar no chão. E tem tumor mamário. Tem de ser urgentemente operada e já temos um orçamento de 200 euros.

Não há palavras para tanta maldade e para tanto sofrimento. A única forma que temos de a ajudar a minimizar tudo pelo qual passou é ajuda-la a ter ainda uma vida digna e saber o que é o carinho e o aconchego.

Esta menina está ainda muito assustada. Morre de medo de qualquer movimento e precisamos de nos aproximar com muita calma e paciência. Esta menina paralisa de medo.

Quando houver novas notícias, publicaremos. Obrigada a todos os que nos possam ajudar e/ou divulgar este caso.

Actualização em 4 de Outubro de 2009

A Nita iria ser operada no dia 2 de Outubro (dia em que o Jano foi operado), mas a operação dela teve de ser adiada para o próximo dia 7 de Outubro para ser estabilizada por mais tempo. Esta menina continua bastante assustada e só está mais calma com as pessoas que já conhece. Temos de lhe dar tempo para voltar a confiar...

Actualização em 13 de Outubro de 2009

A pequena Nita foi operada no passado dia 7 de Outubro. Apesar do problema do coração, a pequena Nita conseguiu ultrapassar mais este obstáculo. Foi uma longa cirurgia, mas conseguiu ser operada à enorme hérnia, ser esterilizada e retirar o tumor mamário. Está neste momento em fase de recuperação. Em breve publicaremos fotos do pós-operatório. Muito obrigada a quem nos ajudou a ajudar esta menina.

Actualização em 9 de Novembro de 2010

A nossa Nita, voltou a desenvolver a hérnia que estava a aumentar significativamente de dia para dia. Estava já novamente com uma bola na barriga do tamanho de uma bola de ténis. Não dava para adiar muito mais a cirurgia desta menina, pois os intestinos já estavam cá "fora" e podiam "estrangular-se", pondo em risco a vida da Nita.

Foi uma cirurgia difícil dada a idade da Nita, e o material usado teve de ser diferente. Foi usada uma rede que, apesar de mais cara, é mais segura e evitará que a hérnia volte a aparecer. Esta cirurgia ficou em 175 euros. Qualquer ajuda que nos possam enviar, podem fazê-lo para o NIB que se encontra na secção Como Ajudar?, colocando o descrito "Nita". Muito obrigada.

Actualização em 15 de Dezembro de 2010

A pequena Nita tem estado muito bem desde a cirurgia. Queremos agradecer muito a todos pela ajuda que nos deram.

Esta menina está é cada vez mais velhinha e tem piorado da visão. Mas, fora isso, tem estado muito bem, tem demonstrado ser uma velhinha cheia de vida. Espera agora uma nova oportunidade.

In Memoriam - Janeiro de 2012

Perdemos a nossa Nita... A Nita esteve internada em finais de Janeiro de 2012 porque de um dia para o outro começou a vomitar e a ficar mais paradita. Levámo-la logo ao veterinário. Apesar da nossa rapidez e de todos os cuidados veterinários, e depois de nos fazer acreditar que estaria melhor (como mostram as fotos mais abaixo), acabou por falecer 5 dias depois de estar internada. Descobrimos depois que a Nita morrera de pancreatite e que nada podíamos fazer...

Sabemos que, ao acolher animais já idosos, também nós iremos sofrer mais tarde ou mais cedo. Mas é tão recompensador pegar nestes meninos moribundos, sem forças, e devolver-lhes a alegria de viver, nem que seja por alguns anos... Alguns têm a sorte de encontrar uma família que lhes dá muito carinho até ao final dos seus dias... Outros vão esperando, mas fazem parte do nosso coração igualmente, são parte da nossa família. Por isso, cada dia destes que passa tem sido insuportável. Olhar para os sítios onde os meninos que já partiram dormiam, onde eles brincavam e vermos que não estão lá...

Sentimos todos os dias a tua falta, pequena Nita... que falta nos fazes, pequenina...

Quando Foi Encontrada

Nita Nita

Nita Nita

Nita

Em Novembro de 2009

Nita Nita

Nita

Em Outubro de 2010

Nita

Em Dezembro de 2011

Nita Nita

Em Janeiro de 2012, Internada

Nita Nita

Nita Nita