Zhuko

Zhuko

Descrição

Porte pequeno (cerca de 5/6 kg), idade por confirmar, muito meigo e querido. Tem cataratas. Esterilizado.

História

27 de Agosto de 2008, mais um dia de correria, mais um dia em que ainda estávamos a meio do "trabalho" no Refúgio, quando passámos por este menino na berma da estrada e reparámos que estava com o pêlo completamente emaranhado numa rasta só. Era uma estrada com curva e contra-curva muito perigosa e onde até foi difícil parar. Vimos o menino mais de perto e metia pena... Um olhar tão triste, um corpinho tão mal tratado e cheio de chocas e todo sujo... Ao palparmos-lhe o corpo, descobríamos bolas de pêlo completamente duras.

Depois do "choque" inicial e do impulso de o ajudar, pensámos: "E agora?". O único sítio onde poderíamos tentar introduzi-lo a muito custo era o sítio onde está a Babita, que está em cio e é uma menina que nunca vai poder ser esterilizada, porque não aguenta a anestesia. E é, portanto, uma menina que não pode de forma alguma engravidar. Por este mesmo motivo, já tivemos de esterilizar o Filipe de urgência, porque não tínhamos outro sítio para ele senão com a Babita.

E foi a correr para a veterinária que fomos logo com o Zhuko nos braços. Demonstrou logo ser um menino muito dócil, mas surpreso com a primeira festinha que lhe fizemos. Parecia deliciado, como se não tivesse disso há mesmo muito tempo. E, na zona onde o encontrámos, é o mais provável. Com os aspecto dele, as pessoas têm nojo e só os querem ver longe...

Na veterinária, que já estava mesmo a fechar, foi uma sorte conseguirmos que ele lá passasse esta noite e então amanhã vamos logo de manhã buscá-lo para ser tosquiado e tomar um banho. Em seguida, temos de o levar novamente para a clínica para ficar para ser esterilizado de "urgência".

Foi mais um menino que se retirou das ruas e da maldade das pessoas daquela zona tão conhecida por nós. Mas, ao mesmo tempo, foi mais um peso imediato, mais despesas... Contamos com a ajuda de todos para conseguirmos ajudar o Zhuko o melhor possível. Só assim conseguiremos. Para já, as despesas dele são inerentes a: tosquia e banho, esterilização. Amanhã, fará uma consulta geral para ser analisado para se ver se terá mais algum problema de saúde. Quando houver novas notícias, colocaremos.

Actualização em 1 de Setembro de 2008

O Zhuko foi tosquiado e tomou banho na 5.ª feira, 28 de Agosto. Demoraram imenso tempo. Além do mau estado em que estava, vinha carregadinho de carraças e tinha imensos picos e espetos a fazerem-lhe feridas no corpo. Agora, como as fotos novas mostram, está bem diferente:)

O Zhuko foi esterilizado na 6.ª feira (dia 29 de Agosto) e correu tudo muito bem. Já está no Refugio desde esse dia e podemos dizer que a aceitação por parte dos outros residentes foi mais ou menos boa (sempre bem controlados) e que passados 3 dias temos paz total na adaptação entre eles.

Quanto ao temperamento do Zhuko, ele não gosta muito de cães mais pequenos que ele (sejam machos ou fêmeas); com cães maiores, ele gosta e tenta brincar com eles. Com gatos, ainda não tivemos experiência. Com pessoas é um amor. Um amorzinho mesmo, muito meiguinho e carente de miminhos. Em relação à idade, a veterinária pensa que ele será novo e, pela dentição, parece mesmo. Contudo, vê mesmo muito mal. Tem cataratas que podem ser resultado de diabetes ou outra causa. Dessa forma, na próxima semana fará análises. Quando houver novas notícias, colocaremos.

Actualização em 4 de Setembro de 2008

Felizmente, além de tudo ter corrido bem com as cirurgias do Zhuko e do Filipe, também já conseguimos pagar estas despesas. Muito obrigada a quem ajudou. O Zhuko fará analises na próxima semana, para tentarmos descobrir de onde virão as cataratas que tem nos olhos. Quando houver notícias, colocaremos.

Actualização em 23 de Setembro de 2008

O Zhuko já foi realizar as análises, que demonstram que não tem diabetes. Desta forma, não se compreende o que poderá ter provocado as cataratas, uma vez que as tem nos dois olhos. O Zhuko vê mesmo muito mal. Podia pensar-se numa possível operação, mas é totalmente inviável. Desta forma, o Zhuko ficará assim. É um menino ainda novo e mesmo muito simpático.

Actualização em 23 de Abril de 2009 - Zhuko Tem Tumor e Necessita de Operação Urgente

Quando finalmente se tem uma época mais calma a nível de operações urgentes, eis que surge de repente mais uma necessidade de um dos nossos meninos...

Não tendo ainda aparecido qualquer pretendente para este menino, o Zhuko tem continuado acolhido à espera da "tal" família. Contudo, esta semana descobrimos-lhe uma massa na barriga que estaria a crescer. Foi visto pelo veterinário e terá de ser operado com urgência, pois poderá tratar-se de uma massa tumoral. Além de nunca ter tido a sorte de encontrar uma família, aparece-lhe agora mais este problema que poderá ser grave. :( Este menino merecia melhor sorte e conseguir ainda viver.

Já temos um orçamento de 130/150 euros e a operação será feita na próxima 3.ª feira , dia 28 de Abril. Qualquer ajuda que nos possam dar, podem fazê-lo para o NIB indicado na secção Como Ajudar, colocando o descritivo "Zhuko".

Sabemos bem que a responsabilidade de se recolher um animal passa pelo momento em que se decide ajudar, mas também quando mais tarde continuam a precisar da nossa intervenção. Mas sozinhas não conseguimos ajudar mais. Estamos desoladas. Já não bastava este menino ser cego, e ainda aparecer este problema. :(

Actualização em 2 de Maio de 2009

O pequeno Zhuko foi operado no dia 30 de Abril de 2009. A operação correu bem e o pequenino está agora a recuperar do pós-operatório. Aguarmos com alguma expectativa os resultados. Muito, muito obrigada a quem nos ajudou com mais este caso. Quando houver novas notícias, actualizaremos.

Actualização em 14 de Maio de 2009

Felizmente, o pequeno Zhuko recuperou bem da cirurgia. Andou um pouco mais em baixo inicialmente, mas felizmente já está praticamente normal. Os resultados das análises ainda não chegaram, mas mal saibamos diremos alguma coisa. Este menino já precisava de melhor sorte...

Actualização em 1 de Junho de 2009

Felizmente, os resultados do Zhuko chegaram e não acusaram malignidade. Convém agora vigiarmos este menino. Infelizmente, das cataratas cada vez vê pior, quase não vê nada.

Actualização em 18 de Janeiro de 2010

No dia 11 de Janeiro, quando voltámos ao Refúgio depois do trabalho, chegámos e estava tudo bem com todos os meninos. Por volta da 1h30 da manhã quando íamos desligar as luzes, vimos que o Zhuko não estaria bem. Parecia "desnorteado". Ficamos à beira dele a tentar perceber o que se passaria e numa questão de 10 minutos começou a arrastar uma pata, depois as duas, até que não conseguia andar com as patas traseiras, só arrastando-se. Ficámos em pânico.

Ligámos de imediato para as urgências àquela hora da noite. Pelo que descrevíamos, disseram logo que poderia ser uma hérnia de disco. Disseram-nos para o restringirmos a uma jaula e darmos uma medicação até ao dia seguinte. Assim fizemos. Passámos a noite a olhar para ele.

No dia seguinte, fomos a correr com ele para a clínica. Fez raio-X, onde se confirmou a hérnia de disco. Poderá não voltar a andar, mas poderá conseguir dar a volta e recuperar novamente a locomoção. Terá de fazer um tratamento rigoroso com medicação, fisioterapia e estar em repouso em jaula. Poderá demorar algum tempo até vermos se recuperará ou não.

Entretanto, até dia 12 à noite, o Zhuko ainda não tinha conseguido urinar. Como estava já bastante inchado, levámo-lo novamente de noite à clínica para colocar uma algália. Os veterinários estavam a ver se evitavam esta situação, mas uma vez que nem pressionando a bexiga a conseguíamos esvaziar, foi mesmo necessário colocar a algália. Que ar de alívio que o Zhuko tinha...

Estamos com uma angústia muito grande com este menino a saber se ele voltará a andar.... Este menino não merecia isto..:( Mas assim como no 1.º dia que o recolhemos da rua, não podemos agora desistir dele. Não podemos simplesmente deixá-lo para um canto sem se conseguir mexer.

Mostramos aqui um pequeno vídeo do dia em que foi diagnosticado o problema.

Neste momento, está a fazer medicação variada. Temos de retirar a urina pela algália 4 ou 5 vezes ao dia, temos de o mudar de posição várias vezes ao dia e limpá-lo bem, porque as fezes ele fá-las onde estiver deitado. Vai iniciar também a fisioterapia duas vezes ao dia.

Estamos já com uma dívida de 95 euros (raio-X, algália, medicação). E poderá não ficar por aqui... :( A quem nos poder ajudar com este velhinho, agradecemos mesmo muito.

São estas situações que nos arrasam. Sabemos que ao acolhermos animais velhinhos que eles mais tarde ou mais cedo poderão precisar de apoio a nível de doenças que vão sendo próprias com a idade. Mas isto, aliado à partida de alguns animais, tem sido bastante difícil de aguentar tanto a nível físico que tem sido de um esforço enorme, como a nível emocional... Só conseguiremos ter forças com todos os amigos do Refúgio.

Muito obrigada a quem nos ajudar e/ou divulgar.

Nota: Também está a ser muito necessária ajuda em resguardos, mantas e Baytril 50 mg.

Actualização em 17 de Fevereiro de 2010

Passado mais de um mês depois de o Zhuko ter ficado totalmente paralítico, o seu estado apresenta melhorias. Não são as melhorias que os veterinários esperavam que ele já estivesse a ter, porque nesta altura ele já deveria estar a andar... Mas o facto de estar já com algumas diferenças em relação ao que estava é bastante animador para nós. O Zhuko já se aguenta nas 4 patas e já consegue dar pequenos passos sozinho. Dá-nos ainda mais força nesta luta ver a força que ele tem e ver a alegria com que volta a tentar pôr-se novamente de pé. Contudo, ainda continua incontinente, pelo que continuamos a precisar muito, muito de resguardos.

O Zhuko continua o forte tratamento que está a fazer, bem como a fisioterapia. Em breve mostraremos um novo vídeo dos progressos que já fez. Tem sido um longo mês, tem sido um longo momento que nos tem desgastado imenso, mas temos a certeza de que tudo isto vai valer a pena.

Felizmente, já conseguimos pagar a despesa do pequeno Zhuko. Muito obrigada a todos. Qualquer ajuda em resguardos é neste momento uma ajuda muito preciosa.

Actualização em 29 de Março de 2010

Felizmente, o pequeno Zhuko tem-nos dado algumas boas notícias. Tem querido recuperar e já consegue dar mais passos. Contudo, ainda não se aguenta muito bem e não consegue levantar a pata, facto que continua a torná-lo incontinente.

Podem ver aqui um vídeo do Zhuko.

Tivemos de comprar mais medicação importantíssima para ele (Neurobion, Lasa 10, Gabapentina) e resguardos, pelo que com este menino a nossa dívida está nos 75 euros.

Actualização em 15 de Julho 2010

Não há melhor momento do que aqueles em que damos estas notícias. A par com as adopções, as recuperações milagre são para nós aquilo que nos dá força para continuarmos.

Depois de um enorme esforço, de um prolongado tratamento e de muita, muita batalha, o Zhuko já consegue andar novamente e consegue até correr. Quando corre, ainda tropeça e troca-se todo, mas logo se põe a pé para voltar a correr. Já consegue controlar melhor a urina, apesar de, quando é para ir fazer as necessidades, ainda ir a andar e fazer por onde vai a andar. Mas, felizmente, já aguenta até ser para ir fazer as necessidades lá fora.

Ainda há milagres... Apesar de velhote, cegueta e deste problema grave, temos novamente MENINO! Assim que haja outras notícias, actualizaremos.

Actualização em 28 de Dezembro de 2011

É com o coração nas mãos e um enorme nó na garganta que hoje trazemos notícias do Zhuko... Já se fazia tarde na noite do dia de Natal (dia 25) e o Zhuko andava muito agitado e gemia imenso. Andávamos a tratar dos outros meninos e o gemer e a agitação do Zhuko estava a deixar-nos inquietas. De resto, estava normal. Era apenas uma agitação fora do normal e o chamar da nossa atenção constante. No dia seguinte estava mais calmo, mas ficou muito parado e nem queria andar, perdendo o apetite. Gemia sempre que tinha de se mexer e não urinava. Pegámos nele e corremos com ele para a urgência do hospital.

E em boa hora o fizemos... O Zhuko ia morrer se não tivéssemos tido a rapidez de o levar. Foram feitos ecografia e raio-X e detectou-se um monte de pedras na bexiga (é notório, aos olhos de todos, o estado dele pela imagem do raio-X que mostramos mais abaixo). Ele tem a bexiga CHEIA de pedras enormes e tinha uma das pedras a entupi-lo. Foi algaliado de urgência e foi um aperto no coração ver o alívio dele... Só fechava os olhinhos e respirava fundo. Saía muita urina e completamente em sangue.

Contudo, o problema maior ainda estávamos para saber. O Zhuko tem de ser operado para se retirar de urgência as pedras da bexiga, porque continua a correr risco de vida. Sendo operado, resolve o problema, e terá de comer uma ração específica durante algum tempo, mas poderá voltar a ser o menino cheio de vida que era.

O Zhuko já lutou tanto contra a hérnia que o deixou paralisado durante uns 2 meses, tendo VOLTADO A ANDAR contra todas as expectativas, que não conseguimos abandoná-lo neste momento sabendo que ele tem hipótese...

O Zhuko precisa de ser operado nas próximas horas e o orçamento que temos é de 177,50 euros. Um preço SUPER AMIGO para o caso deste menino que é acarinhado por tanta gente, pois sabemos que este tipo de cirurgia ronda por norma os 500 euros.

Desta feita, as contas com este menino estão neste nível:

O que dá um total de: 225,24 euros. Qualquer ajuda é uma ajuda preciosa neste momento e podem envia-la para o NIB indicado na secção Como Ajudar (pedimos que coloquem o descritivo "Zhuko").

Precisará ainda da ração especial C/D Canine (Hill's) para o pós-operatório durante alguns meses (é mesmo parte integrante do sucesso da cirurgia). Esta ração ronda os 80/90 euros. Se tiverem/souberem de alguém que tenha esta ração e que já não necessite dela, por favor lembrem-se deste menino que precisa dela agora para poder recuperar e viver....

O Zhuko precisa de uma das melhores prendas neste Natal. Precisa da força de todos para conseguir entrar neste novo ano... Além de termos mais uma conta em mãos (o que nos desespera), temos um dos nossos meninos a precisar tanto da nossa ajuda novamente e isso aperta-nos o coração e vivemos sempre com uma angústia muito grande.

Não sabemos até quando iremos conseguir conciliar tanta mistura de emoções e sentimentos e tanta necessidade de termos uma força diária nesta luta. Luta que é compensada por todos estes olhares que, com a ajuda de todos, vamos salvando...

Deixamos dois pequenos vídeos do Zhuko: um de quando ele era paralítico e o quanto lutou, e o outro do caminho para a recuperação (o que mais tarde foi uma recuperação de sucesso, dado que agora até escadas sobe e desce sozinho). Foram uns longos meses para nós que tínhamos de o tratar várias vezes por dia e mantê-lo sempre limpo e fazer lhe muita muita fisioterapia. Mas o esforço valeu a pena.

Zhuko - A História: http://www.youtube.com/watch?v=wPOf8VA3meo
Zhuko - A Caminho da Recuperação: http://www.youtube.com/watch?v=nKy4st6N5wI

Actualização em 29 de Dezembro de 2011

Este menino foi operado ontem de manhã depois de ter sido estabilizado com soro e suplementos. O resultado das análises chegaram e o Zhuko tem bastantes coisas alteradas que já estão a merecer a atenção dos veterinários.

Mas a nossa angústia terminou com o telefonema a informar que a cirurgia tinha corrido muito bem e que este menino já estava a por-se a pé.

Da bexiga foram retiradas muitas pedras e muito grandes (pela foto que anexamos mais abaixo, é perfeitamente notória a dimensão e quantidade que estava lá dentro). Segundo os veterinários, nem em cães de raça grande tinham visto tal coisa. Com isto, aconselharam-nos a mandar as pedras para análise porque é extremamente importante sabermos o que ali está para nos saberem indicar a melhor ração que terá de fazer de prevenção. Com isto, foram acrescidos mais 30 euros à conta inicial.

Este menino ainda não conseguiu fazer fezes, pelo que vão ser iniciadas mais duas medicações para o ajudar nesta questão. Vamos ver em que valores iremos ficar com este menino. Assim que houver mais notícias e fotos, voltaremos a publicar.

Muito obrigada a todos que nos ajudam a salvar e a dar voz a estes meninos!

Nota: estamos a precisar mesmo muito de resguardos e Enrox 50 mg.

Actualização em 18 de Janeiro de 2012

O Zhuko está internado desde a noite de 16 de Janeiro. Já estava em casa em recuperação da cirurgia que fez em Dezembro e estava já quase a 100%, bastante activo, mimalho e até brincalhão. Contudo, na noite de 16, ele começou a vomitar e a paralisar das patas, até ficar totalmente estendido.

Corremos com ele para a clínica mais uma vez e na altura foi-lhe diagnosticado novamente o aparecimento da hérnia que em Janeiro de 2010 o tinha paralisado durante mais de 2 meses. Depois de algumas horas a ser avaliado na clínica, foi para casa fortemente medicado para a hérnia, sendo necessário repetirmos todo o esforço que tivemos há 2 anos, com muito repouso e medicação até estar bem.

Contudo, no dia seguinte, quando fomos tratar dele na hora do almoço, ele estava com a temperatura muito baixa, apesar de o termos deixado com botijas quentes e o ambiente quente. Quando o retirámos da jaula, ele arrastou-se até ao primeiro cobertor e estendeu-se ali. Começámos a aquecê-lo de imediato... E começaram então os fortes vómitos... :(

Pegámos nele e corremos para a clínica, onde ficou internado. Foi aquecido, posto a soro e manteve-se sem reacção. Como durante a tarde não melhorava e continuava com instabilidade na temperatura, foi transferido de clínica porque era urgente uma ecografia, uma vez que se queixava de forma agonizante de dores abdominais. Estivemos longas horas nessa clínica e, após a ecografia, revelou-se o pior: o Zhuko está com um peritonite e sem causa aparente ainda... Possivelmente, pode ter caído durante o decorrer do dia 16... :(

O Zhuko está a lutar muito pela vida... Ontem tememos o pior e pensámos mesmo que ele não iria resistir. Saímos da beira dele já passava da meia-noite e chorámos tanto, porque pensámos ser a última vez que o víamos com vida e que tinha sido a despedida. Ele estava calminho, muito calminho , mas sem reacção alguma. Estava com controlo de dor e muito calmo... quase que nem estava nele. Nem os veterinários, nem quase nós acreditávamos que conseguisse....

Hoje, e apesar de o estado dele ainda ser muito reservado, o Zhuko começa a querer lutar pela vida, o que deixou os veterinários espantados, e sem dúvida que ele está a responder bem ao que está a ser feito. Neste momento, tudo passa por o manter internado e fortemente vigiado, com antibióticos muito fortes e esperar que reaja à medicação... Amanhã iremos visitá-lo novamente e vamos tirar novas fotos e mostrar a cada passo como este menino se agarra à vida.

O Zhuko precisa da ajuda de todos...:( Ele precisa de permanecer internado pelo menos uma semana para ter a hipótese de viver. E, associado a esse custo, tem já a ecografia e o raio-X que foram feitos. Ainda não temos valores, mas sabemos que não irá ser leve....

Estamos desfeitas e com uma dor imensa na alma porque há muito amor por eles e é como perder um verdadeiro amigo... e estamos também com muito medo de não conseguir ajudar mais este menino, porque sozinhas não conseguimos mesmo...

In Memoriam - Janeiro de 2012

O Zhuko foi operado em finais de Dezembro de 2011 e teve uma recuperação fantástica. Estava tão bem, tão feliz, tão brincalhão... Em meados de Janeiro de 2012, parou de repente e começou com diarreias, vómitos e temperatura muito baixa. Foi internado de imediato e ficou internado durante uma semana. Ao fim de uma semana, tivemos a pior das noticias: não resistiu... Foram feitas ecografias, raio-X, análises e tentou-se tudo. O próprio Zhuko estava a agarrar-se à vida... Tanto que quando os veterinários que o estavam a tratar chegaram à clínica nessa noite choraram... Choraram connosco, choraram no dia seguinte quando o fomos buscar e ainda se emocionam quando tocam no nome dele...

Sabemos que, ao acolher animais já idosos, também nós iremos sofrer mais tarde ou mais cedo. Mas é tão recompensador pegar nestes meninos moribundos, sem forças, e devolver-lhes a alegria de viver, nem que seja por alguns anos... Alguns têm a sorte de encontrar uma família que lhes dá muito carinho até ao final dos seus dias... Outros vão esperando, mas fazem parte do nosso coração igualmente, são parte da nossa família. Por isso, cada dia destes que passa tem sido insuportável. Olhar para os sítios onde os meninos que já partiram dormiam, onde eles brincavam e vermos que não estão lá... Abrir as portas e espreitar e ver que o Zhuko já não vem todo alegre cumprimentar-nos com a sua maneira tão especial de o fazer... :( Tudo isto doí muito...

Pequenino Chinês, como carinhosamente te chamávamos, estás todos os dias presente nas nossas vidas... Ficam tantas saudades... :(

Ainda na Rua

Zhuko Zhuko

Na Clínica Veterinária

Zhuko Zhuko

Zhuko Zhuko

Zhuko Zhuko

Depois do Banho e Tosquia

Zhuko Zhuko

Em Finais de Setembro de 2008

Zhuko Zhuko

Em Finais de Maio de 2009

Zhuko Zhuko

Em Janeiro de 2010

Zhuko Zhuko

Zhuko

Em Inícios de Dezembro de 2011

Zhuko

Em 26 de Dezembro de 2011, no Veterinário

Zhuko Zhuko

Zhuko Zhuko

Raio-X Mostrando Pedras na Bexiga

Zhuko

28 de Dezembro de 2011, Pedras Retiradas na Cirurgia

Zhuko

Em 19 de Janeiro de 2012, no Veterinário

Zhuko Zhuko

Zhuko