Dia 27 de Março a 8 de Abril de 2006 - Com Nota Importante

Estas duas últimas semanas foram bastante intensas, quer positiva como negativamente.

Começamos com as notícias dos meninos do Canil que acompanhamos. Desde que começámos a tentar arranjar soluções também para estes animais, dando-lhes a voz e a face que tanto precisam para ter uma última oportunidade, que a vida no Refúgio tem sido diferente.

Agora há mais uns olhares que nos atormentam, há mais uns olhinhos tristes e assustados, que em cada visita nos pedem tanto para os salvarmos da morte certa que os aguarda se permanecerem no canil.

É um turbilhão de sentimentos que nos invade... porque também sentimos que não somos capazes, também sentimos que não conseguimos vê-los e deixá-los na mesma para trás... mas também sentimos que ignorando e fingindo que eles não existem, nos faz sentir bem pior. Entramos de coração bem apertado e quando saímos fica a aflição e a enorme ânsia de ajudar, de os tirar dali.

Apenas com a colaboração de todos, da disponibilização às vezes de um espaço temporário , quando não se pode adoptar, é o suficiente para mudar a vida destes animais... pois ali, naquele sítio fechado e deprimente onde vivem completamente apavorados, os aguarda uma morte cruel e pouco digna.

Destas últimas duas semanas tivemos a infeliz notícia da Bia e da Júlia. Infelizmente os esforços de todos nós, de todos vocês foram em vão... Não se conseguiu arranjar a tempo uma solução para estas meninas. Foram abatidas.

Dois dos bébés pretos conseguiram seguir para um novo lar logo na 1ª semana desta crónica. E o Franjinhas também conheceu uma nova vida sendo muito bem adoptado.

Com estas más e boas notícias desta nova ida ao canil ficámos a conhecer novas caras, novos olhares, novos pedidos.

Desta vez foi abandonado à porta do canil um menino tipo caniche (que baptizámos de Snoopy), amarrado com um cadeado. Ele estava apavorado na sua jaula... tinha um olhar de puro medo, de terror (falamos nele novamente mais abaixo nesta Crónica).

Também conhecemos 2 bebés miniatura, que baptizámos de Zézinho e Luisinho. Estavam numa das jaulas do canil... e tremiam tanto de frio e estavam esfomeados. Eram tão pequeninos que achámos que não iriam resistir muito mais tempo às condições. Nesse mesmo momento não conseguimos negar-lhes ajuda mesmo estando completamente lotados no Refúgio. Como são mesmo muito bebézinhos pudemos colocá-los no quarto dos gatos do Refúgio, onde foram muito bem recebidos. Conheça estes ursinhos bebés na secção Animais Para Adopção.

Tivemos a meio da semana a fantástica notícia por parte da Maria João Magalhães, que decidiu salvar a vida aos 3 bebés pretos que restavam no canil, adoptando-os. Esta notícia deixou-nos maravilhadas e com uma sensação enorme de alegria. Muito obrigada, Maria João, por todo o teu carinho desde então, por todo o teu apoio, por toda a tua ajuda e por teres decidido salvar a tempo estes 3 meninos de morte certa. MUITO OBRIGADA MESMO! Foi bastante comovente tirá-los daquele sítio fechado e vê-los a descobrir o mundo, as brincadeiras, a liberdade... e o encontro entre as novas famílias e estas doçuras foi bastante emocionante. Agora sim, finalmente vão ser felizes, MUITO FELIZES.

Numa outra ida ao canil mesmo no final da semana, deparámo-nos com novos casos que nos incomodaram bastante. A Milka foi capturada pelo canil. É uma menina lindíssima, de um porte fantástico. Estava tão assustada, estava com tanto medo... o que nos deixou bastante nervosas também. Tentámos acalmá-la e ao fim de alguns mimos a Milka deixou de tremer. Tentámos retirá-la do canil no dia 7 de Abril para ser levada para uma FAT amiga do Refúgio, mas a sua saída não nos foi autorizada ainda. Só para a semana devemos ter autorização para a tirar daquele sítio. Precisa da ajuda de todos para ser feliz novamente. Conheça-a um pouco melhor na secção Animais Para Adopção.

Esta ida ao canil também nos apresentou uma Mãe e dois filhos bebezinhos com sarna. Por estarem doentes, já não têm direito a sair. Estavam assustados, todos eles com fios ao pescoço. São cenários destes que nos fazem perder a força... Não podemos ajudar todos, não conseguimos ajudar todos e, mesmo que pudéssemos, não nos deixavam ajudar (neste caso!).

É tão revoltante, é tão triste alguns bichinhos não puderem ter a oportunidade de se tentar por eles. É tão revoltante assistir, ver como alguns estão logo condenados sem dignidade enquanto esperam pela Morte.

Nesta ida ao canil do dia 7 de Abril íamos com a felicidade de também poder retirar o Snoopy (o caniche que referimos já em cima na anterior ida ao canil). Estava tudo preparado para a sua saída, mas da mesma forma como no caso da Milka, a sua saída foi-nos negada, e temos de esperar para a semana para termos a autorização. Também o Snoopy vai ter de aguardar por essa altura.

Felizmente uma amiga do Refúgio ofereceu-se como FAT permitindo poder retirar este menino a tempo de um fim próximo. No dia em que entramos na jaula para lhe fazermos algumas festas (na véspera do dia que pensámos ser o último que ele ali estava) o Snoopy estava tão assustado... mas mal lhe fizemos um carinho não nos largou mais... abraçou-nos. Mesmo sabendo que no dia seguinte já o podíamos ir buscar (pensávamos nós que já havia a autorização) foi angustiante deixar a jaula e deixá-lo lá sem lhe poder explicar que estava tão perto de sair dali. Aqueles olhinhos de desilusão por não o levarmos connosco cortaram-nos por dentro. Estamos ansiosas pela próxima semana. Conheça melhor o Snoopy na secção Animais Para Adopção e ajude por favor a encontrar-lhe um lar onde possa finalmente ser feliz.

Resumindo a situação dos meninos do canil, para ser menos confuso: conseguiu-se família definitiva para o Franjinhas e para os 5 bebés pretos; conseguimos retirar do canil o Zézinho e o Luisinho; e vamos conseguir retirar do canil no início próxima semana (já nos deviam ter dado a autorização dia 7 de Abril) a Milka e o Snoopy.

Por isso, contamos com a ajuda de todos para encontrar melhor futuro para estes últimos que, apesar e estarem a salvo do canil, continuam a precisar muito de uma casa definitiva.

Esta pressão que os meninos do canil exercem por estarem numa corrida contra o tempo é bastante desgastante. É um alívio conseguir tirá-los, é uma dor tão grande pelos que deixamos e não se salvam a tempo.

Estes animais estão condenados à morte.

Um dia estão lá... no outro dia a sua jaulinha já pode estar vazia.

Tem de haver mais colaboração por parte de todos, sem essa colaboração, sem essa vontade de se adoptar em consciência, isto será sempre o máximo que conseguiremos fazer com os meios que temos.

O Refúgio neste momento está completamente cheio. Sendo nós "particulares", tendo também vizinhos, tendo também problemas de todos os tipos de queixas e pressões da vizinhança, e tendo em conta também o bem-estar dos animais (uma vez que não há boxes nem separações, apenas as divisões de uma casa e a sua parte exterior) tem de haver um certo controlo e limite de meninos. Mesmo assim, já ultrapassamos há muito o nosso limite de capacidade e já "apertamos" um pouco com o bem-estar deles (animais) e de quem é vizinho deles (as pessoas, que podem bem dar fortes dor de cabeça e ter um peso enorme na boa continuidade da nossa ajuda).

E é neste seguimento que queremos reforçar o apelo dos nossos dois huskies: a Xana e o Pachito. É muito urgente a sua adopção. São ambos animais lindíssimos, muito meigos, portam-se bem, dão-se bem com meninas e meninos de porte médio e grande (não podem é conviver com galinhas nem com animais de porte pequeno). São uma doçura para pessoas e muito, mesmo muito, simpáticos. Conheça-os por favor um pouco melhor na secção Animais Para Adopção.

Esta semana também ficou marcada pela entrada para a "família" do Refúgio (para felinos ainda tínhamos vaga) de um menino que precisou muito de ajuda. O Bernardo é um lindo gatinho siamês que foi encontrado quase às portas da morte atirado para uma berma completamente desidratado, muito fraco e com uma grande ferida na boca. Foi, possivelmente, atropelado. Foi visto pela veterinária e está medicado.

Este menino está em fase de recuperação, e a sua pequenina vida ainda está bastante tremida. Vamos acreditar no Bernardo e vamos fazer o Bernardo acreditar também. Ele agora está tão em baixo , tão triste. Chegou ao Refúgio no dia 7 de Abril.

Já a nossa mascote bem velhinha, o Bob, voltou a piorar e a deitar todo o nosso ânimo abaixo. Este menino foi visto pela vet e em breve poderá ter de contar com a nossa decisão de lhe evitar sofrimento, caso a situação em que ele se encontra agora não tenha retorno. Está medicado e a lutar pela vida. Este velhinho tem sido um lutador desde que foi recolhido há dois anos. Já vinha muito mal, mas sempre foi ultrapassando todos os seus problemas... mesmo quando já pensávamos que não passaria dessa, ele deu a volta e tivemos Bob para muito mais tempo. Hoje queremos continuar a acreditar nisso. Queremos acreditar que a nossa querida mascote está cá para mais uns anos para receber e conhecer tantos e tantos meninos novos, para nos continuar a dar tanto do seu carinho por nós, que nos é mostrado todos os dias. Força Bob, aguenta-te pequenino!

Queríamos também trazer notícias da pequena Verinha. Não nos esquecemos dela. Infelizmente não voltámos a ver a Verinha, mas sabemos que ela vai aparecer novamente, por isso mantemos o apelo de pedido de FAT, para que no dia em que ela apareça possamos intervir imediatamente. Vamos continuar a aguardar e a estar muito atentas e daremos notícias assim que possível. Voltamos a referir que esta FAT terá de ser especial , tendo condições de isolamento para com outros animais, uma vez que ela aparentemente parece estar doente.

Não podemos deixar de dar novamente uma palavra de agradecimento a todas as pessoas que decidiram ADOPTAR, que decidiram tornar-se FAT, que decidiram fazer a DIFERENÇA. Com a vossa determinação e colaboração, com o vosso apoio, com o vosso carinho foi tão mais fácil conseguir-se tanto. Obrigada por responderem aos pedidos de ajuda, obrigada por olharem para os apelos como um último grito de ajuda de quem não pode mais, de quem tenta uma última oportunidade. Obrigada por se juntarem a esta pequena equipa.

Também gostaríamos de agradecer a todos que nos continuam a acompanhar, que nos continuam a escrever dando tanto apoio e deixando-nos palavras tão bonitas e encorajadoras, e por todo o tipo de ajuda que nos dão de tantas formas e que continua a tornar tudo isto possível. A vossa "presença" é incansável e muito importante para nós.

Queríamos agradecer IMENSO a: Joana Leite Faria, Lurdes Moreira, Sílvia Pedro, Ana Vian Nunes, Maria José Laranjeira, Mónica Pinto, Catarina Ferrer e Vicente, Daniel Soares, Sónia e Miguel, Frida Frickk, Kistini, Pomba, Patrícia Clemente, Maria João Magalhães, Susana de Gaia, Hermínia Carvalho e família, Ana Isabel, Joana de Rio Tinto, Vânia Matos e Milene. A TODOS UM MUITO OBRIGADA por de uma forma ou de outra terem dado uma mão para ajudar a vida dos meninos que passam pelo Refúgio. Muito, muito OBRIGADA.

Para a semana, cá estaremos.

NOTA

Para tentarmos acabar com algumas "comichões" por parte de uma ou outra pessoa (uma mesma pessoa intitulada com vários nomes) decidimos na crónica desta semana alargarmo-nos um pouco mais, abrindo um pouco mais o "pano".

Não sendo associação, não pretendemos com a existência do site insinuarmo-nos ou vangloriarmo-nos pelos feitos conseguidos nas adopções ou com os casos de sucesso de recuperações de meninos.

Apesar de sermos 3 pessoas particulares a tempo inteiro e podendo contar com FATs que tornam o trabalho do Refúgio mais abrangente, é tudo feito acima do que nos é possivel, havendo sim muita dedicação, sacrifício e muito trabalho diário com o único objectivo do bem-estar dos meninos e novas oportunidades para eles.

As 24 horas que cada dia nos dá, muitas vezes não nos chegam para nos desdobrarmos em todos os casos que acompanhamos e pelos quais somos responsáveis e que apenas contam com a nossa intervenção directa.

A criação deste site ajudou em muito que tantos e tantos meninos (que podem ser conhecidos na secção Adoptados) arranjassem novos lares, que enquanto permaneciam no Refúgio pudessem ser tratados, alimentados, ter acesso a cuidados veterinários, etc... tudo graças a doações e donativos de pessoas que nos foram apoiando, assim como bastantes verbas do nosso bolso.

Quem trabalha com animais abandonados, em que muitos deles precisam de ser recuperados, sabe bem que todo esta ajuda só representa despesa atrás de despesa... sendo apenas possível de suportar um pouco melhor pedindo ajuda em géneros ou na liquidação de contas que suportamos em veterinários, tratamentos, medicações ou esterilizações, tornando-se menos pesado do que se fosse apenas uma ou duas pessoas a suportar tudo.

Este site permitiu que tantas pessoas nos fossem conhecendo. Não porque quiséssemos ser conhecidas pelo que fazemos com os animais, mas porque só conhecendo o nosso trabalho de forma transparente e séria, e vendo e conhecendo os animais e as suas histórias é que alguma vez poderíamos ajudar como ajudamos, poderíamos chegar onde chegamos, poderíamos dar casas a tantos que já se encontram felizes nas suas casas definitivas e que inicialmente estavam condenados à indiferença, a uma vida pouca digna, a uma morte dolorosa.

Não queremos elogios, não queremos o mérito para nada. Não nos servem de nada quando é preciso dar no duro todos os dias por eles. Claro que uma palavra amiga nos dá ânimo, nos dá força e agradecemos mesmo muito a todos o apoio, que nos momentos mais difíceis e quando as forças faltam nos conforta imenso... mas não precisamos disso nem é isso que esperamos.

Este mundo de ajuda aos meninos sem sorte, sem casa, deu para conhecer o muito bom das pessoas (pessoas fantásticas que nos ficam no coração), mas também pessoas tão más que quando todos os seus caprichos não são satisfeitos divertem-se a deitar por terra o que as pessoas tentam fazer e ter atitudes pouco adultas e de quem não tem mesmo mais nada que fazer.

É pouco o que fazemos para a imensidão de casos que existem, reconhecemos isso... mas é alguma coisa. Nem que fosse um caso, era alguma coisa.

Juntámo-nos 3 pessoas e, sem querermos entrar em burocracias e tentando acima de tudo manter o bem-estar dos animais que ajudamos, só queremos fazer mesmo isso: AJUDAR. Que mal tem isso? Que irritação pode isso provocar??

Para quem achar que o trabalho desenvolvido pelo Refúgio das Patinhas não passa de um passatempo de recolha de méritos, pedimos que então não volte a visitar o site. Em todos os textos feitos por nós nunca assinamos nem nunca discriminados qual de nós as 3 faz o quê... porque isso não é importante, simplesmente não interessa.

Discriminamos, isso sim, as pessoas que nos ajudam, porque isso é o que de mais importante temos e com que podemos contar. E porque essa mão que um dia deram foi tão significativa para nós para continuarmos a nossa luta, que ficamos eternamente gratos.

Descrevemos, isso sim, as histórias dos "nossos" animais, dos animais que se cruzam connosco e tentamos dá-los a conhecer ao "mundo"... Tentamos dar a conhecer a forma como viviam, a forma como vivem hoje... e que com muita paciência e amor às vezes acontecem milagres com animais que estão abandonados em muito mau estado.

Temos de dar a cara em forma de 3 pessoas que somos, temos de dar o nome, o número de telefone, temos de nos apresentar para que todo um processo de colaboração e envolvência por parte das pessoas seja feito, de ajuda que nos querem fazer chegar após conhecerem o trabalho, de conhecimento dos meninos e das suas histórias e sensibilização.

Não estamos desta forma a queixarmo-nos seja do que for, porque se o fazemos, fazemos porque QUEREMOS e porque OPTÁMOS por o FAZER. Só queremos que percebam então o que é tudo isto, já que "alguém" levantou um véu maldoso.

Quando há pedidos de FATs por parte do Refúgio é porque estamos a tentar mais alguma coisa, para mais algum, que já nos ultrapassa nas nossas capacidades individuais; é quando já não temos sítio no Refúgio onde os colocar, quando nos ultrapassa por completo.

E, graças a uma boa resposta por parte de algumas pessoas, que se oferecem como FAT , hoje há animais que estão em segurança esperando por uma adopção definitiva; ou então que, graças a essa oferta de FAT onde ficaram algum tempo, "hoje" já encontraram uma casinha para sempre.

Há algum problema em se tentar tudo por tudo, pedindo FATs?

O trabalho desenvolvido pelo Refúgio é um trabalho diário com os seus animais, com os animais à sua responsabilidade em FATs, com os animais que ainda estão nas ruas e que acompanhamos, ou os do canil; a esse trabalho são acrescidos imprevistos com os meninos e corridas para os veterinários, assim como os encontros com quem nos quer ajudar com doações, e a manutenção e actualização quase diária do site; a este trabalho acrescem ainda apelos em forúns, bem como inúmeras respostas que diariamente temos de dar via e-mail. Com tudo isto, pouco ou nenhum tempo nos sobra para a nossa vida particular.

Mas se o fazemos é com gosto e não nos queixamos disso. Divulgamos estes dados porque queremos apenas que "entrem" um pouco mais na vida do Refúgio para poderem tirar então os juízos que quiserem.

Teremos todo o gosto que nos acompanhem para que possam conhecer o que é o Refugio, para que possam vestir nem que seja por um dia a pele do trabalho de um dia no Refúgio.

Talvez assim algumas pessoas sejam mais comedidas quando decidirem brincar ou deitar abaixo todo um empenho, ou mesmo quando decidirem EXIGIR seja o que for, quando é muito mais fácil estar-se sentado atrás de uma secretária a fazer exigências com o suor dos outros. Assim é muito fácil ajudar, assim é muito fácil apontar o dedo.

Com isto não queremos dizer que não aceitemos críticas. Aceitamos sim, e queremos aprender com elas e pedimos que nos critiquem, que nos ensinem a crescer. Só não conseguimos encaixar coisas que são ditas de forma insultuosa, de forma maldosa, apenas porque um dia os caprichos não foram satisfeitos.

Pensamos muito bem antes de publicarmos este texto, mas achamos que devíamos tornar tudo ainda mais transparente depois de alguns comentários públicos (senão UM no Livro de Visitas), para que quem apenas nos conheça agora possa ter uma oportunidade de conhecer por "dentro" tudo o que é feito.

A todos os que já nos conhecem e que foram ficando na "família", sabemos que contamos com o vosso apoio incondicional e que os "nossos" meninos também fazem parte do vosso dia-a-dia. Muito obrigada uma vez mais por TUDO.

Agora, sim, para a semana cá estaremos com mais novidades e notícias dos meninos que tanto precisam da ajuda de todos nós, de uma mão.